Limites e possibilidades do processo de construção de projeto político-pedagógico : histórias de um curso de nutrição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/8599 |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado pesquisa limites e possibilidades viáveis de observar, analisar e interpretar na construção do projeto político-pedagógico do Curso de Nutrição na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A autora é convidada, enquanto pedagoga, a assessorar este processo de construção. A pesquisa ganha um caráter de acompanhamento, participação e atuação, caracterizando-se por uma metodologia qualitativa de pesquisa-ação. Ao participar do processo de construção do projeto políticopedagógico, com o objetivo principal de observar, discutir e analisar possibilidades e limites, propõe caminhos para a concretização do mesmo. Ainda é estabelecida uma relação entre Educação e Nutrição em nossa sociedade nos seus processos de construção social buscando diferenças e aproximações entre uma área e outra, em suas concepções e na formação que promovem. O campo de pesquisa é apresentado por uma caracterização que considera a constituição social e profissional, a legislação que o rege (enquanto ensino) e como se constitui o curso pesquisado. Por fim, faz considerações sobre o trabalho e apontamentos em relação ao curso de Nutrição, no que diz respeito ao seu reconhecimento, dentro da própria instituição, à consolidação de sua identidade enquanto curso e a necessidade de constituição de um corpo docente efetivo de professoras nutricionistas, de maneira a garantir a implementação, o desenvolvimento e a continuidade de uma proposta político-pedagógica. Como eixo, acredita-se que a relação estabelecida nesta dissertação entre a conscientização e a prática pedagógica, entendida como processo de humanização, possa provocar um movimento de reflexão-ação-reflexão capaz de pensar e transformar a própria prática educativa, a práxis. |
id |
URGS_2660bc8a17042b22c9b74e80c3d05874 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8599 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Souza, Carmem Lisiane Escouto deUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de MedicinaMachado, Carmen Lúcia Bezerra2007-06-06T19:17:24Z2006http://hdl.handle.net/10183/8599000582141A presente dissertação de mestrado pesquisa limites e possibilidades viáveis de observar, analisar e interpretar na construção do projeto político-pedagógico do Curso de Nutrição na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A autora é convidada, enquanto pedagoga, a assessorar este processo de construção. A pesquisa ganha um caráter de acompanhamento, participação e atuação, caracterizando-se por uma metodologia qualitativa de pesquisa-ação. Ao participar do processo de construção do projeto políticopedagógico, com o objetivo principal de observar, discutir e analisar possibilidades e limites, propõe caminhos para a concretização do mesmo. Ainda é estabelecida uma relação entre Educação e Nutrição em nossa sociedade nos seus processos de construção social buscando diferenças e aproximações entre uma área e outra, em suas concepções e na formação que promovem. O campo de pesquisa é apresentado por uma caracterização que considera a constituição social e profissional, a legislação que o rege (enquanto ensino) e como se constitui o curso pesquisado. Por fim, faz considerações sobre o trabalho e apontamentos em relação ao curso de Nutrição, no que diz respeito ao seu reconhecimento, dentro da própria instituição, à consolidação de sua identidade enquanto curso e a necessidade de constituição de um corpo docente efetivo de professoras nutricionistas, de maneira a garantir a implementação, o desenvolvimento e a continuidade de uma proposta político-pedagógica. Como eixo, acredita-se que a relação estabelecida nesta dissertação entre a conscientização e a prática pedagógica, entendida como processo de humanização, possa provocar um movimento de reflexão-ação-reflexão capaz de pensar e transformar a própria prática educativa, a práxis.La presente disertación de maestría investiga límites y posibilidades de la construcción del proyecto político-pedagógico del Curso de Nutrición en la Facultad de la Medicina de la Universidad Federal de Rio Grande del Sur. La autora, en cuanto pedagoga, en la condición de asesora hicé el analisis, de la construcción del proyecto. La investigación gana un carácter de acompañamiento, participación y actuación caracterizándose por una metodología de investigación - acción de naturaleza cualitativa. Tiene como objetivo principal, al participar del proceso de construcción del proyecto políticopedagógico, observar, discutir y analizar las posibilidades y los límites de su construcción proponiendo, así, caminos para su concretización, a partir de una miarada pedagogica. La importancia de esa perspectiva es que todavia es establecida una relación entre Educación y Nutrición en nuestra sociedad; en sus procesos de construcción social, buscando diferencias y aproximaciones entre una y otra área, en sus concepciones y en la formación que promueven. El campo de investigación se presenta por una caracterización que considera la constitución social y profesional, la legislación que mientras lo rige, le enseña, y como se constituye el curso investigado. Finalmente, aporta las conclusiones personales acerca del trabajo y los apuntes en relación al curso de Nutrición, en aquellos aspectos que dice respecto a su reconocimiento, dentro de la propia institución, también como la consolidación de su identidad en cuanto carrera y la necesidad de la constitución de un cuerpo efectivo de profesoras nutricionistas, de modo a garantizar el desarrollo y la continuidad de una propuesta político-pedagógica. Como eje, se cree que la relación