Movimentos da Guajayvi : Narrativas de descolonização desde a escola indígena Mbyá Guarani
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/217588 |
Resumo: | A presente pesquisa foi construída a partir da minha experiência como educadora não indígena junto à escola estadual da comunidade Mbyá Guarani Guajayvi, situada em Charqueadas, Rio Grande do Sul (RS-Brasil). A pesquisa é composta por narrativas e reflexões que falam do meu trajeto, desde abril de 2017, como educadora numa escola não indígena, que realiza a visitação a uma comunidade Mbyá Guarani de Viamão/RS e vai se descobrindo com uma formação eurocentrada. Essa descoberta, que vai se expandindo e se aprofundando ao longo do caminhar, traz consigo o desvelar de uma bibliografia latino-americana – de autorxs de Abya Yala –, anteriormente desconhecida para mim. As narrativas, em diálogos com essa bibliografia, buscam cartografar os movimentos que emergem de meu cotidiano como educadora, num caminho que leva o olhar da escrita para as imagens e a oralidade, que constituem a escola Mbyá Guarani, um modo de produção e transmissão de conhecimentos que é milenar. A sociologia da imagem, da autora boliviana Silvia Rivera Cusicanqui, torna-se uma referência que, junto ao diálogo constante com os estudantes da comunidade, surge como modo de compreender e de tecer uma linguagem de pesquisa a partir das imagens e da oralidade carregadas da cosmologia dos Guarani, revelando uma profunda consciência do povo Mbyá sobre a sua própria história e indicando pistas para a construção da interculturalidade, ao assumirmos um modo próprio de aprendizagem – o da descolonização das práticas pedagógicas a partir da escola indígena. |
id |
URGS_21ab52c93829445e6f750896278fa45c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217588 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Tomazzoni, Márcia LuísaMenezes, Magali Mendes de2021-01-28T04:02:29Z2020http://hdl.handle.net/10183/217588001121834A presente pesquisa foi construída a partir da minha experiência como educadora não indígena junto à escola estadual da comunidade Mbyá Guarani Guajayvi, situada em Charqueadas, Rio Grande do Sul (RS-Brasil). A pesquisa é composta por narrativas e reflexões que falam do meu trajeto, desde abril de 2017, como educadora numa escola não indígena, que realiza a visitação a uma comunidade Mbyá Guarani de Viamão/RS e vai se descobrindo com uma formação eurocentrada. Essa descoberta, que vai se expandindo e se aprofundando ao longo do caminhar, traz consigo o desvelar de uma bibliografia latino-americana – de autorxs de Abya Yala –, anteriormente desconhecida para mim. As narrativas, em diálogos com essa bibliografia, buscam cartografar os movimentos que emergem de meu cotidiano como educadora, num caminho que leva o olhar da escrita para as imagens e a oralidade, que constituem a escola Mbyá Guarani, um modo de produção e transmissão de conhecimentos que é milenar. A sociologia da imagem, da autora boliviana Silvia Rivera Cusicanqui, torna-se uma referência que, junto ao diálogo constante com os estudantes da comunidade, surge como modo de compreender e de tecer uma linguagem de pesquisa a partir das imagens e da oralidade carregadas da cosmologia dos Guarani, revelando uma profunda consciência do povo Mbyá sobre a sua própria história e indicando pistas para a construção da interculturalidade, ao assumirmos um modo próprio de aprendizagem – o da descolonização das práticas pedagógicas a partir da escola indígena.Esta investigación se construyó a partir de mi experiencia como educadora no indígena en la escuela estatal de la comunidad Mbyá Guarani Guajayvi, ubicada en Charqueadas, Rio Grande do Sul (RS-BRA). La investigación consiste en narrativas y reflexiones que hablan de mi trayecto, desde abril de 2017 como educadora en una escuela no indígena que visita una comunidad Mbyá Guarani en Viamão/RS, y se está descubriendo con una educación eurocéntrica. Este descubrimiento, que se expande y profundiza en el camino, trae consigo la develación de una bibliografía latinoamericana, de los autores de Abya Yala, hasta ahora desconocida para mí. Las narrativas, en diálogo con esta bibliografía, buscan mapear los movimientos que emergen de mi cotidianidad como educadora, en un camino que lleva la mirada de la escritura a las imágenes y oralidad que componen la escuela Mbyá Guaraní, a un modo de producción y transmisión de conocimiento que es milenario. La sociología de la imagen de la autora boliviana Silvia Rivera Cusicanqui se convierte en un referente que, junto al diálogo constante con los estudiantes de la comunidad, surge como una forma de comprender y tejer un lenguaje de investigación basado en las imágenes y la oralidad cargadas desde la cosmología guaraní, revelando una profunda conciencia del pueblo Mbyá sobre su propia historia e indicando pistas para la construcción de la interculturalidad, asumiendo