Estratégias para o aprendizado de obras com scordaturas não usuais : Um estudo com violinistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, João Batista Costa de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142481
Resumo: A preparação de obras para violão compostas em afinações não tradicionais é comumente considerada uma tarefa complexa. Dependendo da afinação, a disposição das notas ao longo da escala do instrumento pode vir a se alterar radicalmente. Isso interfere diretamente na preparação de uma obra, desde os momentos iniciais da leitura, passando pelo processo de digitação e também de memorização. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a eficácia de diferentes estratégias de estudo durante a abordagem inicial de peças para violão com scordaturas não usuais, por oito violonistas de diferentes níveis acadêmicos. Outros objetivos incluem identificar os problemas comuns aos violonistas durante o estudo de obras com scordatura e investigar se a formação prévia exerce influência no aprendizado de obras com afinações não tradicionais. Para a coleta de dados, duas sessões de estudo individuais foram realizadas. Cada sessão consistiu no estudo de trechos musicais, seguido da performance do trecho estudado e de uma entrevista semiestruturada. Foi também aplicado um questionário cujo objetivo era acessar os dados históricos referentes à experiência musical dos Sujeitos. No primeiro encontro, foi permitido aos Sujeitos conduzir o estudo deliberadamente, com o objetivo de prepará-lo no menor tempo possível. No segundo encontro, os Sujeitos receberam estratégias de estudo previamente estabelecidas para cada trecho. As sessões, performances e entrevistas foram filmadas. Os níveis de formação foram determinantes na qualidade dos produtos finais da sessão de estudo deliberado. O uso das quatro estratégias gerou performances com menor diferença qualitativa entre Sujeitos de diferentes níveis acadêmicos. Também, a eficácia destas foi influenciada pela sua adequação à textura e idioma harmônico das peças. As entrevistas e questionários evidenciaram, também, que o perfil de aprendizado de cada Sujeito, no que concerne a sua relação com o estudo, o uso individual de representações mentais, anotação de guias de estudo na partitura, bem como sua trajetória musical, influenciam o modo como diferentes estratégias podem ou não ser eficazes, independentemente do detalhamento da informação que elas disponham na partitura.
id URGS_383814c59bfa8e05330fb822482c75de
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142481
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Souza, João Batista Costa deWolff, Daniel2016-06-10T02:09:29Z2016http://hdl.handle.net/10183/142481000993945A preparação de obras para violão compostas em afinações não tradicionais é comumente considerada uma tarefa complexa. Dependendo da afinação, a disposição das notas ao longo da escala do instrumento pode vir a se alterar radicalmente. Isso interfere diretamente na preparação de uma obra, desde os momentos iniciais da leitura, passando pelo processo de digitação e também de memorização. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a eficácia de diferentes estratégias de estudo durante a abordagem inicial de peças para violão com scordaturas não usuais, por oito violonistas de diferentes níveis acadêmicos. Outros objetivos incluem identificar os problemas comuns aos violonistas durante o estudo de obras com scordatura e investigar se a formação prévia exerce influência no aprendizado de obras com afinações não tradicionais. Para a coleta de dados, duas sessões de estudo individuais foram realizadas. Cada sessão consistiu no estudo de trechos musicais, seguido da performance do trecho estudado e de uma entrevista semiestruturada. Foi também aplicado um questionário cujo objetivo era acessar os dados históricos referentes à experiência musical dos Sujeitos. No primeiro encontro, foi permitido aos Sujeitos conduzir o estudo deliberadamente, com o objetivo de prepará-lo no menor tempo possível. No segundo encontro, os Sujeitos receberam estratégias de estudo previamente estabelecidas para cada trecho. As sessões, performances e entrevistas foram filmadas. Os níveis de formação foram determinantes na qualidade dos produtos finais da sessão de estudo deliberado. O uso das quatro estratégias gerou performances com menor diferença qualitativa entre Sujeitos de diferentes níveis acadêmicos. Também, a eficácia destas foi influenciada pela sua adequação à textura e idioma harmônico das peças. As entrevistas e questionários evidenciaram, também, que o perfil de aprendizado de cada Sujeito, no que concerne a sua relação com o estudo, o uso individual de representações mentais, anotação de guias de estudo na partitura, bem como sua trajetória musical, influenciam o modo como diferentes estratégias podem ou não ser eficazes, independentemente do detalhamento da informação que elas disponham na partitura.The learning of guitar works composed in nontraditional tunings is commonly considered a complex task. Depending on the tuning, the arrangement of notes along the instrument fretboard can change radically. It interferes directly in the preparation of a work from the initial reading moments and through the processes of fingering and memorization. The purpose of this research was to investigate the effectiveness of different study strategies during the initial approach to guitar works with unusual scordaturas by eight guitarists of different academic levels. Other objectives included identifying common problems for guitarists during the study of works with scordatura and investigating whether prior training influences the learning of works with nontraditional tunings. For data collection, two separate meetings were held. Each meeting consisted of a session of study of musical excerpts, followed by the performance of the studied excerpt and a semi-structured interview. A questionnaire was applied with he purpose to access the musical experience of the subjects. In the first meeting, subjects were allowed to conduct the study deliberately, in order to prepare the piece in the shortest time possible. In the second meeting, the subjects received study strategies previously established for each