Em busca da bailarina da caixa de música : o tempo expandido e os reflexos na fotografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Daniela Remião de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189902
Resumo: Esta pesquisa de mestrado tem por objetivo apresentar a pesquisa em Poéticas Visuais desenvolvida no Mestrado PPGAV-UFRGS (2016-2018) e propõe uma reflexão sobre questões que envolvem a fotografia e o tempo. São abordadas possibilidades da fotografia artística que permitem expandir o tempo do fazer fotográfico, incorporando temporalidades de todo o processo de criação, desde o mise-en-scène na pré-produção, a representação do tempo na fotografia, até a seleção das imagens, e utilização de processos artesanais e digitais na pós-produção. Apresenta relações entre fotografia, pintura e cinema, buscando na arte e na ciência na Paris do século XIX, especialmente nos artistas/cientistas Edgar Degas, Étienne-Jules Marey e Alberto Santos-Dumont, referências para o processo de criação fotográfica. Revisa conceitos de hibridismo e mestiçagem, refletindo em que momentos permeiam o processo de criação de produção fotográfica, que utiliza apropriação de imagens, processos históricos de impressão fotográfica, processos digitais, e mescla processos analógico e digital com uma postura contemporânea. Alguns aspectos relacionados ao espelho na arte e aos reflexos na fotografia também serão abordados neste trabalho. As reflexões surgem a partir da apresentação de trabalho plástico realizado com inspiração em um caixa de música. O corpus de trabalho desta pesquisa de mestrado resulta de ensaios fotográficos de bailarinas que deram origem às séries La danseuse de Degas, Paris-Poa, Entre pixel et pinceau (Danseuses Bleues e Pas de deux), Traces de Danseuse, Fenêtre et miroir, Satin Rose, e aos trabalhos Répétitions e Fascination.
id URGS_2bf469e780be2d9bf21838403d108a07
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189902
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Macedo, Daniela Remião deCunha, Eduardo Figueiredo Vieira da2019-04-02T04:10:30Z2018http://hdl.handle.net/10183/189902001089543Esta pesquisa de mestrado tem por objetivo apresentar a pesquisa em Poéticas Visuais desenvolvida no Mestrado PPGAV-UFRGS (2016-2018) e propõe uma reflexão sobre questões que envolvem a fotografia e o tempo. São abordadas possibilidades da fotografia artística que permitem expandir o tempo do fazer fotográfico, incorporando temporalidades de todo o processo de criação, desde o mise-en-scène na pré-produção, a representação do tempo na fotografia, até a seleção das imagens, e utilização de processos artesanais e digitais na pós-produção. Apresenta relações entre fotografia, pintura e cinema, buscando na arte e na ciência na Paris do século XIX, especialmente nos artistas/cientistas Edgar Degas, Étienne-Jules Marey e Alberto Santos-Dumont, referências para o processo de criação fotográfica. Revisa conceitos de hibridismo e mestiçagem, refletindo em que momentos permeiam o processo de criação de produção fotográfica, que utiliza apropriação de imagens, processos históricos de impressão fotográfica, processos digitais, e mescla processos analógico e digital com uma postura contemporânea. Alguns aspectos relacionados ao espelho na arte e aos reflexos na fotografia também serão abordados neste trabalho. As reflexões surgem a partir da apresentação de trabalho plástico realizado com inspiração em um caixa de música. O corpus de trabalho desta pesquisa de mestrado resulta de ensaios fotográficos de bailarinas que deram origem às séries La danseuse de Degas, Paris-Poa, Entre pixel et pinceau (Danseuses Bleues e Pas de deux), Traces de Danseuse, Fenêtre et miroir, Satin Rose, e aos trabalhos Répétitions e Fascination.This thesis aims to present the Masters research in Visual Poetry at the Postgraduate Program in Visual Arts at UFRGS (2016-2018) and proposes reflection on issues involving photography and time. Possibilities of art photography are explored that allow expanding the time of making photography, incorporating temporalities into the whole creative process, from mise-en-scène in pre-production, to representing time in photography, up to the selection of images and the use of manual and digital processes in post-production fase. It presents relationships between photography, painting and cinema, finding in art and science of Paris in nineteenth-century, especially in the artists/scientists Edgar Degas, Étienne-Jules Marey and Alberto Santos-Dumont references for the photographic creation process. The concepts of hybridity and miscegenation are revised, investigating the moments they permeate the photographic creation process, which uses image appropriation, historical processes of photographic printing, digital processes, and merges analog and digital processes with a contemporary posture. Some aspects related to the mirror in the art and the reflexes in the photography will also be approached in this work. The reflections