Preceptoria na residência multiprofissional em saúde : uma proposta de qualificação permanente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232443 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: Nos Programas de Residência na área da Saúde, o preceptor é o profissional que tem a função de desenvolver habilidades clínicas e compartilhá-las com o residente em formação, qualificando o ensino e a aprendizagem na prática. OBJETIVO: Estudar o tema da preceptoria na Residência Multiprofissional em Saúde (RMS), desenvolvendo como produto educacional uma proposta de atividade de formação para preceptores no formato de oficina, para qualificar a atividade desses na Residência. METODOLOGIA: O estudo faz uma revisão de literatura desenvolvida em duas etapas. Na primeira, analisa-se o papel do preceptor da Residência no ensino da saúde, as ações desenvolvidas na preceptoria e a formação dos profissionais da saúde para atuarem como preceptores. Nessa etapa, também é analisado o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Residência Integrada Multiprofissional (RIMS) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Na segunda etapa é elaborada uma oficina para preceptores, levando-se em consideração os resultados obtidos na primeira etapa. A revisão de literatura é dividida em três momentos: (1) identificação dos descritores controlados junto à base da BIREME (Descritores em Ciências da Saúde – DeCS) e não controlados, considerando os unitermos mais citados em literatura de referência; (2) refinamento da pesquisa, com a finalidade de tornar a busca mais específica e voltada ao objetivo do estudo; e (3) realização de busca avançada pelos estudos pertinentes ao tema da pesquisa. Inclui-se dentre as publicações artigos, Trabalhos de Conclusão de Curso (graduação e/ou especialização), dissertações e teses em português, inglês ou espanhol envolvendo a temática da preceptoria na residência. Foram excluídas as produções científicas não relacionadas com o escopo do estudo, as duplicadas, as cartas e os editoriais, assim como aquelas fora do período de 2014 a 2019 (últimos 5 anos). PRINCIPAIS RESULTADOS: A revisão de literatura identificou que o papel do preceptor no ensino das residências em saúde é acompanhar o residente no momento de formação. O fazer diário nas ações desenvolvidas na preceptoria é outra categoria que apresenta atribuições dos preceptores nos mais variados cenários de atuação e programas de residências. Na sua maioria, as funções desempenhadas dialogam diretamente com a formação do residente. As formações dos profissionais da saúde para atuarem como preceptores se apresentam distintas: preceptores com formação específica na área da educação em saúde apresentam melhor integração, enquanto aqueles sem formação específica apresentam um desempenho pouco satisfatório e com descontentamento da função. Os desafios relacionados à prática diária do preceptor com o contexto da formação se apresentam na forma de descontentamento, sobrecarga de trabalho, falta de incentivo financeiro e condições de trabalho inadequadas, impactando na formação do residente. O PPP da RIMS do HCPA também é analisado, podendo-se perceber que seu texto dialoga com as diretrizes e princípios do SUS. PRODUTO: É desenvolvida uma oficina voltada para preceptores, a fim de responder as dúvidas e anseios na qualificação dos residentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O preceptor é protagonista na formação do residente. Sendo assim, espera-se que sua trajetória tenha embasamento teórico suficiente para que desempenhe essa função com excelência. |
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Michielin, Fabiano da CostaAlvarenga, Luiz Fernando Calage2021-12-02T04:41:55Z2021http://hdl.handle.net/10183/232443001134168INTRODUÇÃO: Nos Programas de Residência na área da Saúde, o preceptor é o profissional que tem a função de desenvolver habilidades clínicas e compartilhá-las com o residente em formação, qualificando o ensino e a aprendizagem na prática. OBJETIVO: Estudar o tema da preceptoria na Residência Multiprofissional em Saúde (RMS), desenvolvendo como produto educacional uma proposta de atividade de formação para preceptores no formato de oficina, para qualificar a atividade desses na Residência. METODOLOGIA: O estudo faz uma revisão de literatura desenvolvida em duas etapas. Na primeira, analisa-se o papel do preceptor da Residência no ensino da saúde, as ações desenvolvidas na preceptoria e a formação dos profissionais da saúde para atuarem como preceptores. Nessa etapa, também é analisado o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Residência Integrada Multiprofissional (RIMS) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Na segunda etapa é elaborada uma oficina para preceptores, levando-se em consideração os resultados obtidos na primeira etapa. A revisão de literatura é dividida em três momentos: (1) identificação dos descritores controlados