Limites e possibilidades do processo de construção de projeto político-pedagógico : histórias de um curso de nutrição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Carmem Lisiane Escouto de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/8599
Resumo: A presente dissertação de mestrado pesquisa limites e possibilidades viáveis de observar, analisar e interpretar na construção do projeto político-pedagógico do Curso de Nutrição na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A autora é convidada, enquanto pedagoga, a assessorar este processo de construção. A pesquisa ganha um caráter de acompanhamento, participação e atuação, caracterizando-se por uma metodologia qualitativa de pesquisa-ação. Ao participar do processo de construção do projeto políticopedagógico, com o objetivo principal de observar, discutir e analisar possibilidades e limites, propõe caminhos para a concretização do mesmo. Ainda é estabelecida uma relação entre Educação e Nutrição em nossa sociedade nos seus processos de construção social buscando diferenças e aproximações entre uma área e outra, em suas concepções e na formação que promovem. O campo de pesquisa é apresentado por uma caracterização que considera a constituição social e profissional, a legislação que o rege (enquanto ensino) e como se constitui o curso pesquisado. Por fim, faz considerações sobre o trabalho e apontamentos em relação ao curso de Nutrição, no que diz respeito ao seu reconhecimento, dentro da própria instituição, à consolidação de sua identidade enquanto curso e a necessidade de constituição de um corpo docente efetivo de professoras nutricionistas, de maneira a garantir a implementação, o desenvolvimento e a continuidade de uma proposta político-pedagógica. Como eixo, acredita-se que a relação estabelecida nesta dissertação entre a conscientização e a prática pedagógica, entendida como processo de humanização, possa provocar um movimento de reflexão-ação-reflexão capaz de pensar e transformar a própria prática educativa, a práxis.
id URGS_2660bc8a17042b22c9b74e80c3d05874
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8599
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Souza, Carmem Lisiane Escouto deUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de MedicinaMachado, Carmen Lúcia Bezerra2007-06-06T19:17:24Z2006http://hdl.handle.net/10183/8599000582141A presente dissertação de mestrado pesquisa limites e possibilidades viáveis de observar, analisar e interpretar na construção do projeto político-pedagógico do Curso de Nutrição na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A autora é convidada, enquanto pedagoga, a assessorar este processo de construção. A pesquisa ganha um caráter de acompanhamento, participação e atuação, caracterizando-se por uma metodologia qualitativa de pesquisa-ação. Ao participar do processo de construção do projeto políticopedagógico, com o objetivo principal de observar, discutir e analisar possibilidades e limites, propõe caminhos para a concretização do mesmo. Ainda é estabelecida uma relação entre Educação e Nutrição em nossa sociedade nos seus processos de construção social buscando diferenças e aproximações entre uma área e outra, em suas concepções e na formação que promovem. O campo de pesquisa é apresentado por uma caracterização que considera a constituição social e profissional, a legislação que o rege (enquanto ensino) e como se constitui o curso pesquisado. Por fim, faz considerações sobre o trabalho e apontamentos em relação ao curso de Nutrição, no que diz respeito ao seu reconhecimento, dentro da própria instituição, à consolidação de sua identidade enquanto curso e a necessidade de constituição de um corpo docente efetivo de professoras nutricionistas, de maneira a garantir a implementação, o desenvolvimento e a continuidade de uma proposta político-pedagógica. Como eixo, acredita-se que a relação estabelecida nesta dissertação entre a conscientização e a prática pedagógica, entendida como processo de humanização, possa provocar um movimento de reflexão-ação-reflexão capaz de pensar e transformar a própria prática educativa, a práxis.La presente disertación de maestría investiga límites y posibilidades de la construcción del proyecto político-pedagógico del Curso de Nutrición en la Facultad de la Medicina de la Universidad Federal de Rio Grande del Sur. La autora, en cuanto pedagoga, en la condición de asesora hicé el analisis, de la construcción del proyecto. La investigación gana un carácter de acompañamiento, participación y actuación caracterizándose por una metodología de investigación - acción de naturaleza cualitativa. Tiene como objetivo principal, al participar del proceso de construcción del proyecto políticopedagógico, observar, discutir y analizar las posibilidades y los límites de su construcción proponiendo, así, caminos para su concretización, a partir de una miarada pedagogica. La importancia de esa perspectiva es que todavia es establecida una relación entre Educación y Nutrición en nuestra sociedad; en sus procesos de construcción social, buscando diferencias y aproximaciones entre una y otra área, en sus concepciones y en la formación que promueven. El campo de investigación se presenta por una caracterización que considera la constitución social y profesional, la legislación que mientras lo rige, le enseña, y como se constituye el curso investigado. Finalmente, aporta las conclusiones personales acerca del trabajo y los apuntes en relación al curso de Nutrición, en aquellos aspectos que dice respecto a su reconocimiento, dentro de la propia institución, también como la consolidación de su identidad en cuanto carrera y la necesidad de la constitución de un cuerpo efectivo de profesoras nutricionistas, de modo a garantizar el desarrollo y la