A construção das estruturas do pensamento operatório em estudantes que apresentam dificuldade de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Claucida Silva de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216212
Resumo: A presente dissertação de Mestrado tem como objetivo avaliar em quais níveis de construção do pensamento operatório se encontram os alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem, resultando em quatro (4) artigos (capítulos). O primeiro capítulo apresenta reflexões sobre os cinco aspectos que, segundo Weiss (1999), interferem na aprendizagem, essa investigação afirma que, embora existam diferentes aspectos relacionados a aprendizagem, o sujeito epistêmico forma um todo indivisível e situações desvantajosas em algum desses aspectos apresentará sintomas em todo o organismo. O segundo capítulo busca entender a construção do conhecimento a partir da teoria da Epistemologia Genética postulada por Jean Piaget e as interpretações que o campo educacional fez de alguns postulados desta teoria, já que, inicialmente, a teoria de Jean Piaget não foi direcionada para a escola. Foi realizada uma revisão bibliográfica, cujo aporte teórico foram as obras de Jean Piaget. O terceiro capítulo aborda as estruturas lógicas elementares e a sua importância para a construção do pensamento operatório. O objetivo deste trabalho é sondar publicações anteriores no que se refere aos temas chaves deste estudo – Estruturas lógicas, dificuldade de aprendizagem, seriação e classificação – no campo do Ensino. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, com buscas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e – como não foram encontrados um número razoável de trabalho no Portal da Capes - na ferramenta Google Scholar. No quarto e último capítulo foi realizada uma investigação cujo objetivo foi avaliar em quais níveis de construção do pensamento operatório se encontram os alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem. A partir de observação da sala de aula em parceria com as Professoras regentes das turmas foi selecionada uma Amostra de 12 estudantes, da Educação Infantil (Pré 5) e Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano), com idades que variam entre 5 e 12 anos, sendo um aluno que apresenta Dificuldade de Aprendizagem (DA) e um aluno que Não apresenta Dificuldade de Aprendizagem (NDA) de cada turma. Desta forma, a pesquisa contou com (6) sujeitos integrantes de cada grupo. A partir do aporte teórico do Método Clínico (Delval, 2002), a produção de dados foi realizada a partir de duas (2) provas piagetianas para o diagnóstico do pensamento operatório concreto e análise da Tomada de Consciência da Seriação. Os resultados obtidos evidenciaram que, dentre os estudantes indicados como apresentando Dificuldade de Aprendizagem (DA), nenhum dos participantes deste estudo possui comportamento operatório da Seriação (SO), nem da Classificação (CO). Com relação a Tomada de Consciência da Seriação, os estudantes indicados como apresentando Dificuldade de Aprendizagem (DA), transitaram entre os níveis IA bis e IB, e nenhum dos representantes desta pesquisa chegaram a alcançar o nível IIA, nível em que a criança apresenta reversibilidade no pensamento. Foi evidenciado um atraso de 3 a 4 anos no desenvolvimento das estruturas lógicas elementares (Seriação e Classificação) em alguns estudantes indicados como apresentando Dificuldade de Aprendizagem (DA) de conteúdos escolares. Dentre os representantes dos estudantes que não apresentam Dificuldade de aprendizagem (NDA) foi observado que 67% da amostra possui comportamento operatório da Seriação (SO) e 83% possui comportamento operatório da Classificação (CO). Com relação a Tomada de Consciência da Seriação, 67% estão no nível IIA, ou seja, já adquiriu reversibilidade operatória. A partir destes estudos, espera-se contribuir para a compreensão e análise de como o sujeito constrói o conhecimento, principalmente na instituição que tem como função fim proporcionar o desenvolvimento das estruturas cognitivas, a saber, a escola. Evidencia-se ainda, que embora a dificuldade de aprendizagem seja influenciada por diversos fatores, existe uma característica em comum a todos os sujeitos desta pesquisa que apresentam dificuldade de aprendizagem: a ausência das estruturas lógicas elementares de seriação e classificação. Ademais, a partir da presente investigação a necessidade de pesquisas e cursos sobre esta temática, especialmente no que se refere a formação continuada de Professores.
