Real-time photographic local tone reproduction using summed-area tables

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Slomp, Marcos Paulo Berteli
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/34766
Resumo: A síntese de imagens com alta faixa dinâmica é uma prática cada vez mais comum em computação gráfica. O desafio consiste em relacionar o grande conjunto de intensidades da imagem sintetizada com um sub-conjunto muito inferior suportado por um dispositivo de exibição, evitando a perda de detalhes contrastivos. Os operadores locais de reprodução de tons (local tone-mapping operators) são capazes de realizar tal compressão, adaptando o nível de luminância de cada pixel com respeito à sua vizinhança. Embora produzam resultados significativamente superiores aos operadores globais, o custo computacional é consideravelmente maior, o que vem impedindo sua utilização em aplicações em tempo real. Este trabalho apresenta uma técnica para aproximar o operador fotográfico local de reprodução de tons. Todas as etapas da técnica são implementadas em GPU, adequando-se ao cenário de aplicações em tempo real, sendo significativamente mais rápida que implementações existentes e produzindo resultados semelhantes. A abordagem é baseada no uso de tabelas de áreas acumuladas (summed-area tables) para acelerar a convolução das vizinhanças, usando filtros da média (box-filter), proporcionando uma solução elegante para aplicações que utilizam imagens em alta faixa dinâmica e que necessitam de performance sem comprometer a qualidade da imagem sintetizada. Uma investigação sobre algoritmos para a geração de somatórios pré-fixados (prefix sum) e uma possível melhoria para um deles também são apresentada.
id URGS_3994d04fe9814510fd63e3f89e68b240
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34766
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Slomp, Marcos Paulo BerteliOliveira Neto, Manuel Menezes de2011-11-23T01:20:00Z2008http://hdl.handle.net/10183/34766000792415A síntese de imagens com alta faixa dinâmica é uma prática cada vez mais comum em computação gráfica. O desafio consiste em relacionar o grande conjunto de intensidades da imagem sintetizada com um sub-conjunto muito inferior suportado por um dispositivo de exibição, evitando a perda de detalhes contrastivos. Os operadores locais de reprodução de tons (local tone-mapping operators) são capazes de realizar tal compressão, adaptando o nível de luminância de cada pixel com respeito à sua vizinhança. Embora produzam resultados significativamente superiores aos operadores globais, o custo computacional é consideravelmente maior, o que vem impedindo sua utilização em aplicações em tempo real. Este trabalho apresenta uma técnica para aproximar o operador fotográfico local de reprodução de tons. Todas as etapas da técnica são implementadas em GPU, adequando-se ao cenário de aplicações em tempo real, sendo significativamente mais rápida que implementações existentes e produzindo resultados semelhantes. A abordagem é baseada no uso de tabelas de áreas acumuladas (summed-area tables) para acelerar a convolução das vizinhanças, usando filtros da média (box-filter), proporcionando uma solução elegante para aplicações que utilizam imagens em alta faixa dinâmica e que necessitam de performance sem comprometer a qualidade da imagem sintetizada. Uma investigação sobre algoritmos para a geração de somatórios pré-fixados (prefix sum) e uma possível melhoria para um deles também são apresentada.High dynamic range (HDR) rendering is becoming an increasingly popular technique in computer graphics. Its challenge consists on mapping the resulting images’ large range of intensities to the much narrower ones of the display devices in a way that preserves contrastive details. Local tone-mapping operators effectively perform the required compression by adapting the luminance level of each pixel with respect to its neighborhood. While they generate significantly better results when compared to global operators, their computational costs are considerably higher, thus preventing their use in real-time applications. This work presents a real-time technique for approximating the photographic local tone reproduction that runs entirely on the GPU and is significantly faster than existing implementations that produce similar results. Our approach is based on the use of summed-area tables for accelerating the convolution of the local neighborhoods with a box filter and provides an attractive solution for HDR rendering applications that require high performance without compromising image quality. A survey of prefix sum algorithms and possible improvements are also presented.application/pdfengComputação gráficaReproducao : Computacao grafica3DRealistic image synthesisReal-time renderingHigh dynamic range imagingTone-mappingBrightness perception modelPrefix sumSummed-area tablesReal-time photographic local tone reproduction using summed-area tablesReprodução fotográfica local de tons em tempo real usando tabelas de áreas acumuladas info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000792415.pdf000792415.pdfTexto completo (inglês)application/pdf17163860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34766/1/000792415.pdf95b5837903e1f817a48c9120e4c02e18MD51TEXT000792415.pdf.txt000792415.pdf.txtExtracted Texttext/plain202361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34766/2/000792415.pdf.txt30e5db7247974279c4fa9dcd8a7ac6d8MD52THUMBNAIL000792415.pdf.jpg000792415.