junto à base da BIREME (Descritores em Ciências da Saúde – DeCS) e não controlados, considerando os unitermos mais citados em literatura de referência; (2) refinamento da pesquisa, com a finalidade de tornar a busca mais específica e voltada ao objetivo do estudo; e (3) realização de busca avançada pelos estudos pertinentes ao tema da pesquisa. Inclui-se dentre as publicações artigos, Trabalhos de Conclusão de Curso (graduação e/ou especialização), dissertações e teses em português, inglês ou espanhol envolvendo a temática da preceptoria na residência. Foram excluídas as produções científicas não relacionadas com o escopo do estudo, as duplicadas, as cartas e os editoriais, assim como aquelas fora do período de 2014 a 2019 (últimos 5 anos). PRINCIPAIS RESULTADOS: A revisão de literatura identificou que o papel do preceptor no ensino das residências em saúde é acompanhar o residente no momento de formação. O fazer diário nas ações desenvolvidas na preceptoria é outra categoria que apresenta atribuições dos preceptores nos mais variados cenários de atuação e programas de residências. Na sua maioria, as funções desempenhadas dialogam diretamente com a formação do residente. As formações dos profissionais da saúde para atuarem como preceptores se apresentam distintas: preceptores com formação específica na área da educação em saúde apresentam melhor integração, enquanto aqueles sem formação específica apresentam um desempenho pouco satisfatório e com descontentamento da função. Os desafios relacionados à prática diária do preceptor com o contexto da formação se apresentam na forma de descontentamento, sobrecarga de trabalho, falta de incentivo financeiro e condições de trabalho inadequadas, impactando na formação do residente. O PPP da RIMS do HCPA também é analisado, podendo-se perceber que seu texto dialoga com as diretrizes e princípios do SUS. PRODUTO: É desenvolvida uma oficina voltada para preceptores, a fim de responder as dúvidas e anseios na qualificação dos residentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O preceptor é protagonista na formação do residente. Sendo assim, espera-se que sua trajetória tenha embasamento teórico suficiente para que desempenhe essa função com excelência.INTRODUCTION: In Health Residency Programs, the preceptor is the professional responsible for developing clinical skills and sharing them with the resident in training, qualifying, teaching, and learning in the practice setting. OBJECTIVE: To study preceptorship in the Multiprofessional Residency in Health, developing a training activity proposal for preceptors in the format of a workshop to qualify the activity of the preceptor of the residency, as an educational product. METHODOLOGY: The study does a literature review developed in two stages: the first is the literature review, to analyze the role of the residency preceptor in health education, the actions developed in a preceptorship, and the training of health professionals to act as preceptors. In this stage, the Pedagogical Political Project (PPP) for the Integrated Multiprofessional Residency (RIMS) of the Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) is also analyzed. In the second stage, a workshop for preceptors is developed, considering the first stage results. The literature review is divided into three parts: (1) identification of the controlled descriptors at the base of BIREME (Descriptors in Health Sciences - DeCS) and the uncontrolled, considering the most cited terms in the reference literature; (2) refine of the research, to specify the search and focus on the objective of the study; and (3) an advanced search carried out for studies relevant to the theme of the research. Articles, Course Conclusion Papers (graduation and/or specialization), dissertations, and theses in Portuguese, English, or Spanish involving preceptorship in the residency were included. Scientific productions not related to the study's scope or duplicated, letters, editorials, and the ones outside the period from 2014 to 2019 (last five years) were excluded. MAIN RESULTS: The literature review identifies that the preceptor's role in teaching health residencies is to accompany the resident at the training time. The daily practice in the actions developed in the preceptorship is another category that presents the preceptors' attributions in the most varied scenarios of performance and residency programs. However, most of the functions performed are related to the formation of the resident. There is different training of health professionals to act as preceptors: preceptors with specific training in health education present a better integration, but those without specific training show unsatisfactory performance and dissatisfaction with the role. The challenges related to the preceptor's daily practice with the context of the training are presented in the form of discontent, work overload, lack of financial incentives, and