Formar trabalhadores, transformar a sociedade : o ensino industrial em três tempos (caxias do sul, 1901-1964)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/188252 |
Resumo: | Esta tese analisa o ensino industrial em Caxias do Sul, entre 1901 e 1964, por meio de três experiências distintas e sucessivas: a contratação de aprendizes via contrato particular pela oficina de Abramo Eberle, a Escola Industrial Elementar e as primeiras décadas do SENAI Nilo Peçanha. Procura-se mostrar as visões de infância que nortearam os projetos, a relação entre público e privado e aspectos da formação da classe trabalhadora, atentando para a ação dos indivíduos e para as condições e circunstâncias, a partir da história social do trabalho e da infância. Para isso, pesquisou-se a história das instituições de ensino, empresas e projetos governamentais em questão, assim como as trajetórias dos meninos envolvidos, em fontes documentais públicas e particulares. Os resultados apresentados apontam para a transformação do ensino técnico, passando do contexto de desregulamentação das relações à institucionalização e controle patronal da aprendizagem. |
id |
URGS_2f8b33746efd181165ea6405bc2acbaa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188252 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Tisott, Ramon VictorSchmidt, Benito Bisso2019-01-26T02:35:31Z2017http://hdl.handle.net/10183/188252001085205Esta tese analisa o ensino industrial em Caxias do Sul, entre 1901 e 1964, por meio de três experiências distintas e sucessivas: a contratação de aprendizes via contrato particular pela oficina de Abramo Eberle, a Escola Industrial Elementar e as primeiras décadas do SENAI Nilo Peçanha. Procura-se mostrar as visões de infância que nortearam os projetos, a relação entre público e privado e aspectos da formação da classe trabalhadora, atentando para a ação dos indivíduos e para as condições e circunstâncias, a partir da história social do trabalho e da infância. Para isso, pesquisou-se a história das instituições de ensino, empresas e projetos governamentais em questão, assim como as trajetórias dos meninos envolvidos, em fontes documentais públicas e particulares. Os resultados apresentados apontam para a transformação do ensino técnico, passando do contexto de desregulamentação das relações à institucionalização e controle patronal da aprendizagem.This thesis’ main objective is to investigate the industrial education in Caxias do Sul, between 1901 and 1964, through three distinct experiences and successive: the hiring of apprentices via private agreement by the Abramo Eberle workshop, the Elementary Industrial School and the first decades of SENAI Nilo Peçanha. It aims to show and examine the visions of childhood that guided the projects, the public/private relationship and aspects related to the making of the working class, paying attention to the action of individuals and to the conditions and circumstances – with a foundation in the social history of work and childhood. In this direction, the history of the educational institutions, companies and governmental projects were searched, as well as the trajectories of the boys involved (in documentary sources public and private). The results indicate a transformation of technical education, moving from the context of deregulation of the relations to the institutionalization and patron control of apprenticeship.application/pdfporSENAIEnsino técnicoEstudantesRelação público-privadoTrabalho infantilHistóriaHistóriaCaxias do Sul (RS)Technical educationChildhoodChild laborIndustrial apprenticeshipFormar trabalhadores, transformar a sociedade : o ensino industrial em três tempos (caxias do sul, 1901-1964)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085205.pdf.txt001085205.pdf.txtExtracted Texttext/plain488903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188252/2/001085205.pdf.txt66ea7bb77bf0a968d3c128d173cb5655MD52ORIGINAL001085205.pdfTexto completoapplication/pdf3144273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188252/1/001085205.pdf871481c77bf58807adf75d3d8b9cad8cMD5110183/1882522019-01-27 02:31:40.907289oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188252Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-01-27T04:31:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formar trabalhadores, transformar a sociedade : o ensino industrial em três tempos (caxias do sul, 1901-1964) |
title |
Formar trabalhadores, transformar a sociedade : o ensino industrial em três tempos (caxias do sul, 1901-1964) |
spellingShingle |
Formar trabalhadores, transformar a sociedade : o ensino industrial em três tempos (caxias do sul, 1901-1964) Tisott, Ramon Victor SENAI Ensino técnico Estudantes Relação público-privado Trabalho infantil História História Caxias do Sul (RS) Technical education Childhood Child labor Industrial apprenticeship |
title_short |
Formar trabalhadores, transformar a sociedade : o ensino industrial em três tempos (caxias do sul, 1901-1964) |
title_full |
Formar trabalhadores, transformar a sociedade : o ensino industrial em três tempos (caxias do sul, 1901-1964) |
title_fullStr |
Formar trabalhadores, transformar a sociedade : o ensino industrial em três tempos (caxias do sul, 1901-1964) |
title_full_unstemmed |
Formar trabalhadores, transformar a sociedade : o ensino industrial em três tempos (caxias do sul, 1901-1964) |
title_sort |
Formar trabalhadores, transformar a sociedade : o ensino industrial em três tempos (caxias do sul, 1901-1964) |
author |
Tisott, Ramon Victor |
author_facet |
Tisott, Ramon Victor |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tisott, Ramon Victor |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schmidt, Benito Bisso |
contributor_str_mv |
Schmidt, Benito Bisso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
SENAI Ensino técnico Estudantes Relação público-privado Trabalho infantil História História Caxias do Sul (RS) |
topic |
SENAI Ensino técnico Estudantes Relação público-privado Trabalho infantil História História Caxias do Sul (RS) Technical education Childhood Child labor Industrial apprenticeship |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Technical education Childhood Child labor Industrial apprenticeship |
description |
Esta tese analisa o ensino industrial em Caxias do Sul, entre 1901 e 1964, por meio de três experiências distintas e sucessivas: a contratação de aprendizes via contrato particular pela oficina de Abramo Eberle, a Escola Industrial Elementar e as primeiras décadas do SENAI Nilo Peçanha. Procura-se mostrar as visões de infância que nortearam os projetos, a relação entre público e privado e aspectos da formação da classe trabalhadora, atentando para a ação dos indivíduos e para as condições e circunstâncias, a partir da história social do trabalho e da infância. Para isso, pesquisou-se a história das instituições de ensino, empresas e projetos governamentais em questão, assim como as trajetórias dos meninos envolvidos, em fontes documentais públicas e particulares. Os resultados apresentados apontam para a transformação do ensino técnico, passando do contexto de desregulamentação das relações à institucionalização e controle patronal da aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-26T02:35:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/188252 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001085205 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/188252 |
identifier_str_mv |
001085205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188252/2/001085205.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188252/1/001085205.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
66ea7bb77bf0a968d3c128d173cb5655 871481c77bf58807adf75d3d8b9cad8c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085465342083072 |