Vivências e concepções de folclore e música folclórica : um survey com alunos de 9 a 11 anos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/4085 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar vivências e concepções de folclore e música folclórica de alunos de 9 a 11 anos do ensino fundamental. A revisão da literatura encontra-se no primeiro capítulo, no qual procurei apresentar pesquisas e estudos recentes em educação musical, cuja crescente tendência tem sido aproximar o ensino de música das vivências cotidianas dos alunos, e pesquisas sobre folclore e folclore na educação. O referencial teórico, apresentado no segundo capítulo, é constituído pela soma de três perspectivas distintas, porém complementares: modelos de ensino escolar, a partir dos estudos de Pérez Gómez (1998a, 1998b, 1998c, 1998d, 1998e, 2001), o folclore (ALMEIDA, 1971; BENJAMIN, 2002; CÂMARA CASCUDO, 1984; GARCIA, 2000; LIMA, 1985) e propostas de inclusão do folclore na escola, onde utilizo como base a Carta do Folclore Brasileiro de 1951 e a Carta do Folclore Brasileiro de 1995. A metodologia da pesquisa é apresentada no terceiro capítulo. O método escolhido para conduzir esta investigação foi o survey interseccional de pequeno porte. Através de procedimentos de amostragem por estratos e amostragem aleatória simples, foram selecionados 11 alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada. O terceiro capítulo também inclui os procedimentos de análise de dados O quarto capítulo é destinado à apresentação dos resultados da pesquisa. Inclui informações sobre as vivências e concepções de folclore e música folclórica dos alunos investigados, além de informações sobre a educação musical existente nas escolas cujos alunos foram pesquisados. No final do capítulo encontra-se uma síntese dos resultados, onde destaco os principais padrões encontrados nesta pesquisa, bem como as relações existentes entre as categorias de análise. Na Conclusão são apresentadas as contribuições deste trabalho para a área de educação musical, onde enfatizo a necessidade de se estabelecer uma interlocução entre o ensino escolar e o folclore, numa tentativa de fornecer subsídios para a construção de alternativas de inclusão do folclore no ensino escolar. |
id |
URGS_21bf9573fa5e3e0171b4c3283e6ae137 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4085 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Wolffenbuttel, Cristina RolimAgrifoglio, Rose Marie ReisDel Ben, Luciana Marta2007-06-06T17:32:51Z2004http://hdl.handle.net/10183/4085000347319A presente pesquisa teve como objetivo investigar vivências e concepções de folclore e música folclórica de alunos de 9 a 11 anos do ensino fundamental. A revisão da literatura encontra-se no primeiro capítulo, no qual procurei apresentar pesquisas e estudos recentes em educação musical, cuja crescente tendência tem sido aproximar o ensino de música das vivências cotidianas dos alunos, e pesquisas sobre folclore e folclore na educação. O referencial teórico, apresentado no segundo capítulo, é constituído pela soma de três perspectivas distintas, porém complementares: modelos de ensino escolar, a partir dos estudos de Pérez Gómez (1998a, 1998b, 1998c, 1998d, 1998e, 2001), o folclore (ALMEIDA, 1971; BENJAMIN, 2002; CÂMARA CASCUDO, 1984; GARCIA, 2000; LIMA, 1985) e propostas de inclusão do folclore na escola, onde utilizo como base a Carta do Folclore Brasileiro de 1951 e a Carta do Folclore Brasileiro de 1995. A metodologia da pesquisa é apresentada no terceiro capítulo. O método escolhido para conduzir esta investigação foi o survey interseccional de pequeno porte. Através de procedimentos de amostragem por estratos e amostragem aleatória simples, foram selecionados 11 alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada. O terceiro capítulo também inclui os procedimentos de análise de dados O quarto capítulo é destinado à apresentação dos resultados da pesquisa. Inclui informações sobre as vivências e concepções de folclore e música folclórica dos alunos investigados, além de informações sobre a educação musical existente nas escolas cujos alunos foram pesquisados. No final do capítulo encontra-se uma síntese dos resultados, onde destaco os principais padrões encontrados nesta pesquisa, bem como as relações existentes entre as categorias de análise. Na Conclusão são apresentadas as contribuições deste trabalho para a área de educação musical, onde enfatizo a necessidade de se estabelecer uma interlocução entre o ensino escolar e o folclore, numa tentativa de fornecer subsídios para a construção de alternativas de inclusão do folclore no ensino escolar.application/pdfporEducação musical : Ensino fundamentalFolclore : EnsinoEducacao musical : Folclore : Series iniciaisVivências e concepções de folclore e música folclórica : um survey com alunos de 9 a 11 anos do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000347319.pdf000347319.pdfTexto completoapplication/pdf395750http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4085/1/000347319.pdfce92e6fd5aecd7e480f1bbe5bfac5a65MD51TEXT000347319.pdf.txt000347319.pdf.txtExtracted Texttext/plain237136http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4085/2/000347319.pdf.txt9da68413db2edeec153e298a004926aeMD52THUMBNAIL000347319.pdf.jpg000347319.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4085/3/000347319.pdf.jpg932def6aa5ceeb925bfdbf83cbd38c1dMD5310183/40852018-10-16 09:32:32.061oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4085Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:32:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vivências e concepções de folclore e música folclórica : um survey com alunos de 9 a 11 anos do ensino fundamental |
