A experiência do consumo de luxo : um estudo sobre os sentimentos despertados nas consumidoras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/76200 |
Resumo: | A presente dissertação aborda o comportamento do consumidor em um segmento de mercado que vem se destacando ao longo das últimas décadas: o dos produtos de luxo. Levando em consideração a importância dos sentimentos para o entendimento do comportamento do consumidor e tendo em vista que até o presente momento poucos estudos em consumo de luxo se dedicaram exclusivamente a este assunto, o objetivo desta dissertação foi o de compreender as consequências do consumo de luxo para as consumidoras, com foco nos sentimentos despertados pelo consumo. Como método de pesquisa, optou-se pela realização de um estudo exploratório, que valeu-se da utilização de entrevistas em profundidade combinadas com a técnica de autodriving, através da suscitação por fotos e objetos. Foram entrevistadas 22 consumidoras de produtos de luxo com idades entre 22 e 60 anos. O foco das entrevistas recaiu sobre as seguintes categorias de artigos de luxo: joalheria, vestuário, acessórios, perfumaria e cosméticos. Nas entrevistas, foram identificados 111 diferentes tipos de sentimentos resultantes do consumo de luxo, que foram posteriormente agrupados em 10 categorias: sentimentos relativos ao prazer, sentimentos relativos ao afeto, sentimentos relativos à distinção, sentimentos relativos à beleza, sentimentos relativos ao desejo, sentimentos relativos à realização pessoal, sentimentos relativos à segurança, sentimentos relativos à estima dos outros, sentimentos contraditórios e sentimentos relativos à falta deste tipo de produto. Foram também identificados 4 aspectos do consumo de luxo relacionados aos sentimentos encontrados: os rituais de consumo e culto aos objetos, a associação do consumo de luxo com sair da rotina e entrar em um “outro mundo”, a valorização da tradição e da história das marcas e a passagem dos objetos entre gerações. |
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Frasson, Marcela SerroRossi, Carlos Alberto Vargas2013-07-25T01:44:53Z2013http://hdl.handle.net/10183/76200000893532A presente dissertação aborda o comportamento do consumidor em um segmento de mercado que vem se destacando ao longo das últimas décadas: o dos produtos de luxo. Levando em consideração a importância dos sentimentos para o entendimento do comportamento do consumidor e tendo em vista que até o presente momento poucos estudos em consumo de luxo se dedicaram exclusivamente a este assunto, o objetivo desta dissertação foi o de compreender as consequências do consumo de luxo para as consumidoras, com foco nos sentimentos despertados pelo consumo. Como método de pesquisa, optou-se pela realização de um estudo exploratório, que valeu-se da utilização de entrevistas em profundidade combinadas com a técnica de autodriving, através da suscitação por fotos e objetos. Foram entrevistadas 22 consumidoras de produtos de luxo com idades entre 22 e 60 anos. O foco das entrevistas recaiu sobre as seguintes categorias de artigos de luxo: joalheria, vestuário, acessórios, perfumaria e cosméticos. Nas entrevistas, foram identificados 111 diferentes tipos de sentimentos resultantes do consumo de luxo, que foram posteriormente agrupados em 10 categorias: sentimentos relativos ao prazer, sentimentos relativos ao afeto, sentimentos relativos à distinção, sentimentos relativos à beleza, sentimentos relativos ao desejo, sentimentos relativos à realização pessoal, sentimentos relativos à segurança, sentimentos relativos à estima dos outros, sentimentos contraditórios e sentimentos relativos à falta deste tipo de produto. Foram também identificados 4 aspectos do consumo de luxo relacionados aos sentimentos encontrados: os rituais de consumo e culto aos objetos, a associação do consumo de luxo com sair da rotina e entrar em um “outro mundo”, a valorização da tradição e da história das marcas e a passagem dos objetos entre gerações.This thesis addresses the consumer behavior in a market segment that has been outstanding over the last few decades: that one related to luxury goods. Taking into account the importance of feelings in understanding consumer behavior, and considering that until now few studies on luxury consumption were dedicated exclusively to this subject, the purpose of this thesis was to understand the consequences of luxury consumption for the consumers, focusing on the feelings aroused by consumption. As a research method, it was decided to carry out an exploratory study, which employed the use of in-depth interviews combined with autodriving technique, through photos and objects elicitation. 22 consumers of luxury products with ages between 22 and 60 years were interviewed. The focus of the interviews fell on the following categories of luxury goods: jewelry, clothing, accessories, perfumery and cosmetics. In the interviews, 111 different kinds of feelings were identified as resulting from the consumption of luxury goods, which were then grouped into 10 categories: feelings related to pleasure, feelings related to affection, feelings related to distinction, feelings related to beauty, feelings related to desire, feelings related to personal fulfillment, feelings related to safety, feelings related to the esteem of others, contradictory feelings and feelings related to the lack of these goods. 4 aspects of luxury consumption related to these feelings were also identified: consumption rituals and objects worship, the association of luxury consumption with getting out of routine and going into "another world", the appreciation of brands’ tradition and history, and the inheritance of objects across generations.application/pdfporComportamento do consumidorConsumo de luxoMercado de luxoLuxuryConsumptionFeelingsConsumer behaviorMarketingA experiência do consumo de luxo : um estudo sobre os sentimentos despertados nas consumidorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000893532.pdf.txt000893532.pdf.txtExtracted Texttext/plain354914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76200/2/000893532.pdf.txt009678055ebe1a67aa2e389320ad4f5fMD52ORIGINAL000893532.pdf000893532.pdfTexto completoapplication/pdf837680http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76200/1/000893532.pdfc5c851d73aba5fcae59804a12d920612MD51THUMBNAIL000893532.pdf.jpg000893532.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76200/3/000893532.pdf.jpg43f63a34b3ad283c29b60ba210811a48MD5310183/762002018-10-15 08:26:53.094oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76200Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:26:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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