establecida en esta disertación entre la concientización y la práctica pedagógica, entendidas como un proceso de humanización pueden provocar un movimiento de reflexión – acción – reflexión capaz de pensar y transformar la propia práctica educativa, en práxis.application/pdfporNutriçãoEnsino superiorProfessorFormaçãoPrática pedagógicaProjeto pedagógicoFormación de profesoresEducaciónCurso de nutriciónIdentidadProyecto político-pedagógicoLimites e possibilidades do processo de construção de projeto político-pedagógico : histórias de um curso de nutriçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000582141.pdf000582141.pdfTexto completoapplication/pdf1257967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8599/1/000582141.pdfb9714ad99bf09b397eb2b2ff16036aacMD51TEXT000582141.pdf.txt000582141.pdf.txtExtracted Texttext/plain184071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8599/2/000582141.pdf.txt5ca8c421322e807763c56387435b3c9bMD52THUMBNAIL000582141.pdf.jpg000582141.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8599/3/000582141.pdf.jpg03c9a170040685d080f8b1cf968fde0eMD5310183/85992023-08-20 03:41:57.653885oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8599Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-08-20T06:41:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Limites e possibilidades do processo de construção de projeto político-pedagógico : histórias de um curso de nutrição |
title |
Limites e possibilidades do processo de construção de projeto político-pedagógico : histórias de um curso de nutrição |
spellingShingle |
Limites e possibilidades do processo de construção de projeto político-pedagógico : histórias de um curso de nutrição Souza, Carmem Lisiane Escouto de Nutrição Ensino superior Professor Formação Prática pedagógica Projeto pedagógico Formación de profesores Educación Curso de nutrición Identidad Proyecto político-pedagógico |
title_short |
Limites e possibilidades do processo de construção de projeto político-pedagógico : histórias de um curso de nutrição |
title_full |
Limites e possibilidades do processo de construção de projeto político-pedagógico : histórias de um curso de nutrição |
title_fullStr |
Limites e possibilidades do processo de construção de projeto político-pedagógico : histórias de um curso de nutrição |
title_full_unstemmed |
Limites e possibilidades do processo de construção de projeto político-pedagógico : histórias de um curso de nutrição |
title_sort |
Limites e possibilidades do processo de construção de projeto político-pedagógico : histórias de um curso de nutrição |
author |
Souza, Carmem Lisiane Escouto de |
author_facet |
Souza, Carmem Lisiane Escouto de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Carmem Lisiane Escouto de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Carmen Lúcia Bezerra |
contributor_str_mv |
Machado, Carmen Lúcia Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nutrição Ensino superior Professor Formação Prática pedagógica Projeto pedagógico |
topic |
Nutrição Ensino superior Professor Formação Prática pedagógica Projeto pedagógico Formación de profesores Educación Curso de nutrición Identidad Proyecto político-pedagógico |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Formación de profesores Educación Curso de nutrición Identidad Proyecto político-pedagógico |
description |
A presente dissertação de mestrado pesquisa limites e possibilidades viáveis de observar, analisar e interpretar na construção do projeto político-pedagógico do Curso de Nutrição na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A autora é convidada, enquanto pedagoga, a assessorar este processo de construção. A pesquisa ganha um caráter de acompanhamento, participação e atuação, caracterizando-se por uma metodologia qualitativa de pesquisa-ação. Ao participar do processo de construção do projeto políticopedagógico, com o objetivo principal de observar, discutir e analisar possibilidades e limites, propõe caminhos para a concretização do mesmo. Ainda é estabelecida uma relação entre Educação e Nutrição em nossa sociedade nos seus processos de construção social buscando diferenças e aproximações entre uma área e outra, em suas concepções e na formação que promovem. O campo de pesquisa é apresentado por uma caracterização que considera a constituição social e profissional, a legislação que o rege (enquanto ensino) e como se constitui o curso pesquisado. Por fim, faz considerações sobre o trabalho e apontamentos em relação ao curso de Nutrição, no que diz respeito ao seu reconhecimento, dentro da própria instituição, à consolidação de sua identidade enquanto curso e a necessidade de constituição de um corpo docente efetivo de professoras nutricionistas, de maneira a garantir a implementação, o desenvolvimento e a continuidade de uma proposta político-pedagógica. Como eixo, acredita-se que a relação estabelecida nesta dissertação entre a conscientização e a prática pedagógica, entendida como processo de humanização, possa provocar um movimento de reflexão-ação-reflexão capaz de pensar e transformar a própria prática educativa, a práxis. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T19:17:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/8599 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000582141 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/8599 |
identifier_str_mv |
000582141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8599/1/000582141.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8599/2/000582141.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8599/3/000582141.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9714ad99bf09b397eb2b2ff16036aac 5ca8c421322e807763c56387435b3c9b 03c9a170040685d080f8b1cf968fde0e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085087722602496 |