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spelling Lima, Claucida Silva de OliveiraNobile, Marcia Finimundi2020-12-09T04:11:41Z2020http://hdl.handle.net/10183/216212001120328A presente dissertação de Mestrado tem como objetivo avaliar em quais níveis de construção do pensamento operatório se encontram os alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem, resultando em quatro (4) artigos (capítulos). O primeiro capítulo apresenta reflexões sobre os cinco aspectos que, segundo Weiss (1999), interferem na aprendizagem, essa investigação afirma que, embora existam diferentes aspectos relacionados a aprendizagem, o sujeito epistêmico forma um todo indivisível e situações desvantajosas em algum desses aspectos apresentará sintomas em todo o organismo. O segundo capítulo busca entender a construção do conhecimento a partir da teoria da Epistemologia Genética postulada por Jean Piaget e as interpretações que o campo educacional fez de alguns postulados desta teoria, já que, inicialmente, a teoria de Jean Piaget não foi direcionada para a escola. Foi realizada uma revisão bibliográfica, cujo aporte teórico foram as obras de Jean Piaget. O terceiro capítulo aborda as estruturas lógicas elementares e a sua importância para a construção do pensamento operatório. O objetivo deste trabalho é sondar publicações anteriores no que se refere aos temas chaves deste estudo – Estruturas lógicas, dificuldade de aprendizagem, seriação e classificação – no campo do Ensino. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, com buscas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e – como não foram encontrados um número razoável de trabalho no Portal da Capes - na ferramenta Google Scholar. No quarto e último capítulo foi realizada uma investigação cujo objetivo foi avaliar em quais níveis de construção do pensamento operatório se encontram os alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem. A partir de observação da sala de aula em parceria com as Professoras regentes das turmas foi selecionada uma Amostra de 12 estudantes, da Educação Infantil (Pré 5) e Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano), com idades que variam entre 5 e 12 anos, sendo um aluno que apresenta Dificuldade de Aprendizagem (DA) e um aluno que Não apresenta Dificuldade de Aprendizagem (NDA) de cada turma. Desta forma, a pesquisa contou com (6) sujeitos integrantes de cada grupo. A partir do aporte teórico do Método Clínico (Delval, 2002), a produção de dados foi realizada a partir de duas (2) provas piagetianas para o diagnóstico do pensamento operatório concreto e análise da Tomada de Consciência da Seriação. Os resultados obtidos evidenciaram que, dentre os estudantes indicados como apresentando Dificuldade de Aprendizagem (DA), nenhum dos participantes deste estudo possui comportamento operatório da Seriação (SO), nem da Classificação (CO). Com relação a Tomada de Consciência da Seriação, os estudantes indicados como apresentando Dificuldade de Aprendizagem (DA), transitaram entre os níveis IA bis e IB, e nenhum dos representantes desta pesquisa chegaram a alcançar o nível IIA, nível em que a criança apresenta reversibilidade no pensamento. Foi evidenciado um atraso de 3 a 4 anos no desenvolvimento das estruturas lógicas elementares (Seriação e Classificação) em alguns estudantes indicados como apresentando Dificuldade de Aprendizagem (DA) de conteúdos escolares. Dentre os representantes dos estudantes que não apresentam Dificuldade de aprendizagem (NDA) foi observado que 67% da amostra possui comportamento operatório da Seriação (SO) e 83% possui comportamento operatório da Classificação (CO). Com relação a Tomada de Consciência da Seriação, 67% estão no nível IIA, ou seja, já adquiriu reversibilidade operatória. A partir destes estudos, espera-se contribuir para a compreensão e análise de como o sujeito constrói o conhecimento, principalmente na instituição que tem como função fim proporcionar o desenvolvimento das estruturas cognitivas, a saber, a escola. Evidencia-se ainda, que embora a dificuldade de aprendizagem seja influenciada por diversos fatores, existe uma característica em comum a todos os sujeitos desta pesquisa que apresentam dificuldade de aprendizagem: a ausência das estruturas lógicas elementares de seriação e classificação. Ademais, a partir da presente investigação a necessidade de pesquisas e cursos sobre esta temática, especialmente no que se refere a formação continuada de Professores.This Master's dissertation aims to assess which levels of construction of operative thinking students who have learning difficulties are, resulting in four articles (chapters). The first chapter presents reflections on the five aspects that, according to Weiss (1999), interfere