Docência em cena : experiências de formação continuada E práticas teatrais na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abegg, Fabiano Hanauer
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182481
Resumo: Esta tese analisa os movimentos formativos que aconteceram na Escola Estadual Emília Viega da Rocha, em Gravataí, Rio Grande do Sul, narrando as experiências que se apresentaram como um exercício de modificação da prática docente. Além disto, investiga os modelos de formação docente apresentados às escolas para serem implementados, sua relação com a proposição de determinadas políticas públicas para a educação, dando atenção especial às elaborações que o “chão da escola” faz com essas proposições, e descreve aqueles pequenos exercícios de modificação dos modos de ser docente através de seu contato com as práticas teatrais na escola. Os registros da pesquisa foram feitos em cadernos de anotações e em um Diário de campo com a intenção de relatar e problematizar os momentos mais intensos. Os principais conceitos utilizados são experiência, cuidado de si, parresía e Performance, pois produzem lacunas, espaços vazios, possibilidades de criação, tendo, para isso, como interlocutores principais Michel Foucault, Friedrich Nietzsche, Richard Schechner e Giorgio Agamben. A pesquisa tem como questão central: de que modo a prática teatral escolar possibilita experiências de modificação da prática docente em uma formação continuada de professores que se desenvolva como um cuidado de si, tendo como ambiente empírico de investigação a Escola Estadual Emília Viega da Rocha? O texto inicia descrevendo os principais modelos de formação docente que são propostos nas formações continuadas que acontecem na escola, apontando suas diferenças, semelhanças e contradições, discutindo a implicação desses modelos na arte de governar as condutas dos professores e analisando estes modelos de formação nas suas semelhanças com os modelos históricos de sujeito apresentados por Michel Foucault no curso A Hermenêutica do Sujeito. Depois, a tese descreve alguns traços gerais dos momentos históricos atravessados pela escola, desde o ano 2000, para discutir sobre o possível diagnóstico da atualidade por meio da prática da Filosofia e da História, a partir das ideias de Foucault e Benjamin, apresentando algumas interrogações sobre a formação continuada de professores que acontece na escola e analisando essas questões através da figura do “rio da criação”. Num terceiro momento, o texto discute as noções de experiência, de cuidado de si e de parresía e a potência destes conceitos para pensarmos uma formação continuada que conduza o docente à modificação de si mesmo no jogo com a verdade, descrevendo os movimentos operados no ambiente escolar pela presença do programa de formação de professores do PACTO Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e analisando a presença dos treinamentos coaching na formação continuada da escola. Por fim, o texto expõe algumas das noções de Richard Schechner sobre os Estudos da Performance e a concepção de conduta restaurada, pensando as contribuições destas noções a fim de movimentar os modos de condução das práticas docentes e as formas de organização das formações continuadas que acontecem na escola e refletindo sobre os afluentes desconhecidos do “rio da criação”. Neste sentido, a tese especula se, diante da predominância da repetição no fazer docente escolar, nas ações pedagógicas dos professores, nas formações das quais participamos, existe a possibilidade de certos vazios que tornariam possível a criação.
