O que um recital pode ensinar para o próximo? desenvolvimento de comportamentos autorregulados para a prática instrumental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/276654 |
Resumo: | O presente trabalho investiga o processo de prática, memorização e execução do repertório pianístico a partir da teoria da autorregulação (BANDURA, 1997; ZIMMERMAN, 2000). A pesquisa aborda dois estudos de caso sobre a prática instrumental realizada pelo autor deste trabalho para a disciplina de instrumento do curso de doutorado em Práticas Interpretativas ao longo de dois anos em situações contrastantes: em um contexto de pandemia quando as aulas de instrumento foram realizadas de forma remota e durante o retorno das aulas presenciais. Os princípios da autorregulação serviram como norteadores para a organização, execução e reflexão do estudo visando desenvolver comportamentos mais produtivos, alcançar uma prática deliberada e efetiva. Como ferramentas metodológicas foram utilizadas gravações das sessões de prática nos meses finais de preparação, diários e relatos das apresentações realizadas. Os dados produzidos foram analisados a partir de um viés qualitativo e autorreflexivo visando compreender como as questões comportamentais, sociais, ambientais e pessoais influenciaram na qualidade da prática e das apresentações públicas. O planejamento consciente das ações realizadas exerceu um impacto positivo na organização da prática e na manutenção da motivação. Esse processo ocorreu a partir da estipulação de metas de forma hierárquica e progressiva até a realização das apresentações finais. A prática do repertório envolveu a exploração de novas estratégias de estudo e foi favorecida pelo feedback provindo das gravações das sessões de prática. Aspectos sociais e ambientais exerceram uma grande influência na qualidade do estudo e foram alterados de forma positiva durante o retorno das aulas presenciais. No decorrer do trabalho foi observado que buscar locais e instrumentos adequados, bem como estar envolvido ativamente em um meio social e cultural são aspectos fundamentais para a evolução técnica e manutenção da motivação. As diversas experiências vivenciadas ao longo das apresentações evidenciaram o caráter imprevisível da performance e a necessidade de estar preparado através de uma memorização sólida; controle dos pensamentos e dos afetos; bem como determinação e constância na prática. |
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Silvano, Lucas FariasGerling, Cristina Maria Pavan Capparelli2024-07-20T06:23:36Z2024http://hdl.handle.net/10183/276654001206949O presente trabalho investiga o processo de prática, memorização e execução do repertório pianístico a partir da teoria da autorregulação (BANDURA, 1997; ZIMMERMAN, 2000). A pesquisa aborda dois estudos de caso sobre a prática instrumental realizada pelo autor deste trabalho para a disciplina de instrumento do curso de doutorado em Práticas Interpretativas ao longo de dois anos em situações contrastantes: em um contexto de pandemia quando as aulas de instrumento foram realizadas de forma remota e durante o retorno das aulas presenciais. Os princípios da autorregulação serviram como norteadores para a organização, execução e reflexão do estudo visando desenvolver comportamentos mais produtivos, alcançar uma prática deliberada e efetiva. Como ferramentas metodológicas foram utilizadas gravações das sessões de prática nos meses finais de preparação, diários e relatos das apresentações realizadas. Os dados produzidos foram analisados a partir de um viés qualitativo e autorreflexivo visando compreender como as questões comportamentais, sociais, ambientais e pessoais influenciaram na qualidade da prática e das apresentações públicas. O planejamento consciente das ações realizadas exerceu um impacto positivo na organização da prática e na manutenção da motivação. Esse processo ocorreu a partir da estipulação de metas de forma hierárquica e progressiva até a realização das apresentações finais. A prática do repertório envolveu a exploração de novas estratégias de estudo e foi favorecida pelo feedback provindo das gravações das sessões de prática. Aspectos sociais e ambientais exerceram uma grande influência na qualidade do estudo e foram alterados de forma positiva durante o retorno das aulas presenciais. No decorrer do trabalho foi observado que buscar locais e instrumentos adequados, bem como estar envolvido ativamente em um meio social e cultural são aspectos fundamentais para a evolução técnica e manutenção da motivação. As diversas experiências vivenciadas ao longo das apresentações evidenciaram o caráter imprevisível da performance e a necessidade de estar preparado através de uma memorização sólida; controle dos pensamentos e dos afetos; bem como determinação e constância na prática.The present work investigates the process of practice, memorization and actual performances of the pianistic repertoire based on the theory of self-regulation (BANDURA, 1997; ZIMMERMAN, 2000). The research addresses two case studies on the instrumental practice carried out by the author of this text as part of his doctoral thesis in Piano Performance. During two years the author observed two contrasting situatios: in the context of the pandemic when instrumental lessons were carried on remotely, and after the return of in-person lessons. The principles of self-regulation served as guidelines for the organization, execution and reflection of the study, aiming to develop more productive behaviors and achieve deliberate and effective practice reoutines. Amongst the methodological tools used recordings of practice sessions in the final months of preparation, diaries and reports of public performances turned out to be the most useful. The produced data was analyzed from a qualitative and self-reflective perpective, aiming to understand how behavorial, social, enviromental and personal issues influenced the quality of practice and public performances. Conscious planning of the actions carried out had a positive impact on the organization of practice and maintenance of motivation. The process started with the stipulation of goals in a hierarchical and progressive manner directed towards the final performances. The practice sessions involved the application of new strategies and verification occured through the feedback from recordings. Social and environmental aspects influenced the quality of the study and the return to in-person lessons also concurred to more positive results. Searching for suitable locations and instruments, as well as being actively involved in a social and cultural environment seemed to be some of the most fundamental aspects for technical improvement and maintenance of motivation. The many experiences throughout the presentations highlighted the unpredictable nature of the performance and the need to be prepared through solid memorization; control of thoughts and emotions; as well as determination and constancy in practice.application/pdfporAutorregulaçãoPrática instrumentalPrática deliberadaself-regulationinstrumental practicedeliberate practiceO que um recital pode ensinar para o próximo? desenvolvimento de comportamentos autorregulados para a prática instrumentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2024doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001206949.pdf.txt001206949.pdf.txtExtracted Texttext/plain612496http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276654/2/001206949.pdf.txtb6ba157e55e2c212b924fd9a8b3d993eMD52ORIGINAL001206949.pdfTexto completoapplication/pdf6361261http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276654/1/001206949.pdfdeeea8cdc5889d01bed9427ef97fd472MD5110183/2766542024-07-21 06:19:29.062806oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276654Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-21T09:19:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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