Em busca da bailarina da caixa de música : o tempo expandido e os reflexos na fotografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189902 |
Resumo: | Esta pesquisa de mestrado tem por objetivo apresentar a pesquisa em Poéticas Visuais desenvolvida no Mestrado PPGAV-UFRGS (2016-2018) e propõe uma reflexão sobre questões que envolvem a fotografia e o tempo. São abordadas possibilidades da fotografia artística que permitem expandir o tempo do fazer fotográfico, incorporando temporalidades de todo o processo de criação, desde o mise-en-scène na pré-produção, a representação do tempo na fotografia, até a seleção das imagens, e utilização de processos artesanais e digitais na pós-produção. Apresenta relações entre fotografia, pintura e cinema, buscando na arte e na ciência na Paris do século XIX, especialmente nos artistas/cientistas Edgar Degas, Étienne-Jules Marey e Alberto Santos-Dumont, referências para o processo de criação fotográfica. Revisa conceitos de hibridismo e mestiçagem, refletindo em que momentos permeiam o processo de criação de produção fotográfica, que utiliza apropriação de imagens, processos históricos de impressão fotográfica, processos digitais, e mescla processos analógico e digital com uma postura contemporânea. Alguns aspectos relacionados ao espelho na arte e aos reflexos na fotografia também serão abordados neste trabalho. As reflexões surgem a partir da apresentação de trabalho plástico realizado com inspiração em um caixa de música. O corpus de trabalho desta pesquisa de mestrado resulta de ensaios fotográficos de bailarinas que deram origem às séries La danseuse de Degas, Paris-Poa, Entre pixel et pinceau (Danseuses Bleues e Pas de deux), Traces de Danseuse, Fenêtre et miroir, Satin Rose, e aos trabalhos Répétitions e Fascination. |
id |
URGS_2bf469e780be2d9bf21838403d108a07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189902 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Macedo, Daniela Remião deCunha, Eduardo Figueiredo Vieira da2019-04-02T04:10:30Z2018http://hdl.handle.net/10183/189902001089543Esta pesquisa de mestrado tem por objetivo apresentar a pesquisa em Poéticas Visuais desenvolvida no Mestrado PPGAV-UFRGS (2016-2018) e propõe uma reflexão sobre questões que envolvem a fotografia e o tempo. São abordadas possibilidades da fotografia artística que permitem expandir o tempo do fazer fotográfico, incorporando temporalidades de todo o processo de criação, desde o mise-en-scène na pré-produção, a representação do tempo na fotografia, até a seleção das imagens, e utilização de processos artesanais e digitais na pós-produção. Apresenta relações entre fotografia, pintura e cinema, buscando na arte e na ciência na Paris do século XIX, especialmente nos artistas/cientistas Edgar Degas, Étienne-Jules Marey e Alberto Santos-Dumont, referências para o processo de criação fotográfica. Revisa conceitos de hibridismo e mestiçagem, refletindo em que momentos permeiam o processo de criação de produção fotográfica, que utiliza apropriação de imagens, processos históricos de impressão fotográfica, processos digitais, e mescla processos analógico e digital com uma postura contemporânea. Alguns aspectos relacionados ao espelho na arte e aos reflexos na fotografia também serão abordados neste trabalho. As reflexões surgem a partir da apresentação de trabalho plástico realizado com inspiração em um caixa de música. O corpus de trabalho desta pesquisa de mestrado resulta de ensaios fotográficos de bailarinas que deram origem às séries La danseuse de Degas, Paris-Poa, Entre pixel et pinceau (Danseuses Bleues e Pas de deux), Traces de Danseuse, Fenêtre et miroir, Satin Rose, e aos trabalhos Répétitions e Fascination.This thesis aims to present the Masters research in Visual Poetry at the Postgraduate Program in Visual Arts at UFRGS (2016-2018) and proposes reflection on issues involving photography and time. Possibilities of art photography are explored that allow expanding the time of making photography, incorporating temporalities into the whole creative process, from mise-en-scène in pre-production, to representing time in photography, up to the selection of images and the use of manual and digital processes in post-production fase. It presents relationships between photography, painting and cinema, finding in art and science of Paris in nineteenth-century, especially in the artists/scientists Edgar Degas, Étienne-Jules Marey and Alberto Santos-Dumont references for the photographic creation process. The concepts of hybridity and miscegenation are revised, investigating the moments they permeate the photographic creation process, which uses image appropriation, historical processes of photographic printing, digital processes, and merges analog and digital processes with a contemporary posture. Some aspects related to the mirror in the art and the reflexes in the photography will also be approached in this work. The reflections arise from the presentation of a plastic work done with inspiration in a music box. The