As bocas da rua : "eu te vejo, mas você não me vê" : a cognicidade das memórias (res)sentimentos da cidade invisível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253312 |
Resumo: | A presente dissertação de Mestrado apresenta uma pesquisa qualitativa que contempla a cognicidade (saberes/fazeres) das memórias (res)sentimentos dos moradores de rua do jomal Boca de Rua, explicitada nas oficinas de Educação Patrinonial desenvolvidas com o grupo em Porto Alegre, mais precisamente no espaço educativo do Parque da Redenção, durante o anos de 2002 e 2003. As contribuições dos itinerários educativos das memórias socializadas nas oficinas tornam visívela necessidade de uma Educação capaz de realizar um processo educativo a partir da intersecção das áreas da Educação, da Memória e da Cidade. A aproximação realizada no decorrer desta pesquisa da Cidade Visível e da Cidade Invisível representa a possibilidade de diálogo entre a escola e a rua, mediante a valorização e a reutalização dos conhecimentos constituídos pela errância urbana em Lugares de Memória da cidade não-oficiais, fornecendo aprendizagens importantes para o estabelecimento de políticas públicas de gestão da Educação, da Cidade e da Memória mais solidárias. |
id |
URGS_2192b9d0641176ccd155d33d372bff7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253312 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Fraga, Hilda Jaqueline deMachado, Carmen Lúcia Bezerra2022-12-31T05:06:22Z2004http://hdl.handle.net/10183/253312000449802A presente dissertação de Mestrado apresenta uma pesquisa qualitativa que contempla a cognicidade (saberes/fazeres) das memórias (res)sentimentos dos moradores de rua do jomal Boca de Rua, explicitada nas oficinas de Educação Patrinonial desenvolvidas com o grupo em Porto Alegre, mais precisamente no espaço educativo do Parque da Redenção, durante o anos de 2002 e 2003. As contribuições dos itinerários educativos das memórias socializadas nas oficinas tornam visívela necessidade de uma Educação capaz de realizar um processo educativo a partir da intersecção das áreas da Educação, da Memória e da Cidade. A aproximação realizada no decorrer desta pesquisa da Cidade Visível e da Cidade Invisível representa a possibilidade de diálogo entre a escola e a rua, mediante a valorização e a reutalização dos conhecimentos constituídos pela errância urbana em Lugares de Memória da cidade não-oficiais, fornecendo aprendizagens importantes para o estabelecimento de políticas públicas de gestão da Educação, da Cidade e da Memória mais solidárias.This paper shows a qualitative research on the cognizance (knowledge/accomplishments) of memories resents/sentiments of the street-dwellers (street-livers) who write a newspaper called Boca de Rua ("street mouth"), explicitly expressed during the workshops on Patrimonial Education hold with that group in Porto Alegre, State of Rio Grande do Sul, Brazil, more precisely in the educative space of Parque da redenção, in the years 2002 and 2003. The contributions of educational itineraries brought by the memories, wich were socialized in the workshops, make visible the need of an Education capable to carry out an educational process from the intersection of Education, Memory and City represents a possibility of dialogue between school and street, by means of the appreciation and revitalization of the knowledge built by those errant people through the city non-official Places of Interest (squares, parks and viaducts), giving important learning for the establishment of public policies in the administration of Education, City and Memory market out for much more solidarity.application/pdfporBoca de Rua (Jornal)ConhecimentoSentimentoMorador de ruaMemóriaPatrimônioGestão democráticaMarginalização socialEducação patrimonialPolítica educacionalSociologia da educaçãoPorto Alegre (RS)Patrimonial educationPublic policiesCityEducationAs bocas da rua : "eu te vejo, mas você não me vê" : a cognicidade das memórias (res)sentimentos da cidade invisívelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000449802.pdf.txt000449802.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253312/2/000449802.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL000449802.pdfTexto completoapplication/pdf39697024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253312/1/000449802.pdf78b206448bb1fab402dfaa657a794cbbMD5110183/2533122023-01-01 05:58:06.330292oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253312Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-01-01T07:58:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As bocas da rua : "eu te vejo, mas você não me vê" : a cognicidade das memórias (res)sentimentos da cidade invisível |
title |
As bocas da rua : "eu te vejo, mas você não me vê" : a cognicidade das memórias (res)sentimentos da cidade invisível |
spellingShingle |
As bocas da rua : "eu te vejo, mas você não me vê" : a cognicidade das memórias (res)sentimentos da cidade invisível Fraga, Hilda Jaqueline de Boca de Rua (Jornal) Conhecimento Sentimento Morador de rua Memória Patrimônio Gestão democrática Marginalização social Educação patrimonial Política educacional Sociologia da educação Porto Alegre (RS) Patrimonial education Public policies City Education |
title_short |
As bocas da rua : "eu te vejo, mas você não me vê" : a cognicidade das memórias (res)sentimentos da cidade invisível |
title_full |
As bocas da rua : "eu te vejo, mas você não me vê" : a cognicidade das memórias (res)sentimentos da cidade invisível |
title_fullStr |
As bocas da rua : "eu te vejo, mas você não me vê" : a cognicidade das memórias (res)sentimentos da cidade invisível |
title_full_unstemmed |
As bocas da rua : "eu te vejo, mas você não me vê" : a cognicidade das memórias (res)sentimentos da cidade invisível |
title_sort |
As bocas da rua : "eu te vejo, mas você não me vê" : a cognicidade das memórias (res)sentimentos da cidade invisível |
author |
Fraga, Hilda Jaqueline de |
author_facet |
Fraga, Hilda Jaqueline de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fraga, Hilda Jaqueline de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Carmen Lúcia Bezerra |
contributor_str_mv |
Machado, Carmen Lúcia Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Boca de Rua (Jornal) Conhecimento Sentimento Morador de rua Memória Patrimônio Gestão democrática Marginalização social Educação patrimonial Política educacional Sociologia da educação Porto Alegre (RS) |
topic |
Boca de Rua (Jornal) Conhecimento Sentimento Morador de rua Memória Patrimônio Gestão democrática Marginalização social Educação patrimonial Política educacional Sociologia da educação Porto Alegre (RS) Patrimonial education Public policies City Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Patrimonial education Public policies City Education |
description |
A presente dissertação de Mestrado apresenta uma pesquisa qualitativa que contempla a cognicidade (saberes/fazeres) das memórias (res)sentimentos dos moradores de rua do jomal Boca de Rua, explicitada nas oficinas de Educação Patrinonial desenvolvidas com o grupo em Porto Alegre, mais precisamente no espaço educativo do Parque da Redenção, durante o anos de 2002 e 2003. As contribuições dos itinerários educativos das memórias socializadas nas oficinas tornam visívela necessidade de uma Educação capaz de realizar um processo educativo a partir da intersecção das áreas da Educação, da Memória e da Cidade. A aproximação realizada no decorrer desta pesquisa da Cidade Visível e da Cidade Invisível representa a possibilidade de diálogo entre a escola e a rua, mediante a valorização e a reutalização dos conhecimentos constituídos pela errância urbana em Lugares de Memória da cidade não-oficiais, fornecendo aprendizagens importantes para o estabelecimento de políticas públicas de gestão da Educação, da Cidade e da Memória mais solidárias. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-31T05:06:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/253312 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000449802 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/253312 |
identifier_str_mv |
000449802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253312/2/000449802.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253312/1/000449802.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 78b206448bb1fab402dfaa657a794cbb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085606048399360 |