Interfaces da psicologia com a educação profissional, científica e tecnológica : quereres e fazeres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prediger, Juliana
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77886
Resumo: Vivemos atualmente no Brasil um massivo incremento da Educação profissional, científica e tecnológica, especialmente representada pelos Institutos Federais. Este incremento prevê, além da expansão da rede, criando centenas de novas unidades, também um grande investimento de recursos financeiros e contratação de milhares de profissionais. Assim, é crescente o número de psicólogos e psicólogas que estão começando a atuar na educação profissional. Além de um momento de expansão, a educação profissional também está sendo repensada, tomando a forma de uma política pública, prevendo a formação profissional de setores historicamente marcados por desvantagens sociais e econômicas. Este trabalho busca especialmente conhecer o diálogo que está se dando entre estes objetivos colocados atualmente à educação profissional com a prática dos psicólogos nestas instituições. Traça-se então uma pesquisa-intervenção, onde foi tecida uma rede entre alguns psicólogos atuantes na educação profissional e que colocaram-se disponíveis a iniciar a construção deste debate instalado em uma margem entre concepções da Educação Profissional e da Psicologia Escolar.
id URGS_31b4ceff13c234eec99e9429370a9ebe
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77886
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Prediger, JulianaSilva, Rosane Azevedo Neves da2013-09-10T01:46:23Z2010http://hdl.handle.net/10183/77886000758420Vivemos atualmente no Brasil um massivo incremento da Educação profissional, científica e tecnológica, especialmente representada pelos Institutos Federais. Este incremento prevê, além da expansão da rede, criando centenas de novas unidades, também um grande investimento de recursos financeiros e contratação de milhares de profissionais. Assim, é crescente o número de psicólogos e psicólogas que estão começando a atuar na educação profissional. Além de um momento de expansão, a educação profissional também está sendo repensada, tomando a forma de uma política pública, prevendo a formação profissional de setores historicamente marcados por desvantagens sociais e econômicas. Este trabalho busca especialmente conhecer o diálogo que está se dando entre estes objetivos colocados atualmente à educação profissional com a prática dos psicólogos nestas instituições. Traça-se então uma pesquisa-intervenção, onde foi tecida uma rede entre alguns psicólogos atuantes na educação profissional e que colocaram-se disponíveis a iniciar a construção deste debate instalado em uma margem entre concepções da Educação Profissional e da Psicologia Escolar.Nowadays, we live in Brazil a massive increment of professional, scientific and technological education, especially represented by Federal Institutions. This increment predicts, besides the chain's expansion, creating hundreds of new unities, also a great investment of financial resources and hiring of thousands of professionals. Therefore, the number of psychologists starting to work on the professional education is increasing. Besides a moment of expansion, the professional education is also being re-thought, taking the shape of a public policy, predicting the vocational training of sectors historically marked by social and economics disadvantages. This paper searches especially to know the dialogue that is happening between these objectives put currently to the professional education with the psychologists practices in these institutions. We draw one intervention-research that was build a chain between some acting psychologists in the professional education and that put themselves available to start the construction of this debate installed in one room between Professional Education's concepts and School Psychology.application/pdfporPsicologia escolarAtuação do psicólogoEducação profissionalSchool psychologyProfessionalScientific and technological educationFederal institutionsInterfaces da psicologia com a educação profissional, científica e tecnológica : quereres e fazeresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e InstitucionalPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000758420.pdf000758420.pdfTexto completoapplication/pdf494040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77886/1/000758420.pdf5ada02d3dfe906b0ac1e0f985e0b9736MD51TEXT000758420.pdf.txt000758420.pdf.txtExtracted Texttext/plain86http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77886/2/000758420.pdf.txte6cc0aadcc647aee77937501ab3b5c08MD52THUMBNAIL000758420.pdf.jpg000758420.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77886/3/000758420.pdf.jpgc21c02aafdf4ff940b23158d285bc044MD5310183/778862018-10-11 08:47:27.613oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77886Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:47:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interfaces da psicologia com a educação profissional, científica e tecnológica : quereres e fazeres
title Interfaces da psicologia com a educação profissional, científica e tecnológica : quereres e fazeres
spellingShingle Interfaces da psicologia com a educação profissional, científica e tecnológica : quereres e fazeres
Prediger, Juliana
Psicologia escolar
Atuação do psicólogo
Educação profissional
School psychology
Professional
Scientific and technological education
Federal institutions
title_short Interfaces da psicologia com a educação profissional, científica e tecnológica : quereres e fazeres
title_full Interfaces da psicologia com a educação profissional, científica e tecnológica : quereres e fazeres
title_fullStr Interfaces da psicologia com a educação profissional, científica e tecnológica : quereres e fazeres
title_full_unstemmed Interfaces da psicologia com a educação profissional, científica e tecnológica : quereres e fazeres
title_sort Interfaces da psicologia com a educação profissional, científica e tecnológica : quereres e fazeres
author Prediger, Juliana
author_facet Prediger, Juliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prediger, Juliana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rosane Azevedo Neves da
contributor_str_mv Silva, Rosane Azevedo Neves da
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
Atuação do psicólogo
Educação profissional
topic Psicologia escolar
Atuação do psicólogo
Educação profissional
School psychology
Professional
Scientific and technological education
Federal institutions
dc.subject.eng.fl_str_mv School psychology
Professional
Scientific and technological education
Federal institutions
description Vivemos atualmente no Brasil um massivo incremento da Educação profissional, científica e tecnológica, especialmente representada pelos Institutos Federais. Este incremento prevê, além da expansão da rede, criando centenas de novas unidades, também um grande investimento de recursos financeiros e contratação de milhares de profissionais. Assim, é crescente o número de psicólogos e psicólogas que estão começando a atuar na educação profissional. Além de um momento de expansão, a educação profissional também está sendo repensada, tomando a forma de uma política pública, prevendo a formação profissional de setores historicamente marcados por desvantagens sociais e econômicas. Este trabalho busca especialmente conhecer o diálogo que está se dando entre estes objetivos colocados atualmente à educação profissional com a prática dos psicólogos nestas instituições. Traça-se então uma pesquisa-intervenção, onde foi tecida uma rede entre alguns psicólogos atuantes na educação profissional e que colocaram-se disponíveis a iniciar a construção deste debate instalado em uma margem entre concepções da Educação Profissional e da Psicologia Escolar.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-10T01:46:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77886
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000758420
url http://hdl.handle.net/10183/77886
identifier_str_mv 000758420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77886/1/000758420.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77886/2/000758420.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77886/3/000758420.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ada02d3dfe906b0ac1e0f985e0b9736
e6cc0aadcc647aee77937501ab3b5c08
c21c02aafdf4ff940b23158d285bc044
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085268118568960