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34766/3/000792415.pdf.jpg75ce5668f4474a8618300c881079dc56MD5310183/347662021-05-26 04:40:31.81626oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34766Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-26T07:40:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Real-time photographic local tone reproduction using summed-area tables
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Reprodução fotográfica local de tons em tempo real usando tabelas de áreas acumuladas
title Real-time photographic local tone reproduction using summed-area tables
spellingShingle Real-time photographic local tone reproduction using summed-area tables
Slomp, Marcos Paulo Berteli
Computação gráfica
Reproducao : Computacao grafica
3D
Realistic image synthesis
Real-time rendering
High dynamic range imaging
Tone-mapping
Brightness perception model
Prefix sum
Summed-area tables
title_short Real-time photographic local tone reproduction using summed-area tables
title_full Real-time photographic local tone reproduction using summed-area tables
title_fullStr Real-time photographic local tone reproduction using summed-area tables
title_full_unstemmed Real-time photographic local tone reproduction using summed-area tables
title_sort Real-time photographic local tone reproduction using summed-area tables
author Slomp, Marcos Paulo Berteli
author_facet Slomp, Marcos Paulo Berteli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Slomp, Marcos Paulo Berteli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira Neto, Manuel Menezes de
contributor_str_mv Oliveira Neto, Manuel Menezes de
dc.subject.por.fl_str_mv Computação gráfica
Reproducao : Computacao grafica
3D
topic Computação gráfica
Reproducao : Computacao grafica
3D
Realistic image synthesis
Real-time rendering
High dynamic range imaging
Tone-mapping
Brightness perception model
Prefix sum
Summed-area tables
dc.subject.eng.fl_str_mv Realistic image synthesis
Real-time rendering
High dynamic range imaging
Tone-mapping
Brightness perception model
Prefix sum
Summed-area tables
description A síntese de imagens com alta faixa dinâmica é uma prática cada vez mais comum em computação gráfica. O desafio consiste em relacionar o grande conjunto de intensidades da imagem sintetizada com um sub-conjunto muito inferior suportado por um dispositivo de exibição, evitando a perda de detalhes contrastivos. Os operadores locais de reprodução de tons (local tone-mapping operators) são capazes de realizar tal compressão, adaptando o nível de luminância de cada pixel com respeito à sua vizinhança. Embora produzam resultados significativamente superiores aos operadores globais, o custo computacional é consideravelmente maior, o que vem impedindo sua utilização em aplicações em tempo real. Este trabalho apresenta uma técnica para aproximar o operador fotográfico local de reprodução de tons. Todas as etapas da técnica são implementadas em GPU, adequando-se ao cenário de aplicações em tempo real, sendo significativamente mais rápida que implementações existentes e produzindo resultados semelhantes. A abordagem é baseada no uso de tabelas de áreas acumuladas (summed-area tables) para acelerar a convolução das vizinhanças, usando filtros da média (box-filter), proporcionando uma solução elegante para aplicações que utilizam imagens em alta faixa dinâmica e que necessitam de performance sem comprometer a qualidade da imagem sintetizada. Uma investigação sobre algoritmos para a geração de somatórios pré-fixados (prefix sum) e uma possível melhoria para um deles também são apresentada.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-11-23T01:20:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/34766
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000792415
url http://hdl.handle.net/10183/34766
identifier_str_mv 000792415
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34766/1/000792415.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34766/2/000792415.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34766/3/000792415.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 95b5837903e1f817a48c9120e4c02e18
30e5db7247974279c4fa9dcd8a7ac6d8
75ce5668f4474a8618300c881079dc56
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085214475517952