A competência comunicativa como um telos para o agir pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/3405 |
Resumo: | Esta Dissertação resulta de uma pesquisa teórica que explora a teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas. Discuto alguns conceitos desta teorização —tais como ação e racionalidade comunicativa—, com o intuito de construir relações sobre situações que emergem da prática pedagógica, no sentido de indicar a incorporação da reflexão acerca da competência comunicativa nas tarefas educativas. Reflito, neste estudo, sobre a razão no contexto da Modernidade apontando para um possível esgotamento de um tipo de razão que reduz o sujeito da ação a uma relação monológica com o mundo. Diante da constatação desse esgotamento, a teoria de Habermas trata de um tipo de racionalidade decorrente da interação entre sujeitos, ou seja, a intersubjetividade de sujeitos capazes de fala e ação. A partir da teorização habermasiana tematizo sobre uma compreensão diferencial da racionalidade da ação a fim de pensar na promoção da competência comunicativa nos espaços educativos. Competência esta que potencialize a reconstrução dos processos pedagógico-comunicativos, pela efetivação de uma racionalidade, aberta, processual e crítica, voltada para a promoção dos sujeitos sociais através dos processos de aprendizagens sócio-culturais que podem tornar-se emancipatórios. |
id |
URGS_37161cb2f761788c115f9df215186b26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3405 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Oliveira, Adil Antônio Alves deMartini, Rosa Maria Filippozzi2007-06-06T17:28:22Z2003http://hdl.handle.net/10183/3405000400036Esta Dissertação resulta de uma pesquisa teórica que explora a teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas. Discuto alguns conceitos desta teorização —tais como ação e racionalidade comunicativa—, com o intuito de construir relações sobre situações que emergem da prática pedagógica, no sentido de indicar a incorporação da reflexão acerca da competência comunicativa nas tarefas educativas. Reflito, neste estudo, sobre a razão no contexto da Modernidade apontando para um possível esgotamento de um tipo de razão que reduz o sujeito da ação a uma relação monológica com o mundo. Diante da constatação desse esgotamento, a teoria de Habermas trata de um tipo de racionalidade decorrente da interação entre sujeitos, ou seja, a intersubjetividade de sujeitos capazes de fala e ação. A partir da teorização habermasiana tematizo sobre uma compreensão diferencial da racionalidade da ação a fim de pensar na promoção da competência comunicativa nos espaços educativos. Competência esta que potencialize a reconstrução dos processos pedagógico-comunicativos, pela efetivação de uma racionalidade, aberta, processual e crítica, voltada para a promoção dos sujeitos sociais através dos processos de aprendizagens sócio-culturais que podem tornar-se emancipatórios.application/pdfporHabermas, Jürgen 1929-.Filosofia da educaçãoTeoria da ação comunicativaRacionalidadePrática pedagógicaA competência comunicativa como um telos para o agir pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2003mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000400036.pdf000400036.pdfTexto completoapplication/pdf779158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3405/1/000400036.pdfccf90b8b0b3787b65cf49c1883bcbc29MD51TEXT000400036.pdf.txt000400036.pdf.txtExtracted Texttext/plain184922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3405/2/000400036.pdf.txt06f267527030cfc5129582203903c5faMD52THUMBNAIL000400036.pdf.jpg000400036.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1262http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3405/3/000400036.pdf.jpge548b19388eda279af7454c24f90475dMD5310183/34052018-10-17 09:29:56.232oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3405Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:29:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A competência comunicativa como um telos para o agir pedagógico |
title |
A competência comunicativa como um telos para o agir pedagógico |
spellingShingle |
A competência comunicativa como um telos para o agir pedagógico Oliveira, Adil Antônio Alves de Habermas, Jürgen 1929-. Filosofia da educação Teoria da ação comunicativa Racionalidade Prática pedagógica |
title_short |
A competência comunicativa como um telos para o agir pedagógico |
title_full |
A competência comunicativa como um telos para o agir pedagógico |
title_fullStr |
A competência comunicativa como um telos para o agir pedagógico |
title_full_unstemmed |
A competência comunicativa como um telos para o agir pedagógico |
title_sort |
A competência comunicativa como um telos para o agir pedagógico |
author |
Oliveira, Adil Antônio Alves de |
author_facet |
Oliveira, Adil Antônio Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Adil Antônio Alves de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martini, Rosa Maria Filippozzi |
contributor_str_mv |
Martini, Rosa Maria Filippozzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habermas, Jürgen 1929-. Filosofia da educação Teoria da ação comunicativa Racionalidade Prática pedagógica |
topic |
Habermas, Jürgen 1929-. Filosofia da educação Teoria da ação comunicativa Racionalidade Prática pedagógica |
description |
Esta Dissertação resulta de uma pesquisa teórica que explora a teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas. Discuto alguns conceitos desta teorização —tais como ação e racionalidade comunicativa—, com o intuito de construir relações sobre situações que emergem da prática pedagógica, no sentido de indicar a incorporação da reflexão acerca da competência comunicativa nas tarefas educativas. Reflito, neste estudo, sobre a razão no contexto da Modernidade apontando para um possível esgotamento de um tipo de razão que reduz o sujeito da ação a uma relação monológica com o mundo. Diante da constatação desse esgotamento, a teoria de Habermas trata de um tipo de racionalidade decorrente da interação entre sujeitos, ou seja, a intersubjetividade de sujeitos capazes de fala e ação. A partir da teorização habermasiana tematizo sobre uma compreensão diferencial da racionalidade da ação a fim de pensar na promoção da competência comunicativa nos espaços educativos. Competência esta que potencialize a reconstrução dos processos pedagógico-comunicativos, pela efetivação de uma racionalidade, aberta, processual e crítica, voltada para a promoção dos sujeitos sociais através dos processos de aprendizagens sócio-culturais que podem tornar-se emancipatórios. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:28:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/3405 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000400036 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/3405 |
identifier_str_mv |
000400036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3405/1/000400036.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3405/2/000400036.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3405/3/000400036.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ccf90b8b0b3787b65cf49c1883bcbc29 06f267527030cfc5129582203903c5fa e548b19388eda279af7454c24f90475d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085027752443904 |