A constituição subjetiva de mulheres negras estudantes da EJA e a aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216008 |
Resumo: | Esta dissertação traz uma pesquisa qualitativa, que analisa as histórias de vida de três estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede pública de ensino e tem por objetivo identificar as marcas subjetivas que se dão pela classe social, pela raça/etnia e pelo gênero, e suas inter-relações com a aprendizagem escolar, assim como as semelhanças entre as trajetórias que caracterizam determinados grupos sociais. O trabalho busca a aproximação e o apontamento das singularidades intrínsecas aos processos de aprendizagem, promovendo movimentos subjetivos de deslocamento na direção dos sujeitos. Como base metodológica, foi utilizada uma teoria que nos aproxima de elementos subjetivos, os quais podem interferir nos processos de aprendizagem dos sujeitos pesquisados, a Teoria da Subjetividade, de Fernando Luis Gonzáles Rey, além de outros autores que trabalham com a essa mesma perspectiva, como Maria Carmem Villela Rosa Tacca, Maristela Rossato e Albertina Mitjans Martínez. Foram empregados, como ferramenta de análise das narrativas de histórias de vida de educandos, alguns elementos do método biográfico, desenvolvido por Jacques Marre, para verificar-se as semelhanças entre as suas trajetórias, considerando o recorte de classe social do qual fazem parte. Para o estudo das questões de raça e de gênero, utilizou-se os trabalhos de Matilde Ribeiro, as obras de Paulo Freire, referência na Educação de Jovens e Adultos, e de Stuart Hall, especialmente quanto ao tema da identidade. Por meio desta pesquisa, pretende-se refletir sobre a subjetividade individual, o social, a emocionalidade e as experiências de vida, permeadas por frequentes situações de discriminação e de opressão, fatores capazes de produzir ou de obstruir os caminhos de aprendizagem. |
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Ivanov, Bárbara GonçalvesDoll, Johannes2020-12-01T04:09:23Z2020http://hdl.handle.net/10183/216008001120054Esta dissertação traz uma pesquisa qualitativa, que analisa as histórias de vida de três estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede pública de ensino e tem por objetivo identificar as marcas subjetivas que se dão pela classe social, pela raça/etnia e pelo gênero, e suas inter-relações com a aprendizagem escolar, assim como as semelhanças entre as trajetórias que caracterizam determinados grupos sociais. O trabalho busca a aproximação e o apontamento das singularidades intrínsecas aos processos de aprendizagem, promovendo movimentos subjetivos de deslocamento na direção dos sujeitos. Como base metodológica, foi utilizada uma teoria que nos aproxima de elementos subjetivos, os quais podem interferir nos processos de aprendizagem dos sujeitos pesquisados, a Teoria da Subjetividade, de Fernando Luis Gonzáles Rey, além de outros autores que trabalham com a essa mesma perspectiva, como Maria Carmem Villela Rosa Tacca, Maristela Rossato e Albertina Mitjans Martínez. Foram empregados, como ferramenta de análise das narrativas de histórias de vida de educandos, alguns elementos do método biográfico, desenvolvido por Jacques Marre, para verificar-se as semelhanças entre as suas trajetórias, considerando o recorte de classe social do qual fazem parte. Para o estudo das questões de raça e de gênero, utilizou-se os trabalhos de Matilde Ribeiro, as obras de Paulo Freire, referência na Educação de Jovens e Adultos, e de Stuart Hall, especialmente quanto ao tema da identidade. Por meio desta pesquisa, pretende-se refletir sobre a subjetividade individual, o social, a emocionalidade e as experiências de vida, permeadas por frequentes situações de discriminação e de opressão, fatores capazes de produzir ou de obstruir os caminhos de aprendizagem.This dissertation brings a qualitative research that analyzes the life histories of three students of the Brazilian Young and Adults Education (EJA) program, from public school system, and aims to identify the subjective marks that are given by social class, race / ethnicity and by gender, as well as their interrelationships with school learning, as well as the similarities between the trajectories that characterize certain social groups. The work seeks to approximate and to point out the intrinsic singularities in the learning processes, promoting subjective movements of displacement towards the subjects. As a methodological basis, Fernando Luis Gonzáles Rey's Subjectivity Theory was used, to find out the subjective elements, which may interfere in the learning processes of these students, as well as other authors, which work with the same perspective, such as Maria Carmem Villela Rosa Tacca, Maristela Rossato and Albertina Mitjans Martínez. Some elements of the biographical method, developed by Jacques Marre, were used as a tool for analyzing narratives of life histories of students, in order to verify the similarities between their trajectories, considering the social class cut of which they are part. To study the issues of race and gender, the work of Matilde Ribeiro, Paulo Freire, who is a reference in Youth and Adult Education, and Stuart Hall, mostly on the theme of identity, were used. Through this research, we intend to reflect on individual subjectivity, considering social, emotionality and life experiences contexts, which are permeated by frequent situations of discrimination and oppression, that are factors capable of producing or obstructing learning paths.application/pdfporMulher negraAprendizagemHistória de vidaSubjetividadeEducação de jovens e adultosBlack WomenLearningLife storiesSubjectivityYouth and Adult EducationA constituição subjetiva de mulheres negras estudantes da EJA e a aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120054.pdf.txt001120054.pdf.txtExtracted Texttext/plain137995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216008/2/001120054.pdf.txt8110630a5b7ac4c4842f40f079df07eaMD52ORIGINAL001120054.pdfTexto completoapplication/pdf689522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216008/1/001120054.pdfc729647c0a3a2570c71c6f3846ff7728MD5110183/2160082021-05-07 04:53:10.236421oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216008Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:53:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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