Real-time photographic local tone reproduction using summed-area tables
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/34766 |
Resumo: | A síntese de imagens com alta faixa dinâmica é uma prática cada vez mais comum em computação gráfica. O desafio consiste em relacionar o grande conjunto de intensidades da imagem sintetizada com um sub-conjunto muito inferior suportado por um dispositivo de exibição, evitando a perda de detalhes contrastivos. Os operadores locais de reprodução de tons (local tone-mapping operators) são capazes de realizar tal compressão, adaptando o nível de luminância de cada pixel com respeito à sua vizinhança. Embora produzam resultados significativamente superiores aos operadores globais, o custo computacional é consideravelmente maior, o que vem impedindo sua utilização em aplicações em tempo real. Este trabalho apresenta uma técnica para aproximar o operador fotográfico local de reprodução de tons. Todas as etapas da técnica são implementadas em GPU, adequando-se ao cenário de aplicações em tempo real, sendo significativamente mais rápida que implementações existentes e produzindo resultados semelhantes. A abordagem é baseada no uso de tabelas de áreas acumuladas (summed-area tables) para acelerar a convolução das vizinhanças, usando filtros da média (box-filter), proporcionando uma solução elegante para aplicações que utilizam imagens em alta faixa dinâmica e que necessitam de performance sem comprometer a qualidade da imagem sintetizada. Uma investigação sobre algoritmos para a geração de somatórios pré-fixados (prefix sum) e uma possível melhoria para um deles também são apresentada. |
id |
URGS_3994d04fe9814510fd63e3f89e68b240 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34766 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Slomp, Marcos Paulo BerteliOliveira Neto, Manuel Menezes de2011-11-23T01:20:00Z2008http://hdl.handle.net/10183/34766000792415A síntese de imagens com alta faixa dinâmica é uma prática cada vez mais comum em computação gráfica. O desafio consiste em relacionar o grande conjunto de intensidades da imagem sintetizada com um sub-conjunto muito inferior suportado por um dispositivo de exibição, evitando a perda de detalhes contrastivos. Os operadores locais de reprodução de tons (local tone-mapping operators) são capazes de realizar tal compressão, adaptando o nível de luminância de cada pixel com respeito à sua vizinhança. Embora produzam resultados significativamente superiores aos operadores globais, o custo computacional é consideravelmente maior, o que vem impedindo sua utilização em aplicações em tempo real. Este trabalho apresenta uma técnica para aproximar o operador fotográfico local de reprodução de tons. Todas as etapas da técnica são implementadas em GPU, adequando-se ao cenário de aplicações em tempo real, sendo significativamente mais rápida que implementações existentes e produzindo resultados semelhantes. A abordagem é baseada no uso de tabelas de áreas acumuladas (summed-area tables) para acelerar a convolução das vizinhanças, usando filtros da média (box-filter), proporcionando uma solução elegante para aplicações que utilizam imagens em alta faixa dinâmica e que necessitam de performance sem comprometer a qualidade da imagem sintetizada. Uma investigação sobre algoritmos para a geração de somatórios pré-fixados (prefix sum) e uma possível melhoria para um deles também são apresentada.High dynamic range (HDR) rendering is becoming an increasingly popular technique in computer graphics. Its challenge consists on mapping the resulting images’ large range of intensities to the much narrower ones of the display devices in a way that preserves contrastive details. Local tone-mapping operators effectively perform the required compression by adapting the luminance level of each pixel with respect to its neighborhood. While they generate significantly better results when compared to global operators, their computational costs are considerably higher, thus preventing their use in real-time applications. This work presents a real-time technique for approximating the photographic local tone reproduction that runs entirely on the GPU and is significantly faster than existing implementations that produce similar results. Our approach is based on the use of summed-area tables for accelerating the convolution of the local neighborhoods with a box filter and provides an attractive solution for HDR rendering applications that require high performance without compromising image quality. A survey of prefix sum algorithms and possible improvements are also presented.application/pdfengComputação gráficaReproducao : Computacao grafica3DRealistic image synthesisReal-time renderingHigh dynamic range imagingTone-mappingBrightness perception modelPrefix sumSummed-area tablesReal-time photographic local tone reproduction using summed-area tablesReprodução fotográfica local de tons em tempo real usando tabelas de áreas acumuladas info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000792415.pdf000792415.pdfTexto completo (inglês)application/pdf17163860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34766/1/000792415.pdf95b5837903e1f817a48c9120e4c02e18MD51TEXT000792415.pdf.txt000792415.pdf.txtExtracted Texttext/plain202361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34766/2/000792415.pdf.txt30e5db7247974279c4fa9dcd8a7ac6d8MD52THUMBNAIL000792415.pdf.jpg000792415.