Adolescentes na/da educação de jovens e adultos e o Direito à educação escolar : um estudo a partir da cidade de Canoas/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delavechia, Angela Saikoski
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210258
Resumo: Este trabalho caracteriza a crise estrutural do capital (MÉSZÁROS, 2011); o desenvolvimento desigual e combinado (TROTSKY, 1994), que corrobora com as origens e a especificidade do Brasil como um país de capitalismo dependente (FERNANDES, 2009); e o Estado sob a ideologia neoliberal (RIZZOTTO, 2003; FONSECA; 2010) junto à reestruturação produtiva (modelo flexível) e seus desdobramentos na função social da escola e as demandas no mundo do trabalho. Dessa forma, tomando como pressuposto a materialidade histórica e dialética da realidade, desenvolvemos uma pesquisa sobre as condições e as perspectivas da adolescência com alunos entre 15 e 18 anos incompletos transferidos do ensino fundamental comum ao ensino fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), numa escola pública da rede municipal de Canoas/RS. Considerando as legislações que concedem este direito e a significativa proporção das matrículas em nível municipal, buscamos também analisar os reflexos desta inserção no que diz respeito à formação dos sujeitos e suas implicações no contexto da modalidade. Esta pesquisa está inserida no campo Trabalho e Educação, portanto apoia-se na categoria trabalho, em Marx, e no materialismo histórico-dialético (FRIGOTTO, 1989b; PALUDO, 2018) e suas categorias de análise. Refere-se à adolescência da classe trabalhadora, compreendendo-os como sujeitos de direitos (ECA), inseridos na escola capitalista, a qual tem inscrita em si uma contradição importante sobre seu papel social. Assim, dada a inclusão da autora como professora no contexto, desenvolvemos um estudo de caso (GIL, 2008), através de um questionário (GIL, 2008) e uma roda de conversa (ALVES, 2016) com os adolescentes e, ainda, duas entrevistas semiestruturadas (DESLANDES; MINAYO, 2008) com suas professoras regentes. No bojo dos nossos pressupostos teóricos, ético-políticos e das manifestações desta experiência, construímos uma linha argumentativa com as releituras possíveis neste contexto local e as mediações necessárias neste/deste tempo histórico. Com isso, aprofundando nossa análise sobre o conjunto de elementos que compõe a realidade destes adolescentes e da modalidade EJA nesta escola, percebemos a materialização do conceito de precariado (BRAGA, 2012). Por fim, nessa perspectiva, compreendendo a escola como um lugar fundamental na disputa capital-trabalho, re/afirmamos a importância da práxis no trabalho pedagógico (FRIZZO, 2008), em especial, no que se refere ao objetivo vital de contribuir na análise da realidade pelo viés da sua transformação
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Considerando as legislações que concedem este direito e a significativa proporção das matrículas em nível municipal, buscamos também analisar os reflexos desta inserção no que diz respeito à formação dos sujeitos e suas implicações no contexto da modalidade. Esta pesquisa está inserida no campo Trabalho e Educação, portanto apoia-se na categoria trabalho, em Marx, e no materialismo histórico-dialético (FRIGOTTO, 1989b; PALUDO, 2018) e suas categorias de análise. Refere-se à adolescência da classe trabalhadora, compreendendo-os como sujeitos de direitos (ECA), inseridos na escola capitalista, a qual tem inscrita em si uma contradição importante sobre seu papel social. Assim, dada a inclusão da autora como professora no contexto, desenvolvemos um estudo de caso (GIL, 2008), através de um questionário (GIL, 2008) e uma roda de conversa (ALVES, 2016) com os adolescentes e, ainda, duas entrevistas semiestruturadas (DESLANDES; MINAYO, 2008) com suas professoras regentes. No bojo dos nossos pressupostos teóricos, ético-políticos e das manifestações desta experiência, construímos uma linha argumentativa com as releituras possíveis neste contexto local e as mediações necessárias neste/deste tempo histórico. Com isso, aprofundando nossa análise sobre o conjunto de elementos que compõe a realidade destes adolescentes e da modalidade EJA nesta escola, percebemos a materialização do conceito de precariado (BRAGA, 2012). Por fim, nessa perspectiva, compreendendo a escola como um lugar fundamental na disputa capital-trabalho, re/afirmamos a importância da práxis no trabalho pedagógico (FRIZZO, 2008), em especial, no que se refere ao objetivo vital de contribuir na análise da realidade pelo viés da sua transformaçãoThis work caracterizes the structural crisis of capital (MÉSZÁROS, 2011); the uneven and combined development (TROTSKY, 1994), which corroborates with the origins and the specificity of Brazil as a country of dependent capitalism (FERNANDES, 2009); and the state under the neoliberal ideology (RIZZOTTO,2008; FONSECA,2010) next to the productive reestructuring (flexible model) and its consequences on the social function of the school and the demands in the world of work. In this way, assuming the historical and dialectical materiality of reality, we developed a research on the conditions and perspectives of adolescence with students between 15 and 18 years old, transferred from the common elementary school to the elementary school in the Youth and Adult Education (EJA) modality, in a public school of Canoas/RS. Considering the laws that grant this right and the significant proportion of school enrollments at the municipal level, we also seek to analyze the consequences of this insertion regarding the formation of subjects and its implications in the context of the modality. This research is inserted in the field Work and Education, therefore, is based on the category work, in Marx, and on the historical-dialectical materialism (FRIGOTTO, 1989b; PALUDO, 2018) and their categories of analysis. It refers to the adolescence of the working class, understanding them as subjects of rights (ECA), inserted in the capitalist school, which has inscribed in itself an important contradiction about its social role. Thus, given the inclusion of the author as a teacher in the context, we developed a case study (GIL,2008), through a questionnaire (GIL,2008) and a conversation wheel (ALVES, 2016) with the adolescents, as well as two semi-structured interviews (DESLANDES; MINAYO, 2008) with their leading teachers. In the midst of our theoretical, ethical-political assumptions and the manifestations of this experience, we have constructed an argumentative line with the possible re-readings in this local context and the necessary mediations in this/of this historical time. With this, deepening our analysis on the set of elements that make up the reality of these adolescents and the EJA in this school, we realize a materialization of the concept of precariat (BRAGA, 2012). Finally, in this perspective, understanding a school as a fundamental place in the dispute for working capital, we reaffirm the importance of praxis in pedagogical work (FRIZZO, 2008), especially with regard to the vital objective of contributing to the analysis of reality through its transformation.application/pdfporTrabalhoAdolescênciaAdolescenteEducação de jovens e adultosWorkeducationAdolescenceTeenagersYouthand Adult EducationAdolescentes na/da educação de jovens e adultos e o Direito à educação escolar : um estudo a partir da cidade de Canoas/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114913.pdf.txt001114913.pdf.txtExtracted Texttext/plain355681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210258/2/001114913.pdf.txt505a2710fa3724e8106306ee9ab12855MD52ORIGINAL001114913.pdfTexto completoapplication/pdf1771320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210258/1/001114913.pdfc22d3632efd9034f50375acae96cdd68MD5110183/2102582023-05-20 03:45:00.368495oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210258Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-20T06:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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