Docência universitária na era da imprevisibilidade : dilemas e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sílvia Maria Barreto dos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17247
Resumo: O estudo teve como objetivo desvelar dilemas e possibilidades com que o docente universitário se defronta, revelando os paradoxos da sociedade do conhecimento. A abordagem metodológica constitui um estudo de caso qualitativo. A entrevista semiestruturada foi o instrumento utilizado, juntamente com as evidências dos documentos analisados. Os participantes do estudo são nove docentes com mestrado e/ou doutorado e com mais de dez anos de serviço, na ULBRA, Campus Cachoeira do Sul, escolhidos intencionalmente, pelos critérios de titulação e tempo de serviço no magistério superior. Os professores atuam nos Cursos de Administração, Biologia, Direito, Educação Física, Letras, Matemática, Odontologia, Pedagogia e Psicologia. Foram definidas como categorias referentes: sociedade do conhecimento, universidade e docência universitária, configurando o objeto de investigação e cinco categorias conceituais: paradoxos, compromissos e desafios, gestão da sala de aula, dilemas e possibilidades. Autores como Bauman, Chauí, Hargreaves, Morosini, Santos e Zabalza fundamentam o estudo. A construção teórica dos autores geram junto com os depoimentos dos docentes a confirmação da proposição de tese de que os dilemas e as possibilidades com que o professor se defronta na docência universitária são produzidos pelas contradições da sociedade do conhecimento, expressos nos paradoxos gestados pelo contexto político e social que interferem na dimensão profissional, pessoal e administrativa nos docentes universitários. Todavia inserem novas dimensões aos dilemas e possibilidades da docência, influenciando sua configuração: o modelo de universidade, a formação acadêmica, a área de conhecimento de origem do docente, a constituição e participação em redes.
id URGS_346bee5902ef9a33e5b61cc06f2b4dbd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17247
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Santos, Sílvia Maria Barreto dosFranco, Maria Estela Dal Pai2009-09-16T04:17:44Z2009http://hdl.handle.net/10183/17247000713429O estudo teve como objetivo desvelar dilemas e possibilidades com que o docente universitário se defronta, revelando os paradoxos da sociedade do conhecimento. A abordagem metodológica constitui um estudo de caso qualitativo. A entrevista semiestruturada foi o instrumento utilizado, juntamente com as evidências dos documentos analisados. Os participantes do estudo são nove docentes com mestrado e/ou doutorado e com mais de dez anos de serviço, na ULBRA, Campus Cachoeira do Sul, escolhidos intencionalmente, pelos critérios de titulação e tempo de serviço no magistério superior. Os professores atuam nos Cursos de Administração, Biologia, Direito, Educação Física, Letras, Matemática, Odontologia, Pedagogia e Psicologia. Foram definidas como categorias referentes: sociedade do conhecimento, universidade e docência universitária, configurando o objeto de investigação e cinco categorias conceituais: paradoxos, compromissos e desafios, gestão da sala de aula, dilemas e possibilidades. Autores como Bauman, Chauí, Hargreaves, Morosini, Santos e Zabalza fundamentam o estudo. A construção teórica dos autores geram junto com os depoimentos dos docentes a confirmação da proposição de tese de que os dilemas e as possibilidades com que o professor se defronta na docência universitária são produzidos pelas contradições da sociedade do conhecimento, expressos nos paradoxos gestados pelo contexto político e social que interferem na dimensão profissional, pessoal e administrativa nos docentes universitários. Todavia inserem novas dimensões aos dilemas e possibilidades da docência, influenciando sua configuração: o modelo de universidade, a formação acadêmica, a área de conhecimento de origem do docente, a constituição e participação em redes.This research intends to show the dilemmas and possibilities that the university teachers deal with, revealing the paradoxes of the knowledge society. As for the methodology, a qualitative case study was used as well as a semi structured interview and the evidences of the documents analyzed were the instruments for this study. The subjects were nine university teachers with master degree or and PhD with more than ten years of experience in teaching at ULBRA - Campus Cachoeira do Sul. They were chosen deliberately according to their curriculum and years of university teaching. The teachers work at the following courses: Business Administration, Biology, Law, Physical Education, Languages, Math, Odontology, Pedagogy and Psychology. The reference categories were: knowledge society, university, university teaching which constitute the objective of the investigation. Five conceptual categories were chosen: paradox, commitment and challenge, classroom management, dilemmas and possibilities. Authors such as Bauman, Chauí, Hargreaves, Morosini, Santos and, Zabalza were the references of this study. The theories proposed by the authors together with the subjects' testimonies confirm the thesis that the dilemmas and possibilities which the teachers confront in university teaching are produced by the