Interfaces da psicologia com a educação profissional, científica e tecnológica : quereres e fazeres
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77886 |
Resumo: | Vivemos atualmente no Brasil um massivo incremento da Educação profissional, científica e tecnológica, especialmente representada pelos Institutos Federais. Este incremento prevê, além da expansão da rede, criando centenas de novas unidades, também um grande investimento de recursos financeiros e contratação de milhares de profissionais. Assim, é crescente o número de psicólogos e psicólogas que estão começando a atuar na educação profissional. Além de um momento de expansão, a educação profissional também está sendo repensada, tomando a forma de uma política pública, prevendo a formação profissional de setores historicamente marcados por desvantagens sociais e econômicas. Este trabalho busca especialmente conhecer o diálogo que está se dando entre estes objetivos colocados atualmente à educação profissional com a prática dos psicólogos nestas instituições. Traça-se então uma pesquisa-intervenção, onde foi tecida uma rede entre alguns psicólogos atuantes na educação profissional e que colocaram-se disponíveis a iniciar a construção deste debate instalado em uma margem entre concepções da Educação Profissional e da Psicologia Escolar. |
id |
URGS_31b4ceff13c234eec99e9429370a9ebe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77886 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Prediger, JulianaSilva, Rosane Azevedo Neves da2013-09-10T01:46:23Z2010http://hdl.handle.net/10183/77886000758420Vivemos atualmente no Brasil um massivo incremento da Educação profissional, científica e tecnológica, especialmente representada pelos Institutos Federais. Este incremento prevê, além da expansão da rede, criando centenas de novas unidades, também um grande investimento de recursos financeiros e contratação de milhares de profissionais. Assim, é crescente o número de psicólogos e psicólogas que estão começando a atuar na educação profissional. Além de um momento de expansão, a educação profissional também está sendo repensada, tomando a forma de uma política pública, prevendo a formação profissional de setores historicamente marcados por desvantagens sociais e econômicas. Este trabalho busca especialmente conhecer o diálogo que está se dando entre estes objetivos colocados atualmente à educação profissional com a prática dos psicólogos nestas instituições. Traça-se então uma pesquisa-intervenção, onde foi tecida uma rede entre alguns psicólogos atuantes na educação profissional e que colocaram-se disponíveis a iniciar a construção deste debate instalado em uma margem entre concepções da Educação Profissional e da Psicologia Escolar.Nowadays, we live in Brazil a massive increment of professional, scientific and technological education, especially represented by Federal Institutions. This increment predicts, besides the chain's expansion, creating hundreds of new unities, also a great investment of financial resources and hiring of thousands of professionals. Therefore, the number of psychologists starting to work on the professional education is increasing. Besides a moment of expansion, the professional education is also being re-thought, taking the shape of a public policy, predicting the vocational training of sectors historically marked by social and economics disadvantages. This paper searches especially to know the dialogue that is happening between these objectives put currently to the professional education with the psychologists practices in these institutions. We draw one intervention-research that was build a chain between some acting psychologists in the professional education and that put themselves available to start the construction of this debate installed in one room between Professional Education's concepts and School Psychology.application/pdfporPsicologia escolarAtuação do psicólogoEducação profissionalSchool psychologyProfessionalScientific and technological educationFederal institutionsInterfaces da psicologia com a educação profissional, científica e tecnológica : quereres e fazeresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e InstitucionalPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000758420.pdf000758420.pdfTexto completoapplication/pdf494040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77886/1/000758420.pdf5ada02d3dfe906b0ac1e0f985e0b9736MD51TEXT000758420.pdf.txt000758420.pdf.txtExtracted Texttext/plain86http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77886/2/000758420.pdf.txte6cc0aadcc647aee77937501ab3b5c08MD52THUMBNAIL000758420.pdf.jpg000758420.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77886/3/000758420.pdf.jpgc21c02aafdf4ff940b23158d285bc044MD5310183/778862018-10-11 08:47:27.613oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77886Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:47:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Interfaces da psicologia com a educação profissional, científica e tecnológica : quereres e fazeres |
title |
Interfaces da psicologia com a educação profissional, científica e tecnológica : quereres e fazeres |
spellingShingle |
Interfaces da psicologia com a educação profissional, científica e tecnológica : quereres e fazeres Prediger, Juliana Psicologia escolar Atuação do psicólogo Educação profissional School psychology Professional Scientific and technological education Federal institutions |
title_short |
Interfaces da psicologia com a educação profissional, científica e tecnológica : quereres e fazeres |
title_full |
Interfaces da psicologia com a educação profissional, científica e tecnológica : quereres e fazeres |
title_fullStr |
Interfaces da psicologia com a educação profissional, científica e tecnológica : quereres e fazeres |
title_full_unstemmed |
Interfaces da psicologia com a educação profissional, científica e tecnológica : quereres e fazeres |
title_sort |
Interfaces da psicologia com a educação profissional, científica e tecnológica : quereres e fazeres |
author |
Prediger, Juliana |
author_facet |
Prediger, Juliana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prediger, Juliana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Rosane Azevedo Neves da |
contributor_str_mv |
Silva, Rosane Azevedo Neves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia escolar Atuação do psicólogo Educação profissional |
topic |
Psicologia escolar Atuação do psicólogo Educação profissional School psychology Professional Scientific and technological education Federal institutions |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School psychology Professional Scientific and technological education Federal institutions |
description |
Vivemos atualmente no Brasil um massivo incremento da Educação profissional, científica e tecnológica, especialmente representada pelos Institutos Federais. Este incremento prevê, além da expansão da rede, criando centenas de novas unidades, também um grande investimento de recursos financeiros e contratação de milhares de profissionais. Assim, é crescente o número de psicólogos e psicólogas que estão começando a atuar na educação profissional. Além de um momento de expansão, a educação profissional também está sendo repensada, tomando a forma de uma política pública, prevendo a formação profissional de setores historicamente marcados por desvantagens sociais e econômicas. Este trabalho busca especialmente conhecer o diálogo que está se dando entre estes objetivos colocados atualmente à educação profissional com a prática dos psicólogos nestas instituições. Traça-se então uma pesquisa-intervenção, onde foi tecida uma rede entre alguns psicólogos atuantes na educação profissional e que colocaram-se disponíveis a iniciar a construção deste debate instalado em uma margem entre concepções da Educação Profissional e da Psicologia Escolar. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-09-10T01:46:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/77886 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000758420 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/77886 |
identifier_str_mv |
000758420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77886/1/000758420.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77886/2/000758420.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77886/3/000758420.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5ada02d3dfe906b0ac1e0f985e0b9736 e6cc0aadcc647aee77937501ab3b5c08 c21c02aafdf4ff940b23158d285bc044 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085268118568960 |