Produzir Processos, Processar Produtos : desafios e possibilidades da encenação teatral no contexto da Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Fernanda Marília Gomes da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206762
Resumo: O trabalho propõe-se ao estudo de criações artísticas de cunho cênico desenvolvidas no meio escolar, sob acompanhamento de um docente especialista em Teatro, que prevejam um processo de natureza cooperativa e visem ao compartilhamento de seus resultados com o público. Na busca de evidenciar os principais desafios e possibilidades do processo de encenação teatral no contexto da Educação Básica, reflete-se sobre a utilização de recursos humanos, relacionais, curriculares, pedagógicos e de espaço e tempo encontrados, ou conquistados, pelo professor de Teatro, para o desenvolvimento de processos criativos em sala de aula, sob a perspectiva construtivista de conhecimento. A situação empírica da investigação desenvolve-se com base nos princípios da pesquisa-ação, a partir de um projeto de encenação desenvolvido no ano letivo de 2018, junto a duas turmas de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Estadual de Porto Alegre, na qual a pesquisadora leciona a disciplina de Arte. As reflexões têm por base a leitura de teóricos dos campos da Pedagogia das Artes Cênicas e dos Estudos Teatrais, tais como: Viola Spolin (2008, 2009), Jean-Pierre Ryngaert (1977, 2009), Joaquim Gama (2002, 2009), Célida Salume Mendonça (2007, 2009, 2010, 2013), Anne Bogart (2011, 2017) e Patrícia Fagundes (2009, 2011), dentre outros. Como resultados da pesquisa destacam-se as análises dos procedimentos de criação cênica utilizados na função de professora-encenadora, considerando as etapas do processo de montagem, os fazeres docentes e discentes constitutivos da experiência pedagógica e artística vivenciada e as relações entre processo e produto na sala de aula, e para além dela.
id URGS_2afbe68045d6343d1efb6cecef10b8de
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206762
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Rocha, Fernanda Marília Gomes daSantos, Vera Lucia Bertoni dos2020-03-13T04:17:15Z2019http://hdl.handle.net/10183/206762001111638O trabalho propõe-se ao estudo de criações artísticas de cunho cênico desenvolvidas no meio escolar, sob acompanhamento de um docente especialista em Teatro, que prevejam um processo de natureza cooperativa e visem ao compartilhamento de seus resultados com o público. Na busca de evidenciar os principais desafios e possibilidades do processo de encenação teatral no contexto da Educação Básica, reflete-se sobre a utilização de recursos humanos, relacionais, curriculares, pedagógicos e de espaço e tempo encontrados, ou conquistados, pelo professor de Teatro, para o desenvolvimento de processos criativos em sala de aula, sob a perspectiva construtivista de conhecimento. A situação empírica da investigação desenvolve-se com base nos princípios da pesquisa-ação, a partir de um projeto de encenação desenvolvido no ano letivo de 2018, junto a duas turmas de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Estadual de Porto Alegre, na qual a pesquisadora leciona a disciplina de Arte. As reflexões têm por base a leitura de teóricos dos campos da Pedagogia das Artes Cênicas e dos Estudos Teatrais, tais como: Viola Spolin (2008, 2009), Jean-Pierre Ryngaert (1977, 2009), Joaquim Gama (2002, 2009), Célida Salume Mendonça (2007, 2009, 2010, 2013), Anne Bogart (2011, 2017) e Patrícia Fagundes (2009, 2011), dentre outros. Como resultados da pesquisa destacam-se as análises dos procedimentos de criação cênica utilizados na função de professora-encenadora, considerando as etapas do processo de montagem, os fazeres docentes e discentes constitutivos da experiência pedagógica e artística vivenciada e as relações entre processo e produto na sala de aula, e para além dela.This work proposes the study of scenic artistic creations developed in the school environment, under the supervision of a specialist theater teacher, who foresee a cooperative process and aim to share their results with the public. In an attempt to highlight the main challenges and possibilities of the theatrical staging process in the context of Basic Education, it is reflected on the use of human, relational, curricular, pedagogical and space and time resources found, or conquered by the Theater teacher, for the development of creative processes in the classroom, from the constructivist perspective of knowledge. The empirical situation of the research develops based on the principles of action research, based on a staging project developed in the 2018 school year, together with two classes of ninth grade students from a state school network of Porto Alegre, where the researcher teaches the Art discipline. The reflections are based on the reading of theorists from the fields of Pedagogy of Performing Arts and Theater Studies, such as: Viola Spolin (2008, 2009), Jean-Pierre Ryngaert (1977, 2009), Joaquim Gama (2002, 2009), Célida Salume Mendonça (2007, 2009, 2010, 2013), Anne Bogart (2011, 2017) and Patrícia Fagundes (2009, 2011), among others. As results of the research stand