Sutis violências : a educação em tempos perturbados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Rosana Silva de
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256240
Resumo: Sutis violências: a educação em tempos perturbados é uma pesquisa teórica que pretende constituir um espaço de debate crítico em torno da temática indústria cultural, tendo em vista alguns efeitos produzidos por esta no campo da educação. Com isto quer contribuir ao saber educativo no que diz respeito à exposição dele à cultura mediática que no seu aspecto de massificação reforça o pensamento objetificador em relação aos sujeitos, dificultando o reconhecimento do outro e sua legitimidade histórica. Para o ensino da história este problema remete ao isolamento e esquecimento do outro na leitura social, dificultando o tempo presente. O referencial teórico nesta investigação parte, originariamente, da crítica sobre a cultura do capitalismo tardio que a primeira geração da Escola de Frankfurt produziu. Entretanto, respeitando o 'pensar crítico' defendido por aquela geração, a presente dissertação não fica encerrada nos limites daquela abordagem, recriando uma constelação teórica de pensadores diferentes, mas não extemporâneos, que denunciam na identidade cultural o dispositivo para a mera sobrevivência. A crítica inaugural de Adorno e Horkheimer à diabética do esclarecimento e o empreendimento de Benjamin em assegurar a experiência solidária, contribuem para o ensino da história e desestabiliza a razão unívoca. Por algum tempo os anseios modernos levaram a termo o intento do projeto de emancipação, porém escondendo suas próprias ambivalências. Os autores incitam ao abandono das ilusões teóricas em torno da construção de um mundo melhor sem que se toque nas feridas que o próprio sujeito moderno produziu em si e nos outros. Essa exposição provoca inquietações que podem vir a ser alimentadoras no processo educativo. A educação não deseja mais do que isto: abrir mais uma possibilidade para o pensar e discutir a formação do humano.
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Entretanto, respeitando o 'pensar crítico' defendido por aquela geração, a presente dissertação não fica encerrada nos limites daquela abordagem, recriando uma constelação teórica de pensadores diferentes, mas não extemporâneos, que denunciam na identidade cultural o dispositivo para a mera sobrevivência. A crítica inaugural de Adorno e Horkheimer à diabética do esclarecimento e o empreendimento de Benjamin em assegurar a experiência solidária, contribuem para o ensino da história e desestabiliza a razão unívoca. Por algum tempo os anseios modernos levaram a termo o intento do projeto de emancipação, porém escondendo suas próprias ambivalências. Os autores incitam ao abandono das ilusões teóricas em torno da construção de um mundo melhor sem que se toque nas feridas que o próprio sujeito moderno produziu em si e nos outros. Essa exposição provoca inquietações que podem vir a ser alimentadoras no processo educativo. A educação não deseja mais do que isto: abrir mais uma possibilidade para o pensar e discutir a formação do humano.This piece of work, Subtle violences: education in disoriented tomes, is a research that has the aim of producing different opportunities to the critical discussions development about the cultural industry and its effects in pedagogical situations. It wants to contribute to the pedagogical knowledge in order to better understand the relations established between some pedaggogical practices and mass media culture. In this way, mass media culture refers to a kind of padronization according to what the human beings are considered things. This way of understanding man and his relations is linked to a very commom difficult of recognizing man historical condition and reality. It is also possible to detach some problems closely linked to History teaching that are related with a social reading which isolates and forgets everything that seems to be different or estranger. The theorical reference is mainly based on the dialogue established with "Franfkfurt School" conceptions and its critic about the capitalism culture. However, this study is not limited by "Frankfurt School" approach. It considers Frankfurt's important contributions and includs a theorical constellation composed by different authors that also show up the cultural identity as a kind of 'survivel device', in other words, a set of connected social operations with the particular purpose of 'keeping one alive'. Adorno's and Horkheimer's inaugural critic to 'Dialectic of Enlightenment' and Benjamin's work into assuring the supportive experience have contributed to the homogeneous reason desestabilization in History teaching. For a time the modern projects were engajed with an emancipation project, but they hid their own ambivalence. These authors suggest that the theoretical illusions to have a different world without refering the damages produced by the modem man have to be left. In such case, this exposition produces many anxieties that can positivly interfer in the pedagogical process. Education has the very specific and important task of giving some contributions to the openning of other ways to think and discuss about human formation.application/pdfporIndústria culturalEscola de FrankfurtFilosofia da educaçãoHistóriaEnsinoSutis violências : a educação em tempos perturbadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000631097.pdf.txt000631097.pdf.txtExtracted Texttext/plain358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256240/2/000631097.pdf.txt45972f11f1bb90b960c0951c5539c3aaMD52ORIGINAL000631097.pdfTexto completoapplication/pdf6891335http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256240/1/000631097.pdf4c9eac3c23caff9fc20074a41f3c6e7aMD5110183/2562402023-03-24 03:22:47.446972oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256240Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-24T06:22:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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