inadequate working conditions impacting the resident's training. The PPP of HCPA's RIMS is also analyzed, and its text dialogues with SUS guidelines and principles. PRODUCT: A workshop is developed for preceptors to answer the doubts and desires for the residents' qualification. FINAL CONSIDERATIONS: The preceptor is the protagonist in the resident's training, so it is expected that their trajectory has sufficient theoretical basis to perform their role with excellence.application/pdfporPreceptoriaHospitais de ensinoSistema Único de SaúdeInternato não médicoEducação em saúdePreceptorshipTeaching hospitalsMultiprofessional residencyUnified health systemPreceptoria na residência multiprofissional em saúde : uma proposta de qualificação permanenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdePorto Alegre, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134168.pdf.txt001134168.pdf.txtExtracted Texttext/plain210234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232443/2/001134168.pdf.txte658ea55c536814e9f8edf0fc0bcc98cMD52ORIGINAL001134168.pdfTexto completoapplication/pdf1120292http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232443/1/001134168.pdf50f221a055072f2c5c6f7a03981771beMD5110183/2324432023-08-24 03:33:03.201045oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232443Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-08-24T06:33:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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INTRODUÇÃO: Nos Programas de Residência na área da Saúde, o preceptor é o profissional que tem a função de desenvolver habilidades clínicas e compartilhá-las com o residente em formação, qualificando o ensino e a aprendizagem na prática. OBJETIVO: Estudar o tema da preceptoria na Residência Multiprofissional em Saúde (RMS), desenvolvendo como produto educacional uma proposta de atividade de formação para preceptores no formato de oficina, para qualificar a atividade desses na Residência. METODOLOGIA: O estudo faz uma revisão de literatura desenvolvida em duas etapas. Na primeira, analisa-se o papel do preceptor da Residência no ensino da saúde, as ações desenvolvidas na preceptoria e a formação dos profissionais da saúde para atuarem como preceptores. Nessa etapa, também é analisado o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Residência Integrada Multiprofissional (RIMS) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Na segunda etapa é elaborada uma oficina para preceptores, levando-se em consideração os resultados obtidos na primeira etapa. A revisão de literatura é dividida em três momentos: (1) identificação dos descritores controlados junto à base da BIREME (Descritores em Ciências da Saúde – DeCS) e não controlados, considerando os unitermos mais citados em literatura de referência; (2) refinamento da pesquisa, com a finalidade de tornar a busca mais específica e voltada ao objetivo do estudo; e (3) realização de busca avançada pelos estudos pertinentes ao tema da pesquisa. Inclui-se dentre as publicações artigos, Trabalhos de Conclusão de Curso (graduação e/ou especialização), dissertações e teses em português, inglês ou espanhol envolvendo a temática da preceptoria na residência. Foram excluídas as produções científicas não relacionadas com o escopo do estudo, as duplicadas, as cartas e os editoriais, assim como aquelas fora do período de 2014 a 2019 (últimos 5 anos). PRINCIPAIS RESULTADOS: A revisão de literatura identificou que o papel do preceptor no ensino das residências em saúde é acompanhar o residente no momento de formação. O fazer diário nas ações desenvolvidas na preceptoria é outra categoria que apresenta atribuições dos preceptores nos mais variados cenários de atuação e programas de residências. Na sua maioria, as funções desempenhadas dialogam diretamente com a formação do residente. As formações dos profissionais da saúde para atuarem como preceptores se apresentam distintas: preceptores com formação específica na área da educação em saúde apresentam melhor integração, enquanto aqueles sem formação específica apresentam um desempenho pouco satisfatório e com descontentamento da função. Os desafios relacionados à prática diária do preceptor com o contexto da formação se apresentam na forma de descontentamento, sobrecarga de trabalho, falta de incentivo financeiro e condições de trabalho inadequadas, impactando na formação do residente. O PPP da RIMS do HCPA também é analisado, podendo-se perceber que seu texto dialoga com as diretrizes e princípios do SUS. PRODUTO: É desenvolvida uma oficina voltada para preceptores, a fim de responder as dúvidas e anseios na qualificação dos residentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O preceptor é protagonista na formação do residente. Sendo assim, espera-se que sua trajetória tenha embasamento teórico suficiente para que desempenhe essa função com excelência. |
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