Referências estilísticas de pianistas pós-graduandos na preparação inicial de obras de diferentes períodos à luz da teoria dos estilos de Leonard Meyer : um estudo quasi-experimental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/214088 |
Resumo: | A presente tese teve como objetivo investigar as referências estilísticas de pianistas pós-graduandos na preparação inicial de obras impostas de diferentes períodos à luz da Teoria dos Estilos de Meyer (1996). Um quasi-experimento foi realizado com três estudantes de piano em níveis de mestrado e doutorado em Música, em que os participantes aprenderam obras musicais de diferentes períodos (séc. XVIII, XIX e XX) e compositores (Haydn, Chopin e Bartók) em três sessões de estudo divididas em duas partes cada. Na primeira sessão os participantes tiveram disponíveis o piano e a partitura, e na segunda sessão, além das ferramentas já dispostas, fizeram o uso de três gravações disponibilizadas para serem usadas como referências. Entrevistas e registros das performances em formato wave e Midi foram realizadas, o que permitiu abordar tanto as falas e perspectivas dos participantes, quanto suas performances de forma mais acurada em aspectos fundamentais para a música: tempo e dinâmica, o que por sua vez facilitou o emprego do método misto para a análise dos dados e construção dos resultados. A Teoria dos Estilos Musicais do norte americano Leonard Meyer (1996) serviu como fundamentação teórica para o trabalho permitindo uma aplicação para a performance musical. Os resultados sugerem que os conceitos de idioma e dialeto foram os mais explorados pelos participantes de acordo com seus modos de ser e agir, sendo que demonstraram aprender com mais facilidade as obras que faziam parte das regras (explícitas e implícitas) do sistema tonal. Neste sentido o idioma estaria ligado diretamente ao estilo do compositor, sua forma de escrever de acordo com seu contexto e produção musical da época em que viveu, bem como as convenções de performance da música referida. O dialeto por sua vez estaria ligado a algo ainda mais intrínseco do compositor: a maneira de reproduzir o seu som característico. A proposição final se dá de forma que para um nível de execução estilisticamente aceito pela comunidade de prática, não é fundamental somente a experiência direta com a obra do compositor, mas sim com o idioma que é (foi) compartilhado pelo mesmo, desde que haja o conhecimento das regras (explícitas e implícitas) do sistema no qual a obra foi composta. |
id |
URGS_eb8532921aa1ae0cc81487e4f4b4bec2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214088 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Cianbroni, Samuel Henrique da SilvaSantos, Regina Antunes Teixeira dos2020-10-10T04:13:05Z2020http://hdl.handle.net/10183/214088001114020A presente tese teve como objetivo investigar as referências estilísticas de pianistas pós-graduandos na preparação inicial de obras impostas de diferentes períodos à luz da Teoria dos Estilos de Meyer (1996). Um quasi-experimento foi realizado com três estudantes de piano em níveis de mestrado e doutorado em Música, em que os participantes aprenderam obras musicais de diferentes períodos (séc. XVIII, XIX e XX) e compositores (Haydn, Chopin e Bartók) em três sessões de estudo divididas em duas partes cada. Na primeira sessão os participantes tiveram disponíveis o piano e a partitura, e na segunda sessão, além das ferramentas já dispostas, fizeram o uso de três gravações disponibilizadas para serem usadas como referências. Entrevistas e registros das performances em formato wave e Midi foram realizadas, o que permitiu abordar tanto as falas e perspectivas dos participantes, quanto suas performances de forma mais acurada em aspectos fundamentais para a música: tempo e dinâmica, o que por sua vez facilitou o emprego do método misto para a análise dos dados e construção dos resultados. A Teoria dos Estilos Musicais do norte americano Leonard Meyer (1996) serviu como fundamentação teórica para o trabalho permitindo uma aplicação para a performance musical. Os resultados sugerem que os conceitos de idioma e dialeto foram os mais explorados pelos participantes de acordo com seus modos de ser e agir, sendo que demonstraram aprender com mais facilidade as obras que faziam parte das regras (explícitas e implícitas) do sistema tonal. Neste sentido o idioma estaria ligado diretamente ao estilo do compositor, sua forma de escrever de acordo com seu contexto e produção musical da época em que viveu, bem como as convenções de performance da música referida. O dialeto por sua vez estaria