corpus of works of this masters research results from photographic essays of ballet dancers that gave rise to the series named La danseuse de Degas, Paris-Poa, Entre pixel et pinceau (Danseuses Bleues and Pas de deux), Traces de Danseuse, Fenêtre et miroir, Satin Rose, and the works Répétitions e Fascination.application/pdfporFotografiaTempo : ArteMise en scèneMestiçagem : ArteHibridismo : FotografiaPhotographyMirrorMiscegenationHybridismTimeEm busca da bailarina da caixa de música : o tempo expandido e os reflexos na fotografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089543.pdf.txt001089543.pdf.txtExtracted Texttext/plain309847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189902/2/001089543.pdf.txtc1028d36e0e730c1aff1185ca2b0dcd7MD52ORIGINAL001089543.pdfTexto completoapplication/pdf10548767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189902/1/001089543.pdfba3b411a7840766dd1c8bf52ba51865aMD5110183/1899022019-04-03 04:15:42.473223oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189902Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-04-03T07:15:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Em busca da bailarina da caixa de música : o tempo expandido e os reflexos na fotografia |
title |
Em busca da bailarina da caixa de música : o tempo expandido e os reflexos na fotografia |
spellingShingle |
Em busca da bailarina da caixa de música : o tempo expandido e os reflexos na fotografia Macedo, Daniela Remião de Fotografia Tempo : Arte Mise en scène Mestiçagem : Arte Hibridismo : Fotografia Photography Mirror Miscegenation Hybridism Time |
title_short |
Em busca da bailarina da caixa de música : o tempo expandido e os reflexos na fotografia |
title_full |
Em busca da bailarina da caixa de música : o tempo expandido e os reflexos na fotografia |
title_fullStr |
Em busca da bailarina da caixa de música : o tempo expandido e os reflexos na fotografia |
title_full_unstemmed |
Em busca da bailarina da caixa de música : o tempo expandido e os reflexos na fotografia |
title_sort |
Em busca da bailarina da caixa de música : o tempo expandido e os reflexos na fotografia |
author |
Macedo, Daniela Remião de |
author_facet |
Macedo, Daniela Remião de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Daniela Remião de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Eduardo Figueiredo Vieira da |
contributor_str_mv |
Cunha, Eduardo Figueiredo Vieira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Tempo : Arte Mise en scène Mestiçagem : Arte Hibridismo : Fotografia |
topic |
Fotografia Tempo : Arte Mise en scène Mestiçagem : Arte Hibridismo : Fotografia Photography Mirror Miscegenation Hybridism Time |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Photography Mirror Miscegenation Hybridism Time |
description |
Esta pesquisa de mestrado tem por objetivo apresentar a pesquisa em Poéticas Visuais desenvolvida no Mestrado PPGAV-UFRGS (2016-2018) e propõe uma reflexão sobre questões que envolvem a fotografia e o tempo. São abordadas possibilidades da fotografia artística que permitem expandir o tempo do fazer fotográfico, incorporando temporalidades de todo o processo de criação, desde o mise-en-scène na pré-produção, a representação do tempo na fotografia, até a seleção das imagens, e utilização de processos artesanais e digitais na pós-produção. Apresenta relações entre fotografia, pintura e cinema, buscando na arte e na ciência na Paris do século XIX, especialmente nos artistas/cientistas Edgar Degas, Étienne-Jules Marey e Alberto Santos-Dumont, referências para o processo de criação fotográfica. Revisa conceitos de hibridismo e mestiçagem, refletindo em que momentos permeiam o processo de criação de produção fotográfica, que utiliza apropriação de imagens, processos históricos de impressão fotográfica, processos digitais, e mescla processos analógico e digital com uma postura contemporânea. Alguns aspectos relacionados ao espelho na arte e aos reflexos na fotografia também serão abordados neste trabalho. As reflexões surgem a partir da apresentação de trabalho plástico realizado com inspiração em um caixa de música. O corpus de trabalho desta pesquisa de mestrado resulta de ensaios fotográficos de bailarinas que deram origem às séries La danseuse de Degas, Paris-Poa, Entre pixel et pinceau (Danseuses Bleues e Pas de deux), Traces de Danseuse, Fenêtre et miroir, Satin Rose, e aos trabalhos Répétitions e Fascination. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-02T04:10:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/189902 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001089543 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/189902 |
identifier_str_mv |
001089543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189902/2/001089543.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189902/1/001089543.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c1028d36e0e730c1aff1185ca2b0dcd7 ba3b411a7840766dd1c8bf52ba51865a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800309140817444864 |