su propia forma de aprender, la de la descolonización de las prácticas pedagógicas desde la escuela indígena.application/pdfporÍndios mbyá-guaraniEscola indígenaInterculturalidadeDescolonizaçãoSociologia da imagemEscuela IndígenaInterculturalidadDescolonizaciónSociología de la ImagenMovimentos da Guajayvi : Narrativas de descolonização desde a escola indígena Mbyá Guaraniinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121834.pdf.txt001121834.pdf.txtExtracted Texttext/plain209661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217588/2/001121834.pdf.txtf5ea5b17080d10a1f698567379a0e2faMD52ORIGINAL001121834.pdfTexto completoapplication/pdf5060505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217588/1/001121834.pdf2020c934c0d9f87d8cee2c234123e740MD5110183/2175882021-11-20 06:12:36.759891oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217588Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-11-20T08:12:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Movimentos da Guajayvi : Narrativas de descolonização desde a escola indígena Mbyá Guarani |
title |
Movimentos da Guajayvi : Narrativas de descolonização desde a escola indígena Mbyá Guarani |
spellingShingle |
Movimentos da Guajayvi : Narrativas de descolonização desde a escola indígena Mbyá Guarani Tomazzoni, Márcia Luísa Índios mbyá-guarani Escola indígena Interculturalidade Descolonização Sociologia da imagem Escuela Indígena Interculturalidad Descolonización Sociología de la Imagen |
title_short |
Movimentos da Guajayvi : Narrativas de descolonização desde a escola indígena Mbyá Guarani |
title_full |
Movimentos da Guajayvi : Narrativas de descolonização desde a escola indígena Mbyá Guarani |
title_fullStr |
Movimentos da Guajayvi : Narrativas de descolonização desde a escola indígena Mbyá Guarani |
title_full_unstemmed |
Movimentos da Guajayvi : Narrativas de descolonização desde a escola indígena Mbyá Guarani |
title_sort |
Movimentos da Guajayvi : Narrativas de descolonização desde a escola indígena Mbyá Guarani |
author |
Tomazzoni, Márcia Luísa |
author_facet |
Tomazzoni, Márcia Luísa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomazzoni, Márcia Luísa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Menezes, Magali Mendes de |
contributor_str_mv |
Menezes, Magali Mendes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Índios mbyá-guarani Escola indígena Interculturalidade Descolonização Sociologia da imagem |
topic |
Índios mbyá-guarani Escola indígena Interculturalidade Descolonização Sociologia da imagem Escuela Indígena Interculturalidad Descolonización Sociología de la Imagen |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Escuela Indígena Interculturalidad Descolonización Sociología de la Imagen |
description |
A presente pesquisa foi construída a partir da minha experiência como educadora não indígena junto à escola estadual da comunidade Mbyá Guarani Guajayvi, situada em Charqueadas, Rio Grande do Sul (RS-Brasil). A pesquisa é composta por narrativas e reflexões que falam do meu trajeto, desde abril de 2017, como educadora numa escola não indígena, que realiza a visitação a uma comunidade Mbyá Guarani de Viamão/RS e vai se descobrindo com uma formação eurocentrada. Essa descoberta, que vai se expandindo e se aprofundando ao longo do caminhar, traz consigo o desvelar de uma bibliografia latino-americana – de autorxs de Abya Yala –, anteriormente desconhecida para mim. As narrativas, em diálogos com essa bibliografia, buscam cartografar os movimentos que emergem de meu cotidiano como educadora, num caminho que leva o olhar da escrita para as imagens e a oralidade, que constituem a escola Mbyá Guarani, um modo de produção e transmissão de conhecimentos que é milenar. A sociologia da imagem, da autora boliviana Silvia Rivera Cusicanqui, torna-se uma referência que, junto ao diálogo constante com os estudantes da comunidade, surge como modo de compreender e de tecer uma linguagem de pesquisa a partir das imagens e da oralidade carregadas da cosmologia dos Guarani, revelando uma profunda consciência do povo Mbyá sobre a sua própria história e indicando pistas para a construção da interculturalidade, ao assumirmos um modo próprio de aprendizagem – o da descolonização das práticas pedagógicas a partir da escola indígena. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-28T04:02:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/217588 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001121834 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/217588 |
identifier_str_mv |
001121834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217588/2/001121834.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217588/1/001121834.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f5ea5b17080d10a1f698567379a0e2fa 2020c934c0d9f87d8cee2c234123e740 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800309174349856768 |