A aprendizagem por projeto e a pesquisa psicanalítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longo, José Luís
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/53160
Resumo: Este trabalho parte da afinidade que encontramos entre aspectos da pesquisa psicanalítica e da aprendizagem por projetos para lançar nossa questão: em que essas duas metodologias, concernentes a campos diferentes – psicanálise e educação –, convergem ou em que divergem? Seria uma relação de homologia? A fim de realizar essa análise, estamos posicionando-nos desde a pesquisa psicanalítica. Portanto, é nela que buscamos nosso método e nosso instrumento de análise, a saber, o matema dos quatro discursos. No que diz respeito à pesquisa psicanalítica, buscamos nossos fragmentos em textos de Lacan e Freud. Esses fragmentos são articulados às diretrizes teóricas da aprendizagem por projeto, e a uma situação prática de nossa pesquisa: uma oficina de programação de computadores ocorrida em uma escola pública de Porto Alegre. Com essa articulação, percorremos nossa análise, delimitando pontos que aproximam ou afastam essas duas metodologias.
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spelling Longo, José LuísD'Agord, Marta Regina de Leao2012-07-24T01:34:13Z2012http://hdl.handle.net/10183/53160000851638Este trabalho parte da afinidade que encontramos entre aspectos da pesquisa psicanalítica e da aprendizagem por projetos para lançar nossa questão: em que essas duas metodologias, concernentes a campos diferentes – psicanálise e educação –, convergem ou em que divergem? Seria uma relação de homologia? A fim de realizar essa análise, estamos posicionando-nos desde a pesquisa psicanalítica. Portanto, é nela que buscamos nosso método e nosso instrumento de análise, a saber, o matema dos quatro discursos. No que diz respeito à pesquisa psicanalítica, buscamos nossos fragmentos em textos de Lacan e Freud. Esses fragmentos são articulados às diretrizes teóricas da aprendizagem por projeto, e a uma situação prática de nossa pesquisa: uma oficina de programação de computadores ocorrida em uma escola pública de Porto Alegre. Com essa articulação, percorremos nossa análise, delimitando pontos que aproximam ou afastam essas duas metodologias.This work starts since the affinity that we found between features of the psychoanalytic research and the learning projects in order to launch our question: considering these two methodologies, concerning different fields – psychoanalysis and education –, at what points do they converge or diverge? It would be a homology? In order to realize this analysis, we are positioning ourselves since the psychoanalytic research. Thus, there we get our method and our analysis tool, that is, the matema of four discourses. As regards psychoanalytic research, we get our fragments in texts written by Lacan and Freud. These fragments are articulated on the theoretical guidelines of learning project, and on a practical situation of our research: a workshop of computer programming for children, which has occurred in a public school in Porto Alegre. After that, we go through our analysis, delimiting points that bring these methodologies closer or further each other.application/pdfporAprendizagemPsychoanalysisProject learningLearningFour discoursesMatemaA aprendizagem por projeto e a pesquisa psicanalíticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e InstitucionalPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000851638.pdf000851638.pdfTexto completoapplication/pdf550671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/53160/1/000851638.pdf36616484a7f33f9fe09d64812d53f77bMD51TEXT000851638.pdf.txt000851638.pdf.txtExtracted Texttext/plain192524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/53160/2/000851638.pdf.txt2ffcc37fe2ed18acdec3f67dab1305c0MD52THUMBNAIL000851638.pdf.jpg000851638.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/53160/3/000851638.pdf.jpg6f1099dc026b142a71a9cdeae53013b3MD5310183/531602018-10-15 07:55:53.145oai:www.lume.ufrgs.br:10183/53160Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T10:55:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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