continuidad de una propuesta político-pedagógica. Como eje, se cree que la relación establecida en esta disertación entre la concientización y la práctica pedagógica, entendidas como un proceso de humanización pueden provocar un movimiento de reflexión – acción – reflexión capaz de pensar y transformar la propia práctica educativa, en práxis.application/pdfporNutriçãoEnsino superiorProfessorFormaçãoPrática pedagógicaProjeto pedagógicoFormación de profesoresEducaciónCurso de nutriciónIdentidadProyecto político-pedagógicoLimites e possibilidades do processo de construção de projeto político-pedagógico : histórias de um curso de nutriçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000582141.pdf000582141.pdfTexto completoapplication/pdf1257967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8599/1/000582141.pdfb9714ad99bf09b397eb2b2ff16036aacMD51TEXT000582141.pdf.txt000582141.pdf.txtExtracted Texttext/plain184071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8599/2/000582141.pdf.txt5ca8c421322e807763c56387435b3c9bMD52THUMBNAIL000582141.pdf.jpg000582141.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8599/3/000582141.pdf.jpg03c9a170040685d080f8b1cf968fde0eMD5310183/85992023-08-20 03:41:57.653885oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8599Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-08-20T06:41:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Limites e possibilidades do processo de construção de projeto político-pedagógico : histórias de um curso de nutrição
title Limites e possibilidades do processo de construção de projeto político-pedagógico : histórias de um curso de nutrição
spellingShingle Limites e possibilidades do processo de construção de projeto político-pedagógico : histórias de um curso de nutrição
Souza, Carmem Lisiane Escouto de
Nutrição
Ensino superior
Professor
Formação
Prática pedagógica
Projeto pedagógico
Formación de profesores
Educación
Curso de nutrición
Identidad
Proyecto político-pedagógico
title_short Limites e possibilidades do processo de construção de projeto político-pedagógico : histórias de um curso de nutrição
title_full Limites e possibilidades do processo de construção de projeto político-pedagógico : histórias de um curso de nutrição
title_fullStr Limites e possibilidades do processo de construção de projeto político-pedagógico : histórias de um curso de nutrição
title_full_unstemmed Limites e possibilidades do processo de construção de projeto político-pedagógico : histórias de um curso de nutrição
title_sort Limites e possibilidades do processo de construção de projeto político-pedagógico : histórias de um curso de nutrição
author Souza, Carmem Lisiane Escouto de
author_facet Souza, Carmem Lisiane Escouto de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Carmem Lisiane Escouto de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Carmen Lúcia Bezerra
contributor_str_mv Machado, Carmen Lúcia Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Nutrição
Ensino superior
Professor
Formação
Prática pedagógica
Projeto pedagógico
topic Nutrição
Ensino superior
Professor
Formação
Prática pedagógica
Projeto pedagógico
Formación de profesores
Educación
Curso de nutrición
Identidad
Proyecto político-pedagógico
dc.subject.spa.fl_str_mv Formación de profesores
Educación
Curso de nutrición
Identidad
Proyecto político-pedagógico
description A presente dissertação de mestrado pesquisa limites e possibilidades viáveis de observar, analisar e interpretar na construção do projeto político-pedagógico do Curso de Nutrição na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A autora é convidada, enquanto pedagoga, a assessorar este processo de construção. A pesquisa ganha um caráter de acompanhamento, participação e atuação, caracterizando-se por uma metodologia qualitativa de pesquisa-ação. Ao participar do processo de construção do projeto políticopedagógico, com o objetivo principal de observar, discutir e analisar possibilidades e limites, propõe caminhos para a concretização do mesmo. Ainda é estabelecida uma relação entre Educação e Nutrição em nossa sociedade nos seus processos de construção social buscando diferenças e aproximações entre uma área e outra, em suas concepções e na formação que promovem. O campo de pesquisa é apresentado por uma caracterização que considera a constituição social e profissional, a legislação que o rege (enquanto ensino) e como se constitui o curso pesquisado. Por fim, faz considerações sobre o trabalho e apontamentos em relação ao curso de Nutrição, no que diz respeito ao seu reconhecimento, dentro da própria instituição, à consolidação de sua identidade enquanto curso e a necessidade de constituição de um corpo docente efetivo de professoras nutricionistas, de maneira a garantir a implementação, o desenvolvimento e a continuidade de uma proposta político-pedagógica. Como eixo, acredita-se que a relação estabelecida nesta dissertação entre a conscientização e a prática pedagógica, entendida como processo de humanização, possa provocar um movimento de reflexão-ação-reflexão capaz de pensar e transformar a própria prática educativa, a práxis.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:17:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/8599
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000582141
url http://hdl.handle.net/10183/8599
identifier_str_mv 000582141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8599/1/000582141.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8599/2/000582141.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8599/3/000582141.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b9714ad99bf09b397eb2b2ff16036aac
5ca8c421322e807763c56387435b3c9b
03c9a170040685d080f8b1cf968fde0e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085087722602496