ligado a algo ainda mais intrínseco do compositor: a maneira de reproduzir o seu som característico. A proposição final se dá de forma que para um nível de execução estilisticamente aceito pela comunidade de prática, não é fundamental somente a experiência direta com a obra do compositor, mas sim com o idioma que é (foi) compartilhado pelo mesmo, desde que haja o conhecimento das regras (explícitas e implícitas) do sistema no qual a obra foi composta.The present thesis aims to investigate stylistic references of graduate pianists on initial preparation of imposed works from distinct periods based on Meyer’s Theory of Styles (1996). A quasi-experiment was accomplished with three piano students on master and doctor degree levels in Music, whereupon the participants learned musical works of distinct periods (XVIII, XIX and XX centuries) and composers (Haydn, Chopin and Bartók) in three practice sessions divided in two parts each one. In the first session the participants had available the piano and the score, and in the second session besides the tools available yet, they used three recordings available as references. Interviews and records of performances in wave and Midi format were accomplished, which allows assessing as well as words and perspectives of participants and their performances more accurately in fundamental aspects for music: time and dynamic, which made easier the employment of the mix method to analyze the data and to construct the results. The Meyer’s Theory of Styles (1996) was useful as theoretical fundament to the work, allowing an application to musical performance. The results suggest that the concepts of idiom and dialect were more explored by the participants according their ways of being and acting, and that they demonstrated to learn more easily the works which were part of rules (explicit and implicit) of tonal system. In this sense, the idiom is joined directly to the composer style, his way to write and according to his context and musical production of the historical period that he lived, as well as the performance conventions of this music. In its turn, the dialect would be joined with something more intrinsic of the composer: the way of reproduce his characteristic tone. The final proposition is that to a stylistic level of execution accepted for the practice community, it is not fundamental just the direct experience with the work of the composer, but with the idiom that is (were) shared by him as long as there is knowledge of the rules (explicit and implicit) of the system which the work was composed.audio/x-wavapplication/pdfporMeyer, Leonard, 1918-2007Práticas interpretativas (Música)Conhecimento musicalPerformance musical : PianoStylistic referencesMusical knowledgeTheory of stylesPiano performanceReferências estilísticas de pianistas pós-graduandos na preparação inicial de obras de diferentes períodos à luz da teoria dos estilos de Leonard Meyer : um estudo quasi-experimentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114020.pdf.txt001114020.pdf.txtExtracted Texttext/plain350345http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/20/001114020.pdf.txt5f72ed3689215c55f094c6eed2a70e9cMD520ORIGINAL001114020.pdfTexto completoapplication/pdf6851320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/1/001114020.pdfd8086014bb633e483edca6e5d58e0eabMD51001114020.wavMúsicaaudio/x-wav49684032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/2/001114020.wave9911a47e58a397b6b94f9ecdfae9da7MD52001114020-02.wavMúsicaaudio/x-wav39647040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/3/001114020-02.wave782796b6400d94465018f98b09d6c61MD53001114020-03.wavMúsicaaudio/x-wav35796992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/4/001114020-03.wav0e50b4496d9e6202cdbc46212e49d2a9MD54001114020-04.wavMúsicaaudio/x-wav47224832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/5/001114020-04.wav6138246540ca021ab1cc59de1664741bMD55001114020-05.wavMúsicaaudio/x-wav36698624http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/6/001114020-05.wav85c328a4ca12b475a3b70a7830398ca6MD56001114020-06.wavMúsicaaudio/x-wav28235264http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/7/001114020-06.wav1028c2fd06ab5decbffea0b487bbbba3MD57001114020-07.wavMúsicaaudio/x-wav82038272http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/8/001114020-07.wav101b43c4798823ea16678369241798b6MD58001114020-08.wavMúsicaaudio/x-wav86207744http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/9/001114020-08.wav9be0a8290ab8680ff780ae5ecfee93b0MD59001114020-09.wavMúsicaaudio/x-wav55602944