Preceptoria na residência multiprofissional: um elo na formação para o ensino na saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/270704 |
Resumo: | O presente estudo pretende apresentar o papel do preceptor na formação do residente em serviço bem como os desafios para desempenhar a função no ensino aprendizagem, com o objetivo de elaborar uma oficina para preceptores. Trata-se de uma revisão de literatura integrativa, utilizando descritores específicos na língua portuguesa controlados junto ao DeCS (Descritores em Ciências da Saúde), por meio de quatro combinações na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) acrescidos do operador booleano “AND”. Para os critérios de inclusão foram contemplados estudos sobre a temática da revisão entre os anos 2014 a 2019 nos idiomas português, inglês e espanhol. A amostra final resultou em 22 estudos. Os principais resultados identificaram as seguintes categorias: o papel do preceptor no ensino das residências em saúde conduzindo de forma sistêmico o residente; o fazer diário nas ações desenvolvidas na preceptoria com aplicação de troca de aprendizagem; e a formação dos profissionais da saúde para atuarem comopreceptores através da competência técnica. Os desafios relacionados à prática diária do preceptor com o contexto da formação estão ligados à ambiência inadequada e à falta de incentivo financeiro. Um item analisado foi o Projeto Político Pedagógico da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, apresentando diálogo com as diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde e contribuindo para a formação. Conclui-se que o preceptor é o profissional vinculado ao cenário de prática e desempenha seu papel com protagonismo e entusiasmo, percorrendo as adversidades no processo de ensino e aprendizagem nos cenários de práticas. |
id |
UFRGS-2_6af0c7a8fa050a699c1f19a52c2ba1d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270704 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Michielin, Fabiano da CostaAlvarenga, Luiz Fernando Calage2024-01-09T03:34:24Z20222358-2391http://hdl.handle.net/10183/270704001175633O presente estudo pretende apresentar o papel do preceptor na formação do residente em serviço bem como os desafios para desempenhar a função no ensino aprendizagem, com o objetivo de elaborar uma oficina para preceptores. Trata-se de uma revisão de literatura integrativa, utilizando descritores específicos na língua portuguesa controlados junto ao DeCS (Descritores em Ciências da Saúde), por meio de quatro combinações na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) acrescidos do operador booleano “AND”. Para os critérios de inclusão foram contemplados estudos sobre a temática da revisão entre os anos 2014 a 2019 nos idiomas português, inglês e espanhol. A amostra final resultou em 22 estudos. Os principais resultados identificaram as seguintes categorias: o papel do preceptor no ensino das residências em saúde conduzindo de forma sistêmico o residente; o fazer diário nas ações desenvolvidas na preceptoria com aplicação de troca de aprendizagem; e a formação dos profissionais da saúde para atuarem comopreceptores através da competência técnica. Os desafios relacionados à prática diária do preceptor com o contexto da formação estão ligados à ambiência inadequada e à falta de incentivo financeiro. Um item analisado foi o Projeto Político Pedagógico da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, apresentando diálogo com as diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde e contribuindo para a formação. Conclui-se que o preceptor é o profissional vinculado ao cenário de prática e desempenha seu papel com protagonismo e entusiasmo, percorrendo as adversidades no processo de ensino e aprendizagem nos cenários de práticas.The present study intends to present the role of the preceptor in the formation of the resident in service, as well as the challenges to perform this role in teaching and learning, to create a workshop for tutors. This study is an integrative literature review, using specific descriptors in the Portuguese language controlled by the DeCS (Health Sciences Descriptors), through four combinations in the Virtual Health Library (VHL) database plus the operator "AND." For the inclusion criteria, studies on the review theme between 2014 to 2019 in Portuguese, English, and Spanish were considered. The final sample resulted in 22 studies. The main results identified the following categories: the role of the preceptor as a teacher in health residencies in a systemic manner leading the resident; the daily doing in the actions developed in the preceptorship applying exchange of learning; training of health professionals to act as preceptors through technical competence and challenges related to the preceptor's daily practice with the context of training are linked to the inadequate ambiance, lack of financial incentive; One item analyzed was the pedagogical and political project of the Integrated Multiprofessional Residency in Health at the Hospital de Clínicas in Porto Alegre, RS, presenting a dialogue with SUS guidelines and principles contributing to the training. It is concluded that the preceptor is the professional linked to the practice scenario and plays his role with protagonism and enthusiasm, covering the adversities in the teaching-learning process in the practice scenarios.application/pdfporRevista Brasileira