A arte transgressiva como gênese da ressignificação do campo artístico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198579 |
Resumo: | Nesta dissertação gravita-se em torno do campo da arte. Ao redor deste existe um conjunto de objetivos gerais, assim: entender o sistema da arte, determinados exemplos de arte subversiva e o campo da estética. Os objetivos específicos surgem como satélites da pesquisa, a saber: os sistemas simbólicos, os sistemas discursivos, as relações de poder e dominância, a autonomia da arte, a transgressão na arte e o regime estético da arte. O norte do estudo direciona-se aos objetos de pesquisa, os quais são: o Salão dos Recusados; o movimento Dadá; o grupo Voina, e a Pichação. Esse material teórico movimenta as questões da análise como, quais fatores levam o campo da arte a legitimar manifestações de arte que estão fora do circuito? Quais são as mudanças e as contribuições que os trabalhos artísticos transgressivos trazem ao universo da arte? Para contestar estes itens utiliza-se a pesquisa bibliográfica e a hermenêutica como metodologias. A pesquisa parte de três pilares (capítulos), tais como: o campo da arte, a arte subversiva e a estética. Além do mais desmembra estes termos, até assimilar a energia motora do campo da arte (o exercício do poder e da dominância). Também empenha-se nas consequências que as linguagens subversivas trouxeram ao campo e em decorrência para a ciência estética. Este estudo sustenta-se teoricamente, principalmente, através das obras de Argan, Baudrillard, Bourriaud, Bourdieu, Canclini, Foster, Foucault, Rancière, Cauquelin, entre outros. |
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