A biblioteca escolar no Brasil e na Colômbia: diálogos entre estudos de pós-graduação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/231605 |
Resumo: | A presente tese discute sobre a questão da biblioteca escolar, a partir de um estudo comparativo das produções do Brasil e da Colômbia. A pesquisa foi desenvolvida junto ao Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), da linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação e integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle/RS. Ao partir de um estudo que se inspira em inquietações da própria experiência acadêmica e profissional no espaço social da biblioteca, investigamos e relacionamos as semelhanças entre as produções de teses e dissertações que dizem respeito à biblioteca escolar no Brasil e na Colômbia, tecendo um estudo comparado acerca das conexões possíveis, nos estudos defendidos entre 2015 a 2019. Estruturamos a metodologia com bases hermenêuticas (DEVECHI; TREVISAN, 2011, CONTE; MARTINI, 2019) aliada à abordagem comparada (BONITATIBUS, 1989, DEVECHI; TAUCHEN; TREVISAN, 2018; SCHRIEWER, 2018), tendo como fonte de pesquisa e coleta de dados os repositórios digitais. Considerando a centralidade das plataformas digitais na contemporaneidade e a horizontalização dos saberes, a partir dessa mudança nos espaços das bibliotecas escolares, pensamos que a relação entre tecnologias digitais e os espaços-tempos das bibliotecas torna-se uma perspectiva necessária para articular esse debate, especialmente para potencializar experiências criadoras em redes e para abrir espaços potentes ao aprender com a produção cultural digital nas bibliotecas. A hipótese é de que as bibliotecas escolares possam promover novos sentidos ao educar, para ampliar a percepção, relacionar a utilização, a recepção e a aproximação interativa e dialética com as obras de domínio público das bibliotecas, que se articulam nos espaços digitais, promovendo a construção de canais formativos para realizar novas pesquisas. Os resultados sugerem que não há discussão que aborda os temas que articulam biblioteca a aproximações interdisciplinares, são tratados apenas por relações pontuais, pela ausência de critérios de análise, ou seja, a dimensão crítica é substituída por uma preferência binária de uma subjetividade anunciada por decretos de governos. Ainda, o panorama encontrado desconsidera aspectos da práxis na conjuntura digital, caracterizando-se como possível lacuna na literatura comparada da área, o que aponta para a necessidade de estudos futuros e pesquisas no campo dos projetos interdisciplinares de bibliotecas escolares, hoje reconfigurados por processos digitais à Educação Básica. |
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Flores, Helen Rose Flores deConte, ElainePineda Robayo, Adriana Del Rosario2021-11-10T04:36:48Z2021http://hdl.handle.net/10183/231605001132774A presente tese discute sobre a questão da biblioteca escolar, a partir de um estudo comparativo das produções do Brasil e da Colômbia. A pesquisa foi desenvolvida junto ao Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), da linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação e integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle/RS. Ao partir de um estudo que se inspira em inquietações da própria experiência acadêmica e profissional no espaço social da biblioteca, investigamos e relacionamos as semelhanças entre as produções de teses e dissertações que dizem respeito à biblioteca escolar no Brasil e na Colômbia, tecendo um estudo comparado acerca das conexões possíveis, nos estudos defendidos entre 2015 a 2019. Estruturamos a metodologia com bases hermenêuticas (DEVECHI; TREVISAN, 2011, CONTE; MARTINI, 2019) aliada à abordagem comparada (BONITATIBUS, 1989, DEVECHI; TAUCHEN; TREVISAN, 2018; SCHRIEWER, 2018), tendo como fonte de pesquisa e coleta de dados os repositórios digitais. Considerando a centralidade das plataformas digitais na contemporaneidade e a horizontalização dos saberes, a partir dessa mudança nos espaços das bibliotecas escolares, pensamos que a relação entre tecnologias digitais e os espaços-tempos das bibliotecas torna-se uma perspectiva necessária para articular esse debate, especialmente para potencializar experiências criadoras em redes e para abrir espaços potentes ao aprender com a produção cultural digital nas bibliotecas. A hipótese é de que as bibliotecas escolares possam promover novos sentidos ao educar, para ampliar a percepção, relacionar a utilização, a recepção e a aproximação interativa e dialética com as obras de domínio público das bibliotecas, que se articulam nos espaços digitais, promovendo a construção de canais formativos para realizar novas pesquisas. Os resultados sugerem que não há discussão que aborda os temas que articulam biblioteca a aproximações interdisciplinares, são tratados apenas por relações pontuais, pela ausência de critérios de análise, ou seja, a dimensão crítica é substituída por uma preferência binária de uma subjetividade anunciada por decretos de governos. Ainda, o panorama encontrado desconsidera aspectos da práxis na conjuntura digital, caracterizando-se como possível lacuna na literatura comparada da área, o que aponta para a necessidade de estudos futuros e pesquisas no campo dos projetos interdisciplinares de bibliotecas escolares, hoje reconfigurados por processos digitais à Educação Básica.This thesis discusses the issue of the school library, from a comparative study of productions from Brazil and Colombia. The research was developed with the Center for Studies on Technologies in Education (NETE/CNPq), of the Cultures, Languages, and Technologies in Education research line and is part of the Graduate Program in Education at La Salle University/RS. From a study that is inspired by concerns of the academic and professional experience itself in the social space of the library, we investigate and relate the similarities