Possibilidades da resolução de problemas no Pic-Obmep / Possibilities of Pic-Obmep troubleshooting

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cybulski, Fernanda Caroline
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barboza, Cassiano Antonio, Tachevski, Cheila Miranda, Matos, Giliane Souza de, Martins, Marcio André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5379
Resumo: A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP, é um programa que se destaca por promover o estudo da Matemática. Um de seus principais projetos é o Programa de Iniciação Cientifica Júnior, PIC-OBMEP, que visa despertar nos estudantes o gosto pela Matemática e o seu estudo de forma mais rigorosa. Em uma proposta de integrar as ações da universidade com a escola, Cybulski et al. (2019) realizaram um trabalho com a Resolução de Problemas na Educação Matemática no âmbito do PIC-OBMEP durante o ano de 2018. Foram realizados encontros com um grupo de 27 alunos da Educação Básica, ministrados por estudantes de graduação e pós-graduação a partir do encaminhamento metodológico de Onuchic e Allevato (2011) para a Resolução de Problemas. Diante disso, este trabalho pretende fazer uma nova análise dos resultados de Cybulski et al. (2019) a partir de Allevato e Onuchic (2014) e com base na abordagem qualitativa e interpretativa em Educação. Sendo assim, a metodologia e os resultados descritos aqui se referem a uma reformulação do trabalho de Cybulski et al. (2019). Os resultados mostram que a Resolução de Problemas no âmbito da OBMEP se configura como uma metodologia promissora e enriquecedora. 
id VERACRUZ-0_ddc103d252719898d2c9619a2fabbb6e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5379
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Possibilidades da resolução de problemas no Pic-Obmep / Possibilities of Pic-Obmep troubleshootingResolução de Problemas. PIC-OBMEP. OBMEP.A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP, é um programa que se destaca por promover o estudo da Matemática. Um de seus principais projetos é o Programa de Iniciação Cientifica Júnior, PIC-OBMEP, que visa despertar nos estudantes o gosto pela Matemática e o seu estudo de forma mais rigorosa. Em uma proposta de integrar as ações da universidade com a escola, Cybulski et al. (2019) realizaram um trabalho com a Resolução de Problemas na Educação Matemática no âmbito do PIC-OBMEP durante o ano de 2018. Foram realizados encontros com um grupo de 27 alunos da Educação Básica, ministrados por estudantes de graduação e pós-graduação a partir do encaminhamento metodológico de Onuchic e Allevato (2011) para a Resolução de Problemas. Diante disso, este trabalho pretende fazer uma nova análise dos resultados de Cybulski et al. (2019) a partir de Allevato e Onuchic (2014) e com base na abordagem qualitativa e interpretativa em Educação. Sendo assim, a metodologia e os resultados descritos aqui se referem a uma reformulação do trabalho de Cybulski et al. (2019). Os resultados mostram que a Resolução de Problemas no âmbito da OBMEP se configura como uma metodologia promissora e enriquecedora. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/537910.34117/bjdv5n12-174Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 30568-30584Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 30568-30584Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 30568-305842525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5379/4909Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCybulski, Fernanda CarolineBarboza, Cassiano AntonioTachevski, Cheila MirandaMatos, Giliane Souza deMartins, Marcio André2021-07-15T20:44:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5379Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:18.294488Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades da resolução de problemas no Pic-Obmep / Possibilities of Pic-Obmep troubleshooting
title Possibilidades da resolução de problemas no Pic-Obmep / Possibilities of Pic-Obmep troubleshooting
spellingShingle Possibilidades da resolução de problemas no Pic-Obmep / Possibilities of Pic-Obmep troubleshooting
Cybulski, Fernanda Caroline
Resolução de Problemas. PIC-OBMEP. OBMEP.
title_short Possibilidades da resolução de problemas no Pic-Obmep / Possibilities of Pic-Obmep troubleshooting
title_full Possibilidades da resolução de problemas no Pic-Obmep / Possibilities of Pic-Obmep troubleshooting
title_fullStr Possibilidades da resolução de problemas no Pic-Obmep / Possibilities of Pic-Obmep troubleshooting
title_full_unstemmed Possibilidades da resolução de problemas no Pic-Obmep / Possibilities of Pic-Obmep troubleshooting
title_sort Possibilidades da resolução de problemas no Pic-Obmep / Possibilities of Pic-Obmep troubleshooting
author Cybulski, Fernanda Caroline
author_facet Cybulski, Fernanda Caroline
Barboza, Cassiano Antonio
Tachevski, Cheila Miranda
Matos, Giliane Souza de
Martins, Marcio André
author_role author
author2 Barboza, Cassiano Antonio
Tachevski, Cheila Miranda
Matos, Giliane Souza de
Martins, Marcio André
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cybulski, Fernanda Caroline
Barboza, Cassiano Antonio
Tachevski, Cheila Miranda
Matos, Giliane Souza de
Martins, Marcio André
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de Problemas. PIC-OBMEP. OBMEP.
topic Resolução de Problemas. PIC-OBMEP. OBMEP.
description A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP, é um programa que se destaca por promover o estudo da Matemática. Um de seus principais projetos é o Programa de Iniciação Cientifica Júnior, PIC-OBMEP, que visa despertar nos estudantes o gosto pela Matemática e o seu estudo de forma mais rigorosa. Em uma proposta de integrar as ações da universidade com a escola, Cybulski et al. (2019) realizaram um trabalho com a Resolução de Problemas na Educação Matemática no âmbito do PIC-OBMEP durante o ano de 2018. Foram realizados encontros com um grupo de 27 alunos da Educação Básica, ministrados por estudantes de graduação e pós-graduação a partir do encaminhamento metodológico de Onuchic e Allevato (2011) para a Resolução de Problemas. Diante disso, este trabalho pretende fazer uma nova análise dos resultados de Cybulski et al. (2019) a partir de Allevato e Onuchic (2014) e com base na abordagem qualitativa e interpretativa em Educação. Sendo assim, a metodologia e os resultados descritos aqui se referem a uma reformulação do trabalho de Cybulski et al. (2019). Os resultados mostram que a Resolução de Problemas no âmbito da OBMEP se configura como uma metodologia promissora e enriquecedora. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5379
10.34117/bjdv5n12-174
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5379
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n12-174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5379/4909
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 30568-30584
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 30568-30584
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 30568-30584
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645433359040512