Planejamento estratégico e participativo : análise, construção e implantação em uma instituição de ensino superior privado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berger, Jonny Werlang
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25777
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar, expor e analisar o sistema de organização de uma instituição de ensino privado superior e as estratégias por ela adotadas. Para sua efetivação utilizou-se o método de investigação de Estudo de Caso, possibilitando a análise acurada de apenas uma organização. O foco da pesquisa é a instituição União das Faculdades Integradas de Negócios Ltda. - Unifin e seus funcionários do quadro administrativo. Os dados foram coletados através de encontros, entrevistas, questionários de avaliação e análise de documentos internos da entidade. Os resultados demonstram que a utilização de Modelo de Planejamento Estratégico Participativo pode gerar bons resultados a médio e longo prazo, pois a participação dos funcionários possibilita à diretoria da empresa maior integração e compreensão das dificuldades enfrentadas no dia a dia. O estudo do ambiente externo e interno da organização propicia melhor visualização de seu campo de ação, podendo, dessa forma, aproveitar as oportunidades e os pontos fortes, bem como encontrar formas de transformar, dirigir ou afastar as ameaças e os pontos fracos, traduzindo-os em benefícios à faculdade. Quanto à análise e exposição das estratégias empresariais adotadas, constatou-se que os ambientes externo e interno refletem no ambiente organizacional, tanto prejudicando quanto facilitando seu desempenho, e também nas suas estratégias forçando a empresa, muitas vezes, a mudá-las.
id URGS_255656465ab76126ae42960477bf0d3d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25777
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Berger, Jonny WerlangSchmidt, Paulo2010-09-16T04:19:21Z2010http://hdl.handle.net/10183/25777000740686O objetivo deste trabalho é identificar, expor e analisar o sistema de organização de uma instituição de ensino privado superior e as estratégias por ela adotadas. Para sua efetivação utilizou-se o método de investigação de Estudo de Caso, possibilitando a análise acurada de apenas uma organização. O foco da pesquisa é a instituição União das Faculdades Integradas de Negócios Ltda. - Unifin e seus funcionários do quadro administrativo. Os dados foram coletados através de encontros, entrevistas, questionários de avaliação e análise de documentos internos da entidade. Os resultados demonstram que a utilização de Modelo de Planejamento Estratégico Participativo pode gerar bons resultados a médio e longo prazo, pois a participação dos funcionários possibilita à diretoria da empresa maior integração e compreensão das dificuldades enfrentadas no dia a dia. O estudo do ambiente externo e interno da organização propicia melhor visualização de seu campo de ação, podendo, dessa forma, aproveitar as oportunidades e os pontos fortes, bem como encontrar formas de transformar, dirigir ou afastar as ameaças e os pontos fracos, traduzindo-os em benefícios à faculdade. Quanto à análise e exposição das estratégias empresariais adotadas, constatou-se que os ambientes externo e interno refletem no ambiente organizacional, tanto prejudicando quanto facilitando seu desempenho, e também nas suas estratégias forçando a empresa, muitas vezes, a mudá-las.The objective of this study is to identify, expose and analyze the organization system of a higher education private institution and its adopted strategies. To its implementation a case study research method was used, allowing an accurate assessment of a single organization. The focus of research is the institution União das Faculdades Integradas de Negócios Ltda. - Unifin and Board employees. The data was collected through meetings, interviews, assessment questionnaires and analysis of the organization internal documents. The results show that the use of participatory strategic planning model can generate good, medium and long term, results, because the participation of employees enables the company's administration to have closer integration and better understanding of the difficulties faced on a daily basis. The study of the external and internal environment of an organization provides a better view of their field of action and can thus take advantage of opportunities and strengths and find ways to turn, direct or counter the threats and weaknesses, translating into benefits to the college. As to the analysis and exposure of adopted business strategies, it was found that the external and internal environments are reflected in the organizational environment, both damaging and facilitating their performance and also in forcing the company strategies forcing, often to change them.application/pdfporPlanejamento estratégicoEnsino superiorInstituições privadas de ensino superiorParticipatory strategic planningPrivate higher educationAnalysis and implementationPlanejamento estratégico e participativo : análise, construção e implantação em uma instituição de ensino superior privadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em EconomiaPorto Alegre, BR-RS2010mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000740686.pdf000740686.pdfTexto completoapplication/pdf444080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25777/1/000740686.pdf8282c75c7bb108a1332fc2685c165b35MD51TEXT000740686.pdf.txt000740686.pdf.txtExtracted Texttext/plain197956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25777/2/000740686.pdf.txtae1d73f021309c6238646f860b69db1eMD52THUMBNAIL000740686.pdf.jpg000740686.