piece. The meetings, performances and interviews were filmed. Different academic levels determined the quality of the final products of the first study session. The use of four strategies generated performances with less qualitative differences between the subjects, regardless of their academic level. Also, the effectiveness of these was influenced by its capacity to fit effectively the texture and harmonic idiom of the pieces. Interviews and questionnaires showed also that the learning profile, the individual use of mental representations, the use of study guides in the score and the musical background of each subject, have influenced how different strategies may or may not be effective, regardless of how much information they provide in the score.application/pdfporViolãoScordatura : Instrumentos de cordaAprendizagemFunções executivasEstratégiaGuitarScordaturaLearning strategiesExecutive functionsEstratégias para o aprendizado de obras com scordaturas não usuais : Um estudo com violinistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993945.pdf000993945.pdfTexto completoapplication/pdf2702636http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142481/1/000993945.pdf2a05ca0f4bd47d7ec97d96522199d7baMD51TEXT000993945.pdf.txt000993945.pdf.txtExtracted Texttext/plain195976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142481/2/000993945.pdf.txt9f0aed0a1a8ad8cae9f951039cbd1734MD52THUMBNAIL000993945.pdf.jpg000993945.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142481/3/000993945.pdf.jpg2bd58faac313fcb58d308e9e3d657174MD5310183/1424812018-10-26 09:53:08.939oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-26T12:53:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias para o aprendizado de obras com scordaturas não usuais : Um estudo com violinistas
title Estratégias para o aprendizado de obras com scordaturas não usuais : Um estudo com violinistas
spellingShingle Estratégias para o aprendizado de obras com scordaturas não usuais : Um estudo com violinistas
Souza, João Batista Costa de
Violão
Scordatura : Instrumentos de corda
Aprendizagem
Funções executivas
Estratégia
Guitar
Scordatura
Learning strategies
Executive functions
title_short Estratégias para o aprendizado de obras com scordaturas não usuais : Um estudo com violinistas
title_full Estratégias para o aprendizado de obras com scordaturas não usuais : Um estudo com violinistas
title_fullStr Estratégias para o aprendizado de obras com scordaturas não usuais : Um estudo com violinistas
title_full_unstemmed Estratégias para o aprendizado de obras com scordaturas não usuais : Um estudo com violinistas
title_sort Estratégias para o aprendizado de obras com scordaturas não usuais : Um estudo com violinistas
author Souza, João Batista Costa de
author_facet Souza, João Batista Costa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, João Batista Costa de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wolff, Daniel
contributor_str_mv Wolff, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Violão
Scordatura : Instrumentos de corda
Aprendizagem
Funções executivas
Estratégia
topic Violão
Scordatura : Instrumentos de corda
Aprendizagem
Funções executivas
Estratégia
Guitar
Scordatura
Learning strategies
Executive functions
dc.subject.eng.fl_str_mv Guitar
Scordatura
Learning strategies
Executive functions
description A preparação de obras para violão compostas em afinações não tradicionais é comumente considerada uma tarefa complexa. Dependendo da afinação, a disposição das notas ao longo da escala do instrumento pode vir a se alterar radicalmente. Isso interfere diretamente na preparação de uma obra, desde os momentos iniciais da leitura, passando pelo processo de digitação e também de memorização. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a eficácia de diferentes estratégias de estudo durante a abordagem inicial de peças para violão com scordaturas não usuais, por oito violonistas de diferentes níveis acadêmicos. Outros objetivos incluem identificar os problemas comuns aos violonistas durante o estudo de obras com scordatura e investigar se a formação prévia exerce influência no aprendizado de obras com afinações não tradicionais. Para a coleta de dados, duas sessões de estudo individuais foram realizadas. Cada sessão consistiu no estudo de trechos musicais, seguido da performance do trecho estudado e de uma entrevista semiestruturada. Foi também aplicado um questionário cujo objetivo era acessar os dados históricos referentes à experiência musical dos Sujeitos. No primeiro encontro, foi permitido aos Sujeitos conduzir o estudo deliberadamente, com o objetivo de prepará-lo no menor tempo possível. No segundo encontro, os Sujeitos receberam estratégias de estudo previamente estabelecidas para cada trecho. As sessões, performances e entrevistas foram filmadas. Os níveis de formação foram determinantes na qualidade dos produtos finais da sessão de estudo deliberado. O uso das quatro estratégias gerou performances com menor diferença qualitativa entre Sujeitos de diferentes níveis acadêmicos. Também, a eficácia destas foi influenciada pela sua adequação à textura e idioma harmônico das peças. As entrevistas e questionários evidenciaram, também, que o perfil de aprendizado de cada Sujeito, no que concerne a sua relação com o estudo, o uso individual de representações mentais, anotação de guias de estudo na partitura, bem como sua trajetória musical, influenciam o modo como diferentes estratégias podem ou não ser eficazes, independentemente do detalhamento da informação que elas disponham na partitura.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-10T02:09:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142481
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000993945
url http://hdl.handle.net/10183/142481
identifier_str_mv 000993945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142481/1/000993945.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142481/2/000993945.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142481/3/000993945.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a05ca0f4bd47d7ec97d96522199d7ba
9f0aed0a1a8ad8cae9f951039cbd1734
2bd58faac313fcb58d308e9e3d657174
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309086613405696