Rede virtual de aprendizagem : contribuições do seminário integrador no PEAD/Alvorada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/143187 |
Resumo: | Esta pesquisa situa-se no campo da Educação a Distância, enfocando especificamente o processo de constituição de redes virtuais de aprendizagem. Investigou como o Seminário Integrador (SI) contribuiu para a formação de uma rede de aprendizagem no curso de Pedadogia a Distância (PEAD/UFRGS), no polo de Alvorada. Identificou as arquiteturas pedagógicas, propostas pelo SI, que possibilitaram a interação entre os alunos-professores. Verificou a correspondência de tais atividades às reações dos alunos-professores em termos de interação, bem como a averiguação das transformações das relações interindividuais na formação da rede de aprendizagem. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, onde os dados qualitativos coletados foram estudados por meio da análise de conteúdo temática. Foram extraídas amostras referentes aos Eixos III e IX do curso. A categoria de análise utilizada foi de relações interindividuais e previu cinco níveis de interação: relações unidirecionais, primeiras interações, início das relações colaborativas, relações colaborativas e relações cooperativas. Na primeira amostra (Eixo III), somente os quatro primeiros níveis foram encontrados. O Eixo IX evidenciou a ocorrência de relações cooperativas e a formação de uma rede virtual de aprendizagem. Constatou-se que essa rede virtual de aprendizagem formou-se no PEAD/Alvorada, graças ao protagonismo dos alunos-professores e à mediação das professoras orientadoras, o que culminou em uma intensa relação de trocas interindividuais e num exercício constante de reflexão e metarreflexão. |
id |
URGS_2e0611d0347dbf28fb3d24edd2e608c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143187 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Souza, Márcia Regina Souza deAragón, Rosane2016-07-02T02:24:22Z2014http://hdl.handle.net/10183/143187000996131Esta pesquisa situa-se no campo da Educação a Distância, enfocando especificamente o processo de constituição de redes virtuais de aprendizagem. Investigou como o Seminário Integrador (SI) contribuiu para a formação de uma rede de aprendizagem no curso de Pedadogia a Distância (PEAD/UFRGS), no polo de Alvorada. Identificou as arquiteturas pedagógicas, propostas pelo SI, que possibilitaram a interação entre os alunos-professores. Verificou a correspondência de tais atividades às reações dos alunos-professores em termos de interação, bem como a averiguação das transformações das relações interindividuais na formação da rede de aprendizagem. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, onde os dados qualitativos coletados foram estudados por meio da análise de conteúdo temática. Foram extraídas amostras referentes aos Eixos III e IX do curso. A categoria de análise utilizada foi de relações interindividuais e previu cinco níveis de interação: relações unidirecionais, primeiras interações, início das relações colaborativas, relações colaborativas e relações cooperativas. Na primeira amostra (Eixo III), somente os quatro primeiros níveis foram encontrados. O Eixo IX evidenciou a ocorrência de relações cooperativas e a formação de uma rede virtual de aprendizagem. Constatou-se que essa rede virtual de aprendizagem formou-se no PEAD/Alvorada, graças ao protagonismo dos alunos-professores e à mediação das professoras orientadoras, o que culminou em uma intensa relação de trocas interindividuais e num exercício constante de reflexão e metarreflexão.Esta investigación se encuentra en el campo de la educación a distancia, centrándose específicamente en el proceso de creación de redes virtuales de aprendizaje. Investigó cómo el Seminario Integrador (SI) ha contribuido a la formación de una red de aprendizaje en el curso de Pedagogía a Distancia (PEAD / UFRGS), en el polo de Alvorada. Identificó las arquitecturas pedagógicas propuestas por el SI, que permitierón la interacción entre los estudiantes de pedagogía. Comprobó la correspondencia de este tipo de actividades a las reacciones de los estudiantes de pedagogía en términos de interacción, y investigó la transformación de las relaciones interpersonales en la conformación de la red de aprendizaje. La metodología utilizada fue un estudio de caso en el que se estudiaron los datos cualitativos recogidos a través de análisis de contenido temático. Las muestras se extrajeron relativos a Eje III y IX del curso. La categoría de análisis utilizado fue las relaciones interpersonales y predijo cinco niveles de interacción: relaciones de sentido único, primeras interacciones, inicio de relaciones de colaboración, las relaciones de colaboración y las relaciones de cooperación. En la primera muestra (Eje III), sólo se encontraron los primeros cuatro niveles. El Eje IX evidenció la aparición de relaciones de cooperación y formación de una red virtual de aprendizaje. Se encontró que una red virtual de aprendizaje fué formada en PEAD/Alvorada, gracias al liderazgo de los estudiantes de pedagogía y de la mediación de los maestros orientadores, que culminaron en una intensa relación de los intercambios