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Os principais conceitos utilizados são experiência, cuidado de si, parresía e Performance, pois produzem lacunas, espaços vazios, possibilidades de criação, tendo, para isso, como interlocutores principais Michel Foucault, Friedrich Nietzsche, Richard Schechner e Giorgio Agamben. A pesquisa tem como questão central: de que modo a prática teatral escolar possibilita experiências de modificação da prática docente em uma formação continuada de professores que se desenvolva como um cuidado de si, tendo como ambiente empírico de investigação a Escola Estadual Emília Viega da Rocha? O texto inicia descrevendo os principais modelos de formação docente que são propostos nas formações continuadas que acontecem na escola, apontando suas diferenças, semelhanças e contradições, discutindo a implicação desses modelos na arte de governar as condutas dos professores e analisando estes modelos de formação nas suas semelhanças com os modelos históricos de sujeito apresentados por Michel Foucault no curso A Hermenêutica do Sujeito. Depois, a tese descreve alguns traços gerais dos momentos históricos atravessados pela escola, desde o ano 2000, para discutir sobre o possível diagnóstico da atualidade por meio da prática da Filosofia e da História, a partir das ideias de Foucault e Benjamin, apresentando algumas interrogações sobre a formação continuada de professores que acontece na escola e analisando essas questões através da figura do “rio da criação”. Num terceiro momento, o texto discute as noções de experiência, de cuidado de si e de parresía e a potência destes conceitos para pensarmos uma formação continuada que conduza o docente à modificação de si mesmo no jogo com a verdade, descrevendo os movimentos operados no ambiente escolar pela presença do programa de formação de professores do PACTO Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e analisando a presença dos treinamentos coaching na formação continuada da escola. Por fim, o texto expõe algumas das noções de Richard Schechner sobre os Estudos da Performance e a concepção de conduta restaurada, pensando as contribuições destas noções a fim de movimentar os modos de condução das práticas docentes e as formas de organização das formações continuadas que acontecem na escola e refletindo sobre os afluentes desconhecidos do “rio da criação”. Neste sentido, a tese especula se, diante da predominância da repetição no fazer docente escolar, nas ações pedagógicas dos professores, nas formações das quais participamos, existe a possibilidade de certos vazios que tornariam possível a criação.This thesis analyses the formative movements that happened at Escola Estadual EmíliaViega da Rocha, in Gravataí, Rio Grande do Sul, narrating the experiences that were presented as modifications in the docent practice. Besides that, it investigates the docent formation model presented to schools so they can be implemented, their relation to the proposition that some public policies for education, paying special attention to the elaborations that the "school ground" does with these propositions, and describes those little modification exercises about the ways of being a docent through its contact with theatrical practices in the school. The research records were made in notepads and in a journal with the intention of reporting and discussing the most intense moments. The most important concepts used were experience, selfcare, parresía and performance, because they produce gaps, empty spaces, creation possibilities, having, for that, as main interlocutors: Michel Foucault, Friedrich Nietzsche, Richard Schechner e Giorgio Agamben. The main quest of this research is: How does the theatrical practice enables modification experiences in the docent practice in the teachers' continuing training that develops with a selfcare, having as empiric environment of investigation the Escola Estadual Emília Viega da Rocha? The text begins describing the most important docent formation models that are proposed in teachers' continuing training that happen in schools, noting its differences, similarities and contradictions, discussing the implications of these models in the art of governing the teachers' behavior and analyzing these formation models in their similarities with historical models of subject presented by Michel Foucault in the The Hermeneutics of the Subject course. Then, the thesis describes some general features from historical moments the School went through, since 2000, to discuss about the possible diagnosis of the present by means of Philosophy and History practices, from Foucault and Benjamin ideas, presenting some questions about the teachers' continuing formation that happens in the school and analyzing these questions through the "creation river" figure. In a third part, the text discusses the experience notions, selfcare and of parresía and the potency of these concepts so we can think in a continuing formation that conducts the docent to the self-modification in a game with the truth, describing the moves taken in the school environment by the presence of the program of teachers formation called PACTO Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio and analyzing the presence of coaching exercises in the schools continuing formation. At last, the text exposes some of Richard Schechner's notions about Performance Studies and the restored conduct conception, thinking about the contributions of these notions in order to change how docent practices work and the ways of organization of the continuing formations that happen at the school and reflecting about the unknown tributaries from the "creation river". This way, the thesis speculates if, in front of the predominance of repetition in the school docent doing, in the teachers pedagogic actions, in the formations we participate, there is the possibility of some empty spaces that could become creation.application/pdfporProfessorFormação de professoresTeatroTeacher trainingSchoolPerformanceExperienceTheatrical practiceDocência em cena : experiências de formação continuada E práticas teatrais na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001077051.pdfTexto completoapplication/pdf3229312http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182481/1/001077051.pdf49a1fd9cf00890b2c6545f10f1bb4e9bMD51TEXT001077051.pdf.txt001077051.pdf.txtExtracted Texttext/plain320080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182481/2/001077051.pdf.txt30d9318a84a4fb9634c6918ec2932b23MD52THUMBNAIL001077051.pdf.jpg001077051.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1965http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182481/3/001077051.pdf.jpgcef81db64ecfb7c85528e5907322ee81MD5310183/1824812021-05-07 04:55:39.161024oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:55:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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