Educador@s sociais de rua : labirintos dos (res)sentimentos do visível e invisível da cidade de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Hilda Jaqueline de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/24159
Resumo: A pesquisa qualitativa realizada entre 2006 e 2009 origina a tese sobre os percursos de educador@s sociais de rua de Porto Alegre, RS. Toma como referência as memórias (res)sentimentos do visível e invisível da cidade, produzidas e sentidas por esses agentes citadinos em tempos distintos das iniciativas das políticas públicas assistenciais e educativas junto a “meninos e meninas em situação de rua”. Os registros e as representações memoriais correspondem às políticas gestadas pelo Poder Público do município em finais do século XX e início do século XXI. No estudo analisam-se os (res)sentimentos carregados diariamente por esses profissionais em suas sacolas de memórias pessoais, e o que revelam acerca de suas entradas e saídas nos percursos políticos labirínticos da cidade. Para sua mostração, a Educação Patrimonial foi a metodologia empreendida para a reflexividade e a problematização das relações e processos vividos pelos sujeitos de pesquisa em sua interlocução com a cidade, com as instâncias da gestão pública e as de prestação de serviços no período, na municipalidade, para a educação dessas infâncias em particular. Das sensibilidades das memórias narradas emergem outras fontes documentais, que não somente as escritas. São objetos e lugares implicados à tarefa diária do educador que revelam um educador de memórias (res)sentidas. De seus percursos originam-se elementos que contribuem para a rediscussão das políticas públicas adotadas para a aproximação e interação com este fenômeno urbano na contemporaneidade.
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