Concepções de leitura e de texto veiculadas no livro didático de Língua Portuguesa do Curso Normal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Francisca Damiana Formiga.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6362
Resumo: Este trabalho aborda algumas considerações acerca das concepções de leitura e de texto veiculadas no livro didático de uma turma de formação de professores do Curso Normal, da cidade de São João do Rio do Peixe – Paraíba. A pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de leitura e de texto presentes no livro, a fim de avaliar a relevância dessas concepções e se estas estão em consonância com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, bem como formular uma proposta de intervenção didático-pedagógica que venha contribuir de forma significativa para um ensino de qualidade, pois estamos tratando de futuros profissionais que atuarão na base da formação educacional, ou seja, no Ensino Infantil e Ensino Fundamental I. Para tanto, optamos por selecionar como aportes teóricos, os Documentos Oficiais, a exemplo das Orientações e dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, e alguns estudos que tratam de questões como leitura e texto. A abordagem metodológica baseou-se no método qualitativo de análise documental, tendo como corpus de análise, o volume I da coleção “Português: Linguagens”, destinada a alunos do primeiro ano do Ensino Médio. O resultado da análise mostra que o livro apresenta várias concepções de leitura e de texto, configurando-se como suporte de conteúdo significativo, porém com algumas lacunas, no que diz respeito à maneira como as atividades são propostas, pois encontramos limitações em algumas abordagens. Com base nisso, formulamos uma proposta que, efetivamente, tenha a leitura e o texto como objeto de ensino de Língua Portuguesa, visando a competência comunicativa interacional dos alunos e a capacidade de refletir sobre o que lê e escreve ao utilizar a língua de forma significativa nas mais diversas situações de uso.
id UFCG_987a2ee3a32fa8bd1651fd0f603cec54
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6362
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Concepções de leitura e de texto veiculadas no livro didático de Língua Portuguesa do Curso Normal.Reading and text concepts conveyed in the Portuguese Language textbook of the Normal Course.Formação de professores - curso normalAnálise - livro didático - curso normalLíngua portuguesa - ensinoTeacher Training - Normal CourseAnalysis - Textbook - Normal CoursePortuguese language - teachingLetras - Língua Portuguesa.Este trabalho aborda algumas considerações acerca das concepções de leitura e de texto veiculadas no livro didático de uma turma de formação de professores do Curso Normal, da cidade de São João do Rio do Peixe – Paraíba. A pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de leitura e de texto presentes no livro, a fim de avaliar a relevância dessas concepções e se estas estão em consonância com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, bem como formular uma proposta de intervenção didático-pedagógica que venha contribuir de forma significativa para um ensino de qualidade, pois estamos tratando de futuros profissionais que atuarão na base da formação educacional, ou seja, no Ensino Infantil e Ensino Fundamental I. Para tanto, optamos por selecionar como aportes teóricos, os Documentos Oficiais, a exemplo das Orientações e dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, e alguns estudos que tratam de questões como leitura e texto. A abordagem metodológica baseou-se no método qualitativo de análise documental, tendo como corpus de análise, o volume I da coleção “Português: Linguagens”, destinada a alunos do primeiro ano do Ensino Médio. O resultado da análise mostra que o livro apresenta várias concepções de leitura e de texto, configurando-se como suporte de conteúdo significativo, porém com algumas lacunas, no que diz respeito à maneira como as atividades são propostas, pois encontramos limitações em algumas abordagens. Com base nisso, formulamos uma proposta que, efetivamente, tenha a leitura e o texto como objeto de ensino de Língua Portuguesa, visando a competência comunicativa interacional dos alunos e a capacidade de refletir sobre o que lê e escreve ao utilizar a língua de forma significativa nas mais diversas situações de uso.This paper deals with some considerations about the reading and text conceptions conveyed in the textbook of a teacher training class of the Normal Course, from the city of. The research aims to analyze the conceptions of reading and text present in the book, in order to assess the relevance of these conceptions and if they are in line with the Curriculum Guidelines for High School, as well as formulate a proposal for didactic-pedagogical intervention. that will make a significant contribution to quality education, as we are dealing with future professionals who will act on the basis of educational training, that is, in kindergarten and elementary school I. To do so, we chose to select as theoretical contributions, the Official Documents , such as the High School Guidelines and Curriculum Parameters, and some studies that deal with issues such as reading and text. The methodological approach was based on the qualitative method of document analysis, having as its corpus of analysis, volume I of the “Portuguese: Languages” collection, aimed at first year students. The result of the analysis shows that the book presents several conceptions of reading and text, configuring itself as a support for significant content, but with some gaps, as regards the way the activities are proposed, as we find limitations in some approaches. Based on this, we formulate a proposal that effectively has reading and text as the object of teaching Portuguese language, aiming at the interactional communicative competence of students and the ability to reflect on what they read and write when using the language significantly in various situations of use.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGRAMOS, Fátima Maria Elias.RAMOS, F. M. E.http://lattes.cnpq.br/1212760421730985LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.OLIVEIRA , Rose Maria Leite de.PEREIRA, Francisca Damiana Formiga.2015-04-272019-08-29T17:47:21Z2019-08-292019-08-29T17:47:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6362PEREIRA, Francisca Damiana Formiga. Concepções de leitura e de texto veiculadas no livro didático de Língua Portuguesa do Curso Normal. 2016. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-31T11:26:53Zoai:localhost:riufcg/6362Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-31T11:26:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de leitura e de texto veiculadas no livro didático de Língua Portuguesa do Curso Normal.
