O que a docência pode aprender com o teatro : ensaios e movimentos formativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abegg, Fabiano Hanauer
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Loponte, Luciana Gruppelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/186259
Resumo: O texto apresenta uma discussão sobre a possibilidade dos exercícios de modificação da prática docente, a partir de pesquisa-intervenção proposta para a formação continuada de professores em uma escola estadual no município de Gravataí no Rio Grande do Sul, especialmente, as experiências inspiradas nos momentos de ensaio de teatro, tanto do grupo Garras de Anjo quanto do grupo Cooperativa de Teatro. Para isso, foram propostas oficinas de formação para ensaiar outros modos de ser e fazer a docência, a partir das técnicas de trabalho do ator utilizadas nos ensaios destes grupos teatrais. As discussões teóricas que servem de base para essa argumentação apoiam-se nas ideias de Nietzsche, Foucault e Schechner. Do primeiro, utilizamos a noção de embriaguez como potência para a criação, especialmente quando fala das formas artistas de criação de si mesmo; do segundo, as suas análises sobre as técnicas de constituição de si na Antiguidade, destacando os exercícios de modificação de si mesmo; do terceiro, seus estudos sobre a Performance e a educação. Corpo, ensaio e movimento são três temas utilizados para estranhar os modos de se pôr em movimento nesse ambiente pedagógico.
id UFRGS-2_f095e78e4f9c76b4340934ec09f0fd23
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/186259
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Abegg, Fabiano HanauerLoponte, Luciana Gruppelli2018-12-18T04:04:01Z20181645-1384http://hdl.handle.net/10183/186259001083158O texto apresenta uma discussão sobre a possibilidade dos exercícios de modificação da prática docente, a partir de pesquisa-intervenção proposta para a formação continuada de professores em uma escola estadual no município de Gravataí no Rio Grande do Sul, especialmente, as experiências inspiradas nos momentos de ensaio de teatro, tanto do grupo Garras de Anjo quanto do grupo Cooperativa de Teatro. Para isso, foram propostas oficinas de formação para ensaiar outros modos de ser e fazer a docência, a partir das técnicas de trabalho do ator utilizadas nos ensaios destes grupos teatrais. As discussões teóricas que servem de base para essa argumentação apoiam-se nas ideias de Nietzsche, Foucault e Schechner. Do primeiro, utilizamos a noção de embriaguez como potência para a criação, especialmente quando fala das formas artistas de criação de si mesmo; do segundo, as suas análises sobre as técnicas de constituição de si na Antiguidade, destacando os exercícios de modificação de si mesmo; do terceiro, seus estudos sobre a Performance e a educação. Corpo, ensaio e movimento são três temas utilizados para estranhar os modos de se pôr em movimento nesse ambiente pedagógico.The text presents a discussion on the possibility of modifying exercises of teaching practice from intervention research proposal for the continuing education of teachers in a state school in Gravataí municipality in Rio Grande do Sul, especially the experiences inspired by moments theater study both Angel Claws group and the Theatre Cooperative group. For this, training workshops have been proposed to test other ways of being and doing the teaching, from the actor's work techniques used in the trials of these theater groups. The theoretical discussions that are the basis for this argument supporting up in Nietzsche's ideas, Foucault and Schechner. From the first, we use the notion of drunkenness as a power to create, especially when speaking of artists forms of creation itself; the second, its analysis of the establishment of technical him in antiquity, highlighting the modification exercise itself; the third, his Performance studies and education. Body, testing and movement are three themes used in surprising ways to put into motion in this educational environment.application/pdfporCurrículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 18, n.2 (maio/ago. 2018), p. 600-613TeatroFormação de professoresTeacher educationExperienceRehearsalTheaterEducationO que a docência pode aprender com o teatro : ensaios e movimentos formativosEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083158.pdf.txt001083158.pdf.txtExtracted Texttext/plain45761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186259/2/001083158.pdf.txt49d93dc53bd2ca0c417a9f04b975d9ccMD52ORIGINAL001083158.pdfTexto completoapplication/pdf174611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186259/1/001083158.pdf09ab60ce105eccec60555b35b16f8cefMD5110183/1862592018-12-19 04:07:27.938101oai:www.lume.ufrgs.br:10183/186259Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-12-19T06:07:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que a docência pode aprender com o teatro : ensaios e movimentos formativos
title O que a docência pode aprender com o teatro : ensaios e movimentos formativos
spellingShingle O que a docência pode aprender com o teatro : ensaios e movimentos formativos
Abegg, Fabiano Hanauer
Teatro
Formação de professores
Teacher education
Experience
Rehearsal
Theater
Education
title_short O que a docência pode aprender com o teatro : ensaios e movimentos formativos
title_full O que a docência pode aprender com o teatro : ensaios e movimentos formativos
title_fullStr O que a docência pode aprender com o teatro : ensaios e movimentos formativos
title_full_unstemmed O que a docência pode aprender com o teatro : ensaios e movimentos formativos
title_sort O que a docência pode aprender com o teatro : ensaios e movimentos formativos
author Abegg, Fabiano Hanauer
author_facet Abegg, Fabiano Hanauer
Loponte, Luciana Gruppelli
author_role author
author2 Loponte, Luciana Gruppelli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abegg, Fabiano Hanauer
Loponte, Luciana Gruppelli
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Formação de professores
topic Teatro
Formação de professores
Teacher education
Experience
Rehearsal
Theater
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher education
Experience
Rehearsal
Theater
Education
description O texto apresenta uma discussão sobre a possibilidade dos exercícios de modificação da prática docente, a partir de pesquisa-intervenção proposta para a formação continuada de professores em uma escola estadual no município de Gravataí no Rio Grande do Sul, especialmente, as experiências inspiradas nos momentos de ensaio de teatro, tanto do grupo Garras de Anjo quanto do grupo Cooperativa de Teatro. Para isso, foram propostas oficinas de formação para ensaiar outros modos de ser e fazer a docência, a partir das técnicas de trabalho do ator utilizadas nos ensaios destes grupos teatrais. As discussões teóricas que servem de base para essa argumentação apoiam-se nas ideias de Nietzsche, Foucault e Schechner. Do primeiro, utilizamos a noção de embriaguez como potência para a criação, especialmente quando fala das formas artistas de criação de si mesmo; do segundo, as suas análises sobre as técnicas de constituição de si na Antiguidade, destacando os exercícios de modificação de si mesmo; do terceiro, seus estudos sobre a Performance e a educação. Corpo, ensaio e movimento são três temas utilizados para estranhar os modos de se pôr em movimento nesse ambiente pedagógico.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-18T04:04:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/186259
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1645-1384
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001083158
identifier_str_mv 1645-1384
001083158
url http://hdl.handle.net/10183/186259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Currículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 18, n.2 (maio/ago. 2018), p. 600-613
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186259/2/001083158.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/186259/1/001083158.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 49d93dc53bd2ca0c417a9f04b975d9cc
09ab60ce105eccec60555b35b16f8cef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224958526881792