contradictions of the knowledge society expressed in the paradoxes formed by the social-political context which interfere in the professional, social and administrative dimension of the respective teachers. However they insert new dimensions to the dilemmas and means of the teaching, affecting its configuration: the kind of university, the academic formation, the background of the teacher, the constitution and participation in networks.application/pdfporSociedade do conhecimentoProfessorUniversidadeKnowledge societyUniversityUniversity teachingParadoxesDilemmasPossibilitiesDocência universitária na era da imprevisibilidade : dilemas e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000713429.pdf000713429.pdfTexto completoapplication/pdf1422481http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17247/1/000713429.pdff6e7b9f56261ccb66dad487de9e4741bMD51TEXT000713429.pdf.txt000713429.pdf.txtExtracted Texttext/plain692737http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17247/2/000713429.pdf.txt6e858bcdcaac62770169ae3e51395e90MD52THUMBNAIL000713429.pdf.jpg000713429.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17247/3/000713429.pdf.jpgcebcea66e19eba4e728eba1cc13fc467MD5310183/172472018-10-17 09:25:08.561oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:25:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Docência universitária na era da imprevisibilidade : dilemas e possibilidades
title Docência universitária na era da imprevisibilidade : dilemas e possibilidades
spellingShingle Docência universitária na era da imprevisibilidade : dilemas e possibilidades
Santos, Sílvia Maria Barreto dos
Sociedade do conhecimento
Professor
Universidade
Knowledge society
University
University teaching
Paradoxes
Dilemmas
Possibilities
title_short Docência universitária na era da imprevisibilidade : dilemas e possibilidades
title_full Docência universitária na era da imprevisibilidade : dilemas e possibilidades
title_fullStr Docência universitária na era da imprevisibilidade : dilemas e possibilidades
title_full_unstemmed Docência universitária na era da imprevisibilidade : dilemas e possibilidades
title_sort Docência universitária na era da imprevisibilidade : dilemas e possibilidades
author Santos, Sílvia Maria Barreto dos
author_facet Santos, Sílvia Maria Barreto dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sílvia Maria Barreto dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franco, Maria Estela Dal Pai
contributor_str_mv Franco, Maria Estela Dal Pai
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade do conhecimento
Professor
Universidade
topic Sociedade do conhecimento
Professor
Universidade
Knowledge society
University
University teaching
Paradoxes
Dilemmas
Possibilities
dc.subject.eng.fl_str_mv Knowledge society
University
University teaching
Paradoxes
Dilemmas
Possibilities
description O estudo teve como objetivo desvelar dilemas e possibilidades com que o docente universitário se defronta, revelando os paradoxos da sociedade do conhecimento. A abordagem metodológica constitui um estudo de caso qualitativo. A entrevista semiestruturada foi o instrumento utilizado, juntamente com as evidências dos documentos analisados. Os participantes do estudo são nove docentes com mestrado e/ou doutorado e com mais de dez anos de serviço, na ULBRA, Campus Cachoeira do Sul, escolhidos intencionalmente, pelos critérios de titulação e tempo de serviço no magistério superior. Os professores atuam nos Cursos de Administração, Biologia, Direito, Educação Física, Letras, Matemática, Odontologia, Pedagogia e Psicologia. Foram definidas como categorias referentes: sociedade do conhecimento, universidade e docência universitária, configurando o objeto de investigação e cinco categorias conceituais: paradoxos, compromissos e desafios, gestão da sala de aula, dilemas e possibilidades. Autores como Bauman, Chauí, Hargreaves, Morosini, Santos e Zabalza fundamentam o estudo. A construção teórica dos autores geram junto com os depoimentos dos docentes a confirmação da proposição de tese de que os dilemas e as possibilidades com que o professor se defronta na docência universitária são produzidos pelas contradições da sociedade do conhecimento, expressos nos paradoxos gestados pelo contexto político e social que interferem na dimensão profissional, pessoal e administrativa nos docentes universitários. Todavia inserem novas dimensões aos dilemas e possibilidades da docência, influenciando sua configuração: o modelo de universidade, a formação acadêmica, a área de conhecimento de origem do docente, a constituição e participação em redes.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-09-16T04:17:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/17247
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000713429
url http://hdl.handle.net/10183/17247
identifier_str_mv 000713429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17247/1/000713429.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17247/2/000713429.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17247/3/000713429.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f6e7b9f56261ccb66dad487de9e4741b
6e858bcdcaac62770169ae3e51395e90
cebcea66e19eba4e728eba1cc13fc467
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085153485094912