between the productions of theses and dissertations that concern the school library in Brazil and Colombia, weaving a comparative study about the possible connections, in studies defended between 2015 and 2019. We structure the methodology with hermeneutic bases (DEVECHI; TREVISAN, 2011, CONTE; MARTINI, 2019) allied to the comparative approach (BONITATIBUS, 1989, DEVECHI; TAUCHEN; TREVISAN, 2018; SCHRIEWER, 2018), having as source of research and data collection the digital repositories. Considering the centrality of digital platforms in contemporaneity and the horizontalization of knowledge, from this change in school library spaces, we think that the relationship between digital technologies and library space-time becomes a necessary perspective to articulate this debate, especially to potentiate creative experiences in networks and to open powerful spaces for learning with digital cultural production in libraries. The hypothesis is that school libraries can promote new senses when educating, to broaden the perception, relate the use, reception and interactive and dialectical approach with the public domain works in libraries, which are articulated in digital spaces, promoting the construction of formative channels to carry out new research. The results suggest that there is no discussion that addresses the themes that articulate library to interdisciplinary approaches, they are treated only by punctual relations, by the absence of analysis criteria, that is, the critical dimension is replaced by a binary preference of a subjectivity announced by government decrees. Still, the panorama found disregards aspects of the praxis in the digital conjuncture, characterizing itself as a possible gap in the comparative literature of the area, which points to the need for future studies and research in the field of interdisciplinary school library projects, today reconfigured by digital processes to Basic Education.Esta tesis discute el tema de la biblioteca escolar, a partir de un estudio comparativo de producciones de Brasil y Colombia. La investigación se desarrolló en el Centro de Estudios sobre Tecnologías en la Educación (NETE/CNPq), de la línea de investigación Culturas, Lenguajes y Tecnologías en la Educación y forma parte del Programa de Postgrado en Educación de la Universidad La Salle/RS. Partiendo de un estudio que se inspira en las preocupaciones de la experiencia académica y profesional en el espacio social de la biblioteca, investigamos y relacionamos las similitudes entre las producciones de tesis y disertaciones que conciernen a la biblioteca escolar en Brasil y Colombia, tejiendo un estudio comparativo sobre las posibles conexiones en los estudios defendidos entre 2015 y 2019. Estructuramos la metodología con bases hermenéuticas (DEVECHI; TREVISAN, 2011, CONTE; MARTINI, 2019) aliadas al enfoque comparativo (BONITATIBUS, 1989, DEVECHI; TAUCHEN; TREVISAN, 2018; SCHRIEWER, 2018), teniendo como fuente de investigación y recolección de datos los repositorios digitales. Considerando la centralidad de las plataformas digitales en la contemporaneidad y la horizontalización del conocimiento, a partir de este cambio en los espacios de las bibliotecas escolares, pensamos que la relación entre las tecnologías digitales y el espacio-tiempo de las bibliotecas se convierte en una perspectiva necesaria para articular este debate, especialmente para potenciar las experiencias creativas en red y para abrir espacios potentes de aprendizaje con la producción cultural digital en las bibliotecas. La hipótesis es que las bibliotecas escolares pueden promover nuevos sentidos para educar, ampliar la percepción, relacionar el uso, la recepción y el acercamiento interactivo y dialéctico con las obras de dominio público en las bibliotecas, que se articulan en espacios digitales, promoviendo la construcción de canales formativos para realizar nuevas investigaciones. Los resultados sugieren que no hay una discusión que aborde los temas que articulan la biblioteca a los enfoques interdisciplinarios, son tratados sólo por relaciones puntuales, por la ausencia de criterios de análisis, es decir, la dimensión crítica es reemplazada por una preferencia binaria de una subjetividad anunciada por decretos gubernamentales. Asimismo, el panorama encontrado desconoce aspectos de la praxis en el contexto digital, caracterizándose como un posible vacío en la literatura comparada en el área, lo que señala la necesidad de futuros estudios e investigaciones en el campo de los proyectos interdisciplinarios de las bibliotecas escolares, hoy reconfiguradas por los procesos digitales a la Educación Básica.application/pdfporBiblioteca escolar : América LatinaPós-GraduaçãoEducaçãoSchool libraryGraduate studiesTransdisciplinary dialogueEducation Library ScienceResearchEstudios de postgradoDiálogo transdisciplinarioEducaciónBibliografíaInvestigaciónA biblioteca escolar no Brasil e na Colômbia: diálogos entre estudos de pós-graduaçãoLa biblioteca escolar en Brasil y Colombia: diálogos entre estudios de postgradoThe school library in Brazil and Colombia: dialogues between graduate studiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade La SallePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoCanoas, RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132774.pdf.txt001132774.pdf.txtExtracted Texttext/plain325113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231605/2/001132774.pdf.txtf5dc4ffa2ac7d2af50c523643de3102bMD52ORIGINAL001132774.pdfTexto completoapplication/pdf1749771http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231605/1/001132774.pdf6cf32a782eca2dff7e3715b3c81d6f8dMD5110183/2316052021-11-20 05:42:03.19413oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231605Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-11-20T07:42:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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