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25777/3/000740686.pdf.jpge51bf38e3b973e71fc24b6114261bd38MD5310183/257772018-10-16 08:05:26.934oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25777Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:05:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento estratégico e participativo : análise, construção e implantação em uma instituição de ensino superior privado
title Planejamento estratégico e participativo : análise, construção e implantação em uma instituição de ensino superior privado
spellingShingle Planejamento estratégico e participativo : análise, construção e implantação em uma instituição de ensino superior privado
Berger, Jonny Werlang
Planejamento estratégico
Ensino superior
Instituições privadas de ensino superior
Participatory strategic planning
Private higher education
Analysis and implementation
title_short Planejamento estratégico e participativo : análise, construção e implantação em uma instituição de ensino superior privado
title_full Planejamento estratégico e participativo : análise, construção e implantação em uma instituição de ensino superior privado
title_fullStr Planejamento estratégico e participativo : análise, construção e implantação em uma instituição de ensino superior privado
title_full_unstemmed Planejamento estratégico e participativo : análise, construção e implantação em uma instituição de ensino superior privado
title_sort Planejamento estratégico e participativo : análise, construção e implantação em uma instituição de ensino superior privado
author Berger, Jonny Werlang
author_facet Berger, Jonny Werlang
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berger, Jonny Werlang
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schmidt, Paulo
contributor_str_mv Schmidt, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Ensino superior
Instituições privadas de ensino superior
topic Planejamento estratégico
Ensino superior
Instituições privadas de ensino superior
Participatory strategic planning
Private higher education
Analysis and implementation
dc.subject.eng.fl_str_mv Participatory strategic planning
Private higher education
Analysis and implementation
description O objetivo deste trabalho é identificar, expor e analisar o sistema de organização de uma instituição de ensino privado superior e as estratégias por ela adotadas. Para sua efetivação utilizou-se o método de investigação de Estudo de Caso, possibilitando a análise acurada de apenas uma organização. O foco da pesquisa é a instituição União das Faculdades Integradas de Negócios Ltda. - Unifin e seus funcionários do quadro administrativo. Os dados foram coletados através de encontros, entrevistas, questionários de avaliação e análise de documentos internos da entidade. Os resultados demonstram que a utilização de Modelo de Planejamento Estratégico Participativo pode gerar bons resultados a médio e longo prazo, pois a participação dos funcionários possibilita à diretoria da empresa maior integração e compreensão das dificuldades enfrentadas no dia a dia. O estudo do ambiente externo e interno da organização propicia melhor visualização de seu campo de ação, podendo, dessa forma, aproveitar as oportunidades e os pontos fortes, bem como encontrar formas de transformar, dirigir ou afastar as ameaças e os pontos fracos, traduzindo-os em benefícios à faculdade. Quanto à análise e exposição das estratégias empresariais adotadas, constatou-se que os ambientes externo e interno refletem no ambiente organizacional, tanto prejudicando quanto facilitando seu desempenho, e também nas suas estratégias forçando a empresa, muitas vezes, a mudá-las.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-16T04:19:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25777
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000740686
url http://hdl.handle.net/10183/25777
identifier_str_mv 000740686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25777/1/000740686.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25777/2/000740686.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25777/3/000740686.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8282c75c7bb108a1332fc2685c165b35
ae1d73f021309c6238646f860b69db1e
e51bf38e3b973e71fc24b6114261bd38
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085183641092096