O acolhimento da população em situação de rua : a experiência do núcleo de trabalho educativo da EPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Renato Farias dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183146
Resumo: Esta dissertação se situa no campo de estudos Trabalho e Educação. Teve como objetivo analisar a concepção e prática de acolhimento da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA) à população em situação de rua, expressa no Núcleo de Trabalho Educativo (NTE). Foi realizado um estudo de caso sobre a EPA, como escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que prioriza o atendimento à população em situação de rua; neste sentido, procurou-se caracterizar o público potencial da EJA e a população em situação de rua como parte deste público. Procurou-se definir o acolhimento a partir de como se expressa no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e na prática diária, além de nas demais políticas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a história da escola e para isto buscou-se informações em trabalhos de conclusão, dissertações e teses feitas sobre a escola, além de publicações, como sites e redes sociais, que pudessem fornecer informações sobre a história da escola e seu contexto. Também foi realizada uma pesquisa documental que buscou diversas produções, tais como PPP da escola, regimentos, jornais da escola, reportagens, planos anuais, relatórios, legislações e outros que se referem à EPA. Dentro deste processo de análise o NTE foi, também, priorizado já que a pesquisa começa na escola, mas tem seu foco neste espaço; sendo analisada a sua história, o seu lugar na escola e no PPP. Paralelamente à pesquisa bibliográfica e documental foi realizada uma observação participante, onde o pesquisador, professor – hoje na direção desta escola, participou de reuniões do NTE, acompanhou o trabalho das oficinas, manteve um contato permanente com estudantes e professores do NTE durante seu período de trabalho e em outros espaços reservados especialmente para isso. Foram realizadas entrevistas reflexivas com estudantes e professores buscando conhecer sua experiência escolar e de trabalho e, também, porque retornam à escola, matriculando-se na EPA, e além disso, porque buscam o trabalho educativo e que impacto ele tem para suas vidas e projetos. A pesquisa faz uma caraterização da população em situação de rua e dos/as estudantes da EPA, e discorre sobre o significado do acolhimento em diversas áreas como a saúde, a assistência social e a educação, trazendo, então, a experiência da EPA e do NTE. Procurou-se conhecer as experiências escolares dos/as estudantes, as perspectivas de vida, a importância desta escola, e do Núcleo de Trabalho de Trabalho Educativo como espaço de acolhimento, como este pode ajudá-los a construir seus sonhos. A discussão do trabalho como princípio educativo, do não trabalho e do trabalho precário permeiam todos os passos da pesquisa.
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Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a história da escola e para isto buscou-se informações em trabalhos de conclusão, dissertações e teses feitas sobre a escola, além de publicações, como sites e redes sociais, que pudessem fornecer informações sobre a história da escola e seu contexto. Também foi realizada uma pesquisa documental que buscou diversas produções, tais como PPP da escola, regimentos, jornais da escola, reportagens, planos anuais, relatórios, legislações e outros que se referem à EPA. Dentro deste processo de análise o NTE foi, também, priorizado já que a pesquisa começa na escola, mas tem seu foco neste espaço; sendo analisada a sua história, o seu lugar na escola e no PPP. Paralelamente à pesquisa bibliográfica e documental foi realizada uma observação participante, onde o pesquisador, professor – hoje na direção desta escola, participou de reuniões do NTE, acompanhou o trabalho das oficinas, manteve um contato permanente com estudantes e professores do NTE durante seu período de trabalho e em outros espaços reservados especialmente para isso. Foram realizadas entrevistas reflexivas com estudantes e professores buscando conhecer sua experiência escolar e de trabalho e, também, porque retornam à escola, matriculando-se na EPA, e além disso, porque buscam o trabalho educativo e que impacto ele tem para suas vidas e projetos. A pesquisa faz uma caraterização da população em situação de rua e dos/as estudantes da EPA, e discorre sobre o significado do acolhimento em diversas áreas como a saúde, a assistência social e a educação, trazendo, então, a experiência da EPA e do NTE. Procurou-se conhecer as experiências escolares dos/as estudantes, as perspectivas de vida, a importância desta escola, e do Núcleo de Trabalho de Trabalho Educativo como espaço de acolhimento, como este pode ajudá-los a construir seus sonhos. A discussão do trabalho como princípio educativo, do não trabalho e do trabalho precário permeiam todos os passos da pesquisa.This dissertation is in the field of studies Labor and Education. The purpose of this study was to analyze the design and practice of embracement at Escola Municipal de Ensino Fundamental (Municipal School of Primary Education) Porto Alegre – EPA for the homeless population, expressed in the Núcleo de Trabalho Educativo (Center for Educational Work) – NTE. A case study was carried out at EPA, as a school for Educação de Jovens e Adultos – EJA (Youth and Adult Education), which prioritized attendance to the population in homeless situation, I tried to characterize the potential target of the EJA and the population in homeless situation of as part of this potential target. I sought to define the embracement from what is expressed in the Political and Pedagogical Project; in the daily practice and other policies. A bibliographical research was done on the story of the school and due to this I sought information on dissertations and papers, as well as publications such as sites, social networks that could provide information about the school's story and context. A documentary research was also carried out that looked for several productions, such as Projetos Político Pedagógicos – PPP (Political and Pedagogical Project, School Rules, school newspapers, news, annual plans, annual reports, legislation and any fonts that refer to EPA. Within this process, the NTE was also prioritized, since the research begins in the school, but has its focus in this space, being analyzed its story, its place in the school and in the Political and Pedagogical Project. Parallel to the bibliographical and documental research, a participant observation was made, where I, as researcher, teacher, nowadays the principal of this school, participated in meetings of the NTE, followed the work of the workshops, maintaining a permanent contact with students and teachers of the NTE during their work time and in times specially reserved for this purpose. Reflective interviews were conducted with students and teachers seeking to know their school and work experience and why do they return to school through the EPA; why are they looking for educational work and what impact has it on their lives and plans. The research is a characterization of the homeless population and EPA students, it discusses the meaning of the embracement in several areas such as health, care and see how it is approached in the area of education, bringing the experience of EPA and NTE. I sought to know the students' school experiences, the importance of EPA, and NTE as embracement space, life perspectives and how can NTE help them to build their dreams. The discussion of work as an educational principle, workless and precarious work permeates all steps of this research.application/pdfporEducação de jovens e adultosMorador de ruaAcolhimentoTrabalhoYouth and adult educationWork and educationHomeless people and embracementO acolhimento da população em situação de rua : a experiência do núcleo de trabalho educativo da EPAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001078570.pdf.txt001078570.pdf.txtExtracted Texttext/plain308618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183146/2/001078570.pdf.txt22ba4268ba45a9b3de4ae3007cff2cbbMD52ORIGINAL001078570.pdfTexto completoapplication/pdf1204112http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183146/1/001078570.pdf45bc96b29a11e8c5cbfd4a15273b3e22MD5110183/1831462019-08-01 02:30:24.765406oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183146Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-08-01T05:30:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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