out the analyzes of the scenic creation procedures used in the role of teacher-director, considering the stages of the assembly process, the teachers and students constitutive of the pedagogical and artistic experience lived and the relations between process and product in the classroom, and beyond.application/pdfporTeatroEncenaçãoProcessoProdutoPedagogia teatralEducação básicaStagingProcessProductTheater PedagogyBasic EducationProduzir Processos, Processar Produtos : desafios e possibilidades da encenação teatral no contexto da Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111638.pdf.txt001111638.pdf.txtExtracted Texttext/plain333489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206762/2/001111638.pdf.txt96693e048da6f53f9eac51960c264fdeMD52ORIGINAL001111638.pdfTexto completoapplication/pdf5893848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206762/1/001111638.pdfc748ee2bca53204d36951c3274c6ce11MD5110183/2067622022-05-15 04:41:09.657542oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206762Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-05-15T07:41:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produzir Processos, Processar Produtos : desafios e possibilidades da encenação teatral no contexto da Educação Básica
title Produzir Processos, Processar Produtos : desafios e possibilidades da encenação teatral no contexto da Educação Básica
spellingShingle Produzir Processos, Processar Produtos : desafios e possibilidades da encenação teatral no contexto da Educação Básica
Rocha, Fernanda Marília Gomes da
Teatro
Encenação
Processo
Produto
Pedagogia teatral
Educação básica
Staging
Process
Product
Theater Pedagogy
Basic Education
title_short Produzir Processos, Processar Produtos : desafios e possibilidades da encenação teatral no contexto da Educação Básica
title_full Produzir Processos, Processar Produtos : desafios e possibilidades da encenação teatral no contexto da Educação Básica
title_fullStr Produzir Processos, Processar Produtos : desafios e possibilidades da encenação teatral no contexto da Educação Básica
title_full_unstemmed Produzir Processos, Processar Produtos : desafios e possibilidades da encenação teatral no contexto da Educação Básica
title_sort Produzir Processos, Processar Produtos : desafios e possibilidades da encenação teatral no contexto da Educação Básica
author Rocha, Fernanda Marília Gomes da
author_facet Rocha, Fernanda Marília Gomes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Fernanda Marília Gomes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
contributor_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Encenação
Processo
Produto
Pedagogia teatral
Educação básica
topic Teatro
Encenação
Processo
Produto
Pedagogia teatral
Educação básica
Staging
Process
Product
Theater Pedagogy
Basic Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Staging
Process
Product
Theater Pedagogy
Basic Education
description O trabalho propõe-se ao estudo de criações artísticas de cunho cênico desenvolvidas no meio escolar, sob acompanhamento de um docente especialista em Teatro, que prevejam um processo de natureza cooperativa e visem ao compartilhamento de seus resultados com o público. Na busca de evidenciar os principais desafios e possibilidades do processo de encenação teatral no contexto da Educação Básica, reflete-se sobre a utilização de recursos humanos, relacionais, curriculares, pedagógicos e de espaço e tempo encontrados, ou conquistados, pelo professor de Teatro, para o desenvolvimento de processos criativos em sala de aula, sob a perspectiva construtivista de conhecimento. A situação empírica da investigação desenvolve-se com base nos princípios da pesquisa-ação, a partir de um projeto de encenação desenvolvido no ano letivo de 2018, junto a duas turmas de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Estadual de Porto Alegre, na qual a pesquisadora leciona a disciplina de Arte. As reflexões têm por base a leitura de teóricos dos campos da Pedagogia das Artes Cênicas e dos Estudos Teatrais, tais como: Viola Spolin (2008, 2009), Jean-Pierre Ryngaert (1977, 2009), Joaquim Gama (2002, 2009), Célida Salume Mendonça (2007, 2009, 2010, 2013), Anne Bogart (2011, 2017) e Patrícia Fagundes (2009, 2011), dentre outros. Como resultados da pesquisa destacam-se as análises dos procedimentos de criação cênica utilizados na função de professora-encenadora, considerando as etapas do processo de montagem, os fazeres docentes e discentes constitutivos da experiência pedagógica e artística vivenciada e as relações entre processo e produto na sala de aula, e para além dela.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-13T04:17:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206762
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001111638
url http://hdl.handle.net/10183/206762
identifier_str_mv 001111638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206762/2/001111638.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206762/1/001111638.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 96693e048da6f53f9eac51960c264fde
c748ee2bca53204d36951c3274c6ce11
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085519253569536