Uma abordagem do tema estruturante matéria e radiação no Curso Normal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Ghisiane Spinelli
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179759
Resumo: Este trabalho narra a aplicação de uma proposta que aborda um tema de Física Moderna e Contemporânea na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O tópico “matéria e radiação” foi escolhido para ser um tema estruturante, inspirado na noção de tema gerador de Paulo Freire, com o propósito de aprofundar questões da vida quotidiana, da ciência e das novas tecnologias; e também aspectos relacionados com cuidados com a saúde, visando alcançar uma aprendizagem crítica. Construímos uma sequência didática contemplando a abordagem temática freireana passando pelos três Momentos Pedagógicos, a saber: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Como material de apoio para o desenvolvimento da proposta foi elaborado um artigo sobre o tema raios X e ondas que foi utilizado de forma articulada a outras atividades descritas ao longo da dissertação. As distintas estratégias e os materiais compõem o produto educacional no formato de texto de apoio.Os resultados indicam que a sequência didática apresenta potencial para promover uma aprendizagem crítica e emancipatória, almejando a compreensão e futura transformação da realidade vivencial dos estudantes, contribuindo não apenas para a melhoria na qualidade da Educação Básica, na perspectiva de que os futuros professores façam a transposição de elementos do tema trabalhado em suas salas de aula, mas também visando uma sociedade mais justa e humanizada.
id URGS_2d491e7a684e4461479f77564f6a4055
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179759
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Vargas, Ghisiane SpinelliMassoni, Neusa TeresinhaTeixeira, Cilâine Verônica2018-06-26T02:31:36Z2018http://hdl.handle.net/10183/179759001068187Este trabalho narra a aplicação de uma proposta que aborda um tema de Física Moderna e Contemporânea na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O tópico “matéria e radiação” foi escolhido para ser um tema estruturante, inspirado na noção de tema gerador de Paulo Freire, com o propósito de aprofundar questões da vida quotidiana, da ciência e das novas tecnologias; e também aspectos relacionados com cuidados com a saúde, visando alcançar uma aprendizagem crítica. Construímos uma sequência didática contemplando a abordagem temática freireana passando pelos três Momentos Pedagógicos, a saber: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Como material de apoio para o desenvolvimento da proposta foi elaborado um artigo sobre o tema raios X e ondas que foi utilizado de forma articulada a outras atividades descritas ao longo da dissertação. As distintas estratégias e os materiais compõem o produto educacional no formato de texto de apoio.Os resultados indicam que a sequência didática apresenta potencial para promover uma aprendizagem crítica e emancipatória, almejando a compreensão e futura transformação da realidade vivencial dos estudantes, contribuindo não apenas para a melhoria na qualidade da Educação Básica, na perspectiva de que os futuros professores façam a transposição de elementos do tema trabalhado em suas salas de aula, mas também visando uma sociedade mais justa e humanizada.This work describes the application of a proposal to approach a theme of Modern and Contemporary Physics at the Normal School for teachers of the early years at Elementary School. The topic "matter and radiation" was chosen to be a structuring theme, inspired by the notion of the generating theme by Paulo Freire, in order to deepen the issues of everyday life, science and new technologies, as well as aspects related to health care, aiming at critical learning. We constructed a didactic sequence contemplating the Freirean thematic approach passing through the three Pedagogical Moments, namely: Problem-posing, Knowledge organization and Knowledge application. An article on X-rays and waves was prepared and used as supporting material together with other activities. All strategies and materials used throughout constitute the Educational product, presented here as Supporting text. The presented didactic sequence was shown to be powerful at promoting a critical and emancipatory learning, achieving an understanding and consequent transformation of the students’ life experience and reality. It is desired that the future teachers can adapt the elements of the topic studied to their classes, contributing to the improvement in the quality of Elementary Education and to a fair and humanized society.application/pdfporFormação de professoresEnsino normalOndasRaios XWavesNormal schoolTeacher´s trainingPaulo FreireRadiation and matterX-raysUma abordagem do tema estruturante matéria e radiação no Curso Normalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2018mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068187.pdf001068187.pdfTexto completoapplication/pdf3605138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179759/1/001068187.pdf4f3eaa67d111642fd81bb33a44bc6259MD51TEXT001068187.pdf.txt001068187.pdf.txtExtracted Texttext/plain384117http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179759/2/001068187.pdf.txt344fdc4fe45141823fbf962151c0facbMD5210183/1797592018-06-27 02:36:15.94768oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179759Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-06-27T05:36:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma abordagem do tema estruturante matéria e radiação no Curso Normal
title Uma abordagem do tema estruturante matéria e radiação no Curso Normal
spellingShingle Uma abordagem do tema estruturante matéria e radiação no Curso Normal
Vargas, Ghisiane Spinelli
Formação de professores
Ensino normal
Ondas
Raios X
Waves
Normal school
Teacher´s training
Paulo Freire
Radiation and matter
X-rays
title_short Uma abordagem do tema estruturante matéria e radiação no Curso Normal
title_full Uma abordagem do tema estruturante matéria e radiação no Curso Normal
title_fullStr Uma abordagem do tema estruturante matéria e radiação no Curso Normal
title_full_unstemmed Uma abordagem do tema estruturante matéria e radiação no Curso Normal
title_sort Uma abordagem do tema estruturante matéria e radiação no Curso Normal
author Vargas, Ghisiane Spinelli
author_facet Vargas, Ghisiane Spinelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Ghisiane Spinelli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Massoni, Neusa Teresinha
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Teixeira, Cilâine Verônica
contributor_str_mv Massoni, Neusa Teresinha
Teixeira, Cilâine Verônica
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino normal
Ondas
Raios X
topic Formação de professores
Ensino normal
Ondas
Raios X
Waves
Normal school
Teacher´s training
Paulo Freire
Radiation and matter
X-rays
dc.subject.eng.fl_str_mv Waves
Normal school
Teacher´s training
Paulo Freire
Radiation and matter
X-rays
description Este trabalho narra a aplicação de uma proposta que aborda um tema de Física Moderna e Contemporânea na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O tópico “matéria e radiação” foi escolhido para ser um tema estruturante, inspirado na noção de tema gerador de Paulo Freire, com o propósito de aprofundar questões da vida quotidiana, da ciência e das novas tecnologias; e também aspectos relacionados com cuidados com a saúde, visando alcançar uma aprendizagem crítica. Construímos uma sequência didática contemplando a abordagem temática freireana passando pelos três Momentos Pedagógicos, a saber: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Como material de apoio para o desenvolvimento da proposta foi elaborado um artigo sobre o tema raios X e ondas que foi utilizado de forma articulada a outras atividades descritas ao longo da dissertação. As distintas estratégias e os materiais compõem o produto educacional no formato de texto de apoio.Os resultados indicam que a sequência didática apresenta potencial para promover uma aprendizagem crítica e emancipatória, almejando a compreensão e futura transformação da realidade vivencial dos estudantes, contribuindo não apenas para a melhoria na qualidade da Educação Básica, na perspectiva de que os futuros professores façam a transposição de elementos do tema trabalhado em suas salas de aula, mas também visando uma sociedade mais justa e humanizada.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-26T02:31:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/179759
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001068187
url http://hdl.handle.net/10183/179759
identifier_str_mv 001068187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179759/1/001068187.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179759/2/001068187.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f3eaa67d111642fd81bb33a44bc6259
344fdc4fe45141823fbf962151c0facb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085446094422016