title |
Vivências e concepções de folclore e música folclórica : um survey com alunos de 9 a 11 anos do ensino fundamental |
spellingShingle |
Vivências e concepções de folclore e música folclórica : um survey com alunos de 9 a 11 anos do ensino fundamental Wolffenbuttel, Cristina Rolim Educação musical : Ensino fundamental Folclore : Ensino Educacao musical : Folclore : Series iniciais |
title_short |
Vivências e concepções de folclore e música folclórica : um survey com alunos de 9 a 11 anos do ensino fundamental |
title_full |
Vivências e concepções de folclore e música folclórica : um survey com alunos de 9 a 11 anos do ensino fundamental |
title_fullStr |
Vivências e concepções de folclore e música folclórica : um survey com alunos de 9 a 11 anos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Vivências e concepções de folclore e música folclórica : um survey com alunos de 9 a 11 anos do ensino fundamental |
title_sort |
Vivências e concepções de folclore e música folclórica : um survey com alunos de 9 a 11 anos do ensino fundamental |
author |
Wolffenbuttel, Cristina Rolim |
author_facet |
Wolffenbuttel, Cristina Rolim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wolffenbuttel, Cristina Rolim |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Agrifoglio, Rose Marie Reis Del Ben, Luciana Marta |
contributor_str_mv |
Agrifoglio, Rose Marie Reis Del Ben, Luciana Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical : Ensino fundamental Folclore : Ensino Educacao musical : Folclore : Series iniciais |
topic |
Educação musical : Ensino fundamental Folclore : Ensino Educacao musical : Folclore : Series iniciais |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo investigar vivências e concepções de folclore e música folclórica de alunos de 9 a 11 anos do ensino fundamental. A revisão da literatura encontra-se no primeiro capítulo, no qual procurei apresentar pesquisas e estudos recentes em educação musical, cuja crescente tendência tem sido aproximar o ensino de música das vivências cotidianas dos alunos, e pesquisas sobre folclore e folclore na educação. O referencial teórico, apresentado no segundo capítulo, é constituído pela soma de três perspectivas distintas, porém complementares: modelos de ensino escolar, a partir dos estudos de Pérez Gómez (1998a, 1998b, 1998c, 1998d, 1998e, 2001), o folclore (ALMEIDA, 1971; BENJAMIN, 2002; CÂMARA CASCUDO, 1984; GARCIA, 2000; LIMA, 1985) e propostas de inclusão do folclore na escola, onde utilizo como base a Carta do Folclore Brasileiro de 1951 e a Carta do Folclore Brasileiro de 1995. A metodologia da pesquisa é apresentada no terceiro capítulo. O método escolhido para conduzir esta investigação foi o survey interseccional de pequeno porte. Através de procedimentos de amostragem por estratos e amostragem aleatória simples, foram selecionados 11 alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada. O terceiro capítulo também inclui os procedimentos de análise de dados O quarto capítulo é destinado à apresentação dos resultados da pesquisa. Inclui informações sobre as vivências e concepções de folclore e música folclórica dos alunos investigados, além de informações sobre a educação musical existente nas escolas cujos alunos foram pesquisados. No final do capítulo encontra-se uma síntese dos resultados, onde destaco os principais padrões encontrados nesta pesquisa, bem como as relações existentes entre as categorias de análise. Na Conclusão são apresentadas as contribuições deste trabalho para a área de educação musical, onde enfatizo a necessidade de se estabelecer uma interlocução entre o ensino escolar e o folclore, numa tentativa de fornecer subsídios para a construção de alternativas de inclusão do folclore no ensino escolar. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:32:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/4085 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000347319 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/4085 |
identifier_str_mv |
000347319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4085/1/000347319.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4085/2/000347319.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4085/3/000347319.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ce92e6fd5aecd7e480f1bbe5bfac5a65 9da68413db2edeec153e298a004926ae 932def6aa5ceeb925bfdbf83cbd38c1d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085037957185536 |