(Des)localização do meio e outras rotas : trânsito entre meios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/110005 |
Resumo: | A presente pesquisa busca desenvolver um pensamento reflexivo entrecruzando teoria e prática artística. Para tanto, o texto tece considerações acerca de trabalhos constituídos através de deslocamentos, tendo como disparador inicial a sequência de visitas a lugares cujos topônimos incluem a palavra “meio” ou “meia”, conforme acontece no projeto (Des)localização do Meio. Outros lugares também são visitados, não integrando o conjunto supracitado, porém compreendendo o que se chama aqui de “outras rotas”. Independentemente da definição de cada um, o fato de trabalhar sempre com os mesmos lugares e isolá-los de seus contextos agrega-lhes um caráter (des)locado. Nesse processo, são importantes os seguintes aspectos: o termo “meio”, que surge como articulador poético na criação dos trabalhos e na escrita; a “cartografia”, por evidenciar questões de transitoriedade, provisoriedade e (des)localização; os “títulos” dos trabalhos, que agem como elo entre o sensível e o conceitual e como disparador de contextos outros para além dos visitados; a “paisagem”, pensada como uma relação (aquilo que se encontra entre nós e o lugar); a “rota”, que configura o caminho traçado, a experiência do trilhado, o ponto de partida e o de chegada aos lugares visitados, bem como o modo de elaboração de imagens; a “fotografia”, que dá corpo à prática artística ora investigada, mas que frequentemente desliza para outros meios, uma vez que, de mesmo modo, são realizados trabalhos em vídeos, publicações, desenhos, instalações, objetos, etc. Frente às considerações acima, os diferentes conceitos que atravessam a pesquisa e os distintos modos de apresentação dos trabalhos assinalam o “trânsito entre meios” anunciado no título desta abordagem. |
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Zimmer, ClaudiaFervenza, Hélio Custódio2015-02-11T02:18:39Z2014http://hdl.handle.net/10183/110005000951934A presente pesquisa busca desenvolver um pensamento reflexivo entrecruzando teoria e prática artística. Para tanto, o texto tece considerações acerca de trabalhos constituídos através de deslocamentos, tendo como disparador inicial a sequência de visitas a lugares cujos topônimos incluem a palavra “meio” ou “meia”, conforme acontece no projeto (Des)localização do Meio. Outros lugares também são visitados, não integrando o conjunto supracitado, porém compreendendo o que se chama aqui de “outras rotas”. Independentemente da definição de cada um, o fato de trabalhar sempre com os mesmos lugares e isolá-los de seus contextos agrega-lhes um caráter (des)locado. Nesse processo, são importantes os seguintes aspectos: o termo “meio”, que surge como articulador poético na criação dos trabalhos e na escrita; a “cartografia”, por evidenciar questões de transitoriedade, provisoriedade e (des)localização; os “títulos” dos trabalhos, que agem como elo entre o sensível e o conceitual e como disparador de contextos outros para além dos visitados; a “paisagem”, pensada como uma relação (aquilo que se encontra entre nós e o lugar); a “rota”, que configura o caminho traçado, a experiência do trilhado, o ponto de partida e o de chegada aos lugares visitados, bem como o modo de elaboração de imagens; a “fotografia”, que dá corpo à prática artística ora investigada, mas que frequentemente desliza para outros meios, uma vez que, de mesmo modo, são realizados trabalhos em vídeos, publicações, desenhos, instalações, objetos, etc. Frente às considerações acima, os diferentes conceitos que atravessam a pesquisa e os distintos modos de apresentação dos trabalhos assinalam o “trânsito entre meios” anunciado no título desta abordagem.This study conducts reflexive thinking combining theory and artistic practice. It presents considerations about works constituted through movements, with the initial stimulus being a series of visits to places whose toponyms include the word “meio” or “meia” [which in Portuguese can mean middle, medium or milieu] as found in the project (Des)localização do Meio [Shifts in the Milieu]. Other places are also visited, which are not part of this group, although they include what we call “other paths.” Regardless of the definition of each one, the fact that we always work with the same places and isolate them from the contexts gives them a (dis)located character. The following aspects are important in this process: the term “meio” which appeared as a poetic articulator in the creation of the works and in the writing; “cartography,” because it reveals the transitory, provisory and (dis)location; the “titles” of the works, which serve as a link between the sensitive and the conceptual and as a trigger of the other contexts beyond those visited; “landscape”, thought of as a relationship (that between us and a place); and the “path”, which shapes the route taken, the experience of the trail-traveled, the starting and arrival points of the places visited, as well as the form of elaboration of images; “photography”, which gives shape to the artistic practice being investigated, and which frequently slips into other mediums, given that works are also conducted in video, publications, designs, installations, objects, etc. Given these considerations, the different concepts found in the study and the various modes of presentation of the work indicate the “transit between milieus” indicated in the title of this approach.application/pdfporDeslocamento : ArteArte contemporâneaLocalização : ArteMeio : ArteRota : Arte(Dis)locationMilieuPathMovement(Des)localização do meio e outras rotas : trânsito entre meiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000951934.pdf000951934.pdfTexto completoapplication/pdf6077494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110005/1/000951934.pdfe60c5d0800f1af18a83dc4e4279d13c5MD51TEXT000951934.pdf.txt000951934.pdf.txtExtracted Texttext/plain308872http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110005/2/000951934.pdf.txt875ba1c9b5f9fdab7fcdb52a747cf2b6MD52THUMBNAIL000951934.pdf.jpg000951934.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg816http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110005/3/000951934.pdf.jpg8681edbebaba331bb3ed0d69f26598f0MD5310183/1100052022-10-05 04:53:17.724776oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110005Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-05T07:53:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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