Proposição de valores normativos da postura corporal estática no plano sagital para crianças e adolescentes utilizando a fotogrametria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmit, Emanuelle Francine Detogni
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203842
Resumo: Proposição de valores normativos da postura corporal estática no plano sagital para crianças e adolescentes utilizando a fotogrametria. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2019. Contextualização: Nas últimas décadas houve um significativo progresso no entendimento de vários fenômenos relacionados à saúde humana, inclusive no que diz respeito às questões posturais. Contudo, uma lacuna acerca dos valores normativos da postural corporal estática avaliada por meio da fotogrametria ainda se faz presente. Dessa forma, essa tese objetivou descrever os valores normativos da postura corporal estática no plano sagital dos segmentos cabeça, ombro, coluna vertebral, pelve e joelho de crianças e adolescentes por meio da fotogrametria considerando a influência dos fatores sexo, faixa etária e nível de maturação biológica. A partir desse objetivo, dois estudos foram conduzidos: (1) Estudo 1: Variáveis posturais angulares avaliadas pela fotogrametria no plano sagital: revisão sistemática com metanálise dos estudos realizados com crianças e adolescentes. Os resultados desse estudo mostraram que, em uma análise postural, é possível avaliar: o ângulo do olhar, a posição da cabeça, a posição do ombro, o alinhamento sagital ou inclinação da pelve (valores normativos entre 12,4º e 14,9º para faixa etária de sete a nove anos e entre 12,3º e 13,6º para a faixa etária de 10 a 14 anos), a posição do joelho ou ângulo do membro inferior e o alinhamento vertical do tronco (valores entre 2,1º a 2,6º para a faixa etária de 10 a 14 anos); (2) Estudo 2: Proposição de valores normativos da postura corporal estática no plano sagital para crianças e adolescentes utilizando a fotogrametria. Nesse estudo epidemiológico do tipo transversal retrospectivo foram avaliados 567 escolares (ambos os sexos, faixa etária de 7 a 17 anos) de escolas da rede pública de sete diferentes mesorregiões do estado do Rio Grande do Sul, utilizando o protocolo e software Digital Image-based Postural Assessment (DIPA). Os valores médios com seus desvios padrões (intervalo concebido entre os valores dos percentis 15% e 85%) podem ser considerados como normativos para o estado do Rio Grande do Sul e poderão subsidiar qualquer software de avaliação postural que utilize os mesmos pontos anatômicos e procedimentos matemáticos para obtenção dos valores angulares. Palavras-chave: postura, fotogrametria, criança, adolescente, estudantes
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Dessa forma, essa tese objetivou descrever os valores normativos da postura corporal estática no plano sagital dos segmentos cabeça, ombro, coluna vertebral, pelve e joelho de crianças e adolescentes por meio da fotogrametria considerando a influência dos fatores sexo, faixa etária e nível de maturação biológica. A partir desse objetivo, dois estudos foram conduzidos: (1) Estudo 1: Variáveis posturais angulares avaliadas pela fotogrametria no plano sagital: revisão sistemática com metanálise dos estudos realizados com crianças e adolescentes. Os resultados desse estudo mostraram que, em uma análise postural, é possível avaliar: o ângulo do olhar, a posição da cabeça, a posição do ombro, o alinhamento sagital ou inclinação da pelve (valores normativos entre 12,4º e 14,9º para faixa etária de sete a nove anos e entre 12,3º e 13,6º para a faixa etária de 10 a 14 anos), a posição do joelho ou ângulo do membro inferior e o alinhamento vertical do tronco (valores entre 2,1º a 2,6º para a faixa etária de 10 a 14 anos); (2) Estudo 2: Proposição de valores normativos da postura corporal estática no plano sagital para crianças e adolescentes utilizando a fotogrametria. Nesse estudo epidemiológico do tipo transversal retrospectivo foram avaliados 567 escolares (ambos os sexos, faixa etária de 7 a 17 anos) de escolas da rede pública de sete diferentes mesorregiões do estado do Rio Grande do Sul, utilizando o protocolo e software Digital Image-based Postural Assessment (DIPA). Os valores médios com seus desvios padrões (intervalo concebido entre os valores dos percentis 15% e 85%) podem ser considerados como normativos para o estado do Rio Grande do Sul e poderão subsidiar qualquer software de avaliação postural que utilize os mesmos pontos anatômicos e procedimentos matemáticos para obtenção dos valores angulares. Palavras-chave: postura, fotogrametria, criança, adolescente, estudantesProposition of normative values of static body posture in the sagittal plane for children and adolescentes using photogrammetry. Doctoral thesis. Pos Graduate Program in Human Movement Sciences. Federal University of Rio Grande do Sul. 2019. Contextualization: In the last decades there has been a significant progress in the understanding various phenomena related to human health, including postural issues. However the gap regarding the normative values of the static body posture assessed by photogrammetry is still presente. Thus, this thesis aimed to describe the normative values of static body posture in the sagittal plane of the head, shoulder, spine, pelvis and knee segments of children and adolescents through photogrammetry considering the influence of the factors sex, age and maturity biological level. From this objective, two studies were conducted: (1) Study 1: Angular postural variables assessed by photogrammetry in the sagittal plane: systematic review with meta-analysis of studies performed with children and adolescents. The results of this study showed that, in the postural analysis, it is possible to evaluate: gaze angle, head position, shoulder position, pelvi sagittal alignment or pelvic tilt (normative values between 12.4º and 14.9º for age range of seven to nine years and between 12.3º e 13.6º for the age group of 10 to 14 years), the position of the knee or angle of the lower limb and the vertical alignment of the trunk (values between 2.1º to 2.6º for the age group of 10 to 14 years); (2) Study 2: Proposition of normative values of static body posture in the sagittal plane for children and adolescents using photogrammetry. In this cross-sectional retrospective epidemiologycal study, 567 schoolchildren (both sexes, aged 7-17 years) from public schools in seven diferent mesoregions of the state of Rio Grande do Sul, were evaluated using the Digital Image-based Postural Assessment (DIPA) protocol and software. The mean values with their standard deviations (range between 15% and 85% percentile values) can be considered as normative for the state of the Rio Grande do Sul and may subsidize any postural evaluation software that uses the same anatomical points and mathematical procedures to obtain the angular values.application/pdfporPostura físicaAvaliaçãoCriançasAdolescentesFisioterapiaPhysical postureChildAdolescentPhysiotherapyProposição de valores normativos da postura corporal estática no plano sagital para crianças e adolescentes utilizando a fotogrametriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2019.doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105486.pdf.txt001105486.pdf.txtExtracted Texttext/plain187859http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203842/2/001105486.pdf.txt8bb24630081c20f7cb0737a3dfb88330MD52ORIGINAL001105486.pdfTexto completoapplication/pdf1897080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203842/1/001105486.pdf7db387d23f05e6cbe6b3e0667ab28160MD5110183/2038422022-09-07 04:50:27.012369oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203842Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-07T07:50:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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