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34766/3/000792415.pdf.jpg75ce5668f4474a8618300c881079dc56MD5310183/347662021-05-26 04:40:31.81626oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34766Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-26T07:40:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Real-time photographic local tone reproduction using summed-area tables |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Reprodução fotográfica local de tons em tempo real usando tabelas de áreas acumuladas |
title |
Real-time photographic local tone reproduction using summed-area tables |
spellingShingle |
Real-time photographic local tone reproduction using summed-area tables Slomp, Marcos Paulo Berteli Computação gráfica Reproducao : Computacao grafica 3D Realistic image synthesis Real-time rendering High dynamic range imaging Tone-mapping Brightness perception model Prefix sum Summed-area tables |
title_short |
Real-time photographic local tone reproduction using summed-area tables |
title_full |
Real-time photographic local tone reproduction using summed-area tables |
title_fullStr |
Real-time photographic local tone reproduction using summed-area tables |
title_full_unstemmed |
Real-time photographic local tone reproduction using summed-area tables |
title_sort |
Real-time photographic local tone reproduction using summed-area tables |
author |
Slomp, Marcos Paulo Berteli |
author_facet |
Slomp, Marcos Paulo Berteli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Slomp, Marcos Paulo Berteli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira Neto, Manuel Menezes de |
contributor_str_mv |
Oliveira Neto, Manuel Menezes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computação gráfica Reproducao : Computacao grafica 3D |
topic |
Computação gráfica Reproducao : Computacao grafica 3D Realistic image synthesis Real-time rendering High dynamic range imaging Tone-mapping Brightness perception model Prefix sum Summed-area tables |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Realistic image synthesis Real-time rendering High dynamic range imaging Tone-mapping Brightness perception model Prefix sum Summed-area tables |
description |
A síntese de imagens com alta faixa dinâmica é uma prática cada vez mais comum em computação gráfica. O desafio consiste em relacionar o grande conjunto de intensidades da imagem sintetizada com um sub-conjunto muito inferior suportado por um dispositivo de exibição, evitando a perda de detalhes contrastivos. Os operadores locais de reprodução de tons (local tone-mapping operators) são capazes de realizar tal compressão, adaptando o nível de luminância de cada pixel com respeito à sua vizinhança. Embora produzam resultados significativamente superiores aos operadores globais, o custo computacional é consideravelmente maior, o que vem impedindo sua utilização em aplicações em tempo real. Este trabalho apresenta uma técnica para aproximar o operador fotográfico local de reprodução de tons. Todas as etapas da técnica são implementadas em GPU, adequando-se ao cenário de aplicações em tempo real, sendo significativamente mais rápida que implementações existentes e produzindo resultados semelhantes. A abordagem é baseada no uso de tabelas de áreas acumuladas (summed-area tables) para acelerar a convolução das vizinhanças, usando filtros da média (box-filter), proporcionando uma solução elegante para aplicações que utilizam imagens em alta faixa dinâmica e que necessitam de performance sem comprometer a qualidade da imagem sintetizada. Uma investigação sobre algoritmos para a geração de somatórios pré-fixados (prefix sum) e uma possível melhoria para um deles também são apresentada. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-11-23T01:20:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/34766 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000792415 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/34766 |
identifier_str_mv |
000792415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34766/1/000792415.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34766/2/000792415.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34766/3/000792415.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
95b5837903e1f817a48c9120e4c02e18 30e5db7247974279c4fa9dcd8a7ac6d8 75ce5668f4474a8618300c881079dc56 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085214475517952 |