Entre a letra e o arame farpado : o dilema do engajamento na cultura brasileira dos anos 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klafke, Mariana Figueiró
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225999
Resumo: Esta tese apresenta uma análise da representação do intelectual engajado na literatura brasileira dos anos 1960 após o golpe de 1964, em um recorte que abarca cinco romances: O senhor embaixador (1965) e O prisioneiro (1967), de Erico Verissimo; Quarup (1967), de Antônio Callado; Pessach: a travessia (1967), de Carlos Heitor Cony; e Tenda dos Milagres (1969), de Jorge Amado. A pesquisa tem como objetivo compreender c omo autores marcados geracionalmente pe lo processo de democratização dos anos 1950 e 1960 lidaram co m o golpe de 1964 em suas obras. Ao mesmo tempo, procura se estabelecer comparações e paralelos com outras produções artísticas, especialmente no teatro e no cinema, compond o um quadro amplo do problema do engajamento no período. O pressuposto q ue norteou a pesquisa, inspirado em um raciocínio de An tonio Ca ndido, é de que seria possível elencar t rês momentos de consciência do atraso brasileiro que aparecem na literatura dos anos 1950 a 1970: (a) uma consciência amena do atraso , que vislumbra a possibilidade de integração mais ou menos harmoniosa entre tradição e modernidade ; (b) uma consciência crítica do atraso , que aponta para a necessidade do engajamento político ; e (c) uma consciência dilacerada do atraso , um momento em que predominam a violência e a fragmentação da experiência social e histórica nas narrativas. A pesquisa da tese está focada neste segundo momento, de consciência crítica, qua ndo ainda se apresentam projetos de país em narrativas com uma proposta relativamente totalizante de leitura de mundo. Para embasar a análise, foi realizado um estudo teórico sobre os conceitos de intelectual e de engajamento, bem como sobre o envolvimento dos intelectuais na esfera pública no Brasil. Na leitura das obras, as ideias de heroísmo e de sacrifício mostraram se recorrentes e estruturantes, de forma que esses conceitos também foram explorados no terceiro capítulo dessa tese, no qual se estabelece ram paralelos entre os romances citados e obras teatrais e cinematográficos do mesmo período que mobilizavam temas e reflexões semelhantes.
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O pressuposto q ue norteou a pesquisa, inspirado em um raciocínio de An tonio Ca ndido, é de que seria possível elencar t rês momentos de consciência do atraso brasileiro que aparecem na literatura dos anos 1950 a 1970: (a) uma consciência amena do atraso , que vislumbra a possibilidade de integração mais ou menos harmoniosa entre tradição e modernidade ; (b) uma consciência crítica do atraso , que aponta para a necessidade do engajamento político ; e (c) uma consciência dilacerada do atraso , um momento em que predominam a violência e a fragmentação da experiência social e histórica nas narrativas. A pesquisa da tese está focada neste segundo momento, de consciência crítica, qua ndo ainda se apresentam projetos de país em narrativas com uma proposta relativamente totalizante de leitura de mundo. Para embasar a análise, foi realizado um estudo teórico sobre os conceitos de intelectual e de engajamento, bem como sobre o envolvimento dos intelectuais na esfera pública no Brasil. Na leitura das obras, as ideias de heroísmo e de sacrifício mostraram se recorrentes e estruturantes, de forma que esses conceitos também foram explorados no terceiro capítulo dessa tese, no qual se estabelece ram paralelos entre os romances citados e obras teatrais e cinematográficos do mesmo período que mobilizavam temas e reflexões semelhantes.This thesis presents an an alysis of the representation of engaged intellectuals in 1960s Brazilian literature, after the 1964 coup, focusing on five novels: O senhor embaixador (1965) and O prisioneiro (1967), by Erico Quarup (1967), by Antônio Pessach: a traves sia (1967), by Carlos Heitor Cony; and A tenda dos Milagres (1969), by Jorge Amado. The research’s aim is to understand how authors generationally marked by the process of democratization in the 1950s and 1960s dealt with the 1964 coup in their works. At the same time, the study draws comparisons and parallels with other artistic productions, especially in theater and cinema, composing a broad framework of the question of engagement in the period. The premise that framed the study, inspir ed by the thinking of Antonio Ca ndido, is that it would be possible to catalogue three moments of an awareness of Brazilian backwardness in 1950s’ to 1970s’ literature: (a) a mild awareness of its backwardness, whic h sees the possibility of roughly harmonious integration of tradition and modernity; (b) a critical awareness of backwardness, which points to the need for political engagement; and, (c) a torn awareness of backwardness, a moment in which violence and frag mentation of social and historical experience predominate in narratives. This thesis’ research focuses further on the second moment, of critical awareness, in which narratives still present a country project with a relatively totalizing proposition for rea ding the world. As theoretical support for the analysis, a study of the concepts of intellectual and engagement was carried out, as well as a study of the involvement of intellectuals in Brazilian public sphere. study of the involvement of intellectuals in Brazilian public sphere. In the reading of the novels, ideas of heroi sm and sacrifice were recurrent and structuring, hence these concepts were also explored in the third chapter of this thesis, in which parallels were traced between the novels and theatrical plays and films produced in the same period which mobilized simil ar themes and reflections.application/pdfporLiteratura e políticaEngajamento políticoDitadura civil-militarLiteraturaLiterature and PoliticsEngagementCivil Military DictatorshipEntre a letra e o arame farpado : o dilema do engajamento na cultura brasileira dos anos 1960info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130197.pdf.txt001130197.pdf.txtExtracted Texttext/plain542119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225999/2/001130197.pdf.txt4c3ca9339a4b7a20d69b30c20c205fbcMD52ORIGINAL001130197.pdfTexto completoapplication/pdf2374788http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225999/1/001130197.pdfb7ce2afe5e2eca2ae60740d717861088MD5110183/2259992021-09-18 04:53:43.636824oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225999Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-09-18T07:53:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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