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/10/001114020-09.wavebc9e5823b86d821799d7318096cb45eMD510001114020-10.wavMúsicaaudio/x-wav74348288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/11/001114020-10.wava1a6e3bcb6f6048f78217bd16527652bMD511001114020-11.wavMúsicaaudio/x-wav82893824http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/12/001114020-11.wav0b2b9f758dbcb79c1c650e822ac0fcfeMD512001114020-12.wavMúsicaaudio/x-wav50657856http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/13/001114020-12.wavc01ce8e975fef631fa6c3362f56fde26MD513001114020-13.wavMúsicaaudio/x-wav113085504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/14/001114020-13.wav9e19318916969bddc55e0b4dc2a9e7bdMD514001114020-14.wavMúsicaaudio/x-wav135562496http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/15/001114020-14.wav5b08f0459d1deceb87796cd338c6bf2dMD515001114020-15.wavMúsicaaudio/x-wav124046336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/16/001114020-15.wav7a08a342b38b322779e5be03ab143a6aMD516001114020-16.wavMúsicaaudio/x-wav108565760http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/17/001114020-16.wav0c10a1e5a93a1692a3d09827c6de74f6MD517001114020-17.wavMúsicaaudio/x-wav120473600http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/18/001114020-17.wav51d1c915d1e7a132cba05a7f613c3e34MD518001114020-18.wavMúsicaaudio/x-wav110403688http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/19/001114020-18.wavd5e8be992d88e6bc4f1fd2e51dadd243MD51910183/2140882020-10-11 04:00:15.295749oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214088Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-10-11T07:00:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Referências estilísticas de pianistas pós-graduandos na preparação inicial de obras de diferentes períodos à luz da teoria dos estilos de Leonard Meyer : um estudo quasi-experimental |
title |
Referências estilísticas de pianistas pós-graduandos na preparação inicial de obras de diferentes períodos à luz da teoria dos estilos de Leonard Meyer : um estudo quasi-experimental |
spellingShingle |
Referências estilísticas de pianistas pós-graduandos na preparação inicial de obras de diferentes períodos à luz da teoria dos estilos de Leonard Meyer : um estudo quasi-experimental Cianbroni, Samuel Henrique da Silva Meyer, Leonard, 1918-2007 Práticas interpretativas (Música) Conhecimento musical Performance musical : Piano Stylistic references Musical knowledge Theory of styles Piano performance |
title_short |
Referências estilísticas de pianistas pós-graduandos na preparação inicial de obras de diferentes períodos à luz da teoria dos estilos de Leonard Meyer : um estudo quasi-experimental |
title_full |
Referências estilísticas de pianistas pós-graduandos na preparação inicial de obras de diferentes períodos à luz da teoria dos estilos de Leonard Meyer : um estudo quasi-experimental |
title_fullStr |
Referências estilísticas de pianistas pós-graduandos na preparação inicial de obras de diferentes períodos à luz da teoria dos estilos de Leonard Meyer : um estudo quasi-experimental |
title_full_unstemmed |
Referências estilísticas de pianistas pós-graduandos na preparação inicial de obras de diferentes períodos à luz da teoria dos estilos de Leonard Meyer : um estudo quasi-experimental |
title_sort |
Referências estilísticas de pianistas pós-graduandos na preparação inicial de obras de diferentes períodos à luz da teoria dos estilos de Leonard Meyer : um estudo quasi-experimental |
author |
Cianbroni, Samuel Henrique da Silva |
author_facet |
Cianbroni, Samuel Henrique da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cianbroni, Samuel Henrique da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Regina Antunes Teixeira dos |
contributor_str_mv |
Santos, Regina Antunes Teixeira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meyer, Leonard, 1918-2007 Práticas interpretativas (Música) Conhecimento musical Performance musical : Piano |
topic |
Meyer, Leonard, 1918-2007 Práticas interpretativas (Música) Conhecimento musical Performance musical : Piano Stylistic references Musical knowledge Theory of styles Piano performance |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Stylistic references Musical knowledge Theory of styles Piano performance |
description |
