Precursores do desempenho escolar em resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232596 |
Resumo: | A presente tese tem como objetivo identificar as habilidades precursoras da resolução de problemas em estudantes de 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, em duas cidades de regiões diferentes do Brasil, Arapiraca/AL (nordeste) e Porto Alegre/RS (sul). Participaram deste estudo 261 estudantes de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental, sendo 134 de uma mesma escola na cidade de Arapiraca/AL e 127 de duas escolas situadas na cidade de Porto Alegre/RS. De início, esta tese apresenta uma revisão de literatura com o objetivo de mostrar as concepções relacionadas à resolução de problemas com o foco na educação matemática e as habilidades cognitivas que aparecem na literatura como precursores, em que foram encontrados seis trabalhos. Em seguida, foi analisado o desempenho das crianças dos dois grupos na tarefa de resolução de problemas, na análise dos dados destacamos que os dois grupos investigados são semelhantes nos aspectos educacionais. Parece que devido a esse fator, o desempenho nos testes aplicados não mostrou diferença significativa entre eles, semelhança também encontrada nos resultados do desempenho em matemática na Prova Brasil. Em relação ao objetivo central, os resultados mostraram que as habilidades avaliadas (memória de trabalho, consciência fonêmica, compreensão leitora, transcodificação numérica, estimativa numérica e raciocínio quantitativo) apresentaram correlação estatisticamente significativas entre si e, mais do que isso, o desempenho na resolução de problemas correlacionou-se significativamente com todas as demais habilidades. Das sete variáveis consideradas como possíveis preditoras, as citadas acima e mais a cidade, apenas quatro apresentaram valor significativo de influência na resolução de problemas: raciocínio quantitativo, transcodificação numérica, compreensão leitora e memória de trabalho. A variável de maior influência na resolução de problemas foi o raciocínio quantitativo (β = 0,21, p < 0,001), responsável por explicar sozinha 34,9% da variância no desempenho na resolução de problemas. Já a varável de menor influência foi a compreensão leitora (β = 0,08, p < 0,001), acrescentando somente 0,2% na explicação do desempenho da variável resposta. É importante também destacar que a variável cidade não teve valor preditivo no modelo. |
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Lima, Elielson MagalhãesDorneles, Beatriz Vargas2021-12-04T04:53:11Z2021http://hdl.handle.net/10183/232596001134400A presente tese tem como objetivo identificar as habilidades precursoras da resolução de problemas em estudantes de 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, em duas cidades de regiões diferentes do Brasil, Arapiraca/AL (nordeste) e Porto Alegre/RS (sul). Participaram deste estudo 261 estudantes de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental, sendo 134 de uma mesma escola na cidade de Arapiraca/AL e 127 de duas escolas situadas na cidade de Porto Alegre/RS. De início, esta tese apresenta uma revisão de literatura com o objetivo de mostrar as concepções relacionadas à resolução de problemas com o foco na educação matemática e as habilidades cognitivas que aparecem na literatura como precursores, em que foram encontrados seis trabalhos. Em seguida, foi analisado o desempenho das crianças dos dois grupos na tarefa de resolução de problemas, na análise dos dados destacamos que os dois grupos investigados são semelhantes nos aspectos educacionais. Parece que devido a esse fator, o desempenho nos testes aplicados não mostrou diferença significativa entre eles, semelhança também encontrada nos resultados do desempenho em matemática na Prova Brasil. Em relação ao objetivo central, os resultados mostraram que as habilidades avaliadas (memória de trabalho, consciência fonêmica, compreensão leitora, transcodificação numérica, estimativa numérica e raciocínio quantitativo) apresentaram correlação estatisticamente significativas entre si e, mais do que isso, o desempenho na resolução de problemas correlacionou-se significativamente com todas as demais habilidades. Das sete variáveis consideradas como possíveis preditoras, as citadas acima e mais a cidade, apenas quatro apresentaram valor significativo de influência na resolução de problemas: raciocínio quantitativo, transcodificação numérica, compreensão leitora e memória de trabalho. A variável de maior influência na resolução de problemas foi o raciocínio quantitativo (β = 0,21, p < 0,001), responsável por explicar sozinha 34,9% da variância no desempenho na resolução de problemas. Já a varável de menor influência foi a compreensão leitora (β = 0,08, p < 0,001), acrescentando somente 0,2% na explicação do desempenho da variável resposta. É importante também destacar que a variável cidade não teve valor preditivo no modelo.This thesis aims to identify the precursor skills of problem-solving in 3rd and 4th graders of Elementary School, in two cities in different regions of Brazil, Arapiraca/AL (northeast) and Porto Alegre/RS (south). For that, 261 students from 3rd and 4th grades participated in this study, 134 from the same school in the city of Arapiraca/AL and 127 from two schools located in the city of Porto Alegre/RS. Initially, this thesis presents a literature review with a qualitative approach in order to show the conceptions, the research related to problem solving with a focus on mathematics education and the cognitive skills that appear in the literature as precursors, in which six articles were found. Then, the children’s performance from both groups in the problem-solving task was analyzed. In the data analysis, we highlighted that the two investigated groups are very similar in educational aspects. It seems that due to this factor, the performance assessed did not show a significant difference between them, this similarity was also found in the results of mathematics performance in the Prova Brasil. Regarding the main objective, the results indicated that the abilities evaluated (working memory, phonemic awareness, reading comprehension, number transcoding, number estimation and quantitative reasoning) showed a statistically significant correlation with each other and, more than that, the performance