interpersonales, y un ejercicio constante de reflexión y metarreflexión.application/pdfporEnsino a distânciaPedagogiaRelação aluno-professorFormação de professoresEducación a distanciaRed virtual de aprendizajePedagogíaArquitecturas pedagógicasIntercambios interpersonalesRede virtual de aprendizagem : contribuições do seminário integrador no PEAD/Alvoradainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000996131.pdf000996131.pdfTexto completoapplication/pdf10540600http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143187/1/000996131.pdf4f8c35240d2357ace9c8094c380320acMD51TEXT000996131.pdf.txt000996131.pdf.txtExtracted Texttext/plain141601http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143187/2/000996131.pdf.txt452c40e445bf7c98118f1ff82a6dae2aMD52THUMBNAIL000996131.pdf.jpg000996131.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143187/3/000996131.pdf.jpg6ffccb07aa5f30515527ddb15a0b8a84MD5310183/1431872021-12-06 05:43:14.708911oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143187Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:43:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rede virtual de aprendizagem : contribuições do seminário integrador no PEAD/Alvorada |
title |
Rede virtual de aprendizagem : contribuições do seminário integrador no PEAD/Alvorada |
spellingShingle |
Rede virtual de aprendizagem : contribuições do seminário integrador no PEAD/Alvorada Souza, Márcia Regina Souza de Ensino a distância Pedagogia Relação aluno-professor Formação de professores Educación a distancia Red virtual de aprendizaje Pedagogía Arquitecturas pedagógicas Intercambios interpersonales |
title_short |
Rede virtual de aprendizagem : contribuições do seminário integrador no PEAD/Alvorada |
title_full |
Rede virtual de aprendizagem : contribuições do seminário integrador no PEAD/Alvorada |
title_fullStr |
Rede virtual de aprendizagem : contribuições do seminário integrador no PEAD/Alvorada |
title_full_unstemmed |
Rede virtual de aprendizagem : contribuições do seminário integrador no PEAD/Alvorada |
title_sort |
Rede virtual de aprendizagem : contribuições do seminário integrador no PEAD/Alvorada |
author |
Souza, Márcia Regina Souza de |
author_facet |
Souza, Márcia Regina Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Márcia Regina Souza de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aragón, Rosane |
contributor_str_mv |
Aragón, Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Pedagogia Relação aluno-professor Formação de professores |
topic |
Ensino a distância Pedagogia Relação aluno-professor Formação de professores Educación a distancia Red virtual de aprendizaje Pedagogía Arquitecturas pedagógicas Intercambios interpersonales |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación a distancia Red virtual de aprendizaje Pedagogía Arquitecturas pedagógicas Intercambios interpersonales |
description |
Esta pesquisa situa-se no campo da Educação a Distância, enfocando especificamente o processo de constituição de redes virtuais de aprendizagem. Investigou como o Seminário Integrador (SI) contribuiu para a formação de uma rede de aprendizagem no curso de Pedadogia a Distância (PEAD/UFRGS), no polo de Alvorada. Identificou as arquiteturas pedagógicas, propostas pelo SI, que possibilitaram a interação entre os alunos-professores. Verificou a correspondência de tais atividades às reações dos alunos-professores em termos de interação, bem como a averiguação das transformações das relações interindividuais na formação da rede de aprendizagem. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, onde os dados qualitativos coletados foram estudados por meio da análise de conteúdo temática. Foram extraídas amostras referentes aos Eixos III e IX do curso. A categoria de análise utilizada foi de relações interindividuais e previu cinco níveis de interação: relações unidirecionais, primeiras interações, início das relações colaborativas, relações colaborativas e relações cooperativas. Na primeira amostra (Eixo III), somente os quatro primeiros níveis foram encontrados. O Eixo IX evidenciou a ocorrência de relações cooperativas e a formação de uma rede virtual de aprendizagem. Constatou-se que essa rede virtual de aprendizagem formou-se no PEAD/Alvorada, graças ao protagonismo dos alunos-professores e à mediação das professoras orientadoras, o que culminou em uma intensa relação de trocas interindividuais e num exercício constante de reflexão e metarreflexão. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-02T02:24:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/143187 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000996131 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/143187 |
identifier_str_mv |
000996131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143187/1/000996131.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143187/2/000996131.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143187/3/000996131.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4f8c35240d2357ace9c8094c380320ac 452c40e445bf7c98118f1ff82a6dae2a 6ffccb07aa5f30515527ddb15a0b8a84 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085370131382272 |