A presente tese teve como objetivo investigar as referências estilísticas de pianistas pós-graduandos na preparação inicial de obras impostas de diferentes períodos à luz da Teoria dos Estilos de Meyer (1996). Um quasi-experimento foi realizado com três estudantes de piano em níveis de mestrado e doutorado em Música, em que os participantes aprenderam obras musicais de diferentes períodos (séc. XVIII, XIX e XX) e compositores (Haydn, Chopin e Bartók) em três sessões de estudo divididas em duas partes cada. Na primeira sessão os participantes tiveram disponíveis o piano e a partitura, e na segunda sessão, além das ferramentas já dispostas, fizeram o uso de três gravações disponibilizadas para serem usadas como referências. Entrevistas e registros das performances em formato wave e Midi foram realizadas, o que permitiu abordar tanto as falas e perspectivas dos participantes, quanto suas performances de forma mais acurada em aspectos fundamentais para a música: tempo e dinâmica, o que por sua vez facilitou o emprego do método misto para a análise dos dados e construção dos resultados. A Teoria dos Estilos Musicais do norte americano Leonard Meyer (1996) serviu como fundamentação teórica para o trabalho permitindo uma aplicação para a performance musical. Os resultados sugerem que os conceitos de idioma e dialeto foram os mais explorados pelos participantes de acordo com seus modos de ser e agir, sendo que demonstraram aprender com mais facilidade as obras que faziam parte das regras (explícitas e implícitas) do sistema tonal. Neste sentido o idioma estaria ligado diretamente ao estilo do compositor, sua forma de escrever de acordo com seu contexto e produção musical da época em que viveu, bem como as convenções de performance da música referida. O dialeto por sua vez estaria ligado a algo ainda mais intrínseco do compositor: a maneira de reproduzir o seu som característico. A proposição final se dá de forma que para um nível de execução estilisticamente aceito pela comunidade de prática, não é fundamental somente a experiência direta com a obra do compositor, mas sim com o idioma que é (foi) compartilhado pelo mesmo, desde que haja o conhecimento das regras (explícitas e implícitas) do sistema no qual a obra foi composta. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-10T04:13:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/214088 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001114020 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/214088 |
identifier_str_mv |
001114020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
audio/x-wav application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/20/001114020.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/1/001114020.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/2/001114020.wav http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/3/001114020-02.wav http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/4/001114020-03.wav http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/5/001114020-04.wav http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/6/001114020-05.wav http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/7/001114020-06.wav http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/8/001114020-07.wav http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/9/001114020-08.wav http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/10/001114020-09.wav http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/11/001114020-10.wav http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/12/001114020-11.wav http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/13/001114020-12.wav http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/14/001114020-13.wav http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/15/001114020-14.wav http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/16/001114020-15.wav http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/17/001114020-16.wav http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/18/001114020-17.wav http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/19/001114020-18.wav |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5f72ed3689215c55f094c6eed2a70e9c d8086014bb633e483edca6e5d58e0eab e9911a47e58a397b6b94f9ecdfae9da7 e782796b6400d94465018f98b09d6c61 0e50b4496d9e6202cdbc46212e49d2a9 6138246540ca021ab1cc59de1664741b 85c328a4ca12b475a3b70a7830398ca6 1028c2fd06ab5decbffea0b487bbbba3 101b43c4798823ea16678369241798b6 9be0a8290ab8680ff780ae5ecfee93b0 ebc9e5823b86d821799d7318096cb45e a1a6e3bcb6f6048f78217bd16527652b 0b2b9f758dbcb79c1c650e822ac0fcfe c01ce8e975fef631fa6c3362f56fde26 9e19318916969bddc55e0b4dc2a9e7bd 5b08f0459d1deceb87796cd338c6bf2d 7a08a342b38b322779e5be03ab143a6a 0c10a1e5a93a1692a3d09827c6de74f6 51d1c915d1e7a132cba05a7f613c3e34 d5e8be992d88e6bc4f1fd2e51dadd243 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800309171372949504 |