in problem-solving was significantly correlated with all other abilities. Of the seven variables considered as possible predictors, those mentioned above and the city, only four had a significant influence on problem-solving: quantitative reasoning, numerical transcoding, reading comprehension and working memory. The variable with the greatest influence on problem-solving was quantitative reasoning (β = 0.21, p < 0.001), which explains 34.9% of the variance in problem-solving performance. The variable with the least influence was reading comprehension (β = 0.08, p < 0.001), adding only 0.2% in explaining the students’ performance in the outcome variable. It is also important to highlight that the variable city had no predictive value in the modelEsta tesis tiene como objetivo identificar las habilidades precursoras de la resolución de problemas en estudiantes de 3° y 4° grados de la escuela primaria, en dos ciudades de diferentes regiones de Brasil, Arapiraca/AL (noreste) y Porto Alegre/RS (sur). En este estudio participaron 261 alumnos de 3º y 4º de primaria, 134 de la misma escuela de la ciudad de Arapiraca/AL y 127 de dos escuelas ubicadas en la ciudad de Porto Alegre/RS. Inicialmente, esta tesis presenta una revisión de la literatura con un enfoque cualitativo con el fin de mostrar las concepciones, los trabajos relacionados con la resolución de problemas con un enfoque en la educación matemática y las habilidades cognitivas que aparecen en la literatura como precursores, en los cuales se encontraron seis trabajos. Luego, se analizó el rendimiento de los niños de ambos grupos en la tarea de resolución de problemas. En el análisis de los datos destacamos que los dos grupos investigados son muy similares en aspectos educativos. Parece que, debido a este factor, el rendimiento en las pruebas aplicadas no mostró una diferencia significativa entre ellos, semejanza también encontrada en los resultados de rendimiento en matemáticas en el Prova Brasil. En cuanto al objetivo principal, los resultados mostraron que las habilidades evaluadas (memoria de trabajo, conciencia fonémica, comprensión lectora, transcodificación numérica, estimación numérica y razonamiento cuantitativo) presentaron una correlación estadísticamente significativa entre sí y, más que eso, el rendimiento de resolución de problemas correlacionó significativamente con todas las demás habilidades. De las siete variables consideradas como posibles predictoras, las mencionadas anteriormente y la ciudad, solo cuatro tuvieron una influencia significativa en la resolución de problemas: razonamiento cuantitativo, transcodificación numérica, comprensión lectora y memoria de trabajo. La variable con mayor influencia en la resolución de problemas fue el razonamiento cuantitativo (β = 0,21, p <0,001), que por sí solo explica el 34,9% de la varianza en el rendimiento en la tarea de resolución de problemas. La variable con menor influencia fue la comprensión lectora (β = 0.08, p <0.001), agregando solo 0.2% para explicar el rendimiento de la variable respuesta. También es importante resaltar que la variable ciudad no tuvo valor predictivo en el modelo.application/pdfporResolução de problemasPrecursor skillsProblem-solvingCognitive abilitiesPrecursoresResolución de problemasHabilidades cognitivasPrecursores do desempenho escolar em resolução de problemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134400.pdf.txt001134400.pdf.txtExtracted Texttext/plain187083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232596/2/001134400.pdf.txt30665849c2012d9db92f24dcffe865b3MD52ORIGINAL001134400.pdfTexto completoapplication/pdf2282679http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232596/1/001134400.pdf04a397a058cfb52ea89bc5f604ae6034MD5110183/2325962021-12-06 05:36:12.322731oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232596Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:36:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A presente tese tem como objetivo identificar as habilidades precursoras da resolução de problemas em estudantes de 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, em duas cidades de regiões diferentes do Brasil, Arapiraca/AL (nordeste) e Porto Alegre/RS (sul). Participaram deste estudo 261 estudantes de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental, sendo 134 de uma mesma escola na cidade de Arapiraca/AL e 127 de duas escolas situadas na cidade de Porto Alegre/RS. De início, esta tese apresenta uma revisão de literatura com o objetivo de mostrar as concepções relacionadas à resolução de problemas com o foco na educação matemática e as habilidades cognitivas que aparecem na literatura como precursores, em que foram encontrados seis trabalhos. Em seguida, foi analisado o desempenho das crianças dos dois grupos na tarefa de resolução de problemas, na análise dos dados destacamos que os dois grupos investigados são semelhantes nos aspectos educacionais. Parece que devido a esse fator, o desempenho nos testes aplicados não mostrou diferença significativa entre eles, semelhança também encontrada nos resultados do desempenho em matemática na Prova Brasil. Em relação ao objetivo central, os resultados mostraram que as habilidades avaliadas (memória de trabalho, consciência fonêmica, compreensão leitora, transcodificação numérica, estimativa numérica e raciocínio quantitativo) apresentaram correlação estatisticamente significativas entre si e, mais do que isso, o desempenho na resolução de problemas correlacionou-se significativamente com todas as demais habilidades. Das sete variáveis consideradas como possíveis preditoras, as citadas acima e mais a cidade, apenas quatro apresentaram valor significativo de influência na resolução de problemas: raciocínio quantitativo, transcodificação numérica, compreensão leitora e memória de trabalho. A variável de maior influência na resolução de problemas foi o raciocínio quantitativo (β = 0,21, p < 0,001), responsável por explicar sozinha 34,9% da variância no desempenho na resolução de problemas. Já a varável de menor influência foi a compreensão leitora (β = 0,08, p < 0,001), acrescentando somente 0,2% na explicação do desempenho da variável resposta. É importante também destacar que a variável cidade não teve valor preditivo no modelo. |
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