A competência comunicativa como um telos para o agir pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adil Antônio Alves de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/3405
Resumo: Esta Dissertação resulta de uma pesquisa teórica que explora a teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas. Discuto alguns conceitos desta teorização —tais como ação e racionalidade comunicativa—, com o intuito de construir relações sobre situações que emergem da prática pedagógica, no sentido de indicar a incorporação da reflexão acerca da competência comunicativa nas tarefas educativas. Reflito, neste estudo, sobre a razão no contexto da Modernidade apontando para um possível esgotamento de um tipo de razão que reduz o sujeito da ação a uma relação monológica com o mundo. Diante da constatação desse esgotamento, a teoria de Habermas trata de um tipo de racionalidade decorrente da interação entre sujeitos, ou seja, a intersubjetividade de sujeitos capazes de fala e ação. A partir da teorização habermasiana tematizo sobre uma compreensão diferencial da racionalidade da ação a fim de pensar na promoção da competência comunicativa nos espaços educativos. Competência esta que potencialize a reconstrução dos processos pedagógico-comunicativos, pela efetivação de uma racionalidade, aberta, processual e crítica, voltada para a promoção dos sujeitos sociais através dos processos de aprendizagens sócio-culturais que podem tornar-se emancipatórios.
id URGS_37161cb2f761788c115f9df215186b26
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3405
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Oliveira, Adil Antônio Alves deMartini, Rosa Maria Filippozzi2007-06-06T17:28:22Z2003http://hdl.handle.net/10183/3405000400036Esta Dissertação resulta de uma pesquisa teórica que explora a teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas. Discuto alguns conceitos desta teorização —tais como ação e racionalidade comunicativa—, com o intuito de construir relações sobre situações que emergem da prática pedagógica, no sentido de indicar a incorporação da reflexão acerca da competência comunicativa nas tarefas educativas. Reflito, neste estudo, sobre a razão no contexto da Modernidade apontando para um possível esgotamento de um tipo de razão que reduz o sujeito da ação a uma relação monológica com o mundo. Diante da constatação desse esgotamento, a teoria de Habermas trata de um tipo de racionalidade decorrente da interação entre sujeitos, ou seja, a intersubjetividade de sujeitos capazes de fala e ação. A partir da teorização habermasiana tematizo sobre uma compreensão diferencial da racionalidade da ação a fim de pensar na promoção da competência comunicativa nos espaços educativos. Competência esta que potencialize a reconstrução dos processos pedagógico-comunicativos, pela efetivação de uma racionalidade, aberta, processual e crítica, voltada para a promoção dos sujeitos sociais através dos processos de aprendizagens sócio-culturais que podem tornar-se emancipatórios.application/pdfporHabermas, Jürgen 1929-.Filosofia da educaçãoTeoria da ação comunicativaRacionalidadePrática pedagógicaA competência comunicativa como um telos para o agir pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2003mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000400036.pdf000400036.pdfTexto completoapplication/pdf779158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3405/1/000400036.pdfccf90b8b0b3787b65cf49c1883bcbc29MD51TEXT000400036.pdf.txt000400036.pdf.txtExtracted Texttext/plain184922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3405/2/000400036.pdf.txt06f267527030cfc5129582203903c5faMD52THUMBNAIL000400036.pdf.jpg000400036.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1262http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3405/3/000400036.pdf.jpge548b19388eda279af7454c24f90475dMD5310183/34052018-10-17 09:29:56.232oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3405Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:29:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A competência comunicativa como um telos para o agir pedagógico
title A competência comunicativa como um telos para o agir pedagógico
spellingShingle A competência comunicativa como um telos para o agir pedagógico
Oliveira, Adil Antônio Alves de
Habermas, Jürgen 1929-.
Filosofia da educação
Teoria da ação comunicativa
Racionalidade
Prática pedagógica
title_short A competência comunicativa como um telos para o agir pedagógico
title_full A competência comunicativa como um telos para o agir pedagógico
title_fullStr A competência comunicativa como um telos para o agir pedagógico
title_full_unstemmed A competência comunicativa como um telos para o agir pedagógico
title_sort A competência comunicativa como um telos para o agir pedagógico
author Oliveira, Adil Antônio Alves de
author_facet Oliveira, Adil Antônio Alves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Adil Antônio Alves de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martini, Rosa Maria Filippozzi
contributor_str_mv Martini, Rosa Maria Filippozzi
dc.subject.por.fl_str_mv Habermas, Jürgen 1929-.
Filosofia da educação
Teoria da ação comunicativa
Racionalidade
Prática pedagógica
topic Habermas, Jürgen 1929-.
Filosofia da educação
Teoria da ação comunicativa
Racionalidade
Prática pedagógica
description Esta Dissertação resulta de uma pesquisa teórica que explora a teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas. Discuto alguns conceitos desta teorização —tais como ação e racionalidade comunicativa—, com o intuito de construir relações sobre situações que emergem da prática pedagógica, no sentido de indicar a incorporação da reflexão acerca da competência comunicativa nas tarefas educativas. Reflito, neste estudo, sobre a razão no contexto da Modernidade apontando para um possível esgotamento de um tipo de razão que reduz o sujeito da ação a uma relação monológica com o mundo. Diante da constatação desse esgotamento, a teoria de Habermas trata de um tipo de racionalidade decorrente da interação entre sujeitos, ou seja, a intersubjetividade de sujeitos capazes de fala e ação. A partir da teorização habermasiana tematizo sobre uma compreensão diferencial da racionalidade da ação a fim de pensar na promoção da competência comunicativa nos espaços educativos. Competência esta que potencialize a reconstrução dos processos pedagógico-comunicativos, pela efetivação de uma racionalidade, aberta, processual e crítica, voltada para a promoção dos sujeitos sociais através dos processos de aprendizagens sócio-culturais que podem tornar-se emancipatórios.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:28:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/3405
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000400036
url http://hdl.handle.net/10183/3405
identifier_str_mv 000400036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3405/1/000400036.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3405/2/000400036.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3405/3/000400036.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ccf90b8b0b3787b65cf49c1883bcbc29
06f267527030cfc5129582203903c5fa
e548b19388eda279af7454c24f90475d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085027752443904