Um modelo em dinâmica de sistemas para o ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Strauss, Luisa Mariele
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/24517
Resumo: O ensino superior no Brasil experimentou uma rápida expansão a partir da publicação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996 e da flexibilização do Governo para abertura de novos cursos e instituições de ensino, impulsionado principalmente pelo setor privado. Apesar desta expansão, o Brasil ainda não atingiu a meta prevista no Plano Nacional de Educação: 30% de jovens de 18 a 24 anos no ensino superior. Além disso, a procura por cursos de graduação apresenta sinais de retração, caracterizando um sistema com rápido crescimento inicial seguido de estagnação. O presente trabalho propõe compreender a dinâmica desse sistema por meio da construção de um modelo em Dinâmica de Sistemas, analisando o ensino superior de graduação. O modelo considera regulação, metas, demanda, oferta e, especialmente, o equilíbrio entre setores público e privado. A metodologia de trabalho consistiu nas etapas de definição do problema, formulação da hipótese dinâmica, construção do modelo de simulação, validação e experimentação. Esta etapa resultou em análise de cenários alternativos para o ensino superior de graduação brasileiro. Como resultado, o trabalho permite analisar o comportamento possível das principais variáveis em cada cenário e fazer especulações sobre variáveis não mensuradas no sistema real.
id URGS_2f60ea03312e0d2c12c5111532d4f383
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24517
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Strauss, Luisa MarieleBorenstein, Denis2010-07-10T04:18:56Z2010http://hdl.handle.net/10183/24517000747558O ensino superior no Brasil experimentou uma rápida expansão a partir da publicação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996 e da flexibilização do Governo para abertura de novos cursos e instituições de ensino, impulsionado principalmente pelo setor privado. Apesar desta expansão, o Brasil ainda não atingiu a meta prevista no Plano Nacional de Educação: 30% de jovens de 18 a 24 anos no ensino superior. Além disso, a procura por cursos de graduação apresenta sinais de retração, caracterizando um sistema com rápido crescimento inicial seguido de estagnação. O presente trabalho propõe compreender a dinâmica desse sistema por meio da construção de um modelo em Dinâmica de Sistemas, analisando o ensino superior de graduação. O modelo considera regulação, metas, demanda, oferta e, especialmente, o equilíbrio entre setores público e privado. A metodologia de trabalho consistiu nas etapas de definição do problema, formulação da hipótese dinâmica, construção do modelo de simulação, validação e experimentação. Esta etapa resultou em análise de cenários alternativos para o ensino superior de graduação brasileiro. Como resultado, o trabalho permite analisar o comportamento possível das principais variáveis em cada cenário e fazer especulações sobre variáveis não mensuradas no sistema real.Higher education in Brazil has experienced a rapid expansion since the publication of the Directives and Bases Law (LDB) in 1996 and the pliability of the Government for the launching of new programs and educational institutions, mainly driven by the private sector. Despite this expansion, Brazil has not yet reached the aim expected in the Education National Plan: 30% of young people from 18 to 24 years old in higher education. Moreover, the demand for undergraduate programs presents signs of retraction, characterizing a system with fast initial growth followed by stagnation. This thesis proposes to understand the dynamics of this system by developing a model in System Dynamics, analyzing the undergraduate higher education. The model considers regulation, aims, demand, supply and especially the balance between public and private sectors. The methodology consists in the stages of problem definition, formulation of the dynamic hypothesis, development of the simulation model and in the validation and scenario testing. This step resulted in an analysis of alternative scenarios for the Brazilian undergraduate higher education. As a result, this thesis allows one to analyze the possible behavior of key variables in each scenario and to make observations on the variables that are not defined in the real system.application/pdfporEnsino superiorModelagem de sistemasDinâmica de sistemasBrasilSystem dynamicsModellingHigher educationLDBPNEUm modelo em dinâmica de sistemas para o ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000747558.pdf.txt000747558.pdf.txtExtracted Texttext/plain216266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24517/2/000747558.pdf.txte87a3933feeb8e444748f5bf6578dc64MD52ORIGINAL000747558.pdf000747558.pdfTexto completoapplication/pdf1185961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24517/1/000747558.pdf9feb6697a816a1312daf3a4111534775MD51THUMBNAIL000747558.pdf.jpg000747558.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24517/3/000747558.pdf.jpg4e4b3461b963586efe08c1015342d7e0MD5310183/245172018-10-09 08:18:55.364oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24517Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:18:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um modelo em dinâmica de sistemas para o ensino superior
title Um modelo em dinâmica de sistemas para o ensino superior
spellingShingle Um modelo em dinâmica de sistemas para o ensino superior
Strauss, Luisa Mariele
Ensino superior
Modelagem de sistemas
Dinâmica de sistemas
Brasil
System dynamics
Modelling
Higher education
LDB
PNE
title_short Um modelo em dinâmica de sistemas para o ensino superior
title_full Um modelo em dinâmica de sistemas para o ensino superior
title_fullStr Um modelo em dinâmica de sistemas para o ensino superior
title_full_unstemmed Um modelo em dinâmica de sistemas para o ensino superior
title_sort Um modelo em dinâmica de sistemas para o ensino superior
author Strauss, Luisa Mariele
author_facet Strauss, Luisa Mariele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Strauss, Luisa Mariele
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borenstein, Denis
contributor_str_mv Borenstein, Denis
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Modelagem de sistemas
Dinâmica de sistemas
Brasil
topic Ensino superior
Modelagem de sistemas
Dinâmica de sistemas
Brasil
System dynamics
Modelling
Higher education
LDB
PNE
dc.subject.eng.fl_str_mv System dynamics
Modelling
Higher education
LDB
PNE
description O ensino superior no Brasil experimentou uma rápida expansão a partir da publicação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996 e da flexibilização do Governo para abertura de novos cursos e instituições de ensino, impulsionado principalmente pelo setor privado. Apesar desta expansão, o Brasil ainda não atingiu a meta prevista no Plano Nacional de Educação: 30% de jovens de 18 a 24 anos no ensino superior. Além disso, a procura por cursos de graduação apresenta sinais de retração, caracterizando um sistema com rápido crescimento inicial seguido de estagnação. O presente trabalho propõe compreender a dinâmica desse sistema por meio da construção de um modelo em Dinâmica de Sistemas, analisando o ensino superior de graduação. O modelo considera regulação, metas, demanda, oferta e, especialmente, o equilíbrio entre setores público e privado. A metodologia de trabalho consistiu nas etapas de definição do problema, formulação da hipótese dinâmica, construção do modelo de simulação, validação e experimentação. Esta etapa resultou em análise de cenários alternativos para o ensino superior de graduação brasileiro. Como resultado, o trabalho permite analisar o comportamento possível das principais variáveis em cada cenário e fazer especulações sobre variáveis não mensuradas no sistema real.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-07-10T04:18:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/24517
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000747558
url http://hdl.handle.net/10183/24517
identifier_str_mv 000747558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24517/2/000747558.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24517/1/000747558.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24517/3/000747558.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e87a3933feeb8e444748f5bf6578dc64
9feb6697a816a1312daf3a4111534775
4e4b3461b963586efe08c1015342d7e0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085176851562496