Movimentos da Guajayvi : Narrativas de descolonização desde a escola indígena Mbyá Guarani

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomazzoni, Márcia Luísa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217588
Resumo: A presente pesquisa foi construída a partir da minha experiência como educadora não indígena junto à escola estadual da comunidade Mbyá Guarani Guajayvi, situada em Charqueadas, Rio Grande do Sul (RS-Brasil). A pesquisa é composta por narrativas e reflexões que falam do meu trajeto, desde abril de 2017, como educadora numa escola não indígena, que realiza a visitação a uma comunidade Mbyá Guarani de Viamão/RS e vai se descobrindo com uma formação eurocentrada. Essa descoberta, que vai se expandindo e se aprofundando ao longo do caminhar, traz consigo o desvelar de uma bibliografia latino-americana – de autorxs de Abya Yala –, anteriormente desconhecida para mim. As narrativas, em diálogos com essa bibliografia, buscam cartografar os movimentos que emergem de meu cotidiano como educadora, num caminho que leva o olhar da escrita para as imagens e a oralidade, que constituem a escola Mbyá Guarani, um modo de produção e transmissão de conhecimentos que é milenar. A sociologia da imagem, da autora boliviana Silvia Rivera Cusicanqui, torna-se uma referência que, junto ao diálogo constante com os estudantes da comunidade, surge como modo de compreender e de tecer uma linguagem de pesquisa a partir das imagens e da oralidade carregadas da cosmologia dos Guarani, revelando uma profunda consciência do povo Mbyá sobre a sua própria história e indicando pistas para a construção da interculturalidade, ao assumirmos um modo próprio de aprendizagem – o da descolonização das práticas pedagógicas a partir da escola indígena.
id URGS_21ab52c93829445e6f750896278fa45c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217588
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Tomazzoni, Márcia LuísaMenezes, Magali Mendes de2021-01-28T04:02:29Z2020http://hdl.handle.net/10183/217588001121834A presente pesquisa foi construída a partir da minha experiência como educadora não indígena junto à escola estadual da comunidade Mbyá Guarani Guajayvi, situada em Charqueadas, Rio Grande do Sul (RS-Brasil). A pesquisa é composta por narrativas e reflexões que falam do meu trajeto, desde abril de 2017, como educadora numa escola não indígena, que realiza a visitação a uma comunidade Mbyá Guarani de Viamão/RS e vai se descobrindo com uma formação eurocentrada. Essa descoberta, que vai se expandindo e se aprofundando ao longo do caminhar, traz consigo o desvelar de uma bibliografia latino-americana – de autorxs de Abya Yala –, anteriormente desconhecida para mim. As narrativas, em diálogos com essa bibliografia, buscam cartografar os movimentos que emergem de meu cotidiano como educadora, num caminho que leva o olhar da escrita para as imagens e a oralidade, que constituem a escola Mbyá Guarani, um modo de produção e transmissão de conhecimentos que é milenar. A sociologia da imagem, da autora boliviana Silvia Rivera Cusicanqui, torna-se uma referência que, junto ao diálogo constante com os estudantes da comunidade, surge como modo de compreender e de tecer uma linguagem de pesquisa a partir das imagens e da oralidade carregadas da cosmologia dos Guarani, revelando uma profunda consciência do povo Mbyá sobre a sua própria história e indicando pistas para a construção da interculturalidade, ao assumirmos um modo próprio de aprendizagem – o da descolonização das práticas pedagógicas a partir da escola indígena.Esta investigación se construyó a partir de mi experiencia como educadora no indígena en la escuela estatal de la comunidad Mbyá Guarani Guajayvi, ubicada en Charqueadas, Rio Grande do Sul (RS-BRA). La investigación consiste en narrativas y reflexiones que hablan de mi trayecto, desde abril de 2017 como educadora en una escuela no indígena que visita una comunidad Mbyá Guarani en Viamão/RS, y se está descubriendo con una educación eurocéntrica. Este descubrimiento, que se expande y profundiza en el camino, trae consigo la develación de una bibliografía latinoamericana, de los autores de Abya Yala, hasta ahora desconocida para mí. Las narrativas, en diálogo con esta bibliografía, buscan mapear los movimientos que emergen de mi cotidianidad como educadora, en un camino que lleva la mirada de la escritura a las imágenes y oralidad que componen la escuela Mbyá Guaraní, a un modo de producción y transmisión de conocimiento que es milenario. La sociología de la imagen de la autora boliviana Silvia Rivera Cusicanqui se convierte en un referente que, junto al diálogo constante con los estudiantes de la comunidad, surge como una forma de comprender y tejer un lenguaje de investigación basado en las imágenes y la oralidad cargadas desde la cosmología guaraní, revelando una profunda conciencia del pueblo