A ideologia do consumismo e as empresas transnacionais de dados : uma interpretação a partir da teoria crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/210230 |
Resumo: | A pesquisa busca identificar os mecanismos através dos quais as empresas transnacionais de dados Google, Facebook, Amazon e as brokers reproduzem internacionalmente a ideologia do consumismo, discutindo esse fenômeno à luz da Teoria Crítica da Economia Política Internacional (EPI). Inicialmente, apresenta-se a concepção clássica de EPI, baseada na relação Estado-mercados. Em seguida debate-se criticamente tal concepção, com foco no papel da ideologia nas transformações sócio-políticas da sociedade, enfatizando a esfera cultural da EPI. No estágio seguinte, o estudo apresenta uma série não exaustiva de mecanismos utilizados pelas empresas supracitadas para a reprodução da ideologia do consumismo através da captação indiscriminada de dados dos usuários de seus serviços. Por fim, com base nas estruturas históricas de Cox, apresenta-se uma proposta de estrutura contra-hegemônica ao que se identifica como sendo a estrutura hegemônica vigente e dependente do consumismo. |
id |
URGS_2736790a688f15c1bdcf6235e9d1b458 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210230 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Moura, Stéfano Mariotto deMilan, Marcelo2020-06-10T03:48:58Z2020http://hdl.handle.net/10183/210230001115021A pesquisa busca identificar os mecanismos através dos quais as empresas transnacionais de dados Google, Facebook, Amazon e as brokers reproduzem internacionalmente a ideologia do consumismo, discutindo esse fenômeno à luz da Teoria Crítica da Economia Política Internacional (EPI). Inicialmente, apresenta-se a concepção clássica de EPI, baseada na relação Estado-mercados. Em seguida debate-se criticamente tal concepção, com foco no papel da ideologia nas transformações sócio-políticas da sociedade, enfatizando a esfera cultural da EPI. No estágio seguinte, o estudo apresenta uma série não exaustiva de mecanismos utilizados pelas empresas supracitadas para a reprodução da ideologia do consumismo através da captação indiscriminada de dados dos usuários de seus serviços. Por fim, com base nas estruturas históricas de Cox, apresenta-se uma proposta de estrutura contra-hegemônica ao que se identifica como sendo a estrutura hegemônica vigente e dependente do consumismo.The research seeks to identify the mechanisms through which the transnational data companies as Google, Facebook, Amazon and the brokers internationally reproduce the ideology of consumerism, discussing this phenomenon in the light of the Critical Theory of International Political Economy (IPE). Initially, the classic concept of IPE is presented, based on the States-markets relationship. Then, this concept is critically debated, focusing on the role of ideology in the socio-political transformations of society, emphasizing the cultural sphere of IPE. In the next stage, the study presents a non-exhaustive series of mechanisms used by the aforementioned companies to reproduce the ideology of consumerism through the indiscriminate capture of data from the users of their services. Finally, based on Cox's historical structures, a proposal for a counter-hegemonic structure is presented to what is identified as the current hegemonic structure and dependent on consumerism.application/pdfporEconomia políticaPolítica internacionalEmpresaCritical TheoryData companiesIdeologyConsumerismInternational Political EconomyA ideologia do consumismo e as empresas transnacionais de dados : uma interpretação a partir da teoria críticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos InternacionaisPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115021.pdf.txt001115021.pdf.txtExtracted Texttext/plain337149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210230/2/001115021.pdf.txt9a5d8047e8bcf86ba7f0ddee095d5f95MD52ORIGINAL001115021.pdfTexto completoapplication/pdf1126580http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210230/1/001115021.pdfc6825d6d4fd306fca9ff8936815b8019MD5110183/2102302020-06-11 03:50:49.120652oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210230Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-06-11T06:50:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A ideologia do consumismo e as empresas transnacionais de dados : uma interpretação a partir da teoria crítica |
title |
A ideologia do consumismo e as empresas transnacionais de dados : uma interpretação a partir da teoria crítica |
spellingShingle |
A ideologia do consumismo e as empresas transnacionais de dados : uma interpretação a partir da teoria crítica Moura, Stéfano Mariotto de Economia política Política internacional Empresa Critical Theory Data companies Ideology Consumerism International Political Economy |
title_short |
A ideologia do consumismo e as empresas transnacionais de dados : uma interpretação a partir da teoria crítica |
title_full |
A ideologia do consumismo e as empresas transnacionais de dados : uma interpretação a partir da teoria crítica |
title_fullStr |
A ideologia do consumismo e as empresas transnacionais de dados : uma interpretação a partir da teoria crítica |
title_full_unstemmed |
A ideologia do consumismo e as empresas transnacionais de dados : uma interpretação a partir da teoria crítica |
title_sort |
A ideologia do consumismo e as empresas transnacionais de dados : uma interpretação a partir da teoria crítica |
author |
Moura, Stéfano Mariotto de |
author_facet |
Moura, Stéfano Mariotto de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Stéfano Mariotto de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Milan, Marcelo |
contributor_str_mv |
Milan, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia política Política internacional Empresa |
topic |
Economia política Política internacional Empresa Critical Theory Data companies Ideology Consumerism International Political Economy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Critical Theory Data companies Ideology Consumerism International Political Economy |
description |
A pesquisa busca identificar os mecanismos através dos quais as empresas transnacionais de dados Google, Facebook, Amazon e as brokers reproduzem internacionalmente a ideologia do consumismo, discutindo esse fenômeno à luz da Teoria Crítica da Economia Política Internacional (EPI). Inicialmente, apresenta-se a concepção clássica de EPI, baseada na relação Estado-mercados. Em seguida debate-se criticamente tal concepção, com foco no papel da ideologia nas transformações sócio-políticas da sociedade, enfatizando a esfera cultural da EPI. No estágio seguinte, o estudo apresenta uma série não exaustiva de mecanismos utilizados pelas empresas supracitadas para a reprodução da ideologia do consumismo através da captação indiscriminada de dados dos usuários de seus serviços. Por fim, com base nas estruturas históricas de Cox, apresenta-se uma proposta de estrutura contra-hegemônica ao que se identifica como sendo a estrutura hegemônica vigente e dependente do consumismo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-10T03:48:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/210230 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001115021 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/210230 |
identifier_str_mv |
001115021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210230/2/001115021.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210230/1/001115021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9a5d8047e8bcf86ba7f0ddee095d5f95 c6825d6d4fd306fca9ff8936815b8019 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085521898078208 |