Jovens aprendizes contemporâneos : "eu acredito é na rapaziada" - problematizando o programa de aprendizagem profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rockenbach, Danielle Schio Romeiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131052
Resumo: O Programa de Aprendizagem Profissional - Jovem Aprendiz – foco deste estudo, oferece qualificação e trabalho para jovens visando proporcionar-lhes formação técnico-profissional na área do comércio de bens, serviços e turismo e acesso a empregos formais. O presente estudo tem como objetivo aprofundar o estudo do referido programa do chamado Sistema S, de uma instituição de ensino profissionalizante localizada em Porto Alegre, no sentido de verificar como os aprendizes percebem as normas de convivência do curso na sua formação profissional, a validade de cumpri-las e as sanções pelo não cumprimento, uma vez que as mesmas não levam em conta as características das juventudes contemporâneas das periferias urbanas. A pesquisa tem um caráter qualitativo, na dimensão de estudo de caso, e está inserida no campo dos Estudos Culturais em um viés pós-estruturalista. São utilizados como referências autores como Bauman (2001, 2013), Dayrell (2003, 2007), Feixa (1999), Garbin (2005, 2006, 2009), Margulis (1998), Urresti (1998), Xavier (2002), levando em conta algumas dimensões das abordagens foucaultianas. O estudo aborda as seguintes questões: como os alunos, sendo jovens e trabalhadores, encaram a importância dada pelo Programa ao cumprimento das normas de convivência exigidas na sua formação uma vez que não levam em conta as características dos jovens das periferias urbanas? E quais são as expectativas desses jovens em relação ao seu futuro profissional? Os resultados permitem constatar as tensões existentes entre as práticas culturais dos jovens estudados e as exigências do curso. No estudo a relevância social do Programa não é questionada, embora ele se proponha a problematizá-lo a fim de que não se fique de fora “da busca por inventar outras práticas e participar de outras relações sociais, educacionais, políticas e culturais” (MEYER; PARAÍSO, 2012, p. 17).
id URGS_2c3a5565bcd9d8bc08f9844e4aaf562e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131052
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Rockenbach, Danielle Schio RomeiroXavier, Maria Luisa Merino de Freitas2015-12-12T02:40:27Z2015http://hdl.handle.net/10183/131052000979797O Programa de Aprendizagem Profissional - Jovem Aprendiz – foco deste estudo, oferece qualificação e trabalho para jovens visando proporcionar-lhes formação técnico-profissional na área do comércio de bens, serviços e turismo e acesso a empregos formais. O presente estudo tem como objetivo aprofundar o estudo do referido programa do chamado Sistema S, de uma instituição de ensino profissionalizante localizada em Porto Alegre, no sentido de verificar como os aprendizes percebem as normas de convivência do curso na sua formação profissional, a validade de cumpri-las e as sanções pelo não cumprimento, uma vez que as mesmas não levam em conta as características das juventudes contemporâneas das periferias urbanas. A pesquisa tem um caráter qualitativo, na dimensão de estudo de caso, e está inserida no campo dos Estudos Culturais em um viés pós-estruturalista. São utilizados como referências autores como Bauman (2001, 2013), Dayrell (2003, 2007), Feixa (1999), Garbin (2005, 2006, 2009), Margulis (1998), Urresti (1998), Xavier (2002), levando em conta algumas dimensões das abordagens foucaultianas. O estudo aborda as seguintes questões: como os alunos, sendo jovens e trabalhadores, encaram a importância dada pelo Programa ao cumprimento das normas de convivência exigidas na sua formação uma vez que não levam em conta as características dos jovens das periferias urbanas? E quais são as expectativas desses jovens em relação ao seu futuro profissional? Os resultados permitem constatar as tensões existentes entre as práticas culturais dos jovens estudados e as exigências do curso. No estudo a relevância social do Programa não é questionada, embora ele se proponha a problematizá-lo a fim de que não se fique de fora “da busca por inventar outras práticas e participar de outras relações sociais, educacionais, políticas e culturais” (MEYER; PARAÍSO, 2012, p. 17).The Professional Learning Programme - Young Apprentice - focus of this study, offers training and work for young people in order to provide them with technical and professional training in the area of trade in goods, services, tourism and access to formal jobs. This study aims to deepen the study of the said program called System S, a vocational educational institution located in Porto Alegre, to see how learners realize the course of living standards in professional training, the validity of fulfill them and penalties for non-compliance, since they do not take into account the characteristics of contemporary youth in urban peripheries. The research has a qualitative character, the size of the case study, and it operates in the field of Cultural Studies in a post-structuralist bias. They are used as references to authors Bauman (2001, 2013), Dayrell (2003, 2007), Feixa (1999), Garbin (2005, 2006, 2009), Margulis (1998), Urresti (1998), Xavier (2002), taking into account some dimensions of Foucault approaches. The study addresses the following questions: how students, and youth and workers, regard the importance the program to comply with the coexistence standards required in their training since they do not take into account the characteristics of young people in urban peripheries? And what are the expectations of these young people in relation to your professional future? The results help determine the tensions between