Transitividade sônica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216765 |
Resumo: | A transitividade sônica apresenta-se enquanto qualidade potente do meio sonoro para a produção artística, sob a tentativa de um fazer político e contagiante. Assim, por meio de uma proposição experimental ficcional-cartográfica, este trabalho revisa algumas características do som, como a espectralidade, a velocidade e a vibração, a fim de desenvolver o conceito de transitividade e sua aplicação no campo da arte. O texto é dividido em duas partes: territórios e dispositivos, por onde o leitor percorre tanto as qualidades e incidências do som no mundo, quanto os agenciamentos sônicos possíveis que alteram esses modos de existência, em uma dinâmica inventiva de leitura, que prevê a mobilidade entre vozes, abordagens e papéis. Ao fim, propõe-se com este trabalho uma percepção outra do fazer artístico ao elencar o som como meio, e ao defender a transitividade, ou ainda, a qualidade de atravessamento do meio sônico, enquanto possibilidade de criação de novos mundos. |
id |
URGS_fff8aebf008ea811eb47a90f6af2ab0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216765 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Proto, CamilaCarvalho, Ana Maria Albani de2020-12-23T04:12:12Z2020http://hdl.handle.net/10183/216765001120925A transitividade sônica apresenta-se enquanto qualidade potente do meio sonoro para a produção artística, sob a tentativa de um fazer político e contagiante. Assim, por meio de uma proposição experimental ficcional-cartográfica, este trabalho revisa algumas características do som, como a espectralidade, a velocidade e a vibração, a fim de desenvolver o conceito de transitividade e sua aplicação no campo da arte. O texto é dividido em duas partes: territórios e dispositivos, por onde o leitor percorre tanto as qualidades e incidências do som no mundo, quanto os agenciamentos sônicos possíveis que alteram esses modos de existência, em uma dinâmica inventiva de leitura, que prevê a mobilidade entre vozes, abordagens e papéis. Ao fim, propõe-se com este trabalho uma percepção outra do fazer artístico ao elencar o som como meio, e ao defender a transitividade, ou ainda, a qualidade de atravessamento do meio sônico, enquanto possibilidade de criação de novos mundos.application/pdfporSomArte contemporâneaComunicaçãoFilosofiaArtePolíticaTransitividade sônicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120925.pdf.txt001120925.pdf.txtExtracted Texttext/plain260431http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216765/2/001120925.pdf.txt3b5a2c4a5e0e77884577a6e8d83f182bMD52ORIGINAL001120925.pdfTexto completoapplication/pdf1748587http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216765/1/001120925.pdf7ca116dc7e6620faff3d57d62ba4ada8MD5110183/2167652020-12-24 05:20:36.795351oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216765Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-12-24T07:20:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transitividade sônica |
title |
Transitividade sônica |
spellingShingle |
Transitividade sônica Proto, Camila Som Arte contemporânea Comunicação Filosofia Arte Política |
title_short |
Transitividade sônica |
title_full |
Transitividade sônica |
title_fullStr |
Transitividade sônica |
title_full_unstemmed |
Transitividade sônica |
title_sort |
Transitividade sônica |
author |
Proto, Camila |
author_facet |
Proto, Camila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Proto, Camila |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Maria Albani de |
contributor_str_mv |
Carvalho, Ana Maria Albani de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Som Arte contemporânea Comunicação Filosofia Arte Política |
topic |
Som Arte contemporânea Comunicação Filosofia Arte Política |
description |
A transitividade sônica apresenta-se enquanto qualidade potente do meio sonoro para a produção artística, sob a tentativa de um fazer político e contagiante. Assim, por meio de uma proposição experimental ficcional-cartográfica, este trabalho revisa algumas características do som, como a espectralidade, a velocidade e a vibração, a fim de desenvolver o conceito de transitividade e sua aplicação no campo da arte. O texto é dividido em duas partes: territórios e dispositivos, por onde o leitor percorre tanto as qualidades e incidências do som no mundo, quanto os agenciamentos sônicos possíveis que alteram esses modos de existência, em uma dinâmica inventiva de leitura, que prevê a mobilidade entre vozes, abordagens e papéis. Ao fim, propõe-se com este trabalho uma percepção outra do fazer artístico ao elencar o som como meio, e ao defender a transitividade, ou ainda, a qualidade de atravessamento do meio sônico, enquanto possibilidade de criação de novos mundos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-23T04:12:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/216765 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001120925 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/216765 |
identifier_str_mv |
001120925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216765/2/001120925.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216765/1/001120925.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3b5a2c4a5e0e77884577a6e8d83f182b 7ca116dc7e6620faff3d57d62ba4ada8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800309173505753088 |