arise from the presentation of a plastic work done with inspiration in a music box. The corpus of works of this masters research results from photographic essays of ballet dancers that gave rise to the series named La danseuse de Degas, Paris-Poa, Entre pixel et pinceau (Danseuses Bleues and Pas de deux), Traces de Danseuse, Fenêtre et miroir, Satin Rose, and the works Répétitions e Fascination.application/pdfporFotografiaTempo : ArteMise en scèneMestiçagem : ArteHibridismo : FotografiaPhotographyMirrorMiscegenationHybridismTimeEm busca da bailarina da caixa de música : o tempo expandido e os reflexos na fotografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089543.pdf.txt001089543.pdf.txtExtracted Texttext/plain309847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189902/2/001089543.pdf.txtc1028d36e0e730c1aff1185ca2b0dcd7MD52ORIGINAL001089543.pdfTexto completoapplication/pdf10548767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189902/1/001089543.pdfba3b411a7840766dd1c8bf52ba51865aMD5110183/1899022019-04-03 04:15:42.473223oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189902Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-04-03T07:15:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Em busca da bailarina da caixa de música : o tempo expandido e os reflexos na fotografia
title Em busca da bailarina da caixa de música : o tempo expandido e os reflexos na fotografia
spellingShingle Em busca da bailarina da caixa de música : o tempo expandido e os reflexos na fotografia
Macedo, Daniela Remião de
Fotografia
Tempo : Arte
Mise en scène
Mestiçagem : Arte
Hibridismo : Fotografia
Photography
Mirror
Miscegenation
Hybridism
Time
title_short Em busca da bailarina da caixa de música : o tempo expandido e os reflexos na fotografia
title_full Em busca da bailarina da caixa de música : o tempo expandido e os reflexos na fotografia
title_fullStr Em busca da bailarina da caixa de música : o tempo expandido e os reflexos na fotografia
title_full_unstemmed Em busca da bailarina da caixa de música : o tempo expandido e os reflexos na fotografia
title_sort Em busca da bailarina da caixa de música : o tempo expandido e os reflexos na fotografia
author Macedo, Daniela Remião de
author_facet Macedo, Daniela Remião de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Daniela Remião de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Eduardo Figueiredo Vieira da
contributor_str_mv Cunha, Eduardo Figueiredo Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Tempo : Arte
Mise en scène
Mestiçagem : Arte
Hibridismo : Fotografia
topic Fotografia
Tempo : Arte
Mise en scène
Mestiçagem : Arte
Hibridismo : Fotografia
Photography
Mirror
Miscegenation
Hybridism
Time
dc.subject.eng.fl_str_mv Photography
Mirror
Miscegenation
Hybridism
Time
description Esta pesquisa de mestrado tem por objetivo apresentar a pesquisa em Poéticas Visuais desenvolvida no Mestrado PPGAV-UFRGS (2016-2018) e propõe uma reflexão sobre questões que envolvem a fotografia e o tempo. São abordadas possibilidades da fotografia artística que permitem expandir o tempo do fazer fotográfico, incorporando temporalidades de todo o processo de criação, desde o mise-en-scène na pré-produção, a representação do tempo na fotografia, até a seleção das imagens, e utilização de processos artesanais e digitais na pós-produção. Apresenta relações entre fotografia, pintura e cinema, buscando na arte e na ciência na Paris do século XIX, especialmente nos artistas/cientistas Edgar Degas, Étienne-Jules Marey e Alberto Santos-Dumont, referências para o processo de criação fotográfica. Revisa conceitos de hibridismo e mestiçagem, refletindo em que momentos permeiam o processo de criação de produção fotográfica, que utiliza apropriação de imagens, processos históricos de impressão fotográfica, processos digitais, e mescla processos analógico e digital com uma postura contemporânea. Alguns aspectos relacionados ao espelho na arte e aos reflexos na fotografia também serão abordados neste trabalho. As reflexões surgem a partir da apresentação de trabalho plástico realizado com inspiração em um caixa de música. O corpus de trabalho desta pesquisa de mestrado resulta de ensaios fotográficos de bailarinas que deram origem às séries La danseuse de Degas, Paris-Poa, Entre pixel et pinceau (Danseuses Bleues e Pas de deux), Traces de Danseuse, Fenêtre et miroir, Satin Rose, e aos trabalhos Répétitions e Fascination.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-02T04:10:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189902
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001089543
url http://hdl.handle.net/10183/189902
identifier_str_mv 001089543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189902/2/001089543.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189902/1/001089543.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c1028d36e0e730c1aff1185ca2b0dcd7
ba3b411a7840766dd1c8bf52ba51865a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309140817444864