cultural practices of young people studied and the requirements of the course. In the study the social relevance of the program is not questioned, although he intends to problematize it in order that they do not miss out "of seeking to invent other practices and participate in other social, educational, political and cultural". (MEYER; PARAÍSO, 2012, p. 17).application/pdfporEstudos culturaisJovemTrabalhoCultural studiesApprenticeship programYouth culturesYoung apprenticeEducationLaborJovens aprendizes contemporâneos : "eu acredito é na rapaziada" - problematizando o programa de aprendizagem profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979797.pdf000979797.pdfTexto completoapplication/pdf999966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131052/1/000979797.pdfaa4f7a2230749b9d2f5d71c0df52e34bMD51TEXT000979797.pdf.txt000979797.pdf.txtExtracted Texttext/plain203851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131052/2/000979797.pdf.txtee15db681768169728943722f3fc7e69MD52THUMBNAIL000979797.pdf.jpg000979797.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131052/3/000979797.pdf.jpg0f8ff223bdc1e13fb6040e891c7d0a37MD5310183/1310522020-09-13 04:01:46.999645oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131052Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-09-13T07:01:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jovens aprendizes contemporâneos : "eu acredito é na rapaziada" - problematizando o programa de aprendizagem profissional
title Jovens aprendizes contemporâneos : "eu acredito é na rapaziada" - problematizando o programa de aprendizagem profissional
spellingShingle Jovens aprendizes contemporâneos : "eu acredito é na rapaziada" - problematizando o programa de aprendizagem profissional
Rockenbach, Danielle Schio Romeiro
Estudos culturais
Jovem
Trabalho
Cultural studies
Apprenticeship program
Youth cultures
Young apprentice
Education
Labor
title_short Jovens aprendizes contemporâneos : "eu acredito é na rapaziada" - problematizando o programa de aprendizagem profissional
title_full Jovens aprendizes contemporâneos : "eu acredito é na rapaziada" - problematizando o programa de aprendizagem profissional
title_fullStr Jovens aprendizes contemporâneos : "eu acredito é na rapaziada" - problematizando o programa de aprendizagem profissional
title_full_unstemmed Jovens aprendizes contemporâneos : "eu acredito é na rapaziada" - problematizando o programa de aprendizagem profissional
title_sort Jovens aprendizes contemporâneos : "eu acredito é na rapaziada" - problematizando o programa de aprendizagem profissional
author Rockenbach, Danielle Schio Romeiro
author_facet Rockenbach, Danielle Schio Romeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rockenbach, Danielle Schio Romeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas
contributor_str_mv Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos culturais
Jovem
Trabalho
topic Estudos culturais
Jovem
Trabalho
Cultural studies
Apprenticeship program
Youth cultures
Young apprentice
Education
Labor
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural studies
Apprenticeship program
Youth cultures
Young apprentice
Education
Labor
description O Programa de Aprendizagem Profissional - Jovem Aprendiz – foco deste estudo, oferece qualificação e trabalho para jovens visando proporcionar-lhes formação técnico-profissional na área do comércio de bens, serviços e turismo e acesso a empregos formais. O presente estudo tem como objetivo aprofundar o estudo do referido programa do chamado Sistema S, de uma instituição de ensino profissionalizante localizada em Porto Alegre, no sentido de verificar como os aprendizes percebem as normas de convivência do curso na sua formação profissional, a validade de cumpri-las e as sanções pelo não cumprimento, uma vez que as mesmas não levam em conta as características das juventudes contemporâneas das periferias urbanas. A pesquisa tem um caráter qualitativo, na dimensão de estudo de caso, e está inserida no campo dos Estudos Culturais em um viés pós-estruturalista. São utilizados como referências autores como Bauman (2001, 2013), Dayrell (2003, 2007), Feixa (1999), Garbin (2005, 2006, 2009), Margulis (1998), Urresti (1998), Xavier (2002), levando em conta algumas dimensões das abordagens foucaultianas. O estudo aborda as seguintes questões: como os alunos, sendo jovens e trabalhadores, encaram a importância dada pelo Programa ao cumprimento das normas de convivência exigidas na sua formação uma vez que não levam em conta as características dos jovens das periferias urbanas? E quais são as expectativas desses jovens em relação ao seu futuro profissional? Os resultados permitem constatar as tensões existentes entre as práticas culturais dos jovens estudados e as exigências do curso. No estudo a relevância social do Programa não é questionada, embora ele se proponha a problematizá-lo a fim de que não se fique de fora “da busca por inventar outras práticas e participar de outras relações sociais, educacionais, políticas e culturais” (MEYER; PARAÍSO, 2012, p. 17).
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-12T02:40:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131052
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000979797
url http://hdl.handle.net/10183/131052
identifier_str_mv 000979797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131052/1/000979797.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131052/2/000979797.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131052/3/000979797.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aa4f7a2230749b9d2f5d71c0df52e34b
ee15db681768169728943722f3fc7e69
0f8ff223bdc1e13fb6040e891c7d0a37
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085344213729280