saberes da experiência de trabalho e formação humana integral : um estudo com discentes assentados rurais do curso técnico em agropecuária do ifrr/campus novo paraíso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ednaldo Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/277020
Resumo: Esta tese analisa a relação entre os saberes das experiências de trabalho de discentes oriundos de áreas de assentamentos rurais na região sul de Roraima e a formação humana integral proposta na formação técnico-profissional integrada ao ensino médio, ofertada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Novo Paraíso (IFRR/CNP). O itinerário escolar de parte da juventude que mora em áreas de assentamentos rurais no sul do estado de Roraima, especificamente os que já concluíram o ensino fundamental e pretendem ingressar em um curso profissionalizante de nível médio, tem sido contemplado, desde o ano de 2007, com a presença do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) na região. Essa instituição educacional oferta, atualmente, três cursos técnicos: Agropecuária, Agroindústria e Aquicultura, todos integrados ao ensino médio. O IFRR/CNP também tem oferecido à comunidade o curso superior de Bacharelado em Agronomia. Desse modo, além da oportunidade de terem uma formação profissional gratuita e de qualidade, os jovens estudantes que moram na região podem ter a oportunidade de contribuir, com sua formação técnico-científica, para o desenvolvimento da agricultura familiar e para o processo de transformação e melhoria da qualidade de vida no seu território. Nesse sentido, as experiências dos discentes e das famílias, direta ou indiretamente ligadas às ações contempladas pelo IFRR, entrelaçam-se aos processos dialéticos dos fenômenos sociais, construídos a partir dos modos de produção da vida, condicionadores das relações sociais e políticas presentes na vida em comunidade. Assim, esta pesquisa tem por objetivo geral analisar, sob a perspectiva da formação humana integral, os lugares que os saberes das experiências de trabalho dos(as) discentes que vivem nos projetos de assentamentos rurais da região ocupam no currículo do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFRR/CNP. Os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa baseiam-se no materialismo histórico dialético, na pedagogia progressista de Paulo Freire e em elementos da ergologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de campo, tendo em vista que foi realizada através de observação e de entrevistas abertas e semiestruturadas com estudantes do Curso Técnico em Agropecuária, residentes nos assentamentos rurais São Luizão, Jatapu e Anauá, no sul de Roraima. Caracteriza-se também como pesquisa documental, dado que foram analisados documentos como o PDI/IFRR 2019-2023, o currículo integrado e o Plano do Curso Técnico em Agropecuária. A análise dos dados indica que, embora os(as) discentes assentados(as), assim como seus pais, atribuam grande relevância à presença do IFRR na região, as participantes da pesquisa acreditam que o instituto precisaria aproximar-se um pouco mais da realidade do território produtivo atendido por ele. Pois, de acordo com os relatos colhidos durante as entrevistas, a integração ocorre esporadicamente a partir do trabalho docente de aproximação com as realidades dos(as) discentes. Dessa maneira, com a valorização dos saberes próprios da experiência de trabalho dos(as) discentes, o IFRR/Campus Novo Paraíso vivenciaria, de fato, a práxis pedagógica. Faz-se necessário, portanto, debater sobre até que ponto o currículo, em sua práxis, estabelece conexões efetivas com as especificidades econômicas, políticas e culturais dos estudantes do campo e da região. É mister criar momentos de diálogos entre discentes, comunidade, docentes e órgãos instituídos, para se verificar concretamente a maneira pela qual os cursos e o IFRR como um todo podem interagir no contexto do território, na teoria e na prática formativa, de modo concreto.
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spelling Pereira, Ednaldo GomesFischer, Maria Clara Bueno2024-08-07T06:16:17Z2023http://hdl.handle.net/10183/277020001207209Esta tese analisa a relação entre os saberes das experiências de trabalho de discentes oriundos de áreas de assentamentos rurais na região sul de Roraima e a formação humana integral proposta na formação técnico-profissional integrada ao ensino médio, ofertada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Novo Paraíso (IFRR/CNP). O itinerário escolar de parte da juventude que mora em áreas de assentamentos rurais no sul do estado de Roraima, especificamente os que já concluíram o ensino fundamental e pretendem ingressar em um curso profissionalizante de nível médio, tem sido contemplado, desde o ano de 2007, com a presença do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) na região. Essa instituição educacional oferta, atualmente, três cursos técnicos: Agropecuária, Agroindústria e Aquicultura, todos integrados ao ensino médio. O IFRR/CNP também tem oferecido à comunidade o curso superior de Bacharelado em Agronomia. Desse modo, além da oportunidade de terem uma formação profissional gratuita e de qualidade, os jovens estudantes que moram na região podem ter a oportunidade de contribuir, com sua formação técnico-científica, para o desenvolvimento da agricultura familiar e para o processo de transformação e melhoria da qualidade de vida no seu território. Nesse sentido, as experiências dos discentes e das famílias, direta ou indiretamente ligadas às ações contempladas pelo IFRR, entrelaçam-se aos processos dialéticos dos fenômenos sociais, construídos a partir dos modos de produção da vida, condicionadores das relações sociais e políticas presentes na vida em comunidade. Assim, esta pesquisa tem por objetivo geral analisar, sob a perspectiva da formação humana integral, os lugares que os saberes das experiências de trabalho dos(as) discentes que vivem nos projetos de assentamentos rurais da região ocupam no currículo do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFRR/CNP. Os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa baseiam-se no materialismo histórico dialético, na pedagogia progressista de Paulo Freire e em elementos da ergologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de campo, tendo em vista que foi realizada através de observação e de entrevistas abertas e semiestruturadas com estudantes do Curso Técnico em Agropecuária, residentes nos assentamentos rurais São Luizão, Jatapu e Anauá, no sul de Roraima. Caracteriza-se também como pesquisa documental, dado que foram analisados documentos como o PDI/IFRR 2019-2023, o currículo integrado e o Plano do Curso Técnico em Agropecuária. A análise dos dados indica que, embora os(as) discentes assentados(as), assim como seus pais, atribuam grande relevância à presença do IFRR na região, as participantes da pesquisa acreditam que o instituto precisaria aproximar-se um pouco mais da realidade do território produtivo atendido por ele. Pois, de acordo com os relatos colhidos durante as entrevistas, a integração ocorre esporadicamente a partir do trabalho docente de aproximação com as realidades dos(as) discentes. Dessa maneira, com a valorização dos saberes próprios da experiência de trabalho dos(as) discentes, o IFRR/Campus Novo Paraíso vivenciaria, de fato, a práxis pedagógica. Faz-se necessário, portanto, debater sobre até que ponto o currículo, em sua práxis, estabelece conexões efetivas com as especificidades econômicas, políticas e culturais dos estudantes do campo e da região. É mister criar momentos de diálogos entre discentes, comunidade, docentes e órgãos instituídos, para se verificar concretamente a maneira pela qual os cursos e o IFRR como um todo podem interagir no contexto do território, na teoria e na prática formativa, de modo concreto.This thesis analyzes the relationship between the knowledge of the work experiences of students from areas of rural settlements in the southern region of Roraima and the integral Human formation proposed in the technical-professional training integrated into high school, offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology, Campus Novo Paraíso (IFRR/CNP). The school itinerary of part of the youth who live in areas of rural settlements in the south of the state of Roraima, specifically those who have completed elementary school and intend to enter a high school vocational course, has been contemplated since 2007, with the presence of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima (IFRR) in the region. This educational institution currently offers three technical courses: agriculture, agribusiness and Aquaculture, all integrated into high school. The IFRR/CNP has also been offering the community The Bachelor's degree in Agronomy. In this way, in addition to the opportunity to have free and quality professional training, young students living in the region can have the opportunity to contribute, with their technical and scientific training, to the development of family farming and to the process of transformation and improvement of the quality of life in their territory. In this sense, the experiences of students and families, directly or indirectly linked to the actions contemplated by the IFRR, are intertwined with the dialectical processes of social phenomena, built from the modes of production of life, conditioners of social and political relations present in community life. Thus, this research has as its general objective to analyze, from the perspective of integral Human formation, the places that the knowledge of the work experiences of the students who live in the projects of rural settlements in the region occupy in the curriculum of the Technical Course in agriculture integrated to the High School of the IFRR/CNP. The theoretical-methodological foundations of the research are based on historical-dialectical materialism, the progressive pedagogy of Paulo Freire and elements of ergology. This is a qualitative field research, since it was carried out through observation and open and semi-structured interviews with students of the Technical Course in agriculture, residents of rural settlements São Luizão, Jatapu and Anauá, in the south of Roraima. It is also characterized as documentary research, given that documents such as the PDI/IFRR 2019-2023, the integrated curriculum and the plan of the Technical Course in agriculture were analyzed. The analysis of the data indicates that, although the settled students, as well as their parents, attribute great relevance to the presence of the IFRR in the region, the research participants believe that the institute would need to get a little closer to the reality of the productive territory served by it. Because, according to the reports collected during the interviews, integration occurs sporadically from the teaching work of getting closer to the student’s realities. Thus, with the appreciation of the students own knowledge of the work experience, the IFRR/Campus Novo Paraíso would, in fact, experience pedagogical praxis. It is therefore necessary to debate the extent to which the curriculum, in its praxis, establishes effective connections with the economic, political and cultural specificities of students in the countryside and the region. It is necessary to create moments of dialogue between students, community, teachers and institutional bodies, to verify concretely the way in which the courses and the IFRR as a whole can interact in the context of the territory, in theory and in training practice, in a concrete way.application/pdfporCurrículoEducação profissionalTrabalhosaberes da experiência de trabalho e formação humana integral : um estudo com discentes assentados rurais do curso técnico em agropecuária do ifrr/campus novo paraísoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001207209.pdf.txt001207209.pdf.txtExtracted Texttext/plain561050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277020/2/001207209.pdf.txt054cb73ac73b7272b2f6252749643a21MD52ORIGINAL001207209.pdfTexto completoapplication/pdf3633774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277020/1/001207209.pdf9b369ac301678f55d4d08b2e589d6478MD5110183/2770202024-08-08 06:30:00.082242oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277020Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-08T09:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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