Possibilidades da resolução de problemas no Pic-Obmep / Possibilities of Pic-Obmep troubleshooting
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5379 |
Resumo: | A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP, é um programa que se destaca por promover o estudo da Matemática. Um de seus principais projetos é o Programa de Iniciação Cientifica Júnior, PIC-OBMEP, que visa despertar nos estudantes o gosto pela Matemática e o seu estudo de forma mais rigorosa. Em uma proposta de integrar as ações da universidade com a escola, Cybulski et al. (2019) realizaram um trabalho com a Resolução de Problemas na Educação Matemática no âmbito do PIC-OBMEP durante o ano de 2018. Foram realizados encontros com um grupo de 27 alunos da Educação Básica, ministrados por estudantes de graduação e pós-graduação a partir do encaminhamento metodológico de Onuchic e Allevato (2011) para a Resolução de Problemas. Diante disso, este trabalho pretende fazer uma nova análise dos resultados de Cybulski et al. (2019) a partir de Allevato e Onuchic (2014) e com base na abordagem qualitativa e interpretativa em Educação. Sendo assim, a metodologia e os resultados descritos aqui se referem a uma reformulação do trabalho de Cybulski et al. (2019). Os resultados mostram que a Resolução de Problemas no âmbito da OBMEP se configura como uma metodologia promissora e enriquecedora. |
id |
VERACRUZ-0_ddc103d252719898d2c9619a2fabbb6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5379 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Possibilidades da resolução de problemas no Pic-Obmep / Possibilities of Pic-Obmep troubleshootingResolução de Problemas. PIC-OBMEP. OBMEP.A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP, é um programa que se destaca por promover o estudo da Matemática. Um de seus principais projetos é o Programa de Iniciação Cientifica Júnior, PIC-OBMEP, que visa despertar nos estudantes o gosto pela Matemática e o seu estudo de forma mais rigorosa. Em uma proposta de integrar as ações da universidade com a escola, Cybulski et al. (2019) realizaram um trabalho com a Resolução de Problemas na Educação Matemática no âmbito do PIC-OBMEP durante o ano de 2018. Foram realizados encontros com um grupo de 27 alunos da Educação Básica, ministrados por estudantes de graduação e pós-graduação a partir do encaminhamento metodológico de Onuchic e Allevato (2011) para a Resolução de Problemas. Diante disso, este trabalho pretende fazer uma nova análise dos resultados de Cybulski et al. (2019) a partir de Allevato e Onuchic (2014) e com base na abordagem qualitativa e interpretativa em Educação. Sendo assim, a metodologia e os resultados descritos aqui se referem a uma reformulação do trabalho de Cybulski et al. (2019). Os resultados mostram que a Resolução de Problemas no âmbito da OBMEP se configura como uma metodologia promissora e enriquecedora. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/537910.34117/bjdv5n12-174Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 30568-30584Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 30568-30584Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 30568-305842525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5379/4909Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCybulski, Fernanda CarolineBarboza, Cassiano AntonioTachevski, Cheila MirandaMatos, Giliane Souza deMartins, Marcio André2021-07-15T20:44:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5379Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:18.294488Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possibilidades da resolução de problemas no Pic-Obmep / Possibilities of Pic-Obmep troubleshooting |
title |
Possibilidades da resolução de problemas no Pic-Obmep / Possibilities of Pic-Obmep troubleshooting |
spellingShingle |
Possibilidades da resolução de problemas no Pic-Obmep / Possibilities of Pic-Obmep troubleshooting Cybulski, Fernanda Caroline Resolução de Problemas. PIC-OBMEP. OBMEP. |
title_short |
Possibilidades da resolução de problemas no Pic-Obmep / Possibilities of Pic-Obmep troubleshooting |
title_full |
Possibilidades da resolução de problemas no Pic-Obmep / Possibilities of Pic-Obmep troubleshooting |
title_fullStr |
Possibilidades da resolução de problemas no Pic-Obmep / Possibilities of Pic-Obmep troubleshooting |
title_full_unstemmed |
Possibilidades da resolução de problemas no Pic-Obmep / Possibilities of Pic-Obmep troubleshooting |
title_sort |
Possibilidades da resolução de problemas no Pic-Obmep / Possibilities of Pic-Obmep troubleshooting |
author |
Cybulski, Fernanda Caroline |
author_facet |
Cybulski, Fernanda Caroline Barboza, Cassiano Antonio Tachevski, Cheila Miranda Matos, Giliane Souza de Martins, Marcio André |
author_role |
author |
author2 |
Barboza, Cassiano Antonio Tachevski, Cheila Miranda Matos, Giliane Souza de Martins, Marcio André |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cybulski, Fernanda Caroline Barboza, Cassiano Antonio Tachevski, Cheila Miranda Matos, Giliane Souza de Martins, Marcio André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de Problemas. PIC-OBMEP. OBMEP. |
topic |
Resolução de Problemas. PIC-OBMEP. OBMEP. |
description |
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP, é um programa que se destaca por promover o estudo da Matemática. Um de seus principais projetos é o Programa de Iniciação Cientifica Júnior, PIC-OBMEP, que visa despertar nos estudantes o gosto pela Matemática e o seu estudo de forma mais rigorosa. Em uma proposta de integrar as ações da universidade com a escola, Cybulski et al. (2019) realizaram um trabalho com a Resolução de Problemas na Educação Matemática no âmbito do PIC-OBMEP durante o ano de 2018. Foram realizados encontros com um grupo de 27 alunos da Educação Básica, ministrados por estudantes de graduação e pós-graduação a partir do encaminhamento metodológico de Onuchic e Allevato (2011) para a Resolução de Problemas. Diante disso, este trabalho pretende fazer uma nova análise dos resultados de Cybulski et al. (2019) a partir de Allevato e Onuchic (2014) e com base na abordagem qualitativa e interpretativa em Educação. Sendo assim, a metodologia e os resultados descritos aqui se referem a uma reformulação do trabalho de Cybulski et al. (2019). Os resultados mostram que a Resolução de Problemas no âmbito da OBMEP se configura como uma metodologia promissora e enriquecedora. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5379 10.34117/bjdv5n12-174 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5379 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n12-174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5379/4909 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 30568-30584 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 30568-30584 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 30568-30584 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645433359040512 |