Referências estilísticas de pianistas pós-graduandos na preparação inicial de obras de diferentes períodos à luz da teoria dos estilos de Leonard Meyer : um estudo quasi-experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cianbroni, Samuel Henrique da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/214088
Resumo: A presente tese teve como objetivo investigar as referências estilísticas de pianistas pós-graduandos na preparação inicial de obras impostas de diferentes períodos à luz da Teoria dos Estilos de Meyer (1996). Um quasi-experimento foi realizado com três estudantes de piano em níveis de mestrado e doutorado em Música, em que os participantes aprenderam obras musicais de diferentes períodos (séc. XVIII, XIX e XX) e compositores (Haydn, Chopin e Bartók) em três sessões de estudo divididas em duas partes cada. Na primeira sessão os participantes tiveram disponíveis o piano e a partitura, e na segunda sessão, além das ferramentas já dispostas, fizeram o uso de três gravações disponibilizadas para serem usadas como referências. Entrevistas e registros das performances em formato wave e Midi foram realizadas, o que permitiu abordar tanto as falas e perspectivas dos participantes, quanto suas performances de forma mais acurada em aspectos fundamentais para a música: tempo e dinâmica, o que por sua vez facilitou o emprego do método misto para a análise dos dados e construção dos resultados. A Teoria dos Estilos Musicais do norte americano Leonard Meyer (1996) serviu como fundamentação teórica para o trabalho permitindo uma aplicação para a performance musical. Os resultados sugerem que os conceitos de idioma e dialeto foram os mais explorados pelos participantes de acordo com seus modos de ser e agir, sendo que demonstraram aprender com mais facilidade as obras que faziam parte das regras (explícitas e implícitas) do sistema tonal. Neste sentido o idioma estaria ligado diretamente ao estilo do compositor, sua forma de escrever de acordo com seu contexto e produção musical da época em que viveu, bem como as convenções de performance da música referida. O dialeto por sua vez estaria ligado a algo ainda mais intrínseco do compositor: a maneira de reproduzir o seu som característico. A proposição final se dá de forma que para um nível de execução estilisticamente aceito pela comunidade de prática, não é fundamental somente a experiência direta com a obra do compositor, mas sim com o idioma que é (foi) compartilhado pelo mesmo, desde que haja o conhecimento das regras (explícitas e implícitas) do sistema no qual a obra foi composta.
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spelling Cianbroni, Samuel Henrique da SilvaSantos, Regina Antunes Teixeira dos2020-10-10T04:13:05Z2020http://hdl.handle.net/10183/214088001114020A presente tese teve como objetivo investigar as referências estilísticas de pianistas pós-graduandos na preparação inicial de obras impostas de diferentes períodos à luz da Teoria dos Estilos de Meyer (1996). Um quasi-experimento foi realizado com três estudantes de piano em níveis de mestrado e doutorado em Música, em que os participantes aprenderam obras musicais de diferentes períodos (séc. XVIII, XIX e XX) e compositores (Haydn, Chopin e Bartók) em três sessões de estudo divididas em duas partes cada. Na primeira sessão os participantes tiveram disponíveis o piano e a partitura, e na segunda sessão, além das ferramentas já dispostas, fizeram o uso de três gravações disponibilizadas para serem usadas como referências. Entrevistas e registros das performances em formato wave e Midi foram realizadas, o que permitiu abordar tanto as falas e perspectivas dos participantes, quanto suas performances de forma mais acurada em aspectos fundamentais para a música: tempo e dinâmica, o que por sua vez facilitou o emprego do método misto para a análise dos dados e construção dos resultados. A Teoria dos Estilos Musicais do norte americano Leonard Meyer (1996) serviu como fundamentação teórica para o trabalho permitindo uma aplicação para a performance musical. Os resultados sugerem que os conceitos de idioma e dialeto foram os mais explorados pelos participantes de acordo com seus modos de ser e agir, sendo que demonstraram aprender com mais facilidade as obras que faziam parte das regras (explícitas e implícitas) do sistema tonal. Neste sentido o idioma estaria ligado diretamente ao estilo do compositor, sua forma de escrever de acordo com seu contexto e produção musical da época em que viveu, bem como as convenções de performance da música referida. O dialeto por sua vez estaria ligado a algo ainda mais intrínseco do compositor: a maneira de reproduzir o seu som característico. A proposição final se dá de forma que para um nível de execução estilisticamente aceito pela comunidade de prática, não é fundamental somente a experiência direta com a obra do compositor, mas sim com o idioma que é (foi) compartilhado pelo mesmo, desde que haja o conhecimento das regras (explícitas e implícitas) do sistema no qual a obra foi composta.The present thesis aims to investigate stylistic references of graduate pianists on initial preparation of imposed works from distinct periods based on Meyer’s Theory of Styles (1996). A quasi-experiment was accomplished with three piano students on master and doctor degree levels in Music, whereupon the participants learned musical works of distinct periods (XVIII, XIX and XX centuries) and composers (Haydn, Chopin and Bartók) in