de Educação e Saúde. Pombal. Vol. 12, no. 4 (out./dez. 2022), p. 340-349PreceptoriaHospitais de ensinoResidência multiprofissional em saúdeSistema Único de SaúdePreceptorshipTeaching hospitalsMultiprofessional residencyUnified Health SystemPreceptoria na residência multiprofissional: um elo na formação para o ensino na saúdePreceptorship in multiprofesional residency: a link in training for health educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001175633.pdf.txt001175633.pdf.txtExtracted Texttext/plain51064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270704/2/001175633.pdf.txt528da18fbef0d13d76ecdbac89a860bdMD52ORIGINAL001175633.pdfTexto completoapplication/pdf601721http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270704/1/001175633.pdfc6a524c71fc420a0540020bd078dca4fMD5110183/2707042024-01-10 04:35:48.483815oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270704Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-10T06:35:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Preceptoria na residência multiprofissional: um elo na formação para o ensino na saúde |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Preceptorship in multiprofesional residency: a link in training for health education |
title |
Preceptoria na residência multiprofissional: um elo na formação para o ensino na saúde |
spellingShingle |
Preceptoria na residência multiprofissional: um elo na formação para o ensino na saúde Michielin, Fabiano da Costa Preceptoria Hospitais de ensino Residência multiprofissional em saúde Sistema Único de Saúde Preceptorship Teaching hospitals Multiprofessional residency Unified Health System |
title_short |
Preceptoria na residência multiprofissional: um elo na formação para o ensino na saúde |
title_full |
Preceptoria na residência multiprofissional: um elo na formação para o ensino na saúde |
title_fullStr |
Preceptoria na residência multiprofissional: um elo na formação para o ensino na saúde |
title_full_unstemmed |
Preceptoria na residência multiprofissional: um elo na formação para o ensino na saúde |
title_sort |
Preceptoria na residência multiprofissional: um elo na formação para o ensino na saúde |
author |
Michielin, Fabiano da Costa |
author_facet |
Michielin, Fabiano da Costa Alvarenga, Luiz Fernando Calage |
author_role |
author |
author2 |
Alvarenga, Luiz Fernando Calage |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Michielin, Fabiano da Costa Alvarenga, Luiz Fernando Calage |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Preceptoria Hospitais de ensino Residência multiprofissional em saúde Sistema Único de Saúde |
topic |
Preceptoria Hospitais de ensino Residência multiprofissional em saúde Sistema Único de Saúde Preceptorship Teaching hospitals Multiprofessional residency Unified Health System |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Preceptorship Teaching hospitals Multiprofessional residency Unified Health System |
description |
O presente estudo pretende apresentar o papel do preceptor na formação do residente em serviço bem como os desafios para desempenhar a função no ensino aprendizagem, com o objetivo de elaborar uma oficina para preceptores. Trata-se de uma revisão de literatura integrativa, utilizando descritores específicos na língua portuguesa controlados junto ao DeCS (Descritores em Ciências da Saúde), por meio de quatro combinações na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) acrescidos do operador booleano “AND”. Para os critérios de inclusão foram contemplados estudos sobre a temática da revisão entre os anos 2014 a 2019 nos idiomas português, inglês e espanhol. A amostra final resultou em 22 estudos. Os principais resultados identificaram as seguintes categorias: o papel do preceptor no ensino das residências em saúde conduzindo de forma sistêmico o residente; o fazer diário nas ações desenvolvidas na preceptoria com aplicação de troca de aprendizagem; e a formação dos profissionais da saúde para atuarem comopreceptores através da competência técnica. Os desafios relacionados à prática diária do preceptor com o contexto da formação estão ligados à ambiência inadequada e à falta de incentivo financeiro. Um item analisado foi o Projeto Político Pedagógico da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, apresentando diálogo com as diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde e contribuindo para a formação. Conclui-se que o preceptor é o profissional vinculado ao cenário de prática e desempenha seu papel com protagonismo e entusiasmo, percorrendo as adversidades no processo de ensino e aprendizagem nos cenários de práticas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-09T03:34:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/270704 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2358-2391 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001175633 |
identifier_str_mv |
2358-2391 001175633 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/270704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde. Pombal. Vol. 12, no. 4 (out./dez. 2022), p. 340-349 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270704/2/001175633.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270704/1/001175633.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
528da18fbef0d13d76ecdbac89a860bd c6a524c71fc420a0540020bd078dca4f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447849233547264 |