Reading and text concepts conveyed in the Portuguese Language textbook of the Normal Course.
title Concepções de leitura e de texto veiculadas no livro didático de Língua Portuguesa do Curso Normal.
spellingShingle Concepções de leitura e de texto veiculadas no livro didático de Língua Portuguesa do Curso Normal.
PEREIRA, Francisca Damiana Formiga.
Formação de professores - curso normal
Análise - livro didático - curso normal
Língua portuguesa - ensino
Teacher Training - Normal Course
Analysis - Textbook - Normal Course
Portuguese language - teaching
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Concepções de leitura e de texto veiculadas no livro didático de Língua Portuguesa do Curso Normal.
title_full Concepções de leitura e de texto veiculadas no livro didático de Língua Portuguesa do Curso Normal.
title_fullStr Concepções de leitura e de texto veiculadas no livro didático de Língua Portuguesa do Curso Normal.
title_full_unstemmed Concepções de leitura e de texto veiculadas no livro didático de Língua Portuguesa do Curso Normal.
title_sort Concepções de leitura e de texto veiculadas no livro didático de Língua Portuguesa do Curso Normal.
author PEREIRA, Francisca Damiana Formiga.
author_facet PEREIRA, Francisca Damiana Formiga.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RAMOS, Fátima Maria Elias.
RAMOS, F. M. E.
http://lattes.cnpq.br/1212760421730985
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
OLIVEIRA , Rose Maria Leite de.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Francisca Damiana Formiga.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores - curso normal
Análise - livro didático - curso normal
Língua portuguesa - ensino
Teacher Training - Normal Course
Analysis - Textbook - Normal Course
Portuguese language - teaching
Letras - Língua Portuguesa.
topic Formação de professores - curso normal
Análise - livro didático - curso normal
Língua portuguesa - ensino
Teacher Training - Normal Course
Analysis - Textbook - Normal Course
Portuguese language - teaching
Letras - Língua Portuguesa.
description Este trabalho aborda algumas considerações acerca das concepções de leitura e de texto veiculadas no livro didático de uma turma de formação de professores do Curso Normal, da cidade de São João do Rio do Peixe – Paraíba. A pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de leitura e de texto presentes no livro, a fim de avaliar a relevância dessas concepções e se estas estão em consonância com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, bem como formular uma proposta de intervenção didático-pedagógica que venha contribuir de forma significativa para um ensino de qualidade, pois estamos tratando de futuros profissionais que atuarão na base da formação educacional, ou seja, no Ensino Infantil e Ensino Fundamental I. Para tanto, optamos por selecionar como aportes teóricos, os Documentos Oficiais, a exemplo das Orientações e dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, e alguns estudos que tratam de questões como leitura e texto. A abordagem metodológica baseou-se no método qualitativo de análise documental, tendo como corpus de análise, o volume I da coleção “Português: Linguagens”, destinada a alunos do primeiro ano do Ensino Médio. O resultado da análise mostra que o livro apresenta várias concepções de leitura e de texto, configurando-se como suporte de conteúdo significativo, porém com algumas lacunas, no que diz respeito à maneira como as atividades são propostas, pois encontramos limitações em algumas abordagens. Com base nisso, formulamos uma proposta que, efetivamente, tenha a leitura e o texto como objeto de ensino de Língua Portuguesa, visando a competência comunicativa interacional dos alunos e a capacidade de refletir sobre o que lê e escreve ao utilizar a língua de forma significativa nas mais diversas situações de uso.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-27
2019-08-29T17:47:21Z
2019-08-29
2019-08-29T17:47:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6362
PEREIRA, Francisca Damiana Formiga. Concepções de leitura e de texto veiculadas no livro didático de Língua Portuguesa do Curso Normal. 2016. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6362
identifier_str_mv PEREIRA, Francisca Damiana Formiga. Concepções de leitura e de texto veiculadas no livro didático de Língua Portuguesa do Curso Normal. 2016. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744389746982912