Matemática dinâmica : uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática a partir de situações geométricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salin, Eliana Bevilacqua
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/108425
Resumo: Esta pesquisa tratou de investigar o papel dos registros de representação semiótica na construção do conceito de função, em particular daquelas do tipo afim e quadrática. Parte da pesquisa também foi investigar de que forma o uso de um software de matemática dinâmica, o GeoGebra, pode ajudar o processo de aprendizagem do tópico em questão. A metodologia de pesquisa utilizada é inspirada nos moldes da Engenharia Didática de Artigue. É através das atividades da sequência didática projetada e implementada em 2013, com turma de alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Porto Alegre, que vamos mostrar como aconteceu o desenvolvimento de conexões múltiplas entre as diversas representações de uma função (algébrica, gráfica e numérica), bem como a importância do software GeoGebra como recurso pedagógico quando se quer trabalhar com múltiplas representações. As respostas apresentadas, pelos alunos, foram analisadas tendo como referência a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval. A observação de relações entre variáveis a partir da manipulação de pontos em uma construção no Geogebra propiciou a compreensão do conceito de função e gráfico, através de constante processo de conversão de registros.
id URGS_288c94b554aaa93ea05b11141a8e5469
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108425
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Salin, Eliana BevilacquaGravina, Maria Alice2014-12-18T02:16:42Z2014http://hdl.handle.net/10183/108425000948600Esta pesquisa tratou de investigar o papel dos registros de representação semiótica na construção do conceito de função, em particular daquelas do tipo afim e quadrática. Parte da pesquisa também foi investigar de que forma o uso de um software de matemática dinâmica, o GeoGebra, pode ajudar o processo de aprendizagem do tópico em questão. A metodologia de pesquisa utilizada é inspirada nos moldes da Engenharia Didática de Artigue. É através das atividades da sequência didática projetada e implementada em 2013, com turma de alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Porto Alegre, que vamos mostrar como aconteceu o desenvolvimento de conexões múltiplas entre as diversas representações de uma função (algébrica, gráfica e numérica), bem como a importância do software GeoGebra como recurso pedagógico quando se quer trabalhar com múltiplas representações. As respostas apresentadas, pelos alunos, foram analisadas tendo como referência a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval. A observação de relações entre variáveis a partir da manipulação de pontos em uma construção no Geogebra propiciou a compreensão do conceito de função e gráfico, através de constante processo de conversão de registros.This research aims to investigate the role of semiotic representation registers in the construction of the concept of function, in particular those of the affine and quadratic type. Part of the research was also to investigate how the use of a dynamic mathematics software GeoGebra can help the learning process. The research methodology is inspired by the lines of Didactic Engineering. Through a instructional sequence designed and implemented in 2013, with a group of students of the first year of high school to a state school in Porto Alegre, it is shown how they developed the connections between different registers of representations (algebraic , graphical and numerical). The experience has also shown the importance of GeoGebra as a tool to explore the different registers of representation. The production of students were analyzed taking into acount the theory of semiotic representations of Duval and it was posible to identify their understanding of the concept of variable, function and graph, through the an active process of conversion of registers.application/pdfporGeoGebra : SoftwareEngenharia didáticaFunções quadráticasFunctionDynamics mathematicsRepresentation semioticsTeaching engineeringGeogebraMatemática dinâmica : uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática a partir de situações geométricasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000948600.pdf000948600.pdfTexto completoapplication/pdf6127830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108425/1/000948600.pdfe7bef1576f5578e8432d84ce48c41cf4MD51TEXT000948600.pdf.txt000948600.pdf.txtExtracted Texttext/plain308939http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108425/2/000948600.pdf.txt6840258d1fe2e96f3c10bb577a3f5417MD52THUMBNAIL000948600.pdf.jpg000948600.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108425/3/000948600.pdf.jpg7da0e0aaba6401ff1f4aba52f76f8434MD5310183/1084252018-10-22 09:22:07.281oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108425Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T12:22:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Matemática dinâmica : uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática a partir de situações geométricas
title Matemática dinâmica : uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática a partir de situações geométricas
spellingShingle Matemática dinâmica : uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática a partir de situações geométricas
Salin, Eliana Bevilacqua
GeoGebra : Software
Engenharia didática
Funções quadráticas
Function
Dynamics mathematics
Representation semiotics
Teaching engineering
Geogebra
title_short Matemática dinâmica : uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática a partir de situações geométricas
title_full Matemática dinâmica : uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática a partir de situações geométricas
title_fullStr Matemática dinâmica : uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática a partir de situações geométricas
title_full_unstemmed Matemática dinâmica : uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática a partir de situações geométricas
title_sort Matemática dinâmica : uma abordagem para o ensino de funções afim e quadrática a partir de situações geométricas
author Salin, Eliana Bevilacqua
author_facet Salin, Eliana Bevilacqua
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salin, Eliana Bevilacqua
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gravina, Maria Alice
contributor_str_mv Gravina, Maria Alice
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra : Software
Engenharia didática
Funções quadráticas
topic GeoGebra : Software
Engenharia didática
Funções quadráticas
Function
Dynamics mathematics
Representation semiotics
Teaching engineering
Geogebra
dc.subject.eng.fl_str_mv Function
Dynamics mathematics
Representation semiotics
Teaching engineering
Geogebra
description Esta pesquisa tratou de investigar o papel dos registros de representação semiótica na construção do conceito de função, em particular daquelas do tipo afim e quadrática. Parte da pesquisa também foi investigar de que forma o uso de um software de matemática dinâmica, o GeoGebra, pode ajudar o processo de aprendizagem do tópico em questão. A metodologia de pesquisa utilizada é inspirada nos moldes da Engenharia Didática de Artigue. É através das atividades da sequência didática projetada e implementada em 2013, com turma de alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Porto Alegre, que vamos mostrar como aconteceu o desenvolvimento de conexões múltiplas entre as diversas representações de uma função (algébrica, gráfica e numérica), bem como a importância do software GeoGebra como recurso pedagógico quando se quer trabalhar com múltiplas representações. As respostas apresentadas, pelos alunos, foram analisadas tendo como referência a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval. A observação de relações entre variáveis a partir da manipulação de pontos em uma construção no Geogebra propiciou a compreensão do conceito de função e gráfico, através de constante processo de conversão de registros.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-18T02:16:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/108425
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000948600
url http://hdl.handle.net/10183/108425
identifier_str_mv 000948600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108425/1/000948600.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108425/2/000948600.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108425/3/000948600.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e7bef1576f5578e8432d84ce48c41cf4
6840258d1fe2e96f3c10bb577a3f5417
7da0e0aaba6401ff1f4aba52f76f8434
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085307693924352