in learning, this investigation states that, although there are different aspects related to learning, the epistemic subject forms an indivisible whole and disadvantageous situations in some of these aspects will present symptoms throughout the body. The second chapter seeks to understand the construction of knowledge from the theory of Genetic Epistemology postulated by Jean Piaget and the interpretations that the educational field made of some postulates of this theory, since, initially, Jean Piaget's theory was not directed to the school. A bibliographic review was carried out, whose theoretical contribution was the works of Jean Piaget. The third chapter deals with the elementary logical structures and their importance for the construction of operative thinking. The objective of this work is to probe previous publications regarding the key themes of this study - logical structures, learning difficulties, serialization and classification - in the field of Teaching. The methodology used was the literature review, with searches in the Portal of Journals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and - as a reasonable number of work was not found in the Portal of Capes - in the Google Scholar tool. In the fourth and last chapter, an investigation was carried out with the objective of assessing the levels of construction of the operative thinking are the students who have learning difficulties. Based on observation of the classroom in partnership with the teachers leading the classes, a sample of 12 students, from Early Childhood Education (Pre 5) and Elementary School (1st, 2nd, 3rd, 4th and 5th year), with ages ranging from vary between 5 and 12 years, with a student who has Learning Difficulty (DA), but without a report and a student who does not have Learning Difficulty (NDA) in each class. Thus, the sample included (6) children from each group. Based on the theoretical contribution of the Clinical Method (2002), the production of data was performed based on two (2) Piagetian tests for the diagnosis of concrete operative thinking and analysis of the Seriousness Taking. The results obtained showed that, among the students indicated as having Learning Difficulty (AD), none of the participants in this sample has operational behavior in the Seriation (SO), nor in the Classification (CO). Regarding the Seriousness Awareness, the students indicated as having Learning Difficulty (DA), moved between levels IA bis and IB, and none of the representatives of this research reached the level IIA, level at which the child is reversible in thought. A delay of 3 to 5 years in the development of the elementary logical structures (Seriation and Classification) was evidenced in some students indicated as having Learning Difficulty (AD) of school contents. Among the representatives of students who do not have Learning Difficulty (NDA), it was observed that 67% of the sample has operative behavior in Seriation (SO) and 83% has operative behavior in Classification (CO). Regarding the Seriousness Awareness, 67% are at the IIA level, that is, they have already acquired operative reversibility. From these studies, it is expected to contribute to the understanding and analysis of how the subject builds knowledge, mainly in the institution whose function is to provide the development of cognitive structures, namely, the school. It is also evident that, although the learning difficulty is influenced by several factors, there is a characteristic in common to all the subjects of this research that present learning difficulties: the absence of the basic logical structures of serialization and classification. In addition, from the present investigation the need for research and courses on this theme, especially with regard to the continuing education of teachers.application/pdfporEducação infantilEnsino fundamental e médioDeficiências da aprendizagemPensamento operatório-concretoRegime seriadoLearning difficultyConstruction of thoughtSeriationClassificationA construção das estruturas do pensamento operatório em estudantes que apresentam dificuldade de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120328.pdf.txt001120328.pdf.txtExtracted Texttext/plain186689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216212/2/001120328.pdf.txt4513d837ea35f80ea0fcee46fbdb08a1MD52ORIGINAL001120328.pdfTexto completoapplication/pdf10192489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216212/1/001120328.pdf1639ba9a267ce6fec30a9ab87a8c32edMD5110183/2162122023-02-10 06:04:27.237oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216212Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-02-10T08:04:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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