Promoção de um amanhã para pessoas em situação de rua : um relato da experiência com integração intersetorial na Escola Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/267952 |
Resumo: | Este Relato de Experiência conta as atividades realizadas durante estágio no Serviço de Acolhimento, Integração e Acompanhamento (SAIA) da Escola Porto Alegre (EPA) e em oficinas junto aos estudantes da escola, entre 31 de agosto e 31 de outubro de 2022. A EPA é uma escola da modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA), e seus alunos são em grande parte pessoas em situação de rua. O SAIA realiza ações de acompanhamento, acolhimento, investigação e assistência dos estudantes da escola. A metodologia utilizada, do Relato de Experiência, apresenta as atividades realizadas na EPA, para então pensar a atuação da instituição junto à População em Situação de Rua, de modo a contribuir com a discussão de estratégias para a integração entre os setores de Educação e Saúde em escolas e outros serviços. Foi constatado que o pensamento das políticas públicas voltadas à população em situação de rua deve considerar, conjuntamente, as necessidades da população alvo para a sobrevivência cotidiana e o bem-estar futuro, porque são demandas inerentes à vulnerabilidade experienciada nas ruas, logo devem ser trabalhados para permitir a adesão destas pessoas aos serviços. Para tal propósito, propôs-se os conceitos de acolhimento humano e institucional, integração intersetorial e interdisciplinar, e acompanhamento longitudinal como norteadores da organização de políticas públicas e serviços para esta população. Em conclusão, foi reconhecido que a Escola Porto Alegre é um exemplo potente para o embasamento de atividades de integração intersetorial, tendo na escola um ambiente propício para a realização de atividades de promoção da saúde que visam o bem-estar da população em situação de rua. |
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Silva, Bruno Bavaresco daGodoy, Maria Gabriela Curubeto2023-12-02T03:25:24Z2023http://hdl.handle.net/10183/267952001188139Este Relato de Experiência conta as atividades realizadas durante estágio no Serviço de Acolhimento, Integração e Acompanhamento (SAIA) da Escola Porto Alegre (EPA) e em oficinas junto aos estudantes da escola, entre 31 de agosto e 31 de outubro de 2022. A EPA é uma escola da modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA), e seus alunos são em grande parte pessoas em situação de rua. O SAIA realiza ações de acompanhamento, acolhimento, investigação e assistência dos estudantes da escola. A metodologia utilizada, do Relato de Experiência, apresenta as atividades realizadas na EPA, para então pensar a atuação da instituição junto à População em Situação de Rua, de modo a contribuir com a discussão de estratégias para a integração entre os setores de Educação e Saúde em escolas e outros serviços. Foi constatado que o pensamento das políticas públicas voltadas à população em situação de rua deve considerar, conjuntamente, as necessidades da população alvo para a sobrevivência cotidiana e o bem-estar futuro, porque são demandas inerentes à vulnerabilidade experienciada nas ruas, logo devem ser trabalhados para permitir a adesão destas pessoas aos serviços. Para tal propósito, propôs-se os conceitos de acolhimento humano e institucional, integração intersetorial e interdisciplinar, e acompanhamento longitudinal como norteadores da organização de políticas públicas e serviços para esta população. Em conclusão, foi reconhecido que a Escola Porto Alegre é um exemplo potente para o embasamento de atividades de integração intersetorial, tendo na escola um ambiente propício para a realização de atividades de promoção da saúde que visam o bem-estar da população em situação de rua.This Experience Report describes the activities carried out during an internship at the "Serviço de Acolhimento, Integração e Acompanhamento" (Welcome, Integration, and Monitoring Service - SAIA) of the Porto Alegre School (EPA) and in workshops with the school's students, between August 31 and October 31, 2022. EPA is a school that offers Education for Youth and Adults (EJA), and most of its students are individuals in a situation of homelessness. SAIA conducts actions related to monitoring, support, investigation, and assistance for the school's students. The methodology employed in this Experience Report presents the activities undertaken at EPA, and subsequently reflects on the institution's role with the Homeless Population, aiming to contribute to the discussion of strategies for integration between the Education and Health sectors in schools and other services. It was found that the formulation of public policies addressing the homeless population should consider both the survival needs of the target population and their future well-being, as these demands are inherent to the vulnerability experienced on the streets. Therefore, they must be addressed to facilitate these individuals' engagement with services. To achieve this purpose, the concepts of human and institutional reception, cross-sectoral and interdisciplinary integration, and longitudinal monitoring were proposed as guiding principles for organizing public policies and services for this population. In conclusion, it was acknowledged that the Porto Alegre School serves as a strong example for the foundation of cross-sectoral integration activities, utilizing the school environment to conduct health promotion activities that aim to improve the well-being of the homeless population.application/pdfporPopulação de ruaAcolhimentoEducação de jovens e adultosStreet populationReceptionYouth and adult educationPromoção de um amanhã para pessoas em situação de rua : um relato da experiência com integração intersetorial na Escola Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2023Saúde Coletiva: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001188139.pdf.txt001188139.pdf.txtExtracted Texttext/plain121317http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267952/2/001188139.pdf.txte31f50f0806de46e7d6fc3f64f6b6643MD52ORIGINAL001188139.pdfTexto completoapplication/pdf375696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267952/1/001188139.pdf59d0aebbeabcdeccec2f3047e44499a0MD5110183/2679522023-12-03 04:25:57.246475oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267952Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-03T06:25:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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