A virada educacional nas práticas artísticas e curatoriais contemporâneas e o contexto de arte brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Mônica Hoff
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115180
Resumo: A partir do estudo do fenômeno educational turn, que consistiu numa espécie de virada educacional nas práticas artísticas e curatoriais contemporâneas, o presente trabalho busca, com base em pesquisa histórica, empírica e documental, compreender e problematizar às relações construídas historicamente entre arte e educação no âmbito da arte, bem como discutir as relações e tensionamentos do referido fenômeno no que tange ao contexto de arte brasileiro, propondo, para isso, três estudos de caso: os Domingos da Criação, a experiência educativa da Bienal do Mercosul e a obra-intervenção Café Educativo.
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spelling Gonçalves, Mônica HoffZielinsky, Monica2015-04-11T02:00:59Z2014http://hdl.handle.net/10183/115180000956584A partir do estudo do fenômeno educational turn, que consistiu numa espécie de virada educacional nas práticas artísticas e curatoriais contemporâneas, o presente trabalho busca, com base em pesquisa histórica, empírica e documental, compreender e problematizar às relações construídas historicamente entre arte e educação no âmbito da arte, bem como discutir as relações e tensionamentos do referido fenômeno no que tange ao contexto de arte brasileiro, propondo, para isso, três estudos de caso: os Domingos da Criação, a experiência educativa da Bienal do Mercosul e a obra-intervenção Café Educativo.Based on the study of the educational turn phenomenon, the present dissertation aims, based on historical, empirical and documental research, to understand and problematize the relations built historically between art and education in the "eld of art, as well as discussing the relations and tensioning of the before mentioned phenomenon regarding the Brazilian context of art, proposing, in order to do so, three case studies: the Domingos da Criação [Sundays of Creation], the educational experience of the Mercosul Biennial and the work-intervention Café Educativo [Educative Coffee].application/pdfporArte : EducaçãoEscola de artePráticas artísticasCuradoria de arteBrasilArtEducationArt schoolEducational turnBrazilA virada educacional nas práticas artísticas e curatoriais contemporâneas e o contexto de arte brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000956584.pdf000956584.pdfTexto completoapplication/pdf41414289http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115180/1/000956584.pdfc8143f4c9bd53b94e10c981fae362871MD51TEXT000956584.pdf.txt000956584.pdf.txtExtracted Texttext/plain709991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115180/2/000956584.pdf.txtf85a317d4a658c619d25d513f38ab236MD52THUMBNAIL000956584.pdf.jpg000956584.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1170http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115180/3/000956584.pdf.jpgb6ef7301d64c6f051013a6ae3e5a72edMD5310183/1151802018-10-19 10:43:48.384oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115180Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-19T13:43:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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