Uma abordagem do tema estruturante matéria e radiação no Curso Normal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/179759 |
Resumo: | Este trabalho narra a aplicação de uma proposta que aborda um tema de Física Moderna e Contemporânea na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O tópico “matéria e radiação” foi escolhido para ser um tema estruturante, inspirado na noção de tema gerador de Paulo Freire, com o propósito de aprofundar questões da vida quotidiana, da ciência e das novas tecnologias; e também aspectos relacionados com cuidados com a saúde, visando alcançar uma aprendizagem crítica. Construímos uma sequência didática contemplando a abordagem temática freireana passando pelos três Momentos Pedagógicos, a saber: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Como material de apoio para o desenvolvimento da proposta foi elaborado um artigo sobre o tema raios X e ondas que foi utilizado de forma articulada a outras atividades descritas ao longo da dissertação. As distintas estratégias e os materiais compõem o produto educacional no formato de texto de apoio.Os resultados indicam que a sequência didática apresenta potencial para promover uma aprendizagem crítica e emancipatória, almejando a compreensão e futura transformação da realidade vivencial dos estudantes, contribuindo não apenas para a melhoria na qualidade da Educação Básica, na perspectiva de que os futuros professores façam a transposição de elementos do tema trabalhado em suas salas de aula, mas também visando uma sociedade mais justa e humanizada. |
id |
URGS_2d491e7a684e4461479f77564f6a4055 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179759 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Vargas, Ghisiane SpinelliMassoni, Neusa TeresinhaTeixeira, Cilâine Verônica2018-06-26T02:31:36Z2018http://hdl.handle.net/10183/179759001068187Este trabalho narra a aplicação de uma proposta que aborda um tema de Física Moderna e Contemporânea na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O tópico “matéria e radiação” foi escolhido para ser um tema estruturante, inspirado na noção de tema gerador de Paulo Freire, com o propósito de aprofundar questões da vida quotidiana, da ciência e das novas tecnologias; e também aspectos relacionados com cuidados com a saúde, visando alcançar uma aprendizagem crítica. Construímos uma sequência didática contemplando a abordagem temática freireana passando pelos três Momentos Pedagógicos, a saber: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Como material de apoio para o desenvolvimento da proposta foi elaborado um artigo sobre o tema raios X e ondas que foi utilizado de forma articulada a outras atividades descritas ao longo da dissertação. As distintas estratégias e os materiais compõem o produto educacional no formato de texto de apoio.Os resultados indicam que a sequência didática apresenta potencial para promover uma aprendizagem crítica e emancipatória, almejando a compreensão e futura transformação da realidade vivencial dos estudantes, contribuindo não apenas para a melhoria na qualidade da Educação Básica, na perspectiva de que os futuros professores façam a transposição de elementos do tema trabalhado em suas salas de aula, mas também visando uma sociedade mais justa e humanizada.This work describes the application of a proposal to approach a theme of Modern and Contemporary Physics at the Normal School for teachers of the early years at Elementary School. The topic "matter and radiation" was chosen to be a structuring theme, inspired by the notion of the generating theme by Paulo Freire, in order to deepen the issues of everyday life, science and new technologies, as well as aspects related to health care, aiming at critical learning. We constructed a didactic sequence contemplating the Freirean thematic approach passing through the three Pedagogical Moments, namely: Problem-posing, Knowledge organization and Knowledge application. An article on X-rays and waves was prepared and used as supporting material together with other activities. All strategies and materials used throughout constitute the Educational product, presented here as Supporting text. The presented didactic sequence was shown to be powerful at promoting a critical and emancipatory learning, achieving an understanding and consequent transformation of the students’ life experience and reality. It is desired that the future teachers can adapt the elements of the topic studied to their classes, contributing to the improvement in the quality of Elementary Education and to a fair and humanized society.application/pdfporFormação de professoresEnsino normalOndasRaios XWavesNormal schoolTeacher´s trainingPaulo FreireRadiation and matterX-raysUma abordagem do tema estruturante matéria e radiação no Curso Normalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2018mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068187.pdf001068187.pdfTexto completoapplication/pdf3605138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179759/1/001068187.pdf4f3eaa67d111642fd81bb33a44bc6259MD51TEXT001068187.pdf.txt001068187.pdf.txtExtracted Texttext/plain384117http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179759/2/001068187.pdf.txt344fdc4fe45141823fbf962151c0facbMD5210183/1797592018-06-27 02:36:15.94768oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179759Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-06-27T05:36:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma abordagem do tema estruturante matéria e radiação no Curso Normal |
title |
Uma abordagem do tema estruturante matéria e radiação no Curso Normal |
spellingShingle |
Uma abordagem do tema estruturante matéria e radiação no Curso Normal Vargas, Ghisiane Spinelli Formação de professores Ensino normal Ondas Raios X Waves Normal school Teacher´s training Paulo Freire Radiation and matter X-rays |
title_short |
Uma abordagem do tema estruturante matéria e radiação no Curso Normal |
title_full |
Uma abordagem do tema estruturante matéria e radiação no Curso Normal |
title_fullStr |
Uma abordagem do tema estruturante matéria e radiação no Curso Normal |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem do tema estruturante matéria e radiação no Curso Normal |
title_sort |
Uma abordagem do tema estruturante matéria e radiação no Curso Normal |
author |
Vargas, Ghisiane Spinelli |
author_facet |
Vargas, Ghisiane Spinelli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargas, Ghisiane Spinelli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Massoni, Neusa Teresinha |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Teixeira, Cilâine Verônica |
contributor_str_mv |
Massoni, Neusa Teresinha Teixeira, Cilâine Verônica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Ensino normal Ondas Raios X |
topic |
Formação de professores Ensino normal Ondas Raios X Waves Normal school Teacher´s training Paulo Freire Radiation and matter X-rays |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Waves Normal school Teacher´s training Paulo Freire Radiation and matter X-rays |
description |
Este trabalho narra a aplicação de uma proposta que aborda um tema de Física Moderna e Contemporânea na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O tópico “matéria e radiação” foi escolhido para ser um tema estruturante, inspirado na noção de tema gerador de Paulo Freire, com o propósito de aprofundar questões da vida quotidiana, da ciência e das novas tecnologias; e também aspectos relacionados com cuidados com a saúde, visando alcançar uma aprendizagem crítica. Construímos uma sequência didática contemplando a abordagem temática freireana passando pelos três Momentos Pedagógicos, a saber: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Como material de apoio para o desenvolvimento da proposta foi elaborado um artigo sobre o tema raios X e ondas que foi utilizado de forma articulada a outras atividades descritas ao longo da dissertação. As distintas estratégias e os materiais compõem o produto educacional no formato de texto de apoio.Os resultados indicam que a sequência didática apresenta potencial para promover uma aprendizagem crítica e emancipatória, almejando a compreensão e futura transformação da realidade vivencial dos estudantes, contribuindo não apenas para a melhoria na qualidade da Educação Básica, na perspectiva de que os futuros professores façam a transposição de elementos do tema trabalhado em suas salas de aula, mas também visando uma sociedade mais justa e humanizada. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-26T02:31:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/179759 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001068187 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/179759 |
identifier_str_mv |
001068187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179759/1/001068187.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179759/2/001068187.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4f3eaa67d111642fd81bb33a44bc6259 344fdc4fe45141823fbf962151c0facb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085446094422016 |