three practice sessions divided in two parts each one. In the first session the participants had available the piano and the score, and in the second session besides the tools available yet, they used three recordings available as references. Interviews and records of performances in wave and Midi format were accomplished, which allows assessing as well as words and perspectives of participants and their performances more accurately in fundamental aspects for music: time and dynamic, which made easier the employment of the mix method to analyze the data and to construct the results. The Meyer’s Theory of Styles (1996) was useful as theoretical fundament to the work, allowing an application to musical performance. The results suggest that the concepts of idiom and dialect were more explored by the participants according their ways of being and acting, and that they demonstrated to learn more easily the works which were part of rules (explicit and implicit) of tonal system. In this sense, the idiom is joined directly to the composer style, his way to write and according to his context and musical production of the historical period that he lived, as well as the performance conventions of this music. In its turn, the dialect would be joined with something more intrinsic of the composer: the way of reproduce his characteristic tone. The final proposition is that to a stylistic level of execution accepted for the practice community, it is not fundamental just the direct experience with the work of the composer, but with the idiom that is (were) shared by him as long as there is knowledge of the rules (explicit and implicit) of the system which the work was composed.audio/x-wavapplication/pdfporMeyer, Leonard, 1918-2007Práticas interpretativas (Música)Conhecimento musicalPerformance musical : PianoStylistic referencesMusical knowledgeTheory of stylesPiano performanceReferências estilísticas de pianistas pós-graduandos na preparação inicial de obras de diferentes períodos à luz da teoria dos estilos de Leonard Meyer : um estudo quasi-experimentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114020.pdf.txt001114020.pdf.txtExtracted Texttext/plain350345http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/20/001114020.pdf.txt5f72ed3689215c55f094c6eed2a70e9cMD520ORIGINAL001114020.pdfTexto completoapplication/pdf6851320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/1/001114020.pdfd8086014bb633e483edca6e5d58e0eabMD51001114020.wavMúsicaaudio/x-wav49684032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/2/001114020.wave9911a47e58a397b6b94f9ecdfae9da7MD52001114020-02.wavMúsicaaudio/x-wav39647040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/3/001114020-02.wave782796b6400d94465018f98b09d6c61MD53001114020-03.wavMúsicaaudio/x-wav35796992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/4/001114020-03.wav0e50b4496d9e6202cdbc46212e49d2a9MD54001114020-04.wavMúsicaaudio/x-wav47224832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/5/001114020-04.wav6138246540ca021ab1cc59de1664741bMD55001114020-05.wavMúsicaaudio/x-wav36698624http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/6/001114020-05.wav85c328a4ca12b475a3b70a7830398ca6MD56001114020-06.wavMúsicaaudio/x-wav28235264http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/7/001114020-06.wav1028c2fd06ab5decbffea0b487bbbba3MD57001114020-07.wavMúsicaaudio/x-wav82038272http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/8/001114020-07.wav101b43c4798823ea16678369241798b6MD58001114020-08.wavMúsicaaudio/x-wav86207744http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/9/001114020-08.wav9be0a8290ab8680ff780ae5ecfee93b0MD59001114020-09.wavMúsicaaudio/x-wav55602944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/10/001114020-09.wavebc9e5823b86d821799d7318096cb45eMD510001114020-10.wavMúsicaaudio/x-wav74348288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/11/001114020-10.wava1a6e3bcb6f6048f78217bd16527652bMD511001114020-11.wavMúsicaaudio/x-wav82893824http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/12/001114020-11.wav0b2b9f758dbcb79c1c650e822ac0fcfeMD512001114020-12.wavMúsicaaudio/x-wav50657856http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/13/001114020-12.wavc01ce8e975fef631fa6c3362f56fde26MD513001114020-13.wavMúsicaaudio/x-wav113085504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/14/001114020-13.wav9e19318916969bddc55e0b4dc2a9e7bdMD514001114020-14.wavMúsicaaudio/x-wav135562496http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/15/001114020-14.wav5b08f0459d1deceb87796cd338c6bf2dMD515001114020-15.wavMúsicaaudio/x-wav124046336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/16/001114020-15.wav7a08a342b38b322779e5be03ab143a6aMD516001114020-16.wavMúsicaaudio/x-wav108565760http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/17/001114020-16.wav0c10a1e5a93a1692a3d09827c6de74f6MD517001114020-17.wavMúsicaaudio/x-wav120473600http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/18/001114020-17.wav51d1c915d1e7a132cba05a7f613c3e34MD518001114020-18.wavMúsicaaudio/x-wav110403688http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214088/19/001114020-18.wavd5e8be992d88e6bc4f1fd2e51dadd243MD51910183/2140882020-10-11 04:00:15.295749oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214088Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-10-11T07:00:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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