Mbyá sobre su propia historia e indicando pistas para la construcción de la interculturalidad, asumiendo su propia forma de aprender, la de la descolonización de las prácticas pedagógicas desde la escuela indígena.application/pdfporÍndios mbyá-guaraniEscola indígenaInterculturalidadeDescolonizaçãoSociologia da imagemEscuela IndígenaInterculturalidadDescolonizaciónSociología de la ImagenMovimentos da Guajayvi : Narrativas de descolonização desde a escola indígena Mbyá Guaraniinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121834.pdf.txt001121834.pdf.txtExtracted Texttext/plain209661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217588/2/001121834.pdf.txtf5ea5b17080d10a1f698567379a0e2faMD52ORIGINAL001121834.pdfTexto completoapplication/pdf5060505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217588/1/001121834.pdf2020c934c0d9f87d8cee2c234123e740MD5110183/2175882021-11-20 06:12:36.759891oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217588Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-11-20T08:12:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Movimentos da Guajayvi : Narrativas de descolonização desde a escola indígena Mbyá Guarani
title Movimentos da Guajayvi : Narrativas de descolonização desde a escola indígena Mbyá Guarani
spellingShingle Movimentos da Guajayvi : Narrativas de descolonização desde a escola indígena Mbyá Guarani
Tomazzoni, Márcia Luísa
Índios mbyá-guarani
Escola indígena
Interculturalidade
Descolonização
Sociologia da imagem
Escuela Indígena
Interculturalidad
Descolonización
Sociología de la Imagen
title_short Movimentos da Guajayvi : Narrativas de descolonização desde a escola indígena Mbyá Guarani
title_full Movimentos da Guajayvi : Narrativas de descolonização desde a escola indígena Mbyá Guarani
title_fullStr Movimentos da Guajayvi : Narrativas de descolonização desde a escola indígena Mbyá Guarani
title_full_unstemmed Movimentos da Guajayvi : Narrativas de descolonização desde a escola indígena Mbyá Guarani
title_sort Movimentos da Guajayvi : Narrativas de descolonização desde a escola indígena Mbyá Guarani
author Tomazzoni, Márcia Luísa
author_facet Tomazzoni, Márcia Luísa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomazzoni, Márcia Luísa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Menezes, Magali Mendes de
contributor_str_mv Menezes, Magali Mendes de
dc.subject.por.fl_str_mv Índios mbyá-guarani
Escola indígena
Interculturalidade
Descolonização
Sociologia da imagem
topic Índios mbyá-guarani
Escola indígena
Interculturalidade
Descolonização
Sociologia da imagem
Escuela Indígena
Interculturalidad
Descolonización
Sociología de la Imagen
dc.subject.spa.fl_str_mv Escuela Indígena
Interculturalidad
Descolonización
Sociología de la Imagen
description A presente pesquisa foi construída a partir da minha experiência como educadora não indígena junto à escola estadual da comunidade Mbyá Guarani Guajayvi, situada em Charqueadas, Rio Grande do Sul (RS-Brasil). A pesquisa é composta por narrativas e reflexões que falam do meu trajeto, desde abril de 2017, como educadora numa escola não indígena, que realiza a visitação a uma comunidade Mbyá Guarani de Viamão/RS e vai se descobrindo com uma formação eurocentrada. Essa descoberta, que vai se expandindo e se aprofundando ao longo do caminhar, traz consigo o desvelar de uma bibliografia latino-americana – de autorxs de Abya Yala –, anteriormente desconhecida para mim. As narrativas, em diálogos com essa bibliografia, buscam cartografar os movimentos que emergem de meu cotidiano como educadora, num caminho que leva o olhar da escrita para as imagens e a oralidade, que constituem a escola Mbyá Guarani, um modo de produção e transmissão de conhecimentos que é milenar. A sociologia da imagem, da autora boliviana Silvia Rivera Cusicanqui, torna-se uma referência que, junto ao diálogo constante com os estudantes da comunidade, surge como modo de compreender e de tecer uma linguagem de pesquisa a partir das imagens e da oralidade carregadas da cosmologia dos Guarani, revelando uma profunda consciência do povo Mbyá sobre a sua própria história e indicando pistas para a construção da interculturalidade, ao assumirmos um modo próprio de aprendizagem – o da descolonização das práticas pedagógicas a partir da escola indígena.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-28T04:02:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217588
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001121834
url http://hdl.handle.net/10183/217588
identifier_str_mv 001121834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217588/2/001121834.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217588/1/001121834.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f5ea5b17080d10a1f698567379a0e2fa
2020c934c0d9f87d8cee2c234123e740
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309174349856768