A CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE MULHERES, ESTUDANTES DO PROGRAMA BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/97579 |
Resumo: | Pessoas com mais idade que buscam escolarização através da Educação de Jovens e Adultos (EJA) encontram muitas vezes enormes dificuldades nas suas aprendizagens. Para compreender barreiras possíveis, este artigo traz uma pesquisa qualitativa, que analisa as histórias de vida de três mulheres, estudantes do programa brasileiro da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e objetiva identificar as marcas subjetivas que advêm da classe social e gênero e suas inter-relações com a aprendizagem escolar, assim como as semelhanças entre as trajetórias que caracterizam as estudantes. O trabalho busca abordar e apontar as singularidades dos processos de aprendizagem, promovendo movimentos subjetivos de deslocamento em relação aos sujeitos na vida adulta e em processo de envelhecimento. A Teoria da Subjetividade, de Fernando Gonzáles Rey, foi usada como metodologia, e autores que trabalham com a mesma perspectiva. Para verificar as semelhanças nas trajetórias de vida, foram usados elementos do Método Biográfico de Jacques Marre. Também foram utilizados os trabalhos de Camarano, e de Paulo Freire, principalmente em relação a identidade e gênero. Esta pesquisa buscou refletir sobre a subjetividade individual, social, e emocional permeados por situações de discriminação e de opressão, fatores capazes de produzir ou obstruir caminhos de aprendizagem. |
id |
UFRGS-4_d61c835b4fad023ab6863dbad6c6cac8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/97579 |
network_acronym_str |
UFRGS-4 |
network_name_str |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE MULHERES, ESTUDANTES DO PROGRAMA BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A APRENDIZAGEMMulheres Negras. Aprendizagem. Histórias de vida. Subjetividade. Educação de Jovens e Adultos. Envelhecimento.Aprendizagem na EJAPessoas com mais idade que buscam escolarização através da Educação de Jovens e Adultos (EJA) encontram muitas vezes enormes dificuldades nas suas aprendizagens. Para compreender barreiras possíveis, este artigo traz uma pesquisa qualitativa, que analisa as histórias de vida de três mulheres, estudantes do programa brasileiro da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e objetiva identificar as marcas subjetivas que advêm da classe social e gênero e suas inter-relações com a aprendizagem escolar, assim como as semelhanças entre as trajetórias que caracterizam as estudantes. O trabalho busca abordar e apontar as singularidades dos processos de aprendizagem, promovendo movimentos subjetivos de deslocamento em relação aos sujeitos na vida adulta e em processo de envelhecimento. A Teoria da Subjetividade, de Fernando Gonzáles Rey, foi usada como metodologia, e autores que trabalham com a mesma perspectiva. Para verificar as semelhanças nas trajetórias de vida, foram usados elementos do Método Biográfico de Jacques Marre. Também foram utilizados os trabalhos de Camarano, e de Paulo Freire, principalmente em relação a identidade e gênero. Esta pesquisa buscou refletir sobre a subjetividade individual, social, e emocional permeados por situações de discriminação e de opressão, fatores capazes de produzir ou obstruir caminhos de aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/9757910.22456/2316-2171.97579Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 26 n. 1 (2021)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/97579/65139Copyright (c) 2021 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessIVANOV, BÁRBARA GONÇALVES2021-11-11T14:54:40Zoai:seer.ufrgs.br:article/97579Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-11-11T14:54:40Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE MULHERES, ESTUDANTES DO PROGRAMA BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A APRENDIZAGEM |
title |
A CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE MULHERES, ESTUDANTES DO PROGRAMA BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
A CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE MULHERES, ESTUDANTES DO PROGRAMA BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A APRENDIZAGEM IVANOV, BÁRBARA GONÇALVES Mulheres Negras. Aprendizagem. Histórias de vida. Subjetividade. Educação de Jovens e Adultos. Envelhecimento. Aprendizagem na EJA |
title_short |
A CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE MULHERES, ESTUDANTES DO PROGRAMA BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A APRENDIZAGEM |
title_full |
A CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE MULHERES, ESTUDANTES DO PROGRAMA BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
A CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE MULHERES, ESTUDANTES DO PROGRAMA BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
A CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE MULHERES, ESTUDANTES DO PROGRAMA BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A APRENDIZAGEM |
title_sort |
A CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE MULHERES, ESTUDANTES DO PROGRAMA BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A APRENDIZAGEM |
author |
IVANOV, BÁRBARA GONÇALVES |
author_facet |
IVANOV, BÁRBARA GONÇALVES |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
IVANOV, BÁRBARA GONÇALVES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulheres Negras. Aprendizagem. Histórias de vida. Subjetividade. Educação de Jovens e Adultos. Envelhecimento. Aprendizagem na EJA |
topic |
Mulheres Negras. Aprendizagem. Histórias de vida. Subjetividade. Educação de Jovens e Adultos. Envelhecimento. Aprendizagem na EJA |
description |
Pessoas com mais idade que buscam escolarização através da Educação de Jovens e Adultos (EJA) encontram muitas vezes enormes dificuldades nas suas aprendizagens. Para compreender barreiras possíveis, este artigo traz uma pesquisa qualitativa, que analisa as histórias de vida de três mulheres, estudantes do programa brasileiro da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e objetiva identificar as marcas subjetivas que advêm da classe social e gênero e suas inter-relações com a aprendizagem escolar, assim como as semelhanças entre as trajetórias que caracterizam as estudantes. O trabalho busca abordar e apontar as singularidades dos processos de aprendizagem, promovendo movimentos subjetivos de deslocamento em relação aos sujeitos na vida adulta e em processo de envelhecimento. A Teoria da Subjetividade, de Fernando Gonzáles Rey, foi usada como metodologia, e autores que trabalham com a mesma perspectiva. Para verificar as semelhanças nas trajetórias de vida, foram usados elementos do Método Biográfico de Jacques Marre. Também foram utilizados os trabalhos de Camarano, e de Paulo Freire, principalmente em relação a identidade e gênero. Esta pesquisa buscou refletir sobre a subjetividade individual, social, e emocional permeados por situações de discriminação e de opressão, fatores capazes de produzir ou obstruir caminhos de aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/97579 10.22456/2316-2171.97579 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/97579 |
identifier_str_mv |
10.22456/2316-2171.97579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/97579/65139 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 26 n. 1 (2021) 2316-2171 1517-2473 reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
collection |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com |
_version_ |
1799766095552315392 |