Multimodal approach to the promotion of evidence-based practice in the assessment of anxiety disorders
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/261837 |
Resumo: | Esta tese é composta por cinco estudos e um capítulo de livro acerca de variados delineamentos e metodologias de pesquisa com o objetivo de promover práticas baseadas em evidências na avaliação de transtornos de ansiedade. Essa abordagem multimodal engloba trabalhos relacionados a seis diretrizes. Primeiro, Atualização Teórica: o Estudo 1 investiga as propriedades psicométricas das Escalas Dimensionais de Ansiedade do DSM-5 no Brasil. Segundo, Colaboração Internacional: o Estudo 2 relata o desenvolvimento da Medida de Ansiedade na Juventude para o DSM-5, um projeto unindo cinquenta pesquisadores, de todos os cinco continentes. Terceiro, Avaliação de Prejuízos: o Estudo 3 descreve o uso da Escala Geral de Gravidade e Prejuizo da Ansiedade para a mensuração de prejuízos relacionados à ansiedade em contextos comunitário e clínico, complementando a mera avaliação de frequência e intensidade de sintomas. Quarto, Refinamento Matemático e Estatístico: o Estudo 4 investiga a confiabilidade dos escores das subescalas da Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders por meio do uso de uma análise fatorial confirmatória com modelo bifator. Quinto, Evidências de Intervenções: o Estudo 5 testa a efetividade do programa de prevenção Friends for Life com crianças em risco para o desenvolvimento de transtornos internalizantes, por meio do uso de duas medidas bem-estabelecidas de ansiedade na infância. Sexto, Divulgação da Ciência: o capítulo de livro descreve três escalas para a avaliação de sintomas de ansiedade na infância e adolescência e está publicado em um manual abrangente e didático acerca de instrumentos de avaliação em saúde mental, disseminado entre estudantes, pesquisadores, clínicos e profissionais da área da saúde mental. Em conjunto, os trabalhos cobrindo essas seis diretrizes (THEMIS statement) constituem uma abordagem multimodal para a promoção de práticas baseadas em evidência na avaliação de trantornos de ansiedade. |
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DeSousa, Diogo AraújoKoller, Silvia HelenaSalum Junior, Giovanni Abrahão2023-07-06T03:53:50Z2016http://hdl.handle.net/10183/261837000998302Esta tese é composta por cinco estudos e um capítulo de livro acerca de variados delineamentos e metodologias de pesquisa com o objetivo de promover práticas baseadas em evidências na avaliação de transtornos de ansiedade. Essa abordagem multimodal engloba trabalhos relacionados a seis diretrizes. Primeiro, Atualização Teórica: o Estudo 1 investiga as propriedades psicométricas das Escalas Dimensionais de Ansiedade do DSM-5 no Brasil. Segundo, Colaboração Internacional: o Estudo 2 relata o desenvolvimento da Medida de Ansiedade na Juventude para o DSM-5, um projeto unindo cinquenta pesquisadores, de todos os cinco continentes. Terceiro, Avaliação de Prejuízos: o Estudo 3 descreve o uso da Escala Geral de Gravidade e Prejuizo da Ansiedade para a mensuração de prejuízos relacionados à ansiedade em contextos comunitário e clínico, complementando a mera avaliação de frequência e intensidade de sintomas. Quarto, Refinamento Matemático e Estatístico: o Estudo 4 investiga a confiabilidade dos escores das subescalas da Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders por meio do uso de uma análise fatorial confirmatória com modelo bifator. Quinto, Evidências de Intervenções: o Estudo 5 testa a efetividade do programa de prevenção Friends for Life com crianças em risco para o desenvolvimento de transtornos internalizantes, por meio do uso de duas medidas bem-estabelecidas de ansiedade na infância. Sexto, Divulgação da Ciência: o capítulo de livro descreve três escalas para a avaliação de sintomas de ansiedade na infância e adolescência e está publicado em um manual abrangente e didático acerca de instrumentos de avaliação em saúde mental, disseminado entre estudantes, pesquisadores, clínicos e profissionais da área da saúde mental. Em conjunto, os trabalhos cobrindo essas seis diretrizes (THEMIS statement) constituem uma abordagem multimodal para a promoção de práticas baseadas em evidência na avaliação de trantornos de ansiedade.This Dissertation is composed of five studies and a book chapter about a variety of research designs and methodologies aiming to promote evidence-based practice in the assessment of anxiety disorders. This multimodal approach encompasses works related to six guidelines. First, Theoretical Updating and Upgrading: Study 1 investigates the psychometric properties of the DSM-5 Dimensional Anxiety Scales in Brazil. Second, International Collaboration: Study 2 reports on the development of the Youth Anxiety Measure for DSM-5, a project uniting fifty researchers, from all five continents. Third, Harm Assessment: Study 3 describes the use of the Overall Anxiety Severity and Impairment Scale to measure anxiety-related impairment in community and clinical settings, complementing the mere assessment of frequency and intensity of symptoms. Fourth, Mathematical and Statistical Refinement: Study 4 investigates the reliability of the subscale scores in the Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders through the use of a bifactor model confirmatory factor analysis. Fifth, Evidence from Intervention: Study 5 tests the effectiveness of the Friends for Life prevention program with children at risk for internalizing disorders, using two well-established childhood anxiety measures. Sixth, Spreading of Science: the Book Chapter describes three scales for assessing anxiety symptoms in childhood and adolescence and is published in a comprehensive and didactic manual about assessment instruments in mental health disseminated among students, researchers, clinicians and practitioners in the mental health field. Altogether, the works covering these six guidelines (THEMIS statement) constitute a multimodal approach to the promotion of evidence-based practice in the assessment of anxiety disorders.application/pdfporTranstornos da ansiedadePsicometriaQuestionáriosCriançaAdolescenteAnxietyAnxiety disordersEvidence-based practiceMultimodal approach to the promotion of evidence-based practice in the assessment of anxiety disordersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2016doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000998302.pdf.txt000998302.pdf.txtExtracted Texttext/plain84203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261837/2/000998302.pdf.txtd741deb89538cc3e466e7ff8d1034846MD52ORIGINAL000998302.pdfTexto parcialapplication/pdf814072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261837/1/000998302.pdf4108a606b6c3c12d0eb44981d42cc784MD5110183/2618372023-07-07 03:34:25.724412oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261837Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-07T06:34:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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