Ulysses: writing the space - the space in writing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Alan Noronha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/246502
Resumo: A presente tese de doutorado tem como objetivo trazer luz às relações entre pensamento, linguagem, cultura, espaço e tempo na elaboração do romance Ulysses, de James Joyce. O presente trabalho propõe uma leitura desse romance levando em consideração espaço como elemento fundamental na narrativa. A concepção de espaço-tempo revolucionou a física, e influenciou Bakhtin a criar o conceito de Cronotopo, que será usado para analisar algumas configurações de tempo e espaço presentes nesse romance, assim como as concepções de Susan Friedman e Joseph Frank sobre espaço na narrativa literária. A concretude e o nível de detalhes sobre lugares da cidade de Dublin, assim como o uso peculiar que Joyce faz de uma linguagem espacialisada, tornam a narrativa de Ulysses altamente entrelaçada com os aspectos físicos e temporais. O conjunto da experiência humana condensado em um único dia, em uma cidade específica. Para conseguir um apelo universal, Joyce preencheu o texto com múltiplas camadas de referências culturais, especialmente, mas não exclusivamente irlandesas, inglesas, gregas, católicas e judaicas. Essas tendências culturais são usadas para criar sentido em uma complexa rede de simbolismos, referências, associações livres, metáforas, metonímias, elipses e muitos outros recursos linguísticos, vazados em um estilo que muda a cada capítulo: monólogo interior, diálogos, vinhetas, peça de teatro, linguagem jornalística, surrealismo, expressionismo e outros modos narrativos são usados, fazendo com que o espaço do texto e o espaço da cidade de Dublin, onde os personagens se movem, tenham uma relação inédita no gênero. Eles habitam o texto como habitam a cidade. Seus pensamentos interiores, desejos e sentimentos são mostrados no espaço do texto, que conecta os espaços psicológicos com os espaços físico e cultural. A narrativa de Joyce parece complexa porque ela tece essas conexões pacientemente, com uma profusão de detalhes, fazendo com que uma segunda ou terceira leitura sejam obrigatórias para um melhor entendimento.
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Seus pensamentos interiores, desejos e sentimentos são mostrados no espaço do texto, que conecta os espaços psicológicos com os espaços físico e cultural. A narrativa de Joyce parece complexa porque ela tece essas conexões pacientemente, com uma profusão de detalhes, fazendo com que uma segunda ou terceira leitura sejam obrigatórias para um melhor entendimento.The present dissertation aims at shedding some light on the relations between thought, language, culture, space and time in the elaboration of the novel Ulysses, by James Joyce. This work proposes a reading of that novel taking into consideration space as a fundamental element in its narrative. The conception of spacetime revolutionised Physics, and influenced Bakhtin to create the concept of Chronotope, which will be used to analyse some configurations of time and space present in the novel, as well as the conceptions of Susan Friedman and Joseph Frank about space in the literary narrative. The concreteness and the level of detail about the places in the city of Dublin, as well as Joyce’s peculiar usage of a spatialised language, make the narrative of Ulysses greatly intertwined with the physical and temporal aspects. The whole of human experience condensed on a single day, in one specific city. To achieve a universal appeal, Joyce filled the text with multiple layers of cultural references, especially but not exclusively Irish, English, Greek, Catholic and Jewish. Those cultural trends are used to create meaning in a complex net of symbolisms, references, free associations, metaphors, metonymies, ellipses, and many other linguistic resources, rendered in a style which changes at each chapter: interior monologue, dialogues, vignettes, theatre play, journalistic language, surrealism, expressionism and other narrative modes are used, making the space of the text and the space of the city of Dublin, where the characters move, have a relationship which is unprecedented in the genre. They inhabit the text as they inhabit the city. Their inner thoughts, desires and feelings are shown in the space of the text, which connects the psychological spaces to the physical and cultural spaces. Joyce’s narrative seems to be complex because he weaves those connections patiently, with a profusion of detail, making a second or third reading mandatory for